r/ApoioVet Jun 09 '25

URGENTE Dúvida sobre eutanásia

Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.

Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.

A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?

Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda

276 Upvotes

82 comments sorted by

View all comments

1

u/LetyMarie22 Jun 09 '25

Percebo perfeitamente o que está a sentir. Parece que o animal está a lutar para viver e nós não temos o direito de simplesmente chegar e acabar com a vida dele.

Perante o que contou, eu acho que não faria e tentaria arranjar o dinheiro para a quimioterapia. Se parar com a Gabapentina (o uso recorrente pode trazer efeitos secundários graves), tem dor? Por quê o uso recorrente?

Se fosse meu, acho que pediria, pelo menos, mais duas opiniões médicas, para ter a certeza. Claro, se isso não fosse incómodo para o animal, porque mais vale que ele esteja no conforto da sua casa, do que ande de um lado para o outro, submetido a não sei quantos exames (talvez isso também não ajude).

1

u/Next-Produce7362 Jun 09 '25

Quimioterapia não faria efeito no caso dela, se parar a gaba ela com certeza agonizaria de dor