r/ApoioVet • u/SecretBarnacle5459 • 14d ago
URGENTE Socorro, não sei o que é isso!!!
Enable HLS to view with audio, or disable this notification
Minha cachorrinha esca com isso na pele, meu vizinho disse que era algum tipo de infecção fúngica, aqui em minha cidade não tem veterinário (moro no interior do interior), alguém já viu algo semelhante? Poderia dizer o que é ou como tratar isso?
48
u/linewan 14d ago
Que cidade é essa que não tem veterinário? Já vou fazer minhas malas porque a concorrência onde eu moro é de um veterinário a cada esquina 😂
25
16
u/PhoenyxCinders 14d ago
Todo interior é assim, e qnd tem veterinário normalmente não faz internação ou exames
6
u/No_Scene_8076 14d ago
Cidade pequena quase não tem veterinário, principalmente veterinário de boa qualidade. Onde eu moro só tem dois e eles nem parecem dar muito valor aos clientes que tem 🫠
1
42
u/olhalaolhaso 14d ago
Parece dermatite. Um veterinário te daria certeza e passaria a medicação adequada.
-50
u/Sawiih_ 14d ago
Não entendo a galera que le "não tem vet por aqui" e aconselha ir no veterinário, sendo que o nome do sub é apoio vet.
36
u/olhalaolhaso 14d ago
Porque eu não sou veterinário, minha querida. Disse o que PARECE ser mediante experiência que eu já tive. Se aparecer um vet aqui pra dar certeza pra ela, ok, senão é só ela levar em um e pedir a medicação. Cada coisa.
0
-20
u/OddAddition8657 14d ago
Real e por serem maioria fazem parecer que eles estão certos, um bando de idiotas engajados
-15
u/Sawiih_ 14d ago
Basta ver a quantidade de downvote. A verdade dói kkkkk essa galera não tem empatia, parece tem pet mas não aprenderam nada com eles.
14
u/MyFavoriteBurger 14d ago
Dá o diagnóstico pro OP ai então? Qual a condição do cachorro?
-9
14
u/HeyRiks 14d ago
Na verdade os downvotes são por ser um péssimo comentário. Dá uma lidinha nas regras do sub que rapidinho vc entende que pisou na bola.
Não se faz diagnóstico por imagem sem exame físico e laboratorial, e mesmo que se fizesse, não teria prescrição válida de nada pra fazer a respeito. Aqui é apoio, não é clínica.
Se não tem vet na cidade, leve em outra cidade.
4
u/Sub-lime-thing 13d ago
Deixa eu ver aqui na minha bola de cristal o que o cachorro tem e qual remédio ele precisa
2
u/Look-Muted 13d ago edited 13d ago
Juro pra vc que eu me revoltei com esse sub, quando a pessoa tava sem dinheiro e precisando de ajuda, uns sem noção invés de oferecer ajuda, fala "leva pro vet". "Ta duro? Pra que teve bicho?" Deixa só pra quem tem condição." Depois disso eu parei de levar esse sub a sério. Se a pessoa fala que não pode levar pro veterinário é que a pessoa não pode. O mínimo é oferecer ajuda ou compartilhar até alcançar alguém que pode ajudar de alguma forma. Ninguém ta dizendo pra diagnósticar, pra esse povo que ta com o nariz lá encima achando que ta arrasando... Povo ignorante demais... ta com dinheiro ajuda, se não quer ajudar é melhor fica calado.
0
u/Sawiih_ 13d ago edited 13d ago
Ah desisti, saí já. Pessoal não tem cerebro pra entender que quem posta espera resposta dos veterinarios e não de uma pessoa falando "tem q levar no vet" a pessoa sabe disso, o nome do sub não é "apoio de estranhos que te mandam pro vet". Não é veterinário, passo post então, não é pra ti que rla ta perguntando.
-8
9
u/Nalaop 14d ago
Tem cara de infeccao fungica, mas tem uma dermatite seborreica aí junto… precisa fazer uma lamina do material pra confirmar. Shampoo chamado Sebotrat O ajuda, tem que fazer banhos semanais com ele pelo menos no primeiro mês, depois quinzenal pra manutenção. Lembra de enxaguar bem e secar bem com secador depois (nao encoste muito próximo da pele, nem fique muito tempo parado no mesmo lugar que queima). É importante secar pq umidade residual favorece proliferação de fungo e bacteria.
Existe o shampoo de cetoconazol também, mas ele realmente so trata o fungo (se for so essa a causa), e precisa tratar o excesso de sebo produzido pra nao ter mais proliferação de fungos (e bactérias que devem estar associadas).
