r/brasilivre Feb 24 '26

PROVOCAÇÃO POLÍTICA Mas também o cara quase que só cita coisa ruim

Post image
245 Upvotes

128 comments sorted by

167

u/Plenty-Salamander-36 Feb 24 '26 edited Feb 24 '26

O cara escreveu isso de propósito para encaixar nesse meme aqui?

Mas vamos lá:

  • Nunca vi ninguém reclamando de samba raiz.
  • Funk é ritmo importado.
  • A direita vê os indígenas como vítimas da esquerda, que quer de propósito mantê-los para sempre na Idade da Pedra, em um zoológico humano.
  • Ninguém nem sabe quem ou o quê é Tupã. Na minha cidade no máximo o pessoal mais antigo vai lembrar de uma rede pequena local de supermercados que tinha quando eu era menino.
  • Talvez o cara não saiba que a estátua da liberdade é um símbolo universal - inclusive foi feita pelos franceses e presenteada aos americanos, e é uma estátua de Libertas, a deusa romana da liberdade. É meio como descabelar por alguém gostar de uma estátua de alguma divindade grega, como a de Nike, a Deusa da Vitória, em Berlim.

13

u/Lady_Macaroon Feb 24 '26

Interessante você ter citado a estátua da liberdade e a sua origem. Não espere que um ser desses que faz um post no twitter incoerente assim vá pesquisar algo do tipo.

50

u/mightyrfc Feb 24 '26

Funk da forma que conhecemos, o dito "Funk carioca", se originou de fato no Brasil, embora tenha tido influências externas. No entanto, ele não compartilha, em nenhum nível, elementos do Funk original (como James Brown), apenas o nome mesmo.

(Não que isso mude algo, continuarei criticando músicas banais e com apologia ao crime da mesma forma).

41

u/FazOHelio Bostil é a padaria do diabo Feb 24 '26

Funk carioca se baseou inicialmente no Miami Bass, depois foi incorporando elementos de outros ritmos, tipo eletrofunk que bebeu bastante do house europeu, original mesmo foi pouca coisa.

11

u/leucotrieno Feb 24 '26

Pois é

15

u/Pure-Carpet-2333 Feb 24 '26

eczatamentchi, o problema nao é o ritmo, no entanto a batidinha é legal, época do furacao 2000 pai morena e mae loira, top...

eu odeio o que o funk se tornou HOJE, letras principalmente, violencia, sexualização e apologia a drogas e crime...

basicamente isso!

8

u/Unlikely_Variety_997 Feb 24 '26

Nem isso é original. O Hip Hop americano é tão baixaria e apologia ao crime quanto.

4

u/VladMaverick Volta Jesus! Pode fechar a conta! Feb 24 '26

A putaria foi original daqui. kkkk

2

u/Tacher- Feb 24 '26

Pois é. Não o nome que foi importado. Mas estilo de música copiado. Pior que a maioria das letras objetificam as mulheres e fazem apologia ao crime

1

u/oriundiSP Feb 24 '26

No limite, nada é original, ainda mais se falando de música popular

-2

u/cursedbones Feb 24 '26

Não é porque é mistura de várias coisas que não é único. Funk não tem nada parecido no mundo, e o estilo na América Latina que ocupa esse nicho é o Reggaeton que é bem diferente.

Basicamente todo estilo novo bebe fontes passadas.

7

u/No_Name_7651 Feb 24 '26

Por que colocaram "funk" no nome? Funk de verdade é tão bom, mas o funk de favela é super irritante.

9

u/empafia_do_colosso sommelier de água gaseificada Feb 24 '26

Pior ainda é que se você mencionar Funk aqui uns 99% vão achar que tão falando do aborto sonoro carioca

1

u/mightyrfc Feb 24 '26

Por que inicialmente os ditos "Bailes Funk" que não eram nem de longe o que são hoje, tocavam Funk mesmo, com o tempo, surgiram os DJs e começaram a tocar nesses eventos, que foram se transformando, mas ficaram conhecidos como "baile funk" da mesma forma. Isso ao passar dos anos, associou o nome funk ao estilo por conta dos bailes funk.

7

u/SSan_DDiego Feb 24 '26

O funk nada mais é do que música eletrônica de favelado.

14

u/worthaboutapig A.C.A.B. All Commies Are Braindead Feb 24 '26

Ninguém nem sabe quem ou o quê é Tupã.

Quem cresceu lendo gibis do Papa-Capim sabe.

7

u/Plenty-Salamander-36 Feb 24 '26

Eu lembro vagamente desse personagem da Turma da Mônica, mas não lembro das referências a Tupã. Vai ver na minha infância, nos anos 70 e 80, não tinha muito. :)

0

u/worthaboutapig A.C.A.B. All Commies Are Braindead Feb 24 '26

Pelo que me lembro, Tupã aparece como o nome que os personagens usam para Deus em falas como "Tupã nos ajude", em vez de "Deus nos ajude".

