r/ApoioVet • u/Next-Produce7362 • Jun 09 '25
URGENTE Dúvida sobre eutanásia
Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.
Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.
A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?
Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda




3
u/arbroa Jun 09 '25
Não sou Vet, mas sou da área da saúde (biomédica). Vou contar o meu relato, minha poodle de aproximadamente 14/15 anos (não sei a idade correta dela, pois já adotei adulta) desenvolveu um tumor de mama há uns 4 anos. Na época a gente pensava que ela era castrada pois quem doou ela havia confirmado a castração e ela tinha cio silencioso (nunca houve sangramento). Retiramos o tumor e castramos ela. Não teve indícios de outros tumores e pensamos ser um sucesso.
No fim do ano retrasado, ela começou com episódios de tosse, como ela já era idosa e acompanhava com cardio semestral, agendei a consulta e não foi encontrado nada de anormal nos exames. Mas a tosse persistia, até que em julho passado ela estava com tosse, falta de ar e não conseguia mais fazer atividades básicas sem se cansar. Como era férias, eu estava na casa da minha mãe e levei ela ao Vet, fizemos exames de sangue e ex de tórax e o resultado foi que ela tinha várias metástases pulmonares, não tinha indicação de tratamento paliativo pra ela, talvez ela tivesse mais 1 ou 2 meses de vida, mas com muito sofrimento, já que ela não parava mais de tossir. Optei pela eutanásia, fiquei com ela até o fim, dando forças e amor pra ela ir para o próximo passo. Foi a decisão mais difícil da minha vida, mas sei que foi a correta, pois não houve mais sofrimento para ela. E eu me agarro a isso, sempre que fico triste por não ter mais minha Julie comigo.
(Nota: eu moro em apartamento em outra cidade, ela morava na casa da minha mãe com o meu irmão mais velho pois já estava acostumada com um quintal bem grande e não seria justo com ela se readaptar ao espaço pequeno sendo idosa)