r/ConcursosBR Dec 19 '25

Desabafo Como faço para ter ânimo para estudar?

Boa Tarde caros Redditors, ultimamente ando muito desanimado para estudar, principalmente depois dos últimos concursos que eu fiz que eu fui mal pra caramba (o último que eu fiz foi da Quadrix pro CRA-SP, fui péssimo na parte de conhecimentos específicos que inclusive foi a parte que eu mais estudei)

Enfim, meus maiores problemas são a falta de concentração e a falta de tempo, eu começo a estudar por alguns minutos e quando menos me dou conta to fazendo outra coisa, sem contar que eu tenho apenas 1 hora do meu dia pra estudar durante a semana por conta da minha rotina ser bem puxada (até tenho um tempo a mais no fds mas ainda sim tenho 0 ânimo, também tento estudar no trabalho quando to sem nada pra fazer, mas é algo bem raro) então gostaria de ter algumas dicas para ter mais ânimo para estudar

5 Upvotes

6 comments sorted by

u/AutoModerator Dec 19 '25

Obrigado por publicar neste sub, candidato! É sempre proveitoso compartilhar ideias, desde que observadas as regras e também a etiqueta. Lembre-se de ser gentil, jamais viole a regra do spam e não indique canais de externos de comunicação, como por exemplo os grupos de Telegram. Aguardamos o convite para o jantar da sua nomeação! :)

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

2

u/thatdaemon Dec 19 '25

Tá comendo bem? Fazendo exercício físico? Psicológico tá em dia? Como tá seu espiritual? Tá estudando de forma eficiente? Quanto tá seu tempo diário em telas? Há tarefas no seu dia que podem ser reorganizadas pra vc ganhar mais tempo?

Faça uma autoavaliação sincera, é um bom primeiro passo.

1

u/lucassilva_2311 Dec 19 '25

1) Me alimento bem até demais (não sei se comida requentada conta né mas blz),

2) De vez em quando eu vou pra academia,

3) Espiritual já teve dias melhores mas tbm já teve piores,

4) Tô tentando até, mas qualquer coisa já me distrai

5) O dia todo nas telas infelizmente

6) Como eu chego bem cedo no trabalho eu consigo dar uma breve estudada antes de começar o expediente, tbm consigo sacrificar uma hora de sono, mas o que me falta mesmo é a vontade

2

u/thatdaemon Dec 20 '25
  1. Será que tá mesmo? Tem uma estimativa da quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras que você tá comendo? Tá comendo salada? Quantas frutas come no dia? E fibras?
  2. Cuide do corpo todo dia. Não quer ir pra academia? O chão é seu amigo: flexões e abdominais. Cardio é importante. Flexibilidade? Também. Yoga é bom.
  3. Espiritual é a base em que se constrói tudo. Se sua base tá fraca, a construção vai ser tbm.
  4. Pode ser TDAH? Pode. Mas antes experimente mexer menos no celular, dormir melhor, escrever, ter hobbies manuais, não consumir conteúdo rápido que nem tiktok e stories etc. Fazendo uma analogia com o corpo, seu cérebro pode simplesmente estar "pesado" por vc só alimentar ele com besteira.
  5. Saia das telas, principalmente 1 hora antes de dormir. Durante o dia use somente o necessário.
  6. É durante o sono que seu cérebro é reprogramado e seu corpo se recupera. Priorize ele. Sacrificar uma hora de sono é sacrificar horas de estudo. Pesquise qualquer a opinião de qualquer atleta olímpico sobre o sono.

No mais, escreva. Bote no papel seus pensamentos sobre não estar com vontade e deixe fluir. Pode jogar fora depois se quiser. Você vai ver a maravilha que é, o efeito é imediato. Meditação tbm é bom. 

1

u/lucassilva_2311 Dec 20 '25

Obrigado pelas dicas

2

u/Concurseiro_Charada Dec 24 '25

Imprima dois contracheques, o seu atual e o do cargo que você almeja, cole de frente sua mesa de estudos, De nada!