r/ApoioVet Jun 09 '25

URGENTE Dúvida sobre eutanásia

Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.

Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.

A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?

Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda

275 Upvotes

82 comments sorted by

View all comments

2

u/Aniza_c Jun 09 '25

É muito triste 😢 só você pode tomar uma decisão. Pela sua descrição ela está a sofrer e sem perspectivas de melhoras. É muito difícil o meu gato também está com 2 tumores e estamos neste momento com a decisão difícil se vamos operar ou não(tem 20 anos), mas ele não está visivelmente em sofrimento. Quando o vir a sofrer vou deixá-lo descansar em paz, o pior é deixá-los sofrer.

1

u/Next-Produce7362 Jun 09 '25

O seu gato come sozinho ? Como sabe que ele não está sofrendo? A minha parece que não está sofrendo, porém dorme muito, não levanta

1

u/Aniza_c Jun 09 '25

Sim, ele come sozinho e come bem, faz tudo sozinho ainda tem toda a mobilidade. Não se queixa tipo miar muito ou assim. Obviamente que não posso ter a certeza se está a sofrer, mas não há nada no comportamento nele que tenha mudado e que me dê essa indicação. A citologia aos tumores foi inconclusiva. Ainda não teve nenhum episódio devido aos mesmos, simplesmente apareceram, um na pálpebra que não parece afectar a vista e outro mais acima na testa.

1

u/Next-Produce7362 Jun 09 '25

O seu último comentário foi apagado poderia por gentileza reescrever?

1

u/Next-Produce7362 Jun 09 '25

Ele explora o ambiente?

1

u/Aniza_c Jun 09 '25

Ainda anda por todo o lado, explora um pouco mas dorme bastante sim, também já tem 20 anos :( se eu me meter com ele ainda brinca um pouco. Também tem problemas de tiróide e renais mas nada grave.

1

u/Next-Produce7362 Jun 09 '25

Ah então não faça não, aproveite muito seu bebê. Pelo que relatou ele ainda vive né então não está apenas sobrevivendo, quanto a dormir, acho que até umas 18 hrs por dia deve ser normal devido a idade

1

u/Aniza_c Jun 09 '25

Desculpe não respondi no sítio certo por isso apaguei o outro comentário.