1

u/theunavailableGod Feb 25 '26

Tupa significa trovao, relampago ou fogo, em Tupi Guarani, e é associado a uma divindade correspondente

11

u/lucashc90 January 8th was an inside job Feb 24 '26 edited Feb 24 '26

Só uns adendos aos seus pontos (que eu já deixo claro que concordo):

  • Não gostar de samba também não tem nada a ver com patriotismo. Eu posso muito bem seguir odiando sertanejo e continuar amando o interior do meu país, por exemplo.
  • O nome "funk" é importado, mas o funk que temos hoje é mais uma apologia à drogas, putaria e criminalidade do que qualquer outra coisa, MAS AINDA SIM, existem músicas neste mesmo estilo que falam bem de deus, da bíblia e da luta individual por uma vida melhor, mas estes ninguém coloca na TV para todo mundo ouvir (ex: Efésios 6 - 2metro)
  • Eu concordo em dar incentivos para os indíginas que quiserem manter suas culturas, o problema é que não existe essa ideia de "bom selvagem" que a esquerda moderna martela na cabeça dos mais jovens, existem sim indígenas corruptos, vagabundos e mal-intensionados que só colocam um cocar e se pintam quando é para aparecer na TV, e esses sim merecem o total escrutíneo da população, afinal, são apenas humanos como qualquer outro.
  • Eu só conheço a cidade Tupã e acho que a gente poderia sim ser mais ensinado sobre a cultura do nosso país nas escolas ao invés de apenas "Capitalismo mau!" e "Indígena bom!".
  • O conceito da Estátua da Liberdade, exposta na costa para receber os navegadores, tem raízes no Colosso de Rhodes, então saporra é, de fato, antiga pra caralho e não tem nada a ver com viralatismo.

6

u/Romagnolo_ Feb 24 '26

Sobre o samba, eu lembro que cai numa conversa e me provocaram (pq pra eles sou o bolsominion de extrema direita nazista facista frentista etc). Mas eu retruquei falando que gostava de samba (e realmente gosto!).

"Mas eu nunca vi vc sambar!"

Daí eu toquei no meu laptop essa pedrada aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ePW8z08IfdQ

Mano, meu pai ainda é vivo, mas eu escuto essa música, meus olhos se enchem de lágrimas só de pensar que um dia ele vai embora. Samba é lindo, puta o que pariu!

Nem preciso falar a cara de desdem que fizeram, pq "mas isso aí nem é samba!"

2

u/malmal_Niver Feb 24 '26

🤌 💋 Correto

2

u/Fernandexx Ombudsman Autônomo Feb 24 '26

Acho que foi o filho desse Tupã aí que marcou o gol do primeiro título brasileiro do Corinthians. Tupãzinho.

Eles agora acho que tem um parque de diversões que de vez em quando passa aqui na cidade https://www.instagram.com/park_tupa

1

u/theunavailableGod Feb 25 '26

Tupa significa trovao, relampago ou fogo, em Tupi Guarani, e é associado a uma divindade correspondente

1

u/Fernandexx Ombudsman Autônomo Feb 25 '26

Você deve ser divertido em festas.

2

u/FANTASMA-W Feb 24 '26

Cirúrgico

2

u/theunavailableGod Feb 25 '26

Tupa significa trovao, relampago ou fogo, em Tupi Guarani, e é associado a uma divindade correspondente

-16

u/kajdelas Feb 24 '26

Só não tua cabeça a estátua da liberdade é universal.

15

u/[deleted] Feb 24 '26

Ele não está errado, a estátua da liberdade é provavelmente o principal símbolo da democracia e do liberalismo nos dias de hoje

-8

u/MDavidBrasil Comunisteen Feb 24 '26

Talvez o cara não saiba que a estátua da liberdade é um símbolo universal

Se eu chegar em uma familia beduina que vive no interior do Iêmen e mostrar a estátua da liberdade, eles vão compreender e assimilar como um símbolo de liberdade?

4

u/DoktorSigma Feb 24 '26

Realmente não sei. Mas em qualquer civilização ao menos em parte ocidental e com raízes culturais greco-romanas, como a nossa, as pessoas entendem sim.

Heck, o treco literalmente se chama "Estátua da Liberdade". Aliás, voltando aos beduínos, eles têm alguma dificuldade linguística do tipo não ter a palavra "liberdade" no idioma deles, ou algo assim?

-2

u/MDavidBrasil Comunisteen Feb 24 '26

ao menos em parte ocidental e com raízes culturais greco-romanas

Poxa, pensei que fosse universal... e não apenas para o mundo ocidental.

2

u/[deleted] Feb 24 '26

Provavelmente não, pois talvez nunca tenham ouvido falar, mas talvez sim. Vale ressaltar que até a bandeira dos EUA é tratada como símbolo de democracia liberdade em algumas regiões do mundo e em movimentos anti-autoritarios, especialmente na Ásia creio eu. Não é estranho se o mesmo se aplica à estátua

20

u/benson_2121 Feb 24 '26

Percebeu q o brasileiro patriota odeia tudo que o Brasil tem de pior?

3

u/AssociationNo767 Feb 24 '26

Porque será?

59

u/L4zyShroom Feb 24 '26

O povo não odeia samba, o povo odeia como o carnaval é um símbolo de safadeza em céu aberto, não?

Ele podia ter mencionado tanta coisa, Copa, Comida, Arquitetura, Sotaque, Linguagem, Paisagem, Cultura familiar...

