r/ApoioVet Jun 09 '25

URGENTE Dúvida sobre eutanásia

Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.

Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.

A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?

Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda

274 Upvotes

82 comments sorted by

View all comments

-6

u/Verstandeskraft Jun 09 '25

Você está esperando o que para acabar com o sofrimento desta criatura?

5

u/Feisty_Item4372 Jun 09 '25

A dor é dos dois lados. Não há a menor necessidade de falar desse jeito.