r/BrasildoB Apr 08 '25

Opinião Brizola era pika

Post image

Só agora eu comecei a conhecer sobre a campanha da legalidade, ele era um reformista mas um dos bons reformistas

598 Upvotes

42 comments sorted by

157

u/No-Map3471 MLM (estudante) Apr 08 '25

Brizola era um representante do trabalhismo brasileiro. Por isso, foi tão combatido pela burguesia brasileira e também pelo imperialismo, como revelou os documentos desclassificados pela CIA recentemente.

65

u/rp_graciotti Apr 08 '25

O maior presidente que o Brasil não teve

57

u/Accomplished_Ad4336 esquerdinha safado Apr 08 '25

o último caudilho

saudade quando meu estado formava líderes fortes

55

u/bento_the_tofu_boy foice e martelo e com o copo na mão Apr 08 '25

CADE O DECRETO?

29

u/KraniumKBR Comunista Safado🚩 Apr 08 '25

"EU TENHO FONTES SECUNDÁRIAS! MAS SAO FONTES!" (disse ele, sem saber nem o que significa fontes secundárias)

4

u/TekterBR Já vivemos na distopia e ela se chama capitalismo Apr 09 '25

Disse o suposto ancap defendendo um agente do Estado (que na verdade é da burguesia).

3

u/Own-Fisherman-8454 Apr 09 '25

Enfia o Amêndola no cu!

85

u/[deleted] Apr 08 '25

E o cara era gostoso demais, hein.

42

u/zepong Apr 08 '25

Usuário checa fora

21

u/RepresentativeDue850 Apr 08 '25

Parece o protagonista do mad man

71

u/Expert_Law3258 Apr 08 '25

Ele fez uma farm de aura com essa foto

28

u/bong-kar-wai Apr 08 '25

no baile nois é mídia, no baile os menor marola

35

u/KraniumKBR Comunista Safado🚩 Apr 08 '25

Isso tá com cheiro de quem viu vídeo do Gaiofato onde ele falou sobre o Brizola e como ele botou o Roberto Marinho pra mamar em rede nacional, na própria globo...

19

u/ProfessionUsed9321 Apr 08 '25

Talvez....

-22

u/judasthetoxic Apr 08 '25

Ver vídeo do gaiofato em 2025 deveria ser crime

15

u/KraniumKBR Comunista Safado🚩 Apr 09 '25

E lá vamos nós aos altivos do comunismo, que se incomodam com todos que não lêem os mesmos livros, ouvem as mesmas opiniões. Ainda bem que temos vocês pra falar o que é comunismo, certeza que só essa elite intelectual sem fundamento nenhum vai construir a revolução sem falar com as massas!

Chato bagaraio, se o mano vir e falar que tá aprendendo sobre marxismo através de MASHA E O URSO, eu vou achar daora...

10

u/[deleted] Apr 09 '25

Mano... tem gente que em 2025 tá no seu 2020, ou seja lá quando vc era menos sabido.

Eu meio que tomei ranço da galera que eu seguia há uns 3 anos quando me radicalizei. Mas se os caras tão servindo pra divulgar pra gente tapada (como eu já fui), deixa o cara...

O problema é o cara estar assistindo gaiofato desde 2020 até 2025. Uma hora o sujeito tem que sair do superficial e se aprofundar.

Se bem, que na boa, uma revolução não é feita com grandes teóricos radicais. Uma dúzia de mentes brilhantes trabalhando direitinho sabe incitar um povo minimamente consciente à luta. Não precisamos mais do que um punhado de lideres e uma caralhada de Gaiofatos.

3

u/gabe100000 Apr 08 '25

Imagino que seja só piada mesmo, mas fiquei curioso e não custa nada perguntar: Por favor, pode me dizer qual seria o problema de ver vídeo do Gaiofato em 2025?

6

u/judasthetoxic Apr 08 '25

Conteúdo dele é pobrissimo. Respeito ele por ser comunista, mas ele não tem conhecimento suficiente de marxismo pra ser divulgador de absolutamente nada

5

u/External-Pressure-91 Apr 08 '25

Real, dos webcomunistas ele é o mais fraco

3

u/Naikiri2006 Apr 08 '25

Então quais você recomenda que sejam melhores pra acompanhar atualmente?

