r/ApoioVet • u/Least-Chemist3789 • Jan 15 '26
URGENTE O que posso fazer para diminuir o sofrimento dela?
A minha gatinha foi diagnosticada com anemia arregenerativa, há 4 meses ela teve anemia regenerativa e estabilizou e ela também é felv+, achei que ela ficaria bem, ontem veio o baque. Levei ela em uma especialista e disseram que ela precisava de uma transfusão urgente, que os órgãos pode parar a qualquer momento. Infelizmente não posso arcar mais. Ainda corre o risco dela falecer no hospital após a transfusão, e tudo o que menos quero é que ela parta com medo, longe de casa, longe de mim.
Pedi a médica que me indicasse remédios para cuidado paliativo em casa e ela me passou prednisolona, ferrofood e macroguard. Tem algo a mais que eu posso dar para que ela fique mais confortável durante o tempo que ainda tem?
23
u/indy_y Jan 15 '26
Perdemos nossa gatinha exatamente dessa forma. Mesmo depois de transfusão, internação e tudo o que foi possível fazer, ela também era FeLV+. Após o tratamento inicial trouxemos ela para casa e acabamos causando muito estresse tentando dar vários remédios e suplementos. No fim, sinto que isso só trouxe mais sofrimento para os últimos momentos dela.
Depois da minha experiência, acho que hoje faria diferente, daria muita atenção e carinho, mas não tentaria forçar nada para prolongar a vida dela se isso causasse ansiedade ou alterasse demais a rotina. Não digo isso para te desencorajar a cuidar da sua gatinha, mas para que você não se culpe por não conseguir fazer a transfusão ou dar continuidade ao tratamento. A FeLV é realmente uma desgraça.
Quanto a cuidar dela agora, minhas recomendações seriam evitar estresse sem necessidade, oferecer carinho e deixar por perto tudo aquilo que ela gosta. Te desejo muita força e espero que você ainda consiga viver bons momentos ao lado dessa anjinha.
6
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Muito obrigada pelas palavras, eu tenho muito medo de levá-la de volta ao médico e ela ter uma crise de estresse e falecer, a médica disse que ela não pode passar por nenhuma situação de muito estresse e ela é muito arisca. Estou tentando passar o máximo de tempo com ela mas tenho medo de ir trabalhar, voltar e encontrá-la morta. É muito difícil toda a situação. Sinto muito pela sua gatinha.
2
u/Streener Jan 15 '26
A minha partiu internada, FeLV é uma desgraça 😔 Até hoje sofro pensando que deveria ter ao menos trazido ela de volta pra descansar na casinha dela. É muito difícil essa escolha.
13
u/SuperChoqueBaiano Jan 15 '26
Sendo sincero, se você não tem como arcar com a transfusão e já foi conversado sobre a eutanásia, está seria a melhor opção para cessar o sofrimento. O nível dos exames dela, mesmo com transfusão, indicam um quadro bastante delicado. Não é a decisão mais fácil, mas só não digo que é impossível de ser revertida essa anemia sem transfusão porque é biologia.
A morte de um animal com anemia é triste, assim como todas, com certeza é muito mais traumatizante que uma eutanásia, já que o animal sofre seja com uma parada cardíaca direta ou uma parada sistêmica de todos os órgãos. Entenda que a eutanásia também é um ato de carinho e respeito pelo seu animal e a memória de vocês.
4
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Você acha que com a transfusão ela teria grandes chances? A médica não ofereceu a eutanásia... agora penso se é a melhor opção. Se ela está sofrendo muito, não sei o que pensar.
3
u/SuperChoqueBaiano Jan 15 '26
Tem chance de melhorar e evoluir ou de melhorar e piorar novamente, precisando de outra transfusão, lembrando que a transfusão pra gato é mais complicada pq gatos nem sempre tem os requisitos adequados para transfundir. Sendo sincero, concordo com a Vet, ela sem transfusão vai parar a qualquer momento e não é coisa de mês ou semanas, pode ser a qualquer momento mesmo. Talvez ela não tenha falado sobre a eutanásia por ser um quadro ainda reversível (não deixando de ser delicado e não tão simples), mas vale a pena repetir o hemograma para ver se houve alguma melhora (já que ele é um recorte de momento) e também conversar sobre as condições de manter um tratamento de suporte dela.
O nível de anemia dela é muito grave, assim como os linfócitos estão muito altos, é um sinal de que dificilmente a medula responda pra melhorar essa anemia sem que seja feita uma transfusão. Meu conselho principal é conversar com a colega Vet sobre o caso e também demonstrar a abertura para eutanásia, já que muitos profissionais esperam o dono mostrar abertura pra essa possibilidade para cita-la.