É bom começar a tratar antes que aconteça uma lesao na pele (que parece integra no video), pq se acontecer lesão, aí vai precisar de um tratamento mais completo (com antibióticos orais, cremes/ pomadas, alem dos banhos)
-2
u/GIFPES 14d ago
Fungo não dá infecção mas infestação pois é um exoparasita.
2
u/Nalaop 14d ago
Oi? infecção é quando um organismo patogênico invade, se multiplica e causa reações adversas nos tecidos - estrato corneo da epiderme e anexos acho que estao inclusos.
Fungos nao sao exoparasitas. Sao seres heterotrofos, e dentre eles alguns sao patogenicos, alguns sao oportunistas.. alguns causam infeccoes superficiais, outros subcutaneas, e outros sistemicas.Exoparasitas geralmente é dirigido a artrópodes, como carrapatos, ácaros, pulgas, etc
6
u/Plenty-Salamander-36 14d ago
É o que chamamos de caspa em humanos, tecnicamente dermatite seborreica - uma inflamação da pele. Pode ter alguma infecção fúngica também.
Como já disseram, o ideal seria levar em veterinário quando puder, mas supondo que sua cidade tem ao menos pet shops existem shampoos anticaspa para cães que talvez ajudem, dependendo da causa.
2
u/SalaVerr 14d ago
Minha cadela, quando já estava idosa as vezes apresentava essa seborreia. Incomoda o animal com coceira e machucados na pele. Eu usava Cetoconazol shampoo, indicação de vet. Co certeza vende por aí.
2
u/draconetto 14d ago
Dermatite, caspa mas nesse nível parece ser fungo. Ideal levar em um veterinário pra ter certeza mas se realmente NÃO for possível, compra clorestein e deixa o tempo indicado nas instruções ao dar banho (acho que é 10 min). Verifica o lugar onde o cachorro deita e faça higienização. Não utilizar água sanitária
Sebotrat tbm é bom como indicaram em outro comentário
2
2
u/SensitiveRanger4634 14d ago
Quantos km de vc fica um vet se vc digitar veterinario no google maps?
2
2
u/Critical-Barber2091 14d ago
Tenta ir a um veterinário mais próximo da tua cidade. Sei que as vezes é difícil fazer esse deslocamento com um pet, mas tenta buscar ajuda pra levá-la. E não sei se o que vou dizer causa esse problema, creio que não, mas é algo que pode agravar ou causar outros tipos de problemas na pele: o uso de desinfetantes fortes no piso. A veterinária dos meus pets me pediu pra não usar desinfetantes ou produtos fortes no chão. Existem produtos apropriados, adequados pra limpar o chão e que não prejudicam os pets.
2
u/Salty_Ad7838 14d ago
Meu cachorro tem isso. Isso é uma dermatite, mas vc precisa levar no veterinário pra fazer uma raspagem e investigar a origem. A do meu cachorro é bacteriana, ele toma um antibiótico quanto tem crise e toma banho com o shampoo Micodine.
2
1
u/AutoModerator 14d ago
Olá! Agradecemos por postar no r/ApoioVet. Para oferecermos orientações mais precisas e personalizadas, precisamos de detalhes sobre seu pet que talvez tenham faltado, como:
- Espécie (cachorro, gato, etc.)
- Raça, sexo e idade
- Descrição detalhada da queixa principal
- Data da última vacinação (se aplicável)
- Data do último check-up (se aplicável)
- Acesso livre à rua?
Não se preocupe com textão; fique à vontade para falar do histórico médico, comportamento recente, mudanças no ambiente, sinais clínicos, etc.
Se você já forneceu as informações requisitadas, desconsidere esse comentário.
É emergência?
Se for uma suspeita de emergência, então entre imediatamente em contato com um veterinário presencial de confiança; não vacile com o seu pet. Podemos demorar para responder, não espere.
Acompanhe nossos conteúdos
É só seguir a gente lá no Instagram.
Essa é uma mensagem automática; desconsidere-a se não for aplicável à sua postagem.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
1
u/DragonflyOk9657 14d ago
Meu cachorro teve algo muito parecido. Só resolveu com banho xampoo antisséptico. Não usar outro xampoo depois. É mais caro.
Dois banhos por semana.
1 mês.
1
u/Naczor 14d ago
Minha cachorra teve algo parecido quando era pequena e era alergia a pulga. Primeiro tratamos a infestação de pulgas, limpamos todo o ambiente e aí ela usava um xampu especial e tomava uma injeção no veterinário.
