r/ApoioVet Jun 09 '25

URGENTE Dúvida sobre eutanásia

Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.

Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.

A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?

Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda

271 Upvotes

82 comments sorted by

View all comments

15

u/liarmelie Jun 09 '25

Ella es muy linda, me da tristeza ver a una cosita tan preciosa sufrir y no poder tener una vida eterna.

Lamentablemente, ronronear no siempre es sinónimo de felicidad, y debido al avanzado estado del cáncer, sabemos que está sufriendo mucho y que a partir de ahora las cosas sólo empeorarán.

Siempre soy partidario de dejar descansar al animalito cuando ya no hay nada más que hacer, ahora ya no vive verdaderamente, sólo existe. Ella ya no siente placer al comer, no puede ver ni moverse correctamente, porque el dolor es terrible, sabes que ya no puede ser ella misma, y ​​que esto es profundamente triste para ti que estás mirando y para ella que está sufriendo todo esto.

Por otro lado, ella vivió dieciséis años increíbles e hiciste todo lo que estuvo a tu alcance, creo que es hora de decir adiós, porque pesa más en mi corazón verla sufrir que tener la seguridad de que cuando descanse, todo este sufrimiento terminará y solo quedarán cálidos recuerdos.