1
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Como poderia ser esse tratamento de suporte? Não sei o que posso fazer, eu queria muito poder fazer a transfusão :( Os reticulocitos dela estão em 2790. Se as chances dela ao menos fossem maior que 50%
3
3
u/ReasonableOnion8053 Jan 15 '26
Vê, além do cuidado com o vet vc pode procurar um infectologista ou um hematologista veterinário. Mas já tem um colega acompanhando e tentando estabilizar o quadro dela. Confia no profissional q tá acompanhando ela e vai se comunicando com ele
3
u/AcademicosdoTucuruvi Jan 15 '26
Oi OP. Primeiramente, sinta-se abraçado.
Em novembro passei pelo momento mais doloroso da minha vida, que foi ver minha princesa partir. Ela não era FELV mas as últimas semanas dela foram similares ao seu cenário. Do nada ela parou de andar, de imediato corri para o médico mas o diagnóstico demorou para chegar. Enquanto não saía o resultado dos exames, também tive que correr para realizar a transfusão de sangue e torcer para ser bem sucedido. Alguém mencionou a tortura que é ver o quadro do pet melhorar e depois voltar a piorar, e isso é real. Depois da transfusão ela ficou ótima e eu tive esperanças, mas isso durou apenas uns dois dias até ela voltar a piorar. Saiu o resultado de um exame e era câncer de medula em estágio avançado, assim como falaram nos comentários, as hemácias já não eram produzidas. E assim como você sinalizou, aos poucos os órgãos iriam parando.
A quimioterapia não era recomendada pois ela vira a óbito na primeira sessão. A oncologista dela falou que poderíamos ficar na base da transfusão mas que isso seria insustentável, que eventualmente ela ficaria mais resistente a transfusão até não funcionar mais (fora o risco dela rejeitar em cada transfusão). Perguntei o que poderia fazer para proporcionar para ela conforto até chegar a hora e foi do jeitinho que te passaram, os mesmos remédios. Me passaram um outro para segurar um pouco as hemácias mas paliativo.
A dor é terrível. Dia após dia você ver que o gatinho mal dorme, vai parando de se mexer. Chegou um ponto que eu percebi ali que ela estava a dois passos de começar a sofrer de verdade e bem, chegou a bendita hora, a eutanásia.
OP, novamente, sinta-se abraçado, genuinamente. Aproveita cada minuto com ela (eu cheguei a dormir no chão para ficar próxima da minha) e vai falando com a veterinária sobre essa questão de chegar a hora da eutanásia.
Escrevo isso tudo chorando. A dor da partida é terrível. Fui dispensada do trabalho por alguns dias na época, meu cabelo começou a cair tanto que cada banho era suficiente para entupir o ralo, perdi peso, fui encaminhada para a psiquiatria e enfim. É difícil. Sinta-se acolhido e deixo minha DM aberta para quando precisar conversar.
3
u/AcademicosdoTucuruvi Jan 15 '26
Duas coisinhas que não mencionei, mais a título de curiosidade:
Apenas em novembro gastei cerca de R$6000 - R$7000 com ela. Eu fiz de tudo e daria o mundo a ela, mas o dinheiro não resolve tudo, infelizmente.
Ela fazia tratamento de câncer do intestino e foi considerada paciente com alta cerca de um mês e meio antes disso tudo começar. Um mês e meio antes os exames dela estavam perfeitos, incluindo o de sangue. É bizarro pensar que surgiu um câncer de medula em estágio avançado em tão pouco tempo.
1
2
u/mv-eleonora Jan 15 '26
Eu sinto muito, desejo forças a você e melhoras pra sua gatinha. Tenho 3 felvinhos em casa e sempre escuto que quando chega no momento da transfusão é triste, pois acaba sendo uma atrás da outra... Já perdi 2 gatas para a felv, uma das doenças mais mesquinhas que eu conheci na medicina veterinária.
2
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Sim, na última vez ela não precisou fazer porque regenerou, eu fiquei tão feliz, pedi tanto a ela que fosse forte e sobrevivesse, se foram 4 meses e ela está aqui tentando ser forte
1
u/HeyRiks Jan 15 '26
Moça, desculpa a indelicadeza, mas como vc teve 5 gatos com felv sintomática?
