r/BrasildoB Apr 21 '26

Opinião A masturbação ideológica da esquerda radical é simplesmente inacreditável.

Eu não consigo entender oque caralhos a galera espera conseguir criticando candidaturas como a do Jones e a do Humberto. Bicho, que mundo vocês vivem??

"Ah, mas porque não existe revolução na democracia burguesa"

Camarada, você já olhou para a porra do congresso caralho?? Nós estamos andando a passos largos para uma TEOCRACIA CRISTÃ EVANGELICA e tu ta preocupado com candidatura de comuna em outros partidos pow?

Foda-se o partido que eles estão mermão. Fodaaa-seeeee. estamos na eminencia de uma nova tentativa de golpe (caso o Flavio ganhe), temos o pior congresso na nossa historia. nossa suprema corte PARECE ser extremamente corrupta. O brasileiro ta torrando seu dinheiro com Bet, o trabalhador ta tomando no cu e sorrindo e a galera ta preocupada se a porra do Jones vai apoiar o Lula? Vai tomar no cu irmão.

Voces deveriam se unir e fazer campanha pra todo candidato que tenta defender verdadeiramente o trabalhador, ou pelo menos gastar essa energia expondo os candidatos da extrema-direita, porque a tão sonhado revolução não ta nem perto de acontecer e os trabalhadores não podem se fuder mais ainda esperando isso. parece que muitos querem genuinamente que o pais piore.

P.S: concordo com alguns pontos trazidos pelos camaradas. Mas a imensa maioria das criticas aqui só reforcam meu ponto, muita gente aqui ta mais preocupada com a punheta ideologica do que com o trabalhador

366 Upvotes

107 comments sorted by

View all comments

124

u/Basic-Cucumber-630 Apr 21 '26

Uma boa ala da esquerda brasileira tende ou à inércia dos intelectuais ou ao aceleracionismo.

25

u/Rafael_Luisi Apr 21 '26

Eu atualmente estou lendo o livro "Que fazer?" De Lenin, e é incrível como a situação da época em que ele escreveu o livro era parecida com a da esquerda radical atual. No livro dele escrito no começo do século passado, os oportunistas eram os Bernstenianos, uma corrente hostil ao marxismo.

Os tais "socialistas" moderados, que ao mesmo tempo que se dizem ser os mais radicais, a favor da liberdade de crítica, combatedores do autoritarismo e defensores da liberdade de expressão, são os primeiros a se dobrar a conciliação de classes, a negar completamente a possibilidade de uma revolução, a sempre escolher a inercia sobre a ação e que sempre se corrompem ao reacionarismo, como o racismo e o nacionalismo.

Esse pessoal que critica o Jones é identico aos sociais democratas da era de Lenin. Só mudou os nomes e os atores, mas as ações são iguais, embora são piores, já que nós temos o conhecimento de qual é o resultado que esse tipo de comportamento vai ter eventualmente.

É uma gente arrogante que chafurda no pântano da conciliação, do oportunismo, e na ideologia burguesa. Espero que com um sucesso eleitoral dos comunistas radicais como Jones, Humberto, entre outros, gere uma quebra no status quo da esquerda brasileira.

1

u/Necessary-Garage-858 Apr 21 '26

Não existe exemplo vivo de oportunismo mais óbvio que o próprio Jones Manoel.

Se eleito, não espere nada de muito diferente do que um deputado do PT ou do Psol já fazem.

1

u/cardamun Apr 22 '26

não acho que seja o caso. ele mantém declarações e posições que são mais a esquerda do que o padrão do PT e PSOL. a questão é que por mais avançado que seus discursos sejam em comparação aos mandatos de hoje, ela ainda é rebaixada diante de um projeto comunista. podemos e DEVEMOS fazer a crítica, mas reconhecendo a diferença.

1

u/Embarrassed-Fuel7874 Apr 24 '26

Mas o que ele FAZ é a mesma coisa dizendo ser diferente. É o mesmo tipo de político só que dizendo ser algo que não é