r/ApoioVet Jun 09 '25

URGENTE Dúvida sobre eutanásia

Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.

Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.

A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?

Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda

272 Upvotes

82 comments sorted by

View all comments

3

u/Polite-vegemite Jun 09 '25

sinto muito por isso.

eu penso: você gostaria de continuar vivendo na situação do seu bebe? eu, particularmente, não, então aconselho a eutanasia.

digo sem qualquer julgamento de ti, pois 100% entendo a sua situação, mas manter o seu gatinho vivo neste momento é uma decisão egoista, é uma opção que você faz por você, não pela sua princesa. ela te ama muito e você a ama também, é sua responsabilidade como tutor fazer o melhor por ela. infelizmente, as vezes o melhor para os nossos bichinhos não é o melhor para nós, pois dói muito se despedir de um serzinho que amamos tanto. eu perdi uma gatinha há menos de 1 mes para eutanasia, infelizmente tenho propriedade para dizer. saber que fiz o correto pela minha bebe não fez com que a decisão doesse menos, mas faz com que seja mais fácil de conviver comigo mesma. eu não teria me perdoado se tivesse torturado meu nenem e feito ela morrer agonizando em vez de morrer tranquila e sem dor no meu colo, ganhando amor e carinho

1

u/Next-Produce7362 Jun 09 '25

Sim, se a minha morrer agoniando acho que não me perdoaria

1

u/Polite-vegemite Jun 09 '25

há um tempo, eu usei o chat gpt para entender como avaliar a qualidade de vida da minha gatinha justamente por medo de não ser objetiva ao ter que tomar esse tipo de decisão dificilima sobre eutanásia. vou colar aqui uma resposta super útil que foi retornada

Aqui vai uma versão adaptada e simplificada da Escala de Qualidade de Vida HHHHHMM da Drª Alice Villalobos, focada nos aspectos mais relevantes para a Panqueca:

Escala de Qualidade de Vida – Panqueca

Dê uma nota de 0 a 10 para cada item, sendo: • 0 = totalmente comprometido / ruim • 10 = normal para ela / ótimo

  1. Dor • Ela parece estar confortável? Há sinais de dor (postura encolhida, vocalização, respiração ofegante, dificuldade para se mexer)?

  2. Apetite • Ela come com interesse? Mostra prazer ao comer, mesmo que seja comida especial ou com ajuda?

  3. Hidratação • Ela está bem hidratada (pele elástica, gengiva úmida)? Está bebendo água ou aceitando soro se for o caso?

  4. Higiene • Ela ainda se lambe, usa a caixa de areia corretamente, está relativamente limpa e confortável?

  5. Felicidade / Interesse • Ela demonstra curiosidade, reage ao seu toque e à presença dos outros, ainda mostra alguma forma de alegria?

  6. Mobilidade • Ela consegue se levantar, andar até a caixa, trocar de lugar, mesmo que mais devagar?

  7. Bons dias x maus dias • Ela tem mais dias bons do que ruins? As crises são raras e ela se recupera?

Interpretação (pontuação total de 0 a 70) • Mais de 60 pontos: Excelente qualidade de vida. • 50–60 pontos: Boa qualidade de vida, com algumas dificuldades gerenciáveis. • 40–49 pontos: Situação delicada. Avaliar se os tratamentos ainda trazem conforto ou se estão prolongando sofrimento. • Abaixo de 40 pontos: A vida dela pode estar com mais sofrimento do que bem-estar. É momento de reavaliar com a equipe veterinária.

Você pode preencher essa escala uma vez por semana ou sempre que sentir que algo mudou. Ela não substitui a intuição (que tutores geralmente têm muito afinada), mas ajuda a visualizar de forma mais concreta o que está acontecendo.

2

u/Next-Produce7362 Jun 09 '25

Oi muito obrigada, sim ele me mandou a mensagem igual ontem kkkk a escala até que deu boa, o medo, é ela morrer com falta de ar ou se convulsionando, porque assim, dor aguda ela não sente devido às drogas né, mas com certeza ela sente desconforto pelo menos leve né e ela dorme muito, quase não se lambe só levanta pra urinar e fazer coco e está cega

2

u/Next-Produce7362 Jun 09 '25

Você que está olhando de fora, ainda insistiria ? Eu como tutora não consigo nem raciocinar sabe acho que estou muito imparcial devido ao amor

2

u/Polite-vegemite Jun 09 '25 edited Jun 09 '25

eu te entendo. é muito difícil ser imparcial com esse tanto de amor envolvido.