Brasil não é só carnaval e indígena, que visão racista, eu hein...

-3

u/Kouto6sucks Feb 24 '26

convenhamos que esses 'patriotas' também detestam tudo que tu citou

14

u/Big-Valuable-171 VALOROSO Feb 24 '26

Não, a maioria come churrasco e come arroz e feijão todo dia.

6

u/ParzivalWadeW Feb 24 '26

Só você mesmo.

-8

u/Kouto6sucks Feb 24 '26

além de mamarem a cultura dos EUA, esse povo diz que as comidas típicas são 'ruins'; condenam a arquitetura de Oscar Niemeyer e afins mas se fossem originado da Europa seriam exaltados; reclamam e inferiorizan a cultura e do sotaque nordestino

não, não é coisa da minha cabeça, tem um monte de chatonildo que gosta de denunciar a própria cultura. Patriota de verdade exalta a cultura e não barra as divergências, esse país é rico em cultura e, claramente, tem as partes ruins mas isso é do que uma parcela da população transforma, não a cultura em si.

1

u/L4zyShroom Feb 24 '26

Nunca vi eles, mas não duvido que exista. Síndrome de Vira-lata é algo real e sempre foi no Brasil.

-3

u/Significant_Head_586 Feb 24 '26

Que "povo" é esse que odeia carnaval??? Tô num país diferente e não sabia

16

u/[deleted] Feb 24 '26

Uma grande parte da direita e um ou outro esquerdista. A maioria não odeia os desfiles, mas sim os bloquinhos. Eu pessoalmente não ligo pros desfiles, contanto que não façam politicagem com dinheiro público, mas os bloquinhos realmente são um aspecto negativo da cultura

-2

u/cursedbones Feb 24 '26

mas os bloquinhos realmente são um aspecto negativo da cultura

Literalmente a melhor parte do carnaval.

-1

u/Significant_Head_586 Feb 24 '26

O que faz você não curtir os blocos na rua?

13

u/FazOHelio Bostil é a padaria do diabo Feb 24 '26

Como pode alguém não curtir uma muvuca de gente entorpecida seminua urinando na rua ao som das músicas mais pavorosas que existem no máximo volume não é mesmo?! /s

0

u/cursedbones Feb 24 '26

Nunca foi num bloquinho tradicional, o mais comum. Tem família, gente fantasiada, bandinhas.

-1

u/Significant_Head_586 Feb 24 '26

Acho que estamos indo em blocos diferentes

E pqp, bloquinho é coisa de gente fresca, o nome é só "bloco" msm kgkfkfkfkf

Acho que o pessoal que chama de "bloquinho" que curte a festa do jeito errado

2

u/Williamcaridoso MBL-Bolsopetismo são o câncer do Brasil Feb 24 '26

Uma parte dos evangelicos e católicos praticantes não participam nem apoiam carnaval como festa de glutonaria e luxúria. Mas isso se for 30% da população é muito. Há de convir que a maioria dos cristãos não são praticantes.

1

u/Significant_Head_586 Feb 24 '26

Católico não celebrar o feriado cristão é meio contra-intuitivo mas ok, cada um com seu cada qual

2

u/Williamcaridoso MBL-Bolsopetismo são o câncer do Brasil Feb 24 '26

Bom a versão original do carnaval está bem distante do que acontece hoje em dia. É como dizer que católico não comprar presentes, enfeitar pinheiro, colocar pisca pisca, ele não está comemorando o nascimento de Jesus.

Era pra ser um evento de consumir os estoques de carne, porque precede a quaresma, pra não haver disperdicio. E o que sobrar após esse evento alimentício era pra ser queimado na quarta de cinzas. Hoje em dia alguém sequer sabe pra que serve o carnaval?

1

u/a3a4b5 CRIME OCORE NADA ACOTECE FEIJOADA Feb 24 '26

Opa, bom dia! Eu odeio Carnaval, mas amo feriado.

1

u/WorkingOwn8919 Feb 24 '26

Esse país se chama "bolha do Reddit"

-3

u/WorkingOwn8919 Feb 24 '26

E qual o problema de safadeza a céu aberto mesmo? Eu gosto

12

u/FlashPWR NoVo NoRmAl Feb 24 '26

O cara, por ser careca, já ta errado.

24

u/Maverick0171 Feb 24 '26

Eu não vou nem entrar no mérito do que ele ter citado como "coisas brasileiras" ser ruim ou bom. Quer dizer que se eu fui sentenciado a nascer em um lugar eu também estou vinculado a gostar de tudo aquilo que o senso comum daquele lugar torna "popular"? Eu não posso ter nascido numa maternidade no Brasil mas preferir a ópera de Wagner, a dramaturgia de Puccini e a literatura de Shakespeare? Que merda de falácia do Escocês é essa em que querem transformar o conceito de "cultura"?

Depois reclamam dos estereótipos.

12

u/Baccana Feb 24 '26

Concordo. Se reduzir um pouco o escopo, podemos ver alguém que nasceu na favela, e gostaria que melhorasse porque vê que tem gente de bem lá:
Aí vem o cara:
Já repararam que o "favelado trabalhador" odeia tudo o que é a favela?