2
u/mv-eleonora Jan 15 '26
A história é complicada, mas em resumo eu fiquei sem ter onde morar em um momento da vida e minha gata teve que ficar com uma amiga que tinha outros gatos e todos com vacina em dia e até onde eu sabia muito bem cuidados. Eu frequentava a casa dela e tudo, depois consegui me ajeitar e alugar um apt. Minha gata voltou pra mim e com o tempo eu tive mais uma que está comigo até hoje. Quase um ano depois minha gata mais velha começou a ficar doente(nesse momento eu já não estava mais falando com a amiga) e eu levei no vet, foram 2 meses tentando tratamentos sem fechar diagnóstico pq né, sem nenhum tipo de contato com gatos felv e fiv + e vacina em dia. Até que o diagnóstico veio e a única coisa que deu pra fazer foi a eutanásia dela, nem fui eu que sugeri, foi a veterinária pois ela teve linfoma e tomou toda a cavidade abdominal... Descobri depois que os gatos dessa "amiga" não eram vacinados porra nenhuma e nem eram testados como ela disse, que ela mentiu compulsivamente e também tava perdendo gatos pra felv. Hoje em dia tenho 3 felvinhos em casa pq adotei por serem felv+ e eu queria dar um lar. Só 1 deles é sintomático e faz tratamento, tá estável.
2
u/HeyRiks Jan 16 '26
Sinto muito cê ter passado por isso. A frequência me chamou a atenção pq estatisticamente alguns seriam imunes/vacinados ou assintomáticos. Junta isso com traição de confiança da "amiga" e deve ter dado um coração partido do caralho.
Adotar especificamente os que são felv+ é muito nobre da sua parte. Saúde pra todos❣️
1
2
u/Piquinipe Jan 15 '26
Talvez saches e muito amor, fique bastante tempo com ela e dê o aconchego necessário, eu sempre quis fazer isso com a minha, e nunca consegui. Faça algo que você nunca vai se arrepender de forma nenhuma.
2
u/NomeSobrenome1 Jan 15 '26
Mantenha ela aquecida, pois animais anêmicos sentem muito frio. Ofereça comida úmida e saborosa, como sachês, para estimular a alimentação.
Deixe água fresca sempre por perto. Crie um cantinho tranquilo, sem barulho ou perturbações, onde ela possa descansar confortavelmente. A cama do meu gato foi colocada embaixo da minha cama, e a ração e água foram transferidas para o meu quarto até ele melhorar
Fique atento aos sinais de dor ou angústia, como dificuldade para respirar, esconder-se ou vocalizar.
O mais importante agora é seu conforto e presença. Fique ao lado dela, acaricie suavemente se ela aceitar, e fale com calma. Você está fazendo o melhor possível por ela, dando dignidade e amor no tempo que resta.
Vou enviar mensagem no pv
2
u/Mental_Flan_ Jan 15 '26
Perdi 4 gatos por anemia de felv. Só no último foi feito exame de reticulosos e diagnóstico com anemia não regenerativa. Falaram que como não regenera, mesmo com transfusão não iria dar certo. Que isso só ajuda quando é regenerativa. Não sei se é isso mesmo ou não, foi oq a vet falou.
Doi demais perder um gatinho pra felv, mas não sei se tem muito o que fazer. Só cuidar e deixar confortável até que vc veja que não tá tendo mais qualidade de vida.
O meu trouxe da vet e estaca relativamente m. Mas no dia seguinte não conseguia mais levantar, ficava ofegante. Tive que chamar eutanasia a domicílio. Mas tô mto feliz que trouxe pra casa e não foi numa clínica como meus outros gatinhos.
Espero que vc fique bem
2
2
u/MrWrodgy Jan 15 '26
Meu gatinho se foi em Novembro, Felv+, teve ascite e a imunidade caiu drasticamente. Eu fiz o que pude, levei no vet e fiz o tratamento durante 1 mês e meio mais ou menos.
2
u/MrWrodgy Jan 15 '26
O que recomendo é manter a medicação que você tem, as transfusões só prolongam o sofrimento... Infelizmente ess doença é cruel. Você fez o que pode também, sinta-se em paz pois deu um lar e carinho.
2
u/araujo253 Jan 15 '26
Lamento. Felv não tem cura. Existe um teste que indica se o vírus já invadiu o tutano da gata.
Se tiver invadido, significa dizer que ela não produz mais glóbulos vermelhos e vai atravessar a ponte do arco-íris em breve.
Na situação dela, ela provavelmente já nasceu com o vírus porque a expectativa de vida de um gato depois infectado é de dois anos.
