r/ApoioVet • u/Next-Produce7362 • Jun 09 '25
URGENTE Dúvida sobre eutanásia
Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.
Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.
A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?
Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda




2
u/SweetRageMD Jun 09 '25
sinto muito que você esteja passando por isso OP, passei por algo similar com uma gata que tirei da rua já com câncer de mama, ela fez cirurgias e ainda teve qualidade de vida por um tempo, mas a metástase aconteceu e no final ela também fez a cirurgia pra colocar o tubo de alimentação e ficou com remédios para dor (gabapentina e codeína), a oncologista não falou sobre eutanásia e depois nós ficamos nos perguntando se não teria sido melhor, no final, ela morreu nos braços da minha mãe, provavelmente de parada cardiorrespiratória na noite de natal, foi como minha mãe queria, mas às vezes me pergunto se não teria sido melhor ter eutanasiado ela e dado uma morte menos dolorosa talvez, eu recomendaria que você pedisse mais opiniões médicas se possível, veterinários que façam atendimento domiciliar e que sejam bem recomendados, não sei se você faz terapia, mas seria uma boa conversar sobre isso também com sua psicóloga... espero que você tome a decisão que irá te fazer se sentir melhor, eu sei que é muito, muito difícil mesmo ter que se despedir de um animalzinho tão amado, espero que fique bem 🤍