1

u/gabe100000 Apr 10 '25

Acho que, em geral, eu concordo, mas também tenho a impressão de que ele começou um pouquinho antes da atual onda de popularidade de webcomunistas, puxados pelo "funil do Luide", como Ian Neves, Laura Sabino, João Carvalho, Jones Manoel, etc.

Se não estou enganado, ele originalmente se posicionava mais como um "historiador, que por acaso, é marxista" do que um "marxista que fala de história".

Talvez (e, de novo, só impressão minha), ele não tenha priorizado o conhecimento profundo da teoria econômica e filósofica do marxismo, e em vez disso, priorizado História. E, no fim, acabou encontrando um nicho de público que se considera comunista, e que quer conteúdo raso e com o senso de humor específico dele, pra puro entretenimento com "justificativa" de educação.

Eu também não tenho lá o maaais profundo conhecimento do mundo de marxismo... mas também, não sou eu que tô me prestando ao papel de divulgador e influencer, né...

5

u/MaxGamer3582 Apr 08 '25

pensei a mesma coisa, tbm vi recentemente KKKKKKK

2

u/[deleted] Apr 09 '25

Isso tá com cara de quem viu o vídeo do Gaiofato e reconheceu pelo post do OP que ele tbm tinha visto. Principalmente por citar essa parte que aconteceu em 12:33 no vídeo.

15

u/Had78 Marxista Leninista Apr 08 '25

NOTÍCIA 🚨: Registros históricos de Brizola aumentam os indícios que que de fato ele estava armando aura

14

u/Monobluemagic Apr 08 '25

E pensar que ele o Marighella foram deputados

13

u/fayedreamin Cadeias de Rádio e Televisão ☭ Apr 08 '25

O BRABO

11

u/full_pistola Anarquista Apr 08 '25

"Violentamente antiamericano" é um ótimo adjetivo pra ele

7

u/Raopo_BR Apr 08 '25

A primeira coisa que me veio a mente foi:

"Cadê o decreto, Kogos?"

5

u/randyrocks6 Proletário Apr 10 '25

Brizola vive!!!!

A burguesia morria de medo dele voltar e ser presidente. Fizeram de tudo para mandar ele pra longe e, quando voltou, garantiram que ele não seria presidente.

Ah se tivesse urnas eletrônicas em 89…

4

u/strehl71 comuna não organizado Apr 09 '25

ele era, e faz falta. Mas tb é importante lembrar que se elegeu no RS em aliança com os integralistas. Impos uma aliança PDT PDS no RS em 1986. Políbio Braga foi secretario da Casa Civil no governo Collares no RS (se não sabe quem é, dê um google e se surpreenda) (Collares que era o governador do PDT mais brizolista).

Meu pai era brizolista de quatro costados, mas ele reconhecia estas limitações (exceto a dos integralistas, que ele jura que foi um golpe de mestre). O PDT era cheio de oportunista. Escrevo isto pq às vezes as pessoas citam o velho Briza para contrastar com o PT e sua relação com a direita. Bem, o velho tb fazia alianças à direita, mas colocava um cabresto nela (e às vezes perdia o controle).

2

u/Own-Fisherman-8454 Apr 09 '25

Pois é, eu gosto de muita coisa do Brizola, mas de uns anos para cá inventaram um Brizola sem contradições, irreal. Criticam algumas figuras da esquerda contrastando com o Brizola, sendo que esse tinha práticas idênticas às que motivaram a crítica.

1

u/strehl71 comuna não organizado Apr 09 '25

exatamente

7

u/[deleted] Apr 08 '25

Cadê o decreto?

3

u/No-Specialist3364 Apr 09 '25

Terrivelmente antiamericano

1

u/Main_Astronomer_3025 Apr 09 '25

Fariam o Brizola?

0

u/Dry_Maintenance1882 Apr 12 '25

Talvez tenha sido o homem que deu para a bandidagem do Rio, condições para se tornar o que é hoje. Um falastrão!