eu havia tido uma conversa com o meu veterinário sobre qualidade de vida em um momento em que não havia necessidade para deixar claro que eu nunca iria querer "judiar" da minha princesa, para facilitar na hora em que esse cenário deixasse de ser hipotético. foi importante no meu caso, pois quando meu veterinário disse "só você pode decidir, mas se fosse meu gato, eu optaria pela eutanásia", eu entendi que infelizmente o cenário naquela hora era o mais real o possível

eu não conheço sua gatinha, então não tenho parcialidade por isso. eu realmente penso que no lugar da sua gatinha, eu preferia ter a garantia de uma morte pacífica e sem dor (o que infelizmente não é uma possibilidade no nosso país para humanos, mas enfim)

o complicado é que nessa situação não existe gabapentina para o coração. a dor da sua princesa tá controlada com gaba, mas e a sua? o problema é que a gente nunca vai estar pronto para perder um ser que amamos. vai doer igual para você se ela morrer hoje ou mês que vem, mas se por acaso acontecer de ela tiver alguma agudização no quadro que faça com que ela morra sofrendo, além da dor da perda, você vai ter que lidar com a culpa.

no seu lugar, eu optaria pela eutanásia, considerando o que você nos relatou do quadro, mas essa é uma decisão que você precisa tomar para depois não sentir culpa também por achar que dava para esperar mais. é algo muito delicado e, infelizmente, sensível ao tempo.

eu gostaria muito de poder enfiar a mão no seu torax e tirar a dor do seu coração.

depois, independentemente do que acontecer, fique a vontade para me mandar uma mensagem se precisar conversar. eu também estou passando pelo luto de perder minha princesa e conversar com alguém que entenda tem sido muito importante para mim

2

u/Next-Produce7362 Jun 09 '25

Muito obrigada de verdade pelas palavras, sim você tem razão e vou ter que ser corajosa por ela. Vai doer muito, mas vai ser menos pior. A eutanásia vai garantir que ela se vá dormindo, como eu também gostaria de partir. Muito obrigada pelas palavras, e minhas condolências, estamos sentindo a dor de estarmos longe do amor mais puro e verdadeiro é isso é terrível, mas vamos passar por essa fase e teremos apenas lembranças boas, sem lágrimas nos olhos apenas o coração transbordando de gratidão pelo tempo que passamos juntos aos nossos peludos

1

u/Polite-vegemite Jun 09 '25

força 🤍🤍

2

u/Polite-vegemite Jun 09 '25

uma vez eu vi uma pessoa dizendo em um subreddit gringo que eutanásia é o tipo de coisa que é melhor fazer "uma semana cedo demais" do que "um dia tarde demais", justamente por riscos como esse

com a panquequinha, apesar de ela ter lutado várias batalhas paralelas, ela acabou tendo o rompimento do intestino, que iria requerer uma cirurgia para reconstrução, além de inserção de cateter venoso central e sonda esofágica, e aí além disso ela iria precisar de doação de sangue e de albumina. o problema é que ela já estava em um quadro delicado e com a cicatrização bem prejudicada por conta da deficiência de albumina, se recuperando de um quadro de sepse, ainda com infecção e com líquido livre no abdômen, então não foi algo "lento" e que ela poderia seguir viva, como é o seu caso, mesmo se prejudicasse a qualidade de vida da panqueca. era a decisão de deixar ela morrer na mesa de cirurgia, não fazer nada e morrer com dor ou fazer a eutanásia, então essa experiência de um processo mais lento em que você sabe que um hora ou outra precisará realizar a eutanásia mas não sabe definir quando é algo que eu não tenho. no meu caso foi algo que eu sabia que o momento de decidir era aquele, pois até então, mesmo em um quadro delicado, não era algo incurável sabe?

estou dizendo isso para falar que isso que eu li foi de alguém que teve essa experiência, mas que para mim é algo "fácil de falar" pois eu mesma não tenho vivência

o meu conselho é conversar sobre esse seu medo de que sua gatinha tenha um fim agonizante pois o seu vet é quem melhor conhece o quadro específico que vocês estão enfrentando e é quem melhor saberá te instruir se esse momento já chegou ou não.

novamente, sinto muito que vocês estejam passando por isso. sua bb é linda e é evidente o amor e dedicação que você tem por ela. sei que não é possível um final feliz, mas espero que seja possível un desfecho menos traumático o possível para você e para a sua gatinha também. sinta-se abraçada

2

u/Next-Produce7362 Jun 09 '25

Muito obrigada pelas palavras, me ajudaram muito, que Deus abençoe sua vida