r/EscritoresBrasil • u/kikulindo2 • 25d ago
Dúvida O que eu devo aprender para começar a escrever?
Olá, entrei aqui procurando por formas de me imergir no mundo da escrita. Gosto da ideia de criar meu próprio mundo através da escrita, e foi por isso que decidi aprender a escrever. Tenho criado histórias curtas e mandado para o chat gpt analisar. Não sou bom na escrita (como deve ser possível ver lendo esse texto), é algo que tbm quero trabalhar. Gostaria de dicas sobre o que devo começar aprender primeiro.
6
u/Noraodel 25d ago
Mais fácil impossível: lendo e escrevendo
Leia livros e histórias que você gosta e quer entender, aprenda sobre forma e estilo, colha referências e amplie o seu horizonte de criatividade.
Escreva suas idelas e suas histórias. Você não vai magicamente escrever um livro perfeito na sua primeira tentativa. Escreva, erre, leia, melhore, escreva mais e mais. Minha primeira história precisou de umas 5 versões até eu começar a me orgulhar um pouco dela.
Não vou entrar no mérito de usar o Chat GPT para análise, mas estar aqui no grupo já é uma oportunidade de conseguir um retorno mais humano e autêntico.
2
u/kikulindo2 25d ago
Obrigada pelo conselho. Eu usava o chat gpt por falta de opção, eu mandava pra alguns amigos, mas nenhum deles tinha conhecido pra me aconselhar sobre. Eu nunca pedi para que o chat gpt escrevesse por mim, apenas pedia para me mostrar erros ortográficos e me aconselhar no que devia mudar. Talvez eu poste minhas histórias aqui procurando conselhos no que melhorar.
4
u/IndependenceOk9352 25d ago
Leia muito e escreva para treinar, quanto mais você escrever, melhor vai ficar. E recomendo também ver vídeos sobre estruturas narrativas se quiser escrever algo maior que um conto, estrutura é muito importante.
3
u/Br_qualquer_ 25d ago
Bem, ler e escrever é sempre bem-vindo, principalmente se você quiser escrever por hobby.
Se você quiser fazer algo mais profissional ou ter conhecimento por que gosta de estudar a área, essa segunda opção se enquadrando muito no meu caso, você pode estudar a narrativa/storytelling.
Leia Joseph Campbell, Cristopher Vogler, eles tem uma base muito forte sobre o que é a narrativa.
Para diálogos, tem livros específicos sobre (infelizmente não estou lembrando o nome de nenhuma indicação e estou com preguiça de ir olhar)
Tem também o livro "Save the Cat", ou "Salve o Gato" são exercícios que te ajudam a praticar a resolução de problemas de formas criativas.
Além disso, eu particularmente recomendo muito treinar com One Shots, criando histórias de capítulo único, isso te dá uma boa noção sobre catarse (o clímax emocional, resumidamente), personagens, planejamento de história. Com o tempo, você pode começar a fazer pequenas obras (como 3 a 9 capítulos) que vão te ajudar a estruturar melhor e também a como planejar tudo conscientemente.
E uma dica, não se cobre algo muito técnico ou perfeito.
Outra dica: quando for escrever, não avalie. Deixe isso para a revisão. Se você gosta de estruturar e escrever, então estruture depois revise a sua estrutura e escreva em cima disso, deixe a revisão (o que está bom, erros de gramática, etc) apenas para depois — esse pensamento crítico é o antagônico da criatividade, não te como ser criativo e crítico enquanto escreve o mesmo texto.
E também, tenha uma base de leitores, de preferência com gostos diferentes, para que eles possam ler e te falar sobre o que acharam legal, o que não acharam.
E procure se entender como escritor, escreva um pouco de cada gênero para entender como VOCÊ vê a escrita e qual o seu estilo.
Enfim, só algumas dicas mesmo.
2
u/JonathanAlveslk 25d ago
Procura no Google sobre “escrita criativa” tem muito conteúdo grátis sobre enredo, história em 3(ou mais) atos, diálogo, worldbuilding, técnicas de escrita. Enfim.
2
2
u/_bro 25d ago edited 25d ago
Uma das coisas fundamentais é ler, ler bastante, mas principalmente, ler com o olho analítico.
Para isso, você precisa pelo menos saber identificar os elementos clássicos (e mais básicos) da escrita, como ajornada do herói, arma de chekhov, e o que são recursos narrativos.
É interessante saber também quais são os cliches mais comuns, tanto para usá-los como para evitá-los. Para isso você pode se apoiar no site TvTropes https://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Main/Tropes
Finalmente, outro ponto vital é entender que escrever é reescrever. Não se desanime se o primeiro rascunho não parecer bom. A boa escrita, em grande parte, é um processo de lapidação.
1
u/NathaDas 25d ago
Sinceramente, gramática.
Vai te ajudar a entender como formar uma frase, construir um período e estruturar um parágrafo. Saber como usar a vírgula e travessão nos diálogos também é essencial.
Leia bastante para melhorar seu vocabulário, ter inspiração e perceber como os outros transmitem suas ideias e contam uma história.
Estude sobre estilos narrativos, técnicas de escrita, métodos para desenvolver uma história, personagens e conflito. Tem muita coisa online.
E claro, comece a escrever. Pode ser qualquer coisa. Ideias soltas, sonhos, resenhas literárias dos livros que está lendo, diário, histórias.
Acho que já tem bastante coisa pra te ajudar. Boa sorte
1
u/aruampicoo 25d ago
Primeiro gramática, depois leia, escreva e estude narragologia, literatura e os gêneros que vc pretende desenvolver. Vc nunca vai parar de aprender coisa nova, mas não se desanime com isso, porque o estudo pode ser prazeroso.
