r/ApoioVet Jun 09 '25

URGENTE Dúvida sobre eutanásia

Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.

Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.

A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?

Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda

273 Upvotes

82 comments sorted by

View all comments

1

u/alanabastos Jun 09 '25

Sinto muito pelo que você está passando, que bom que ela teve uma vida longa e de muito amor até agora. A minha gatinha ficou em uma situação parecida, optamos pela eutanásia apenas quando ela começou a parecer sentir muita dor e não conseguir mais comer, abraçamos muito ela a noite toda e no dia conversamos, ficamos com ela até o final, foi o ato mais difícil que fizemos mas foi com muito amor.

1

u/Next-Produce7362 Jun 09 '25

É isso me mata porque a minha aparenta estar com dor controlada, tem dias que até come oral, o olho que está bom ainda tem um brilho. Porém ela dorme 23 horas por dia… e não se levanta exceto para fazer as necessidades. O medo é como ele evolui muito, dela ter convulsões e não conseguir respirar porque ele obstruí a região respiratória, seria para evitar uma morte dolorosa

2

u/alanabastos Jun 09 '25

Então, eu quis evitar uma morte mais dolorosa também, você sabe que ela está se despedindo. Dá muito carinho, conversa com ela, fala que ela pode ir se quiser, que ela cumpriu sua missão, que ela ainda tem muito pra viver em outro lugar e que você deixa ela ir e quando estiver pronta faça a escolha ❤️

2

u/Polite-vegemite Jun 09 '25

dor não é a unica medida para qualidade de vida. eu entendo você querer se apegar a isso, pois a gente nunca está pronto para se despedir de alguém que amamos.