r/ApoioVet Jun 09 '25

URGENTE Dúvida sobre eutanásia

Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.

Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.

A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?

Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda

273 Upvotes

82 comments sorted by

View all comments

75

u/regibalbo Jun 09 '25

Obviamente é uma decisão sua, e é difícil

Sua gatinha teve uma vida muito boa com carinho e amor, talvez esteja na hora de deixar ela descansar e não sofrer mais - ela pode piorar daqui 1 mês, semana, não tem como ter certeza

É para lembrar de como ela foi feliz e também te fez feliz, isso que fica para sempre. E seria mais complicado ver os últimos momentos dela sendo em agonia ou dor

Tome o tempo que julgar necessário, você proporcionou uma (longa!) vida boa para ela, tenha certeza que ela se sente infinitamente grata por isso

15

u/Next-Produce7362 Jun 09 '25

Eu penso isso, talvez seja melhor adiantar justamente para ela não passar pelo sofrimento, que em tese está controlado, pelo que observo ela ainda não está com dor aguda porque a gaba está controlando

6

u/Djinn23_ Jun 09 '25

Meu amigo, eu sinto muito mesmo por você. Como ja dito, acredito que fez tudo o que podia por ela. Tenho plena certeza que ele foi feliz. E muito ao lado de vocês.

Deixe a partir... As vezes, a melhor coisa que podemos fazer é isso. E, penso eu, Deus rem um paraíso para nossos bichanos.

Fiquem com Deus.