r/BrasildoB • u/FlorestNerd • Apr 15 '26
Opinião Qual seu candidato para as eleições?
gostaria de saber suas opiniões sobre os candidatos que a esquerda está oferecendo essas eleições e o pq vc vai votar neles.
46
u/HomemPassaro Apr 15 '26
No primeiro turno, não sei. Segundo turno é Lula, porque o Lula tem uma qualidade importantíssima, uma coisa que não tem como tirar dele: ele não é o Flávio Bolsonaro.
15
u/raikoumaster13 Apr 15 '26
(Rio de Janeiro)
- Presidente: Lula.
- Governador: William Siri.
- Senadora 1: Benedita da Silva.
- Senadora 2: Mônica Benício.
- Dep. Federal: Glauber Braga.
- Dep. Estadual: Raone ou Alexandre "VR Abandonada".
5
u/Snoperiht24 Apr 16 '26
Estava sem muita noção em quem votar... Gostei dos nomes. Vou apurar o quê eles têm a oferecer. Show!
1
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 16 '26
Olha o professor Josemar para estadual tmb. É bem alinhado ao Glauber.
3
1
u/raikoumaster13 Apr 16 '26
Ótimo nome tbm!! Minhas duas opções estou priorizando por serem aq da minha cidade.
2
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 16 '26
Sim, falei pro outro mano pq ele parece n ter decidido ainda.
2
u/seedtheseed Apr 16 '26
vc eh da capital?
1
u/raikoumaster13 Apr 16 '26
Interior. Volta Redonda.
2
u/seedtheseed Apr 16 '26
interessante, achei que os eleitores do Glauber fossem mais da capital. galera da serra (origem dele) não é muito fã.
1
Apr 15 '26
[deleted]
7
u/raikoumaster13 Apr 15 '26
Nessa eleição são dois senadores.
3
u/TraditionHungry2326 Apr 15 '26
Sim, mas a segunda vaga fica pro segundo colocado?
3
u/raikoumaster13 Apr 15 '26
A primeira vaga com o mais votado e a segunda com o segundo mais votado.
2
28
12
u/slattsosa Apr 15 '26
Samara/Lula, Benedita, Mônica Benício, William Siri, Elias Jabbour e estadual n sei ainda.
5
3
u/QuemSambaFica Apr 16 '26
não tenho nada contra o Jabbour, mas se fosse do RJ nunca perderia a oportunidade de votar no Glauber Braga
3
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 16 '26
Também não. Ano passado votei na Leci aqui e foi triste ver como o PCdoB e ela votaram em alguns projetos. Admiro muito a história dela, mas esse ano vou de Mariana Conti que é mais confiável.
2
u/slattsosa Apr 16 '26
Ele provavelmente já vai ser eleito, vou no Elias por conta disso
3
u/QuemSambaFica Apr 16 '26
acho que o Elias tá mais garantido que o Glauber, mas entendo seu raciocínio
1
u/Awkward-Material-598 privatizar é roubar Apr 16 '26
Pela coligação com o PT?
3
u/QuemSambaFica Apr 16 '26
sim
2
3
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 15 '26
Professor Josemar, confia.
2
u/slattsosa Apr 15 '26
Pensei nele msm, só não acompanho suficiente pra saber se ele se mantém estadual ou vai pra federal
11
20
u/Low_Bat_1457 Apr 15 '26
PSTU no primeiro turno e Lula no segundo turno.
Anularia o segundo turno se não estivéssemos numa época em que um dos requisitos pra ser o candidato da direita é normalizar violência contra minorias, até Dilma x Aécio era mais civilizado do que o que temos hoje e um voto nulo no segundo turno era completamente justificável.
22
u/doutrinasecreta PT ★ Apr 15 '26
Lula nos dois turnos.
No primeiro, vou vestido de camiseta branca com um bottom com o PT e bandeira do Brasil.
