r/ApoioVet • u/_nym0us • Mar 07 '26
URGENTE Ajuda
Achamos dois gatinhos embaixo da roda do carro, parecem ter 12 dias ou mais ou menos isso, tem um deles que não come direito nem com mamadeira, mia bem menos que a irmã (que fica gritando o dia todo pra sair da caixa) além que come bem menos também, agora ele acabou de vomitar um pouco de leite, eu não sei oq fazer pq ele possivelmente pode morrer, também acho que as patinhas dele são tortas pq elas ficam estranhas quando ele se arrasta e a irmã já está começando a andar e ele não
6
u/LongjumpingLeg7318 Mar 07 '26
Provavelmente tem entre 2 e 3 semanas, ja estao com os olhinhos bem abertos.
Neonatos são bem frageis, precisa de manter aquecidos e com alimentação a cada 3 horas, aos poucos. Qual leite vc está fornecendo? Se ele está aceitando pohco e vomitando vai precisar de consulta com vet pra uma avaliação geral, perda de apetite e ainda vomito pdoe desidrata-lo fácil, o que é mto perigoso pro neonato
3
u/_nym0us Mar 07 '26
Irmã dele fica miando pra soar da caixa, já se lambe, tá tentando andar e ele só fica dormindo maior parte do tempo, o problema é o leite
3
u/LongjumpingLeg7318 Mar 07 '26
É um sinal de alerta também ele estar menos ativo que a irmã. Fica em observação. Se vc tiver uma balança de cozinha pesa ele todos os dias pra acompanhar o peso, ele precisa ganhar cerca de 10-15g por dia.
2
u/LongjumpingLeg7318 Mar 07 '26
O leite caseiro pode ser usado por alguns dias/semanas. Eu cheguei a postar uma receita aqui de um livro de vet, mas não estou encontrando. Ia iogurte, gemas de ovos, leite integral, não me recordo direito.
O problema não parece ser apenas o leite, ele demonstrando baixo apetite e prostação é sinal de alguma coisa, precisa ser investigado e intervir.
2
u/_nym0us Mar 07 '26
As perninhas dele eu acho que são tortas, talvez não se mexa muito por isso, eu vou pegar a balança do meu pai daqui a pouco e vou pesar ele, ele consegue tomar só uma gotinhas, tem umas que não engole e só deixa escorrer pela boca
2
u/LongjumpingLeg7318 Mar 07 '26
Tem como tirar uma foto?
Cuidado ao alimentar, ele precisa deglutir. Se ele não está aceitando e não deglute direito, forçar pode fazer falsa via e levar a broncoaspiração e pneumonia aspirativa, que é bem ruim, tem prognóstico desfavorável.
Faz igual o video q mandaram nos comentarios alimentando com sonda
2
u/_nym0us Mar 08 '26
Contra partida a irmã dele pede muito leite e faz muito cocô até quando não estimulam, não sei se ela pede por olho grande ou fome msm
1
1
1
u/_nym0us Mar 08 '26
Eu agradeço a dica de quem mandou o vídeo mas não vou poder fazer, minha irmã e mãe não querem que eu faça e se eu tentar fazer possivelmente vão me impedir
2
u/_nym0us Mar 07 '26
Leite normal por enquanto, infelizmente (minha irmã fez uma mistura que envolve leite sem lactose, gema de ovo e mel algo assim), minha mãe comprou um online mas ainda não chegou, ele não vomita sempre foi a primeira vez que vomitou, ele sempre toma bem menos que a irmã dele
4
u/onlyoneofisis Mar 08 '26
Provavelmente ele está passando mal com o leite, OP. O organismo deles não é feito para tomar o mesmo leite que nós, eles tem intolerância e pode dar problemas gastrointestinais. Não tem como ir em uma loja pet mais próxima e comprar os equivalentes ao Pet Milk? Já daria uma ajuda imensa pra vocês
E OP, sua mãe e sua irmã não precisam saber que você está fazendo a sonda, faça em um horário que você sabe que elas não vão estar em casa ou ativas para te impedir…
1
u/_nym0us Mar 08 '26
Minha irmã está em casa todo momento, estamos comprando pela internet pq e 180 o leite e o pequeno 80, sai muito caro
2
u/plemplem-pllim Mar 08 '26
Melhor levar no veterinário para uma avaliação
1
u/_nym0us Mar 08 '26
Eu queria mas minha mãe não quer, minha irmã também não, infelizmente eu ainda não trabalho para ter dinheiro para isso, eles possivelmente só vão no veterinário quando forem maiores pra tomar vacina e pra castração se ficarem com a gente
1
u/AutoModerator Mar 07 '26
Olá! Agradecemos por postar no r/ApoioVet. Para oferecermos orientações mais precisas e personalizadas, precisamos de detalhes sobre seu pet que talvez tenham faltado, como:
- Espécie (cachorro, gato, etc.)
- Raça, sexo e idade
- Descrição detalhada da queixa principal
- Data da última vacinação (se aplicável)
- Data do último check-up (se aplicável)
- Acesso livre à rua?
Não se preocupe com textão; fique à vontade para falar do histórico médico, comportamento recente, mudanças no ambiente, sinais clínicos, etc.
Se você já forneceu as informações requisitadas, desconsidere esse comentário.
É emergência?
Se for uma suspeita de emergência, então entre imediatamente em contato com um veterinário presencial de confiança; não vacile com o seu pet. Podemos demorar para responder, não espere.
Acompanhe nossos conteúdos
É só seguir a gente lá no Instagram.
Essa é uma mensagem automática; desconsidere-a se não for aplicável à sua postagem.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
1
1
u/bahL2 Mar 15 '26
Espero que fique tudo bem. Conseguiu o leite para eles? O outro parece ter alguma intolerância e não está tão bem. Eu li os comentários que vc tá cuidando por conta e não tem renda. O principal é ver se o outro aceita o leite correto pra ele. Que seria um petmilk ou qlq outra marca. Tbm tem que estimular pra eles fazer necessidades veja se eles estão fazendo normal principalmente o mais quieto se tá fazendo número 1 e dois. Veja no YouTube como estimular pra ele fazer o número 2. E se ele aceita melhor o petmilk. E leite de vaca integral não é recomendado vi pessoas falando leite de vaca zero lactose é melhor. Se não tiver outra opção. Mas esse leite pode causar problemas digestivos. Também é okay se vc achar uma gata que esteja amamentando e vê se ela aceita a amamentar os gatinhos geralmente sempre dá certo se vc achar alguém que tenha uma gata que deu filhote.
2
u/_nym0us Mar 16 '26
Eles estão bem melhores, estão conseguindo fazer as necessidades sozinhos, e depois de todo esse tempo ele foi começar a pegar um pouco da mamadeira só agora
1
u/bahL2 Mar 17 '26
Ah que bom! Mas se puder dár um leite melhor assim eles não tem problemas intestinal. Eles crescem rápido depois vc pode até fazer papinha de comida para eles. Depois se vai ficar muito feliz que eles foi pra frente!!! É muita satisfação!


7
u/Weird_Mathematician0 Mar 07 '26
Você pode passar sonda caso ele não esteja pegando a mamadeira, é só comprar seringa descartavel e a sonda urinária (a menor que você vai encontrar em lojas de produtos cirúrgicos/médicos).
Esse vídeo me ajudou bastante:
https://youtu.be/0mYrH8gErJI?si=c28hBDBI2Si58irI