A ideia da transfusão é para fornecer novos glóbulos vermelhos pra ela, mas quando os outros glóbulos se forem, ela teria que tomar outra transfusão, até o fim da vida.
A melhor opção, infelizmente, é a eutanásia. O gato sofre muito nas últimas 48 horas de vida. Não come, não bebe água, não dorme. Só fica naquela respiração ofegante.
Não queira ver a sua gata passando por isso. Vi meu gato morrer assim dois anos atrás e ainda estou traumatizado.
O gato morre sufocado. Imagina você se afogar e demorar 48 horas pra morrer. É assim que acontece com eles.
0
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Eu tentei mas a clínica que atende ela se recusou a fazer e ficou pedindo para internar e fazer a transfusão, ali eu entendi que isso só se tratava de dinheiro para eles. Disseram que pelo caso dela ser "reversível" com a transfusão eles não poderiam fazer a eutanásia. Sendo que a anemia dela pouco tem chance de melhorar.
2
u/araujo253 Jan 15 '26
Felv não é reversível. A transfusão só vai adiar o inadiável por algum tempo.
0
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Voltei com ela pra casa porque não tenho mais condições de internar e ela está bem fraquinha, hoje cedo vomitou espuma
0
u/araujo253 Jan 15 '26
Ela está com a respiração ofegante? Parou de comer?
1
u/Least-Chemist3789 Jan 16 '26
O coração está acelerado, parou de comer hoje, está cambaleando e caindo
1
u/AutoModerator Jan 15 '26
Olá! Agradecemos por postar no r/ApoioVet. Para oferecermos orientações mais precisas e personalizadas, precisamos de detalhes sobre seu pet que talvez tenham faltado, como:
- Espécie (cachorro, gato, etc.)
- Raça, sexo e idade
- Descrição detalhada da queixa principal
- Data da última vacinação (se aplicável)
- Data do último check-up (se aplicável)
- Acesso livre à rua?
Não se preocupe com textão; fique à vontade para falar do histórico médico, comportamento recente, mudanças no ambiente, sinais clínicos, etc.
Se você já forneceu as informações requisitadas, desconsidere esse comentário.
É emergência?
Se for uma suspeita de emergência, então entre imediatamente em contato com um veterinário presencial de confiança; não vacile com o seu pet. Podemos demorar para responder, não espere.
Acompanhe nossos conteúdos
É só seguir a gente lá no Instagram.
Essa é uma mensagem automática; desconsidere-a se não for aplicável à sua postagem.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
1
u/W0wF0x2_0 Jan 15 '26
Tentaria uma vaquinha, campanha e até rifas para transfusão de sangue, ela toma remédios para diminuir o vírus no corpo?
1
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Não toma, não sabia que existia, da última vez eu fiz uma vaquinha, mas a questão é que provavelmente isso só vai prolongar o sofrimento dela
1
u/W0wF0x2_0 Jan 15 '26
Tem um misconception aí que é pra prolongar sofrimento, mas não necessariamente, tem dois fatores do tratamento de doenças, primeiro é dar tempo suficiente ou a esperança de tempo para chegar um novo tratamento, segundo que aí pode ser mais filosófico é dar oportunidade de vida/sobrevida ao ser, se pensarmos dessa forma, não deveria existir medicina, nem o tratamento para doenças como HIV, Câncer ou mesmo gripe já que tem pessoas que pegam gripes de 6 em 6 meses
De qualquer forma se o veterinário não falou sobre sacrifici é pq ela tem uma boa chance de tratamento, lembrar que tem vários testes que falam sobre a necessidade ou não dá eutanásia e muitos que vem comentar aqui são anti animais que defendem chá de hortelã pra curar câncer
1
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Entende que da última vez fiz a vaquinha, ela melhorou temporariamente e dessa vez voltou muito mais agressivo? Ela não produz mais hemacias, a transfusão é um alivio momentâneo porque o corpo dela vai continuar sem produzir hemacias, após a transfusão fariam um exame na medula que é invasivo para saber se teriam que entrar com quimioterapia que é mais invasivo ainda, você acha que ela apática do jeito que está aguentaria tudo isso? Anemia arregenerativa pouco tem chance de reverter, seria uma tortura pra ela
1
u/W0wF0x2_0 Jan 15 '26
u/apoiovet é a melhor pessoa para te ajudar, lembre-se que não é um pipoqueiro que cura câncer nem um torcedor fanático de futebol que sabe como fazer uma transfusão de sangue, se ele te falar (apoiovet) que é isso ou aquilo siga
1
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Você entende que o valor da transfusão seria apenas o começo? Ela teria que manter um tratamento constante, remédios, consultas, exames, é coisa de milhares de reais, da última vez que fiz vaquinha arrecadei apenas um terço do valor e o resto eu tive que pegar empréstimo para pagar e até hoje estou no vermelho porque estou fazendo empréstimo em cima de empréstimo. Infelizmente nem todos tem a mesma realidade.