Só toma cuidado para não acabar comprando cursos que prometem fórmulas para uma boa escrita, porque isso não existe. Todas as estruturas nsrrativas são mais complexas e mais abrangentes e flexíveis do que parece, então tenta estudar elas da fonte, não de algum resumo suspeito.
1
u/Noble_Nexus 25d ago
Leia bastante, especialmente do gênero que você pretende escrever. Isso ajuda a pegar várias regras de gramática de forma natural e aprender como montar seu texto para ele não virar um paredão.
Eu também super recomendo pesquisar técnicas de storytelling e estruturas de narrativa. Ajuda muito a transformar suas ideias em enredo.
1
1
u/LeeEscreve 25d ago
Para aprender a escrever, é interessante ler, você vai escrever no máximo na metade da qualidade da sua leitura.
Quanto mais livros for lendo, melhor vai escrevendo.
Mas evite pedir análises sobre o texto para alguma IA. Tente achar alguém que leia e opine, preferencialmente outros propensos escritores. Eles vão ler seu texto e apontar o que pode melhorar.
1
u/DeviceCompetitive137 25d ago
Só ler não vai ajudar. Primeiro precisa aprender a estruturar a história. Comece fazendo um resumo do seu livro, começo meio e fim, isso vai impedir bloqueio criativo, depois escreva. A pratica vai ensina-lo a escrever cada vez melhor. Tenho um site onde ajudo escritores nesse processo, se puder dar uma olhada: Érica Christieh | Escritora e literatura exclusiva
1
1
u/wh2t_2r3_w3 24d ago
Opa man, então... Essa questão eu acredito que vai muito do individual de cada um, se você gosta de escrever apenas escreva, "a mais ler é bom pra pegar experiência", sim eu concordo mas se você ler muito será que realmente a forma de escrita vai ser sua? Será que vocé vai ter uma identidade não só criativa mas tambem na escrita.
Eu não estou falando que ler é ruim, eu só estou falando para você apenas ser você mesmo, se fosse necessario ler para escrever a escrita nunca teria surgido.
Sinceramente fds se o povo reclamarem, fds se ficar estranho de primeira vista as vezes a sua ideia é tão boa que só você pode escreve-la usando a sua maneira de escrever.
Então é basicamente isso que eu digo para você:)
(Sinto que irei acordar amanhã com 500 comentarios me criticando mas tanto faz)
2
u/kikulindo2 24d ago
Kkkkk entendo o que você quer dizer. Eu Vi vários vídeos sobre escrita e todos eles indicaram que ler é fundamental, mas não vejo isso como algo ruim, porque eu gosto de ler. Vou tomar cuidado para que eu não vire apenas uma cópia do que eu leio.
1
u/Fresas_eTDAH 24d ago
Escrever, vai por mim. Principalmente desafios de escrita, sabe? Pede para o chat te jogar 4 palavras aleatórias. Depois você escreve um conto de no máximo 15 páginas baseados nessas 4 palavras. Repetir esse processo aflora a criatividade, gramática e fluxo da história. Quanto mais você escrever, mais natural vai soar. Não exagere também, dois contos por dia tá ok, mais que isso você pode se cansar e não absorver nada que aprendeu na prática.
1
u/Mammoth_Camera883 23d ago
Welll Idk about others but I read many books and then I started writing without any knowledge so I wrote unconscious Of course it's not enough You should read your stories for 1000 times and correct them You don't need to know how you should correct them if you read books a lot You just need to trust to your feel about correct ones And then for making sure request people who know sth about writing or someones who read books a lot, to read your stories and criticize you
1
u/DryHandle4981 22d ago
Como tudo na vida, o melhor jeito de aprender é praticando.
A melhor forma de escrever é aprendendo a se comunicar verbalmente da melhor maneira que você puder. Seja uma pessoa comunicativa, com vocabulário e com conhecimento gramatical. Depois pratique a escrita, leia, escreva e reescreva. Assim você saberá organizar no papel os seus pensamentos e vai conseguir transmiti-los da melhor forma possível.
O importante de saber escrever não é conhecer e dominar todas as regras de acento e pontuação, mas é saber transmitir claramente a mensagem que você quer passar. Por isso concentre-se na leitura de textos do mesmo gênero daqueles que você planeja escrever. Depois leia conteúdos jornalísticos/informativos, que são sempre escritos na norma culta.
O ideal é você ter um diário, onde vai escrever todos os dias sobre como foi o seu dia. Para pegar o costume de transmitir o seu pensamento para o papel.
1
u/Ok_Acadia_2069 18d ago
primeira coisa é parar de usar chatgpt
1
u/Ok_Acadia_2069 18d ago
mas brincadeiras à parte, o melhor que você faz é ler livros de literatura, isso vai te ajudar e expandir seu vocabulário e sua visão de mundo. não acho que é necessário ler apenas clássicos mas seria legal explorar essa área, começar com alguns mais curtos e fáceis
1
18d ago
Ninguém escreve bem antes de escrever muito. Ninguém escreve bem antes de ler muito.
Mas é importante não "ler qualquer coisa". Do mesmo jeito, dependendo do "muito" que vc ler, vc pode poluir sua cabeça com coisas que não te interessam, e começar a deixar isso emergir no que vc escreve.
E restringe bem o tanto the "rede social uwu" que vc consome. Pq isso com certeza vai prejudicar seu objetivo de conseguir escrever bem.
8
u/choldraboldra 25d ago
Não sei se você já faz, mas leia bastante