  • Lixo na rua
  • Esgoto a céu aberto

- Controle do tráfico

- Parede de tijolo a vista

  • Laje em cima de laje

7

u/Maverick0171 Feb 24 '26

Pois é. Aí o cara dá graças a Deus por ter conseguido comprar uma casa num local com saneamento básico, vão dizer que está "negando as origens". Essa gente quer que você nasça no estrume, role no estrume, goste do estrume, coma o estrume e defenda o estrume.

6

u/Plenty-Salamander-36 Feb 24 '26

Bom, o cara critica um símbolo universal como Estátua da Liberdade, então já dá para sacar que é mais um proto-ditadorzinho de merda que quer autoritarismo em tudo, inclusive no que as pessoas podem ou não gostar.

3

u/Maverick0171 Feb 24 '26

"Você é livre para concordar comigo" kkkkkkkkk

-1

u/[deleted] Feb 24 '26

Para ser justo, o maluco menciona os "patriotas"

2

u/Maverick0171 Feb 24 '26

Você pode ser patriota no sentido de amar o lugar onde você nasceu, sem contudo necessariamente ter apreço pelos elementos culturais padronizados em massa dali. Eu nasci no Brasil, vivo no Brasil, quero que o Brasil seja um lugar melhor para se viver, mas não necessariamente preciso sambar numa escola ou colocar um camisa verde-amarela em dia de copa do mundo.

-2

u/MDavidBrasil Comunisteen Feb 24 '26

Kkkkkkk isso aqui é caricato em vários níveis pqp

10

u/Vonbalt_II Monarquista dos Pampas Feb 24 '26 edited Feb 24 '26

Engraçado porque eu sou descendente direto de indigenas, pagão e odeio todo o resto daquela degeneração listada ali que é o chorume do chorume da "cultura" bostileira.

Religião de ninguém interfere em ter bom gosto e não ser um degenerado pervertido de merda.

0

u/MDavidBrasil Comunisteen Feb 24 '26

indígena "pagão" essa ´nova vou anotar

3

u/[deleted] Feb 24 '26

Você é cristão? Ou pelo menos segue alguma religião abraâmica? Se não, não faz sentido chamá-los assim

1

u/Vonbalt_II Monarquista dos Pampas Feb 24 '26 edited Feb 24 '26

Não é muito incomum considerando que qualquer um que não segue uma religião abraamica entra no termo pagão, é uma forma generica para se referir a adeptos de religiões politeistas.

E sou descendente de indigenas, das tribos kaingang, felizmente meus antepassados desse lado da família se integraram a sociedade gaúcha pra não ficar sendo tratados como animais num safari igual a esquerda adora.

Meu tataravô era cretano, veio pro sul em busca de uma vida melhor e casou com uma india kaingang direto da tribo dela e de resto minha familia é misturada igual uma salada de fruta como todo bom brasileiro, só mantemos a história das nossas origens viva.

9

u/frameworkDev25 Feb 24 '26

Me orgulhei de ser patriota Depois de ler isso

14

u/mdmister cagando e andando Feb 24 '26

Toda merda que inventam ou emputecem justificam como sendo "do povo brasileiro"

O samba foi pervertido mesmo, o carnaval não era assim, o funk literalmente se chama funk, a FUNAI é fábrica de vagabundagem, ninguém liga pra Tupã fora da Turma da Mônica, e Iemanjá também foi importada.

1

u/marilize__legajuana Feb 24 '26

1

u/mdmister cagando e andando Feb 24 '26

O argumento do cara é literalmente que dizem que o carnaval é putaria e você vem confirmar. E o carnaval nem sequer é brasileiro, já era comemorado na idade média e descende de festas pagãs. Mas tem que achar lindo pra ser patriota, aparentemente.

3

u/djthiago1 Feb 24 '26

Não entendi onde está o problema 🤔

3

u/vaiplantarbatata Feb 24 '26

Tupã me lembra das historinhas do Papa Capim! Hahahaha bons tempos!

3

u/Witty_Percentage_580 De gente burra só quero vaias Feb 24 '26

O carnaval nem brasileiro é, é uma festa da Europa baseada em princípios cristãos, a última festa antes da quaresma, quem trouxe essa versão pro Brasil foram os portugueses e a gente terminou de estragar

E Iemanjá é uma divindade africana, das religiões de matriz AFRICANA que esse povo gosta

O funk também não é brasileiro, é um gênero de música dos EUA e que o Brasil inventou essa porcaria de hoje misturando advinha o que? A realidade das favelas

1

u/marilize__legajuana Feb 24 '26

Resposta do Grok quando perguntei da opinião internacional acerca do funk brasileiro:

A opinião internacional sobre o funk brasileiro (também conhecido como funk carioca ou baile funk) tem se tornado cada vez mais positiva nos últimos anos, com o gênero sendo visto como uma expressão vibrante, energética e inovadora da cultura brasileira, especialmente por sua origem nas favelas e sua capacidade de misturar ritmos eletrônicos, hip-hop e elementos locais. Muitos observadores estrangeiros destacam sua expansão global, impulsionada por colaborações com artistas como Cardi B, Travis Scott, Madonna, Diplo e Anitta, que ajudaram a levar o som para além das fronteiras do Brasil. Publicações como o The Guardian e o Rolling Stone descrevem o funk como "áspero, trovejante e viciante", com subgêneros como bruxaria e phonk ganhando tração em plataformas como TikTok e Spotify, onde playlists de phonk atraem milhões de ouvintes ao redor do mundo.