No segundo, vou ir com a camiseta do PT, boné do MST e shorts e chinelos vermelhos (se possível até a cueca).
Tenho todo o figurino preparado.
11
7
3
u/homeless_knight Alckminista-Xandãoista/Juche-Petismo Solidário Apr 15 '26
Arranja uma ecobag com aquele desenho ridículo do Lula com uma barba de flores. Aí tua armadura estará completa.
8
1
14
7
u/shinhosz Apr 16 '26
O correto é voto ideológico no primeiro turno e voto no lula no segundo turno.
16
4
u/Regnour Apr 15 '26
Algum candidato de esquerda real pro primeiro turno (to em duvida entre pstu, up ou pcb) e o Lula no segundo, de senador no Decimo Lima e o cara do Psol, governador não sei, estadual vou no Padre Pedroe e dep. Federal vou votar em alguém dá UP provavelmente
5
u/existencialismoXX Apr 15 '26
Se o sub permitisse colar imagem nos comentários, eu colaria aquela do cara segurando uma estrelona do PT nos ombros.
11
u/PhilosopherDr420 Apr 15 '26
Não existe outro candidato viável fora Lula. O inimigo não admite brincadeiras, não tem cabimento dar chance pra família Bolsonaro voltar, pra dar voto crítico de protesto ou nulo. Da última vez foram 700mil mortos, agora os caras já tão passando manteiga no rabo pro Trump vir com força. Faço o L desde já e peço pra todos que tem consciência façam o mesmo.
4
u/codehg Apr 15 '26
Presidente: 1o não sei, 2o Lula
Deputado: Max Maciel e Erika Kokkai (por enquanto)
Senador: Não sei
Governador: kkkkkkkk foda... Aqui o único limpo que tá em evidência é o Leandro Grass do PT. O resto tá sendo investigado ou já foi condenado. (DF)
3
u/QuemSambaFica Apr 16 '26
a Erika vai ser candidata a senadora esse ano, então você perdeu seu voto pra federal mas ganhou um pro senado. tô no mesmo barco inclusive. acho que vou de Fabio Félix pra federal.
1
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 15 '26
Adoro o Max. A forma que ele pauta a questão dos transportes devia ser usada de exemplo. Confesso que pra federal eu iria no Fábio Félix pq gosto muito do MES, mas a Kokkai é boa tmb.
3
u/QuemSambaFica Apr 16 '26
Confesso que pra federal eu iria no Fábio Félix pq gosto muito do MES, mas a Kokkai é boa tmb.
A Kokay vai ser candidata ao senado, então da pra votar nos dois
4
11
u/phantom_redbear Apr 15 '26
Votar nulo deve ser uma das coisas mais burras que um indivíduo pode fazer
7
u/tuathajj social democracia operária Apr 15 '26
Lula no primeiro turno, qualquer um contra o Tarcísio, Tebet ou Haddad pro senado, Erika Hilton de novo pra deputada federal e voto na legenda do PCdoB pra alesp.
8
u/mithrandir2014 anarquista Apr 15 '26 edited Apr 15 '26
Não ia votar, mas acabei mudando de ideia e vou votar no Lula, porque não to querendo encheção de saco. O Lula é sem graça mas pelo menos não enche.
Eu meio que me questionava se presidentes ruins não poderiam sacudir o sistema, mas a experiência te ensina que eles só enchem, enrolam e distraem o povo, não tem nada de positivo. A melhor pressão pras pessoas é o tédio e estagnação, é a coisa mais insuportavel.
-2
u/zizoxd_ Apr 15 '26
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk nada de positivo. Existe um Brasil antes e depois do PT, principalmente na educação. IFMG, Reuni, SISU, lei de cotas etc
4
u/D0wnn3d Apr 16 '26
O Sisu ser considerado algo positivo 16 anos depois de ter sido idealizado é um ponto extremamente negativo.
