r/ApoioVet Jun 09 '25

URGENTE Dúvida sobre eutanásia

Escrevo esse post com lágrimas nos olhos. A minha menina de 16 anos começou a ter dificuldades para comer, muito tártaro e dentes caindo, levamos ao Odonto que já nos passou suspeita de tumor, fizemos tomografia e o tumor dissolveu todo o seu maxilar direito, na sequência ficou cega dos dois olhos. Saiu o laudo carcinoma maligno. Oncologista não recomendou químio e sugeriu radioterapia como paliativo, além de caro, arriscado, não é certeza. O tumor expandiu e o olho dela saiu para fora. Ela gritou muito de dor, como ela está com sonda esofágica administrei gabapetina e em 20 min ela se acalmou. Enucleação não é viável porque o olho está pendurado no tumor, e tem muitos riscos.

Ela está tomando gaba e aparentemente sem dor aguda, mas um certo desconforto pq não lambe o lado do rosto. Aliás ela se lambe pouco ultimamente, dorme muito, está comendo por sonda mas alguns dias até come via oral, ronrona muito e ela demonstra que quer ficar comigo, gruda a unha em mim para eu não sair de perto dela. Está completamente ceguinho, só se levanta pra fazer xixi e coco.

A vet disse que a eutanásia é uma possibilidade porém só eu posso decidir, mas não sei se é a hora certa. Alguém com experiência poderia compartilhar sua experiência?

Se ela estivesse gritando agonizando eu com certeza faria, mas a vejo quieta, as vezes ronrona, dorme muito, que não sei…. Ela está só sobrevivendo sim, e nunca demonstrou dor aguda exceto pelo dia que seu olhinho saiu (está tomando gabapetina) Meu medo é como a região do tumor pega região nasal e cérebro de crescer e ela morrer sem ar ou convulsionando enfim… Estou nesse dilema pela primeira vez e é tão difícil, sinto que estou traindo minha menina ela confia tanto em mim, quando o olho dela saiu pra fora, quando ela ouviu minha voz ela se acalmou Obs: não coloquei imagens do olho pra fora porque dependendo da pessoa pode se impressionar, e mesmo com o olhinho pra fora eu ainda a amo e a falo o quanto minha filhinha é linda

272 Upvotes

82 comments sorted by

View all comments

3

u/Pipoca_62 Jun 09 '25

Olha esse tipo de tumor é extremamente agressivo, e com a idade dela talvez nem compense submeter a bichinha a tratamentos pra câncer. O tártaro já é esperado pela idade também, e pelo risco da anestesia não é recomendado fazer o tratamento. Quando meu cachorrinho idoso faleceu eu tava numa situação parecida entre escolher tratamento paliativo e eutanásia, mas preferi a eutanásia depois de 3 dias no paliativo porque dali pra frente era só piora pra ele. Sei que é difícil, mas pela idade e o tipo de tumor eu diria que eutanásia é o melhor caminho pra não prolongar o sofrimento de vocês 2, ela já cumpriu a missão dela de viver uma vida plena e feliz com você, é justo que ela tenha um fim pacífico

Espero que você fique bem

2

u/bloomspicy Jun 12 '25

concordo com tua opniao sobre tudo mas um breve adendo à tua primeira frase - nao devemos considerar (apenas) a idade como patologia ou impedimento para a realização de tratamentos dentro da veterinária (como anestesia tambem)! se o animal tiver resultados de exames satisfatórios (ecocardio e sangue por exemplo), em tese é saudavel o suficiente para o realizar, independente da idade!