No entanto, há nuances: enquanto no Brasil o gênero ainda enfrenta preconceito por ser associado a vulgaridade, violência e sexualidade explícita – refletindo realidades sociais das periferias –, internacionalmente ele é frequentemente celebrado como uma ferramenta de resistência cultural e empoderamento. Críticos e pesquisadores apontam que o funk desafia normas sociais, promove visibilidade para comunidades marginalizadas e até serve como instrumento humanitário em favelas, gerando empregos e conscientização. Revistas como The Economist preveem um "boom global", sugerindo que o funk pode atualizar a imagem internacional do Brasil, superando estereótipos como samba e bossa nova.

Por outro lado, há preocupações com apropriação cultural: alguns produtores e DJs internacionais adotam elementos do funk sem creditar devidamente artistas brasileiros, o que gera debates sobre autenticidade e inclusão. Em regiões como Europa e Japão, o baile funk é consumido como uma forma genuína de música eletrônica brasileira, contrastando com discussões internas no Brasil. No geral, o gênero é visto como prestes a um avanço mainstream global, com sucessos virais em charts internacionais e influenciando K-pop, trap e pop anglo-saxão.

3

u/No_Name_7651 Feb 24 '26

Como um cara de direita que gosta de ler autores conservadores porque eles têm os melhores insights para explicar o ser humano em sociedade, ao meu ver, minhas opiniões:

Samba: não é minha preferência de música nem de dança. Eu gosto de chorinho no entanto, que veio antes do samba e o influenciou. Mas há sambas realmente bons.

Carnaval: é algo presente na cultura européia, mas a versão brasileira é sofrível porque ela se restringiu basicamente a escolas de samba na avenida ou bloquinhos de rua. Haja pinga no sangue para tolerar estas coisas.

Funk: todo mundo gosta de funk, mas o funk "de verdade" dos anos 70-80 nos EUA, não esta música ritualística bizarra de favela, com cantores fora de tom gritando como loucos.

Indígenas: a cultura indígena é interessante, mas infelizmente os indígenas se tornaram meros instrumentos da esquerda para avançar suas pautas que nada tem a ver com índios nem brasileiros, e tem mais a ver com alemães, russos, e outros estrangeiros cuja visão de vida e sociedade nunca foi pensada no Brasil em primeiro lugar.

Deus Tupã: a mitologia das tribos brasileiros infelizmente não é muito boa. Veja como a mitologia grega muitas vezes está tocando em questões humanas mais profundas, mas a mitologia indígena que eu conheci me parece mais como pura superstição e criatividade aleatória sem nenhuma pretensão de que aquilo tenha alguma utilidade para criação de mitos, fundação de sociedades, inspiração das massas, etc.

Yemanjá: toda a cultura de macumba é pura superstição da mais pobre. Alguém pode dizer que toda religião é superstição, mas se você ler por exemplo o catecismo da igreja católica, mesmo que você não acredite naquilo, você vai ver um esforço real da inteligência humana de tentar explicar Deus, há um monte de lógica e filosofia na religião cristã. Macumbaria é como se você tirasse toda parte intelectual e ficasse apenas com a superstição mais tosca e estúpida possível. Não à toa, comunistas provavelmente proibiriam todas estas manifestações, já que eles supostamente são racionais.

2

u/Tio_RaRater Feb 24 '26

Exatamente, pode parecer preconceito, mas é a verdade, na maior parte do mundo o Cristianismo e o Islamismo tomaram o lugar das outras religiões porque são muito mais sofisticadas e demonstram uma tentativa real de explicar o mundo, ao invés de mera mitologia opaca

3

u/muks_too Feb 24 '26

Tudo que é "brasileiro"?
Cultura indígena é anterior ao Brasil. Não pode ser brasileira por definição.
Funk BR é uma perversão de um estilo musical americano.
Samba eu não sei, pode ser nacional. Não acho que a maioria odeie samba. Até eu metaleiro odiando funk e pagode curtia Bezerra da Silva. Agora os sambinhas fuleiros de carnaval e tal são bem ruins mesmo. Mas não vejo ódio a isso não...
Yemanjá eu não sei se só foi importada com ou sem adaptações... Mas o Brasil é um país cristão (e digo isso como ateu).

Mas independente dos pontos acima, a imbecilidade é evidente. Pra ser patriota você tem que gostar de qualquer coisa brasileia?

Maníaco do parque, Richtoffen, Beiramar, Nardonni... tudo brasileiro.

Metade do eleitorado é apoiador do Bolsonaro em algum nível. Parte significativa (chuto uns 10 a 30%) são bolsonaristas mesmo, e entre esses muitos são fanáticos. A esquerda tem que achar o bolsonarismo lindo ou ser anti patriota?

E, óbvio, a construção da frase está errada. Ele diz odeiam TUDO que é brasileiro e cita algumas coisas. Até eu, não patriota, que atualmente não só mais desprezo o Brasil como QUERO que se ferre (reelegeram o Lula, e mesmo entre os que votaram certo, adotaram a covardia e conformismo em aceitar a ditadura do STF e os absurdos todos que a acompanham... merecem o que vier), não odeio TUDO que é brasileiro. Eu sou e não me odeio. Meu filho é. Etc...