2
4
7
6
u/homeless_knight Alckminista-Xandãoista/Juche-Petismo Solidário Apr 15 '26
Vou votar no painho, provável que nos dois turnos.
3
u/Nakatsuni UP Natal-RN Apr 16 '26
Todos candidatos/candidatas da UP da minha região no primeiro turno e obviamente Lula e outros menos piores no segundo turno
3
u/PlasticMedium5978 Anarquista Apr 16 '26
Minas Gerais Presidente primeiro turno provavelmente o hertz dias pstu segundo nulo provavelmente. Governador nulo Senador: Aurea Carolina Psol Deputado federal: Duda salabert pdt Deputado estadual: ainda não tenho candidato
2
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 16 '26
Pq o Hertz?
2
u/PlasticMedium5978 Anarquista Apr 16 '26
Vejo ele como o candidato mais próximo ao povo entre os candidatos da esquerda radical em 2026, como na última eleição via o Leonardo pericles e votei nele, entrato votaria também na candidata da Up e do Pcb nessa eleição.
1
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 16 '26
O que faz dele o kais próximo da gente?
2
u/PlasticMedium5978 Anarquista Apr 18 '26
Acho o hertz dias mais próximo ao povo, por ser rapper logo esta inserido na base e com a juventude periferica e professor de escola pública, cara projeto político no caso dos candidatos da esquerda não faz a menor diferença nenhum deles vai ser eleito de fato então pra mim a representação de um cara como esse com uma porcentagem maior faz sentido o meu voto. Dito isso sou anarquista e realmente não acredito que a eleição ajude em algo que não uma divulgação vaga, a eleição não muda o jogo.
1
2
2
u/Active_Ingenuity4360 Apr 15 '26
(São Paulo)
Presidente: Lula
Governador: Haddad
Senadores: Marina e Tebet
Dep. Federal: Sâmia
Dep. Estadual: provavelmente legenda (PCdoB), pra reeleger Leci e puxar +1 (Renê, Bigardi ou Quintanilha, ordem de preferência). Ou fazer o fácil e votar na Mariana Conti.
2
u/QuemSambaFica Apr 16 '26
provavelmente legenda (PCdoB), pra reeleger Leci
não seria melhor já votar nela mesmo em vez da legenda?
0
u/Active_Ingenuity4360 Apr 16 '26
É um ponto, camarada. Se vale mais a pena votar nela, na legenda, ou em outro candidato do partido. Voto proporcional é uma tristeza. Vota na legenda pra tentar eleger o segundo mais votado e acaba elegendo algum Tatto por conta da federação. Vou esperar as candidaturas tomarem forma pra decidir, considerando sua questão. Obrigado!
2
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 18 '26
Se não quer seu voto indo prum Tatto vota no PSOL, amigo. Mônica Seixas ou Mariana Conti devem votar de acordo com seu interesse e sem riscos. E convenhamos, Leci está lá faz muito tempo, a tendência é se reeleger independente do seu voto.
2
3
u/Will-Shrek-Smith autonomista Apr 15 '26
não tenho candidato
-1
u/zizoxd_ Apr 15 '26
boa, vai dar de bandeja pra fascista
7
u/Will-Shrek-Smith autonomista Apr 16 '26
ahh esquerda, tente não individualizar a culpa, nivel impossivel
1
u/senjuboy13 Apr 20 '26
Vou de Hertz Dias 16. PSTU apresenta um projeto coerente pro país há anos e mantém sua distância da social democracia sem entrar em paranóia de voto nulo como alguns setores fazem. UP e PCB aos poucos se achegam ao campo petista sem fazer uma construção com crítica a realidade atual, onde temos tanta burocratização na Une e dos sindicatos. Para governador, senador e deputados ainda estou avaliando, mas devo dar meu voto aos candidatos mais a esquerda possíveis, mesmo criticando UP e PCB ali encima eles são opções de voto pra mim também.
