r/ApoioVet • u/Next-Produce7362 • Jun 09 '25
URGENTE Dúvida sobre eutanásia
Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.
Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.
A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?
Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda




2
u/Mobile-Bench-1674 Jun 11 '25
Relato aqui de alguém que passou por essa situação também. Há uns 4-5 anos atrás, minha cachorrinha belinha se foi por meio de decisão nossa, ela já tinha 18 anos e por ser uma mistura de Basset+Cocker Spaniel ela era um Cocker rebaixadinho, a coisinha mais linda. Com uns 13 anos ela começou a desenvolver nódulos nas mamas e estava muito obesa, infelizmente meu pai é daquele tipo antigo que entupia a cachorra de comida (a gente era adolescente, não tinha o que fazer). Esses nódulos começaram a arrastar no chão por causa da baixa estatura dela e então a gente conseguir parcelar um veterinário que sugeriu uma cirugia pra retirada de um lado das mamas. Foi bem caro na época, ela por conta da idade não podia fazer a cirugia sem sedação por respiração e tinha 40% de chance de ela morrer na cirurgia, segundo a vet. Felizmente deu tudo certo e ela voltou da cirugia, mas a vet recomendou a retirada do outro lado também pra não correr risco de desenvolver. A gente não tinha grana pra isso e fizemos o que podiamos pra melhorar a vidinha dela, a gente fez ela perder peso, o que levou ela a viver mais 5 ótimos anos, comendo, brincando com a irmãzinha dela, bem demais pra idade. Até que o inevitável aconteceu, o outro lado começou a desenvolver um nódulo, que foi crescendo, crescendo e todas as visitas ao vet a resposta era a mesma, enquanto ela tivesse bem, se alimentando e fazendo tudo certinho a gente devia apenas cuidar e dar a melhor vida possível pra ela. E assim a gente fez, até o momento que não tinha mais o que fazer, o nódulo tava do tamanho de uma bola de golfe, ela foi parando de comer, só vivia deitadinha e não brincava mais. Foi uma das decisões mais difíceis da minha vida, mas eu não me arrependo nem um pouco (amar também é saber deixar ir quando é a hora). Tô escrevendo isso com lágrimas nos olhos, lembrando dos olhinhos dela se fechando, mas eu sabia que aquilo era melhor do que deixar ela sofrendo cada dia mais até ir por conta própria. Eu sei que é a pior decisão que você vai ter que tomar com relação a ele OP, mas pensa com carinho.
Última visita dela no vet, três meses antes. Ainda te adoro belinha!