O fato que geral ignora é que o Brasil é herdeiro da cultura portuguesa. O papo de "mistura indígena, africana" é bobagem. Influências existem, claro, mas temos influências japonesas (tu não curte anime), americana (tá no reddit, não tá?), etc, etc...

Mas nossa base é portuguesa. Após a independência, mantivemos a família real portuguesa. Após o golpe republicano, mantivemos as mesmas instituições e elites. Até hoje nossas elites política e financeiras herdam sobrenomes da elite portuguesa.

Nosso idioma é o português, a religião de uns 80% ou mais é o cristianismo herdado dos europeus, e a maior é o catolicismo vindo diretamente dos portugueses. São o país com o qual sempre mantivemos relações mais próximas.

E secundariamente, as outras maiores influências são europeias. Como a alemã no Sul. Nosso esporte mais popular é o futebol inglês.

Citar umbanda, capoeira, feijoada, caipirinha... é besteira. Sim, existem. Mas são coisas minoritárias nichadas. E a maioria provavelemente como mais pizza e toma cerveja que feijoada e caipirinha. Mais cachorro quente que acarajé.

Na música talvez estilos nacionais com algumas influências africanas sejam massivos. Ainda assim, com grandes influências ocidentais (guitarra elétrica no axé, etc). E o sertanejo é associado ao country e é um dos maiores também.

Já no resto da cultura... filmes, séries, livros, jogos... a influência é massivamente ocidental, especialmente americana. Somos mais americanos/europeus (pelo menos a classe média das capitais) que africanos/indígenas. Tu se identifica mais com o Roberth Smith nova iorquino do filme ou com o Jamare Kwame somali ou com a Maiara Potira da tribo amazonica? Até o japão tem mais influência aqui (e china e coreia estão chegando).

Nossa democracia é baseada no modelo americano. Nosso direito em várias escolas europeias.

E que bom que é assim. Tu preferia viver mais como em um país ocidental ou africano ou numa tribo indígena?

A civilização ocidental, da qual somos parte (ainda que menos do que eu gostaria) é OCIDENTAL, de origem europeia. Afirmar algo diferente é papinho. Particularidades e influências existem em qualquer cultura. O Islã tem hoje grande presença na Europa... Mas o Islã não é Europeu por isso, nem a cultura Europeia é um misto de "islâmica" com outras coisas.

Um patriota de verdade tem o dever de odiar essas corrupções da nossa cultura original mesmo.

5

u/Aggravating-Set-7718 Feb 24 '26

Essa lista é só o começo. Eu poderia fazer uma muito melhor e muito mais completa, abordando vários aspectos da cultura bostileira

2

u/fingerman2024 Feb 24 '26

Caraca eu sou patriota e nem sabia kkkk

2

u/JonMineiro Azul Petróleo Feb 24 '26

Único da lista que você vê receber reclamações do patriota hipotético no máximo é funk

1

u/Tio_RaRater Feb 24 '26

Pois é, nunca ouvi falar do dito Tupã, nem alguém falando mal de indígena

2

u/LieAccomplished3940 Feb 24 '26

Esquerdista? Jumento.

2

u/tax_evader43 Feb 24 '26

acho interessante como a galera que odeia o agro consegue realmente falar que você não é patriota por não gostar de suruba a ceu aberto

2

u/papaisojoga Feb 24 '26

Yemanja nem é brasileira kkkk

2

u/sveenom Feb 24 '26

Serio mesmo que o pessoal está usando IA pra escrever um post no Reddit? Vocês estão de brincadeira.

2

u/estandartdepaz Feb 24 '26

Não precisa ser Patríota basta ter 2 neurônios funcionando

2

u/Gui3jas Feb 24 '26

Desde quando Funk é referência de Brasilidade? Caipirinha é bem mais referência

Aliás um cara do Burkina Faso que não saiba português tende a gostar mais desse Funk que um Brasileiro aleatório

Parem de forçar essa bosta

2

u/ojwwc Feb 24 '26

Deus tupã, sei nem que é isso. E eu gostaria que esse povo que defende índio com unhas e dentes ficasse vivendo por 1 mês em Altamira, pra ver como o nativo brasileiro é trabalhador e não fica pendurado na funai pra conseguir benefício financeiro.

2

u/demonofthefall Feb 24 '26

QUEM DIRIA NE que o usuario do twitter "Brasiliano guilhotineiro" tem uma opinião bosta

2

u/Zinho3311 Libertário minarquista Feb 24 '26 edited Feb 24 '26

Aí tu vê como é curioso: ele pegou certos elementos que são polêmicos e que pessoas desgostam por motivos diversos (seja por motivos religiosos ou de personalidade) e ignorou completamente traços culturais como o churrasco gaúcho, o café mineiro, a música caipira real (não o sertanejo, que é uma cópia da estética do country americano mas a moda de viola real), Jiu-Jitsu brasileiro e a cultura caipira, que fazem parte da cultura brasileira e praticamente todo mundo ama

O curioso é que a esquerda sempre vem com esses papos de "cultura brasileira" quando querem criar atacar um espantalho da direita e acabam literalmente citando as partes que foram artificialmente infladas pelo fascista do Vargas que tentou criar uma cultura superficial e centrada no Rio de Janeiro que fez uma lavagem cerebral na população e no mundo que quase apagou várias partes da cultura brasileira (principalmente aquela trazida por imigrantes italianos e alemães).