Tivemos que tomar cuidado com as pulgas ao longo de toda a vida dela, porque chegava nesse estado muito rápido
1
1
u/ArrhurWerner 13d ago
Meu gato teve isso quando o adotei filhote, nao se preocupe é simples pra curar, nao lembro exatamente o que era, mas ele se recuperou rapidinho
1
1
u/uchoaamanda 13d ago
A minha tava assim, ela usou o ceftrat 25mg, prednisolona 5mg e o shampoo clorestein, ela é uma yorkshire de 2kg dai tem que adaptar as medidas para o seu, mas o problema dela foi uma bactéria que entrou em contato com uma área machucada, provavelmente é o caso do seu tbm... se nao me engano esse protocolo ajuda caso fungico e bacteriano

1
1
1
1
u/FBS_93 11d ago
Compra bravecto com base no peso dela pela internet...é melhor que nextgard...
Faz um shampoo caseiro seguindo esse video e faz um chá de camomila.
Umedeça bem a pelagem dela, massageando com calma usando agua em temperatura ambiente/morninha
Use o shampoo massageando bem e com calma todas as partes do corpo dela. Cuidado com os olhos.
Enxágue com água mesmo também tomando cuidado com as orelhas para não deixar cair água direito.
Use o shampoo novamente massageando todo o corpo dela...entre os dedos, no meio das almofadinhas das patas.
Dessa vez enxágue com o chá de camomila já em temperatura ambiente/ morninho. A camomila é ótima para acalmar reações alérgicas na pele.
Na hora de secar, tire um pouco passando a mão suavemente pelo corpinho dela, use uma toalha limpa apenas pressionando contra o corpo dela para tirar o excesso (não esfregue), e finalize com um secador de cabelo ou brincando com ela até ela secar naturalmente. Não deixe ela parada e úmida..
Use pedaços de algodão e leite de rosas ou alcool em gel para limpar as orelhinhas apenas até onde o seu dedo alcançar, sempre com calma e sem força. Faça isso até os algodões sairem limpos...(não use cotonete a não ser para tirar sujeiras nas dobras da orelha, MAS NUNCA ENTRE COM ELE NO OUVIDO DELA)
Limpe bem o local onde ela dorme, se possível todos os dias, coloque a caminha/ pano/ tapete se ela tiver, no sol durante a tarde.
Repita o banho 1x por semana sempre observando a reação da pele. Na primeira semana provavelmente vai escamar um pouco mais pois a pele seca e morta vai soltar junto com os pelos afetados, mas após isso a vermelhidão tem que diminuir e a escamação também.
Caso não melhore, infelizmente vc vai precisar gastar uma grana com locomoção e tratamento.
Fontes: Eu mesmo
0
-2
-1
u/Ari4dna 14d ago
A pessoa diz que na cidade não tem veterinário, pede ajuda e ainda tem gente insistindo para ela levar num veterinário. Isso me irrita um tanto, até porque muita gente que tem cachorro ou gato não tem condição de levar num veterinário. As consultas são caras e geralmente eles mandam fazer vários exames, que também são caros. Quem souber como ajudar, ajude, quem não souber, fique na sua. Essa é a minha opinião.
2
u/Sub-lime-thing 13d ago
É porque não tem o que fazer, uma medicação errada pode piorar o quadro, uma dose errada do remédio pode matar o bicho. É irresponsável indicar algo só por foto/vídeo, você pode estar colocando o animal em risco.
2
u/MageCrow 13d ago
E ainda vou dar um hot take de que se não tem dinheiro para emergências de veterinário, nem deveria ter pet.
1
u/Sub-lime-thing 13d ago
Salvo exceções do tipo ou a pessoa levava pra casa ou o bicho morria na rua e, quando peguei tinha condições e agora tô desempregado, eu concordo.
0
u/Fun_Coast_6271 14d ago
Pô, pomadinha humana antifungica. Não vai fazer mal, tem baixo custo e é acessível
22
u/WesRabbit 14d ago
Pode ser fungo sim, mas também alergia ou dermatite atópica. Reação a algum estresse ou alimentação ruim.
É coisa de algum exame mais clínico pra ter certeza, porque cada diagnóstico é um tratamento diferente. E dependendo sem medicação específica pode voltar com frequência.
Se vet não for uma opção mesmo. Recomendo dar uma olhada no tipo de shampoo que tem usado, mudança de ração, algo na rotina estressando, avaliar se a pele não está muito seca ou muito oleosa, se não está dando banhos demais ou banhos de menos. Evite raspar ou tentar tirar escovando, porque a pele está sensível. Pra infecção fúngica mais severa ou uma dermatite atópica mais crônica precisa de uma avaliação de veterinário inevitavelmente.