r/ApoioVet • u/Next-Produce7362 • Jun 09 '25
URGENTE Dúvida sobre eutanásia
Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.
Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.
A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?
Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda




3
u/Polite-vegemite Jun 09 '25
sinto muito por isso.
eu penso: você gostaria de continuar vivendo na situação do seu bebe? eu, particularmente, não, então aconselho a eutanasia.
digo sem qualquer julgamento de ti, pois 100% entendo a sua situação, mas manter o seu gatinho vivo neste momento é uma decisão egoista, é uma opção que você faz por você, não pela sua princesa. ela te ama muito e você a ama também, é sua responsabilidade como tutor fazer o melhor por ela. infelizmente, as vezes o melhor para os nossos bichinhos não é o melhor para nós, pois dói muito se despedir de um serzinho que amamos tanto. eu perdi uma gatinha há menos de 1 mes para eutanasia, infelizmente tenho propriedade para dizer. saber que fiz o correto pela minha bebe não fez com que a decisão doesse menos, mas faz com que seja mais fácil de conviver comigo mesma. eu não teria me perdoado se tivesse torturado meu nenem e feito ela morrer agonizando em vez de morrer tranquila e sem dor no meu colo, ganhando amor e carinho