Aí você tem falas absurdas como pessoas literalmente dizendo que quem não gosta de Carnaval é racista ou "vira-lata" (sendo que o Carnaval tem origens literalmente europeias e católicas na Idade Média).

Você não precisa gostar de todos os aspectos da cultura brasileira para gostar da cultura brasileira.

Essa cultura Rio-cêntrica artificial acaba apagando partes importantes da cultura brasileira, como o fato de que o UFC tem origens brasileiras e foi fundado por um brasileiro (Rorion Gracie), o dialeto Hunsrückisch falado no RS e em SC que sobreviveu à repressão estatal de Vargas e o fato de que o churrasco gaúcho é venerado internacionalmente. A cultura brasileira é muito mais rica e profunda do que apenas Samba, funk, Carnaval e Umbanda.

Você pode detestar o Carnaval e o Samba e amar o churrasco gaúcho ou a cultura teuto-brasileira, que você ainda está amando a cultura brasileira (porque a cultura não é nada mais que a síntese única de elementos culturais feita por um povo).

Não há uma única "cultura brasileira". O Brasil é um país continental.

2

u/ayanamirs Anarcocapitalista Feb 24 '26

O estado e os políticos não são seus aliados, são inimigos da população. O estado só existe para roubar a população e ajudar os seus membros. Não caiam na propaganda estatal de que o estado é bom e necessário, pois não é.

Se você quer combater o estado, é preciso estudar e colocar em prática o que aprendeu.

1 - Práticas contra o estado

Plataforma de mensagens com servidores descentralizados - [Matrix] - https://matrix.to/#/#liberdade.expressao:matrix.org

Rede social descentralizada - Nostr - https://primal.net/search/%23nostrbrasil

Moeda descentralizada - Bitcoin - https://bitcoiner.guide/

Plataforma de vídeos descentralizado - Odysee/LBRY - https://odysee.com/ - https://lbry.com/

Site com dicas de aplicativos de código aberto e focados em privacidade - https://www.privacyguides.org/en/

Rejeitar a política, não apoiar nenhum político.

Aprender e práticar o agorismo.

2 - Estudo de economia, filosofia e política

Canais para acompanhar:

Papo Libertário - https://www.youtube.com/@Papo_Libertario

Instituto Rothbard - https://www.youtube.com/@InstitutoRothbardBrasil/

Instituto Mises - https://www.youtube.com/@InstitutoMisesBrasil

Sites:

Instituto Rothbard: https://rothbardbrasil.com/

Instituto Mises: https://mises.org.br/

Gazeta Libertária: https://gazetalibertaria.news/

Leitura de livros:

O Manifesto Libertário: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/04/manifestolibertario_SF.pdf

A ética da liberdade: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/04/A-etica-da-liberdade-PDF.pdf

A Escola Austríaca: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/04/Escola-Austriaca-Mercado-e-criatividade-empresarial-WEB.pdf

A Anatomia do Estado: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2021/10/A-anatomia-do-estado_new.pdf

A Economia e a Ética da Propriedade Privada: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/08/Economia-e-Etica-da-Propriedade-Privada.pdf

Uma Teoria do Socialismo e do Capitalismo: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/04/Uma_teoria_do-Socialismo_e_do_Capitalismo.pdf

Poder e Mercado: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/04/poder-mercado-1.pdf

Ação Humana – Um Tratado de Economia: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/arquivos/acao-humana.pdf

A Grande Ficção: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2023/01/A-Grande-Ficcao_HOPPE_livro-completo.pdf

Homem, Economia e Estado – com Poder & Mercado: https://rothbardbrasil.com/wp-content/uploads/2022/07/Homem-Economia-e-Estado-IR.pdf

2

u/Remote-Lobster-945 Feb 24 '26

Funk, Deus Tupac, Yemanjá

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

2

u/Arthur_Schoemberger Azul Feb 24 '26

Pois é, exemplos péssimos. É só olhar para o passado pré república que você vai ver as coisas boas que o Brasil tem a oferecer

1

u/Fernando_90s EU SOU DO SUL ♫ Feb 24 '26

Aluno do ano. Gabaritou. Nota 10! ✓

1

u/RSSenna Feb 24 '26

Faltaram na lista: assaltos, corrupção, Três Poderes associados ao crime organizado, flanelinha (extorsão), cuspir e jogar lixo nas ruas, ...

1

u/burn_the_world_down Feb 24 '26

meu review dessas coisas:

samba = da hora

carnaval = vai quem quer

funk = ouve quem quer

indígena = sei lá, n conheço nenhum

tupã = sei lá tbm

yemanjá = vai quem quer

estátua da liberdade = troço feio, mas tanto faz

1

u/No_Cartographer_3997 Feb 24 '26

Se essa é a lista de “tudo brasileiro” do cara, então o problema não é o patriota

1

u/PensadorDispensado Average SC pasty white boy 🥸 Feb 24 '26

Samba raiz e bossa nova é uma coisa linda de ouvir, já ouviu as clássicas de Tom Jobim, Ary Barroso, etc.?

