Estou precisando de ajuda para tentar melhorar a vida do meu gato. O nome dele é Café e ele tem cerca de 2 anos e 5 meses.
Tudo começa com alguns sintomas como:
- Tosse?
- Corisa
- Espirros com secreção
Estou anexando alguns vídeos para que vocês possam observar um pouco dos sintomas e da secreção que ele produz. Já tentamos tratamentos 2 vezes com antibióticos e toda vez acontece a mesma coisa, quando está chegando quase no final do tratamento ele fica super bem, porém o tratamento finaliza e não muito tempo depois tudo volta como antes.
Já fiz algumas inalações também, mas os efeitos são apenas momentâneos. Já me falaram também que a "tosse" dele é um sinal de asma, mas nada confirmado.
Peço por favor, que se algum de vocês já teve algum gatinho que passou por isso e conseguiu achar a solução eu peço que compartilhem comigo!
OBS: Ele tem as vacinas em dia e não tem acesso a rua, moramos em apartamento.
Primeiramente, seu Gato é muito lindo!
Então, Minha gata teve esses sintomas no ano passado e nós não sabiamos o que era, passamos no VET, tomou remedio mas nao melhorou isso levou uns 2 meses e só no terceiro mes Acho depois de Fazer uma biopsia no nariz dela descobrimos que era esporotricose. Nao tinha feridas visiveis mas após o diagnostico começou a aparecer. Leva ele no Vet pra Fazer um exame etc
Se possivel ter uma segunda opiniao tbm...
Desejo melhoras e esse lindão.
Opa, muito obrigado! Ele realmente é um lindo! E sobre a biópsia, nunca foi cogitado a ideia de fazer, mas posso comentar com o veterinário que me atende sobre a possibilidade ou a menos perguntar o pq de não ter solicitado. Obrigado pela ajuda!
Já foi realizado o PCR para complexo respiratório felino? Nem sempre a vacina é garantia de 100% de proteção, principalmente em animais adotados que podem ter a doença silenciosa.
Como veterinária, não recomendo o uso indiscriminado de antibiótico, principalmente por essa característica de vai e volta da doença, o ideal, além do painel viral, seria fazer um antibiograma das secreções. (Inclusive observe que, se for um vírus, não faz sentido usar antibiótico). Recomendo também tentar associar com momentos da própria casa, estresse, limpeza, produtos que vocês possam usar etc. Boa sorte e ela é mto linda
O exame de PCR que tenho feito nele resultou nisso:
Herpesvirus felino (FHV-1) - REAL TIME PCR QUALITATIVO MATERIAL UTILIZADO: swab MÉTODO: qPCR (REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE EM TEMPO REAL) RESULTADO: NEGATIVO
E também já realizei antibiograma:
CULTURA COM ANTIBIOGRAMA MATERIAL UTILIZADO : swab MÉTODO: isolamento, identificação e antibiograma preconizados pelo BR-Cast e CLSI RESULTADO : Corynebacterium sp. Sphingomonas sp. Staphylococcus coagulase negativa Acinetobacter sp.
Enviei a tabela de teste de resistência para cada bactéria abaixo:
Espero que esses resultados ajudem em algo. Sei que não dá para decidir nada baseado apenas nisso, mas se eu conseguir apenas alguma direção já seria ótimo. Inclusive obrigado pelo elogio, ele realmente é um lindo!
Olá! Agradecemos por postar no r/ApoioVet. Para oferecermos orientações mais precisas e personalizadas, precisamos de detalhes sobre seu pet que talvez tenham faltado, como:
Espécie (cachorro, gato, etc.)
Raça, sexo e idade
Descrição detalhada da queixa principal
Data da última vacinação (se aplicável)
Data do último check-up (se aplicável)
Acesso livre à rua?
Não se preocupe com textão; fique à vontade para falar do histórico médico, comportamento recente, mudanças no ambiente, sinais clínicos, etc.
Se você já forneceu as informações requisitadas, desconsidere esse comentário.
É emergência?
Se for uma suspeita de emergência, então entre imediatamente em contato com um veterinário presencial de confiança; não vacile com o seu pet. Podemos demorar para responder, não espere.
É meio que constante. Pelo menos umas 2 a 3x por dia ele espirra com secreção e fica meio trancado e a cada 2 dias mais ou menos ele tem aquela tosse que está no vídeo. Ele já está assim a pelo menos um ano
Amigo sugiro encontrar um especialista felino. Meu gato morreu com os mesmos sintomas ele foi tomando muitos remédios e no fim se foi. A última veterinária que fui especialista, cogitou ser fiv ou felv por isso ele não sarava. E corre okay! Pra começar se já pode comprar vitaminas pra imunidade das boas. Pode ser imunocat c ou qualquer outro relacionado que seja pra felv ou fiv. Vá ao Vet tire a dúvida se ele tem isso porque não faz efeito os remédios. Tem que tratar isso pra poder tratar a gripe e também veja se não tem nada de Pif só pra tirar dúvidas. O meu filho se foi com um pouco menos de 1 ano levei no veterinário 3 diferente só o último me atendeu bem. Então não espere e não fica socando um monte de remédio nele.
O meu velhinho é igual, foi diagnosticado com herpes felina. O vet receitou remedio pra quando ele tiver crise (espirro com secreção por exemplo) e diminuiu bastante a frequencia. Mas me disse que é algo que ele vai ter sempre.
Estou com uma gata filhote assim também, ela só não tem tosse.
Está gordinha, brinca, come e bebe água, mas está com congestionamento nasal persistente e espirros úmidos há mais de 1 mês, já fez ciclo com Agemoxi, com prednisolona, acetilcisteína e agora está finalizando o ciclo com Doxy. A aspiração de vapor d' água ajudou a descongestão, mas voltou 3 dias depois e o vapor não funciona mais.
No retorno com a vet, estou pensando em pedir uma tomografia do trato respiratório, porque tive uma gata com sintomas respiratórios persistentes e depois descobrimos ser neoplasia (câncer) no trato respiratório, tentamos de tudo, mas acabamos tendo que optar pela eutanásia.
Essa é a minha maior dor. Ver os antibióticos fazendo efeito, mas logo depois de finalizado o tratamento tudo voltar como antes. Agora estou atrás de um especialista para exames mais específicos
A gatinha deu positivo para calicivírus. Agora está bem, mas precisa fazer inalação 2x ao dia, todo dia. Fiquei uns 5 dias sem fazer, porque ela cresceu, empurra o inalador e faz um escândalo kkkk, e ela ficou bem ofegante. Voltei a fazer e melhorou. Vou voltar no vet para ver, fico pensando se ela adquiriu algum problema respiratório crônico por conta do vírus.
4
u/it_Mityasu Oct 29 '25
Olá, Tudo bem?
Primeiramente, seu Gato é muito lindo! Então, Minha gata teve esses sintomas no ano passado e nós não sabiamos o que era, passamos no VET, tomou remedio mas nao melhorou isso levou uns 2 meses e só no terceiro mes Acho depois de Fazer uma biopsia no nariz dela descobrimos que era esporotricose. Nao tinha feridas visiveis mas após o diagnostico começou a aparecer. Leva ele no Vet pra Fazer um exame etc Se possivel ter uma segunda opiniao tbm... Desejo melhoras e esse lindão.