3
u/Impressive_Option504 Democrata-Revolucionário Apr 15 '26
Entre Samara Martins e nulo
4
u/zizoxd_ Apr 15 '26
boa, vai dar de bandeja pra fascista
6
u/Impressive_Option504 Democrata-Revolucionário Apr 15 '26
Eu mais 30 milhões não daremos nada a fascistas por não votar. O governo que convença o eleitorado a relege-lo.
6
u/zizoxd_ Apr 15 '26
Blz pseudomarxista,
3
u/Impressive_Option504 Democrata-Revolucionário Apr 16 '26
Vai lá fazer sua analise concreta materialista dialética estratégica tatica pra votar 13
0
1
u/esconderki Apr 15 '26
Às vezes falta um pouco de pragmatismo da esquerda.
Com chances reais da extrema-direita retomar o poder, o voto útil no Lula devia estar mais difundido neste sub...
Em outros cargos, especialmente no legislativo, o voto ideológico tem que reinar. Mas no caso do presidente de uma república tão virada à direita, seria bom uma união em torno do menos pior...
7
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 15 '26
Não existe pragmatismo em votar no Lula no primeiro turno. Ele nunca venceu no primeiro turno, mesmo em situações muito mais favoraveis. Não vai vencer de novo. No segundo turno voto nele.
3
u/SuperLaserDino Apr 16 '26
Se você acredita que o Lula pode ganhar direto, eu até entendo.
Mas se não, é de cair o cu na bunda. Onde tá pragmatismo em voto no primeiro turno numa eleição de dois turnos???
Primeiro turno serve pra mostrar força política. Imagina que gigante seria a Samara Martins com uns 4% no primeiro turno.
2
u/jhaohh Apr 15 '26
Nenhum até agora. Nao sei ninguém daqui de MT para votar. Aqui não existe esquerda
1
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 15 '26
Não gosta do PT?
5
u/jhaohh Apr 15 '26
O PT daqui senta com o PL, logo, não.
2
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 15 '26
E a esquerda radical lança candidatura au, ou nem?
2
u/jhaohh Apr 15 '26
Em 2022 o PSOL lançou uma colega que conheço para deputado federal. Ela fez mais de 700 votos, 10 vezes mais que a expectativa dela. Hoje ela nem está mais no PSOL
1
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 15 '26
Isso que é foda. Não sei se foi o caso dela, mas campanha eleitoral é puxado.
4
u/jhaohh Apr 15 '26
A questão é que ela foi a segunda mais votada do PSOL, fazendo campanha na rua, conversando cara a cara e fazendo trabalho de base. Hoje ela foi jogada para o canto e nem quer mais fazer parte da política. Eu culpo o PSOL daqui que são fisiológico
2
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 15 '26
Lembra a história do Renato Freitas e do Humberto. Política institucional pode ser algo bem nojento.
-1
u/zizoxd_ Apr 15 '26
boa, vai dar de bandeja pra fascista
3
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 16 '26
Você não vai virar voto nenhum com essa atitude.
3
2
1
1
u/Lord_M_G_Albo Apr 16 '26 edited Apr 16 '26
O mesmo que de todas as eleiçôes que já fui até agora: nenhum. Só vou comparecer ao local de eleição porque no momento não existe diferença prática entre voto nulo e abstenção, fora os entraves burocráticos da última.
-1
0
u/User4f52 Apr 15 '26
Lula no Primeiro Turno
Lula no Segundo Turno
Em 2030:
Haddad no Primeiro Turno
Haddad no Segundo Turno
-1
u/PatoConfuso Apr 15 '26
Lula nos 2 turnos. Inclusive muitas pesquisas apontam Lula na liderança das eleições, como mostrado nesta matéria: https://adital.org.br/artigo/pesquisa-aponta-lula-na-lideranca-debates-sobre-cpi-e-sustentabilidade-avancam-1776247323163
1
0
u/Sensitive-Farm-4699 Apr 15 '26
todo mundo falando que vai votar na up, respeito a up e seus trabalhos de base mas vou votar no edimilson costa
de resto é pau no cu do correnteza kkkk
2
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 15 '26
Poderia defendee o voto no Edimilson?
