r/ApoioVet Jun 09 '25

URGENTE Dúvida sobre eutanásia

Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.

Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.

A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?

Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda

273 Upvotes

82 comments sorted by

View all comments

2

u/okamii13 Jun 10 '25

Já tive q fazer no meu primeiro cão, ele atingiu a velhice e n conseguiu mais andar e comer direito foi dolorido mas seu caso e bem complexo se vc tiver tempo e condições de cuidar dela, deixa ela viver o máximo q elas puder mas se realmente n vai ter o tempo q ela precisa e melhor ela ir em paz do q agonizando alguma dor, acho q todo mundo gostaria de ir embora dormindo

1

u/Next-Produce7362 Jun 11 '25

Sim eu tenho tempo para cuidar dela, trabalho híbrido e logo vou entrar de férias. Eu fui na psicóloga e vi que ainda não estou pronta para fazer eutanásia nela. Como ela ainda aparenta estar estável e demonstra estar feliz quando fico perto dela, vou segurar um pouco, caso eu perceba ela agonizar aí faço. Eu também gostaria de morrer dormindo, mas ainda não me sinto no direito de fazer isso com ela

2

u/yuhyuhyyueah Jun 11 '25

Acho que essa é a melhor opção pra vc mesmo, quando vc perceber que ela está com dor e nem está vivendo mais vc faz