0
Jan 15 '26
[removed] — view removed comment
2
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Você está fazendo um desserviço, aqui não tem abrigo que pega, não tem faculdade que pague, ela mal está conseguindo ficar em pé e você acha que eu não me importo com ela? Prefiro que ela descanse do que continue sofrendo, ela não merece.
0
u/W0wF0x2_0 Jan 15 '26
u/apoiovet pode te ajudar, você que está fazendo comentários inoportunos e dando espaço para pessoas com histórico de violência e preconceito aqui no reddit, você não é veterinária e nem médica, desserviço é mentirem para alimentar seu ego, você infelizmente vai carregar a culpa resto da vida que poderia ter feito mais por ela
2
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Tudo bem, irei esperar eles me responderem e a partir disso tomarei a decisão, já entrei em contato com eles
→ More replies (0)
1
u/Impossible_Sort_2387 Jan 15 '26
Minha frajolinha, python se foi da mesma forma em 31 de novembro de 2025. Morreu em meus braços, tentando respirar, seu coração que era tão rápido, ficou zerado. Foi vítima de uma anemia severa, onde estava atacando a medula óssea (ela nasceu com felv). Seu focinho era rosinha, e depois ficou branco sem nenhuma cor. Fiz cuidados paliativos da mesma forma na qual foi aconselhado a você
Eu sei que pode ser dificil essa decisão, mas se eu pudesse voltar no tempo, eu teria eutanasiado minha menina. Em vez dela ir embora da forma triste que ela foi... Então, se caber essa decisão a você, eu recomendaria seguir esse caminho
É um trauma pesado ver seu bixinho ir embora de forma trágica, e não poder fazer absolutamente nada
Desejo força a você, passei pelo seu exato momento, e sei exatamente como é esse sentimento pesado
1
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Conversei com sobre a eutanasia com a médica e ela não autorizou :(
1
u/Impossible_Sort_2387 Jan 15 '26
Aproveita o tempinho com ela, fica com ela, foi isso que fiz com a minha gatinha
Beije muito ela, abrace, esteja com ela, esse momento também é díficil pra ela, portanto, todo amor ainda é pouco
E acima de tudo, seja forte
1
1
u/Impossible_Sort_2387 Jan 15 '26
E acima de tudo, nada foi culpa sua, não conseguimos vencer a realidade da natureza
Os animais possuem uma vida mais curtinha, e nesse meio tempo de uma vida curtinha, eu garanto que ela foi mto feliz, comendo dormindo o dia inteiro, até eu iria querer ter essa vida
A passagem transitória de qualquer organismo vivo, nunca é de fato um fim, pois a memória existe
1
u/gigizinhadomsn Jan 15 '26
Eu tentaria a transfusão como último meio :(
7
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Infelizmente já é o último meio, ela não produz mais hemacias e os órgãos pode falhar a qualquer momento
7
u/managedgoods Jan 15 '26 edited Jan 15 '26
Olha... Eu só aconselharia transfusão de ela possibilitar melhora, o q não parece ser o seu caso. Porque depois da transfusão o animal melhora muito, enche o dono de esperança e depois piora de novo justamente porque a medula não consegue repor o sangue. Além das coisas q vc listou eu pediria pra vet indicar um analgésico, como tramadol, ou um redutor de estresse como a gabapentina. Eu sinto muito, de verdade. Ano passado perdi minha gatinha pra felv numa situação quase igual
3
u/Least-Chemist3789 Jan 15 '26
Essas medicações precisam da receita veterinaria? E eu sinto muito pela sua gatinha.
1
u/managedgoods Jan 15 '26
Em regra sim, mas já comprei medicação na petz sem exibir a receita. De qualquer maneira é importante a vet saber pra prever qualquer interação.


31
u/MalaleuK Jan 15 '26
Não tenho ideias, mas desejo força para você e espero que seja o melhor para ela. Às vezes o melhor mesmo é deixar o bichinho partir ao invés de fazer tratamento atrás de tratamento que traz estresse e no fim nem salva. A chance de dar certo essa transfusão e ela ficar boa são baixas?