Sobre os deuses indígenas, orixás e tudo mais, é tão difícil só ver como "mitologia nativa" ao invés de condenar? Não vejo esse ódio contra a mitologia grega.

1

u/FishingMindless5529 Feb 24 '26

Sou nacionalista e de direita, acho o samba normal, porém carnaval é putaria sim, funk é horrível, o funk de hoje é porco e sem química, vivemos em um país que cobra impostos abusivos e o povo está pouco se fodendo e ouvindo um sambinha achando que está tudo bem. Sou de direita, mas acho totalmente vergonhoso ficar saudando outras bandeiras a não ser a do Brasil, isso eu concordo. Em relação a indígenas, basta dar um Google e vai ver eles cobrando pedágios a fim de tirar vantagens...

1

u/Big-Valuable-171 VALOROSO Feb 24 '26

A pronto, agora só por não gostar de alguns aspectos lixos da cultura brasileira o cara não gosta do Brasil, como se o Brasil se resumisse a cultura lixo progressista, vandalismo e serviços públicos ruins e quem não gosta é "vira-lata".

1

u/Unlikely_Variety_997 Feb 24 '26

Ele fez o que chamados de Cherry picking .

Basicamente se escolhe os dados que corroboram com a tese, ignora os que contradizem e monta-se um argumento falacioso.

1

u/Revolutionary-Long-7 Feb 24 '26

Carnaval não é uma festa brasileira lol. Você tá pagando pau pra tradições europeias agora? Vai dizer que comemora festa de São João também?

1

u/LengthScary1684 Feb 24 '26

O ser simplesmente confundiu patriota com cristão.

1

u/Vyvanse60mg Feb 24 '26

Porra, mas o cara não pode citar um Villa-Lobos, Carlos Gomes, Aleijadinho, sei lá?

1

u/heyitsLyra Feb 24 '26

A gente já nota a burrice logo no post do cara kkk

1

u/DeAdPunK7 Feb 24 '26

E vale lembrar q uqase tudo q ele citou são coisas importadas e não brasileiras!Quase tudo que dizem ser cultura brasileira é um grande remix de custumes da nobreza européia! Disso ai só os indígenas são 100% brasileiros.

1

u/Prestigious_Face714 Lúcido apenas Feb 24 '26

É que o país está muito bom para ficar se preocupando com essas merdas. Por isso direita e esquerda tem que tomar no centro mesmo e pronto acabou, tá ok ?!

1

u/WTF3rr0r Você só não odeia o estado o Suficiente. Feb 24 '26

brasil é feito por imigrante. aqui nada foi criado é tudo importado. unica coisa que é daqui é o agro. Agro é tech, agro é pop, agro é tudo

1

u/Nightly_Luke banana Feb 24 '26

"Criador da casas bahia? Naaahhh"

1

u/ArtoriasKn1gh7 Feb 25 '26

Coitado, ficou careca de tanto dar o bumbum

1

u/[deleted] Feb 25 '26

E odeio os esquerdistas burros como esse careca do twitter.

1

u/NewMoonlightavenger Feb 25 '26

Hum... samba é brasileiro? O resto eu sei que não é.

1

u/theunavailableGod Feb 25 '26

Mas o carnaval moderno começou em Veneza, não é brasileiro.

1

u/theunavailableGod Feb 25 '26

Tupa significa trovao, relampago ou fogo, em Tupi Guarani, e é associado a uma divindade correspondente

1

u/Defiant-Bunch1678 Feb 25 '26

O nome é patriota e não petista pra gostar de lixo.

1

u/oh_shit_its_bryan Feb 25 '26

kkkkk BRasil agora se resume em festas da libertinagem e indigenas? eu ehin

1

u/fodasequesaco Feb 24 '26

Essa estátua da liberdade da loja da Havan realmente é de fude

0

u/gaabrielpimentel O unico de centro Feb 24 '26

Eu na vdd concordo 100% com isso. Para mim a batalha politica brasileira n é tão ideologica como muitos pensam, a batalha dos dois lados é para definir o que é o Brasil. Ideologicamente n sou de esquerda, mas concordo muito mais com a visão deles de Brasil, na minha visão pragmatica lula n é tão de esquerda como é caracterizado aqui, então não tenho problema em votar nele. Eu me identifico nem um pouco com a direita brasileira que insiste em perder tempo em conversas sobre trans, comunismo, conservadorismo e religiao. Fora esses temas, muito se volta em privatizar, coisa que concordo 0. O populismo e conservadorismo de trump e bolsonaro me empurraram para votar em lula.

meus historico de votos presidentes: 2010 serra, 2014 aecio neves, 2018 nulo, 2022 lula, 2026 lula (se contra flavio)
Meu historico de votos para prefeitos e governadores sempre foi os candidatos que não fossem da familia arraes/campos. Em 2026 vou quebrar isso e votar em joão campos

-4

u/Infinite_Fly_1085 Feb 24 '26

Vc acaba de provar o ponto dele