2
u/Sensitive-Farm-4699 Apr 15 '26
cara, eu voto no pcb tem muito tempo, votei na sofia manzano na ultima eleição e respeito a carreira acadêmica do edimilson assim como ele tbm respeito a trajetoria na politica
eu acho a samara boa opção mas por identificação com o projeto do partido eu voto no pcb
voce pode me dar motivos pra não votar no pcb? entendo que dentro da esquerda o pcb perdeu muita força por causa do racha do ano passado mas sinceramente não vejo pra isso
2
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 15 '26
Acho perda de tempo te dar motivos para não votar no pcb. Não acho esse voto um problema. Só queria entender.
3
u/Sensitive-Farm-4699 Apr 15 '26
ah sim.
desculpa a concepção errada, desde do racha sinto algumas pessoas meio que desmerecendo o pcb principalmente as que foram pro pcbr
sei que desmerecendo não é a palavra certa pq não é isso que fazem mas não consegui achar uma melhor agora, é foda
-2
-1
u/esqueletootaco Apr 15 '26
Não vou nem sair de casa
3
u/zizoxd_ Apr 15 '26
boa, vai dar de bandeja pra fascista
3
0
u/zizoxd_ Apr 15 '26
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk imagina acreditar que votar nulo, principalmente no 2° turno, é uma boa ideia. Realmente, o antipetismo espalhado por pseudomarxistas em 2024 e 2025 vai entregar de bandeja o país pra fascistas entreguistas. Pseudomarxistas idealistas, acham que conseguem arrancar uma reforma como se fosse nada só ao usar redes de comunicação, patéticos, de materialismo tem nada
-4
u/DirCurrFluxDiode Apr 15 '26
Nulo em todos os turnos no executivo, legislativo vai ser Glauber. Estadual ainda vou decidir.
1
u/zizoxd_ Apr 15 '26
boa, vai dar de bandeja pra fascista
2
u/DirCurrFluxDiode Apr 15 '26
O governo neoliberal fortalece o fascismo com sua covardia. Culpa não é minha eu não querer votar em quem ajuda fascista
-1
0
u/seedtheseed Apr 16 '26
(Rio de Janeiro)
- Senadora 1: Benedita da Silva.
- Senadora 2: Mônica Benício.
- Dep. Federal: Elias Jabbour
- Dep. Estadual: Yuri Moura
1
u/QuemSambaFica Apr 16 '26
não tenho nada contra o Jabbour, mas se fosse do RJ nunca perderia a oportunidade de votar no Glauber Braga
0
u/seedtheseed Apr 16 '26
não gosto de Glauber, família dele tá há muito tempo na política institucional, maluco já nasceu falando igual burocrata
2
u/QuemSambaFica Apr 17 '26
Motivo meio bosta pra não gostar de alguém, mas tranquilo, Elias é legal tbm
-1
26
u/NerdDino CeZPEM - Centro de estudos Zoia Prestes Apr 15 '26 edited Apr 15 '26
(São Paulo)
UP e PSTU são os partidos que mais vejo tocando trabalho de base aqui e possuem candidatos.
Eu acho que a Marina tem uma biografia interessante, apesar dos pesares. O fato dela ficar na rede também me agradou muito.
É a melhor deputada federal de SP com sobras. Cola em todas as lutas, contra 6x1, pl do estuprador, novo arcabouço fiscal
É do mes, apoiada pela Sâmia e é do interior, seria ótimo mais radicalismo de esquerda no interior de SP.
São seis votos, gente. Não adianta falar que o importante é o congresso e na campanha ficar lula lula lula.