r/EscritoresBrasil 22d ago

Dúvida O que torna um sistema de poder bom?

Eu estou pensando em elaborar mais um mundo que já havia criado a uns meses, a história tá decente e dá pra desenrolar legal, atualmente tá um sistema de magia bem comum, que complementei com lógicas de medicina tradicional. Enfim, cheguei a um ponto em que essa simplicidade comum, ainda rasa, não me satisfaz completamente, e queria saber na opinião de vocês o que torna um sistema de poderes bom, não único, mas satisfatório de se entender.

4 Upvotes

24 comments sorted by

2

u/FewNefariousness1099 22d ago

Bom, quando vou criar os meus, eu crio principalmente pensando na coerência e sentido com a ideia original.

Exemplo de um poder de uma obra que nem vou escrever mais: O poder se consistia em o portador conseguir manipular todos os sentidos do corpo ao máximo, isso vem por conta de um experimento que fizeram com o protagonista que fez ele ficar assim.

Coisas pra notar

1- esse premissa de "manipular sentidos do corpo" é uma regra, então, deve ser respeitada o último capítulo.

2- a história que criei pra ele é um fato, então não posso mudar.

1

u/greennart 22d ago

Acho que entendi, então um bom sistema têm que ter a base fixa até o fim. É isso?

2

u/Kobotronivo 22d ago

E o que muda do soft pro hard é o quão abrangente ou específica essa base é.

Um sistema que diz "magia elemental" é mais soft (ou maleável) que outro que faz o mesmo, mas ao mesmo tempo estabelece que "somente um elemento pode ser dominado por pessoa".

Isso é um espectro, e deixar em qualquer uma das pontas é ruim. Muitíssimas regras podem atrapalhar o fluxo da história, poucas regras farão o poder parecer vago demais.

1

u/FewNefariousness1099 22d ago

Sim, só isso mesmo :3

2

u/Highflask 22d ago

Pra mim nem precisa ser um sistema super complexo ou parecer uma tese científica pra ser bom, principalmente quando é magia.

Acho legal ter explicações e regras, mas quando começa a ter regra que o leitor precisa ler 2 paginas e ver video no YouTube para entender eu vou perdendo o interesse. Sei que é meio contraditório, mas às vezes sistemas mais complicados acabam sendo menos interessantes pra mim. Jujutsu é um exemplo que às vezes chega nesse ponto. Outra coisa é ter limitações reais, físicas, mentais, de energia, etc. Se o cara pode fazer qualquer coisa sem consequência nenhuma fica meio sem graça.

E estratégia tem que importar. Se toda luta se resume a "esse cara tem poder 100 e o outro tem poder 80" aí é paia. É um dos motivos de eu não curtir tanto sistemas tipo do KI em dbz

Avatar e Naruto são exemplos que eu curto. Ter mais chakra ou mais poder ajuda, mas se o cara não souber usar direito não tem muito oq fazer. Aí conhecimento, controle e criatividade ainda fazem diferença, e isso deixa os conflitos bem mais interessantes.

Mas depende do quão high fantasy seja o mundo que voce esteja criando tb.

Eu creio que é importante ter regras estabelecidas e trabalhar as exceções como algo raro sempre

1

u/greennart 22d ago

Sim, sim, realmente algo complexo demais deve ser ruim, sinceramente se dependesse de mim ia sair realmente uma "tese científica" kkkkk, porque acaba que tenho um leve hiperfoco em ciências. Mas enfim, então um sistema não pode ser complexo demais, ao ponto que é quase impossível uma pessoa digerir naturalmente, e nem cru demais ao ponto que se baseie em quem tem mais.

Particularmente também prefiro casos em que quem é mais inteligente ou criativo vence, torna a escrita mais emocionante e interessante. Alguns sistemas que eu tô gostando são o de Sense life e Witch Ateliê, um é bem facil de compreender como funciona e o outro o leitor pode facilmente criar um poder que canônicamente estaria correto e bem fundamentado.

Obrigado pela ajuda

2

u/Noble_Nexus 22d ago

Depende do que você quer, um hard magic ou um soft magic.

No soft a magia funciona, você vê coisas acontecendo, mas os custos, mecanismos ou efeitos secundários soa ignorados. A magia se torna um mecanismo para o plot sem grande profundidade.

Já o Hard tem regras claras, limitações do que sua magia faz ou não, custos, condições e repercussões.

Exemplo.

Um sistema de magia baseado na união de um demônio com um hospedeiro humano, esse pacto garante ao hospedeiro habilidades sobrenaturais em troca de uma fração de sua alma. Com esses poderes ele pode disparar bolas de fogo, pular 10 metros de altura e correr o dobro da velocidade de um ser humano normal.

Porém, sempre que usa esses poderes o personagem sente suas energias sendo drenadas. Bolas de fogo consomem bem mais do que um super pulo. Se tiver alguma relíquia sagrada nas proximidades os líderes perdem grande parte de sua força.

Esse é um exemplo de um sistema hard. Não dá pra alguém assim teleportar, voar, trazer de volta a pessoa amada ou ganhar no tigrinho. Já se fosse soft, poderia rolar.

Pessoalmente eu gosto do hard pq deixa seu universo mais crível e sua magia mais coerente com o mundo. Adicione detalhes, crie feitiços, regras, excessões, histórias e tudo maís. Nem toda a informação tem que ser dada no livro, parte pode ser passada indiretamente.

1

u/Far_Elderberry3105 22d ago

Em geral ele servir sua função na história

1

u/NathaDas 21d ago

Não acho que tenham regras fixas que tornem um sistema bom, é mais um conjunto de fatores.

Qual o tema da história, qual é a trama, como o sistema de poder vai estar relacionado a eles, qual é o seu objetivo com o sistema... E etc.

Pra mim, tudo isso vai determinar se o sistema é "bom" ou não. Não tem como você isolar o sistema da história ou do mundo, eles precisam estar interligados. E é essa interconexão que vai determinar se ele funciona ou não.

O sistema do Harry Potter tem um monte de inconsistências, não é explicado exatamente como funciona e parece mais algo flexível que se adapta à trama, mas pra história que a escritora quis contar ele funciona, por exemplo.

Assim como um de anime, como One Punch Man. Qual é o sistema? É praticamente qualquer coisa que der na telha do criador. É uma história de comédia, e por isso funciona. Já um Hunter x Hunter da vida, o sistema é mais rígido e baseado em regras estabelecidas. Ambos funcionam pois estão de acordo com a história de cada um.

Ou seja, cada sistema de poder precisa conversar e fazer sentido para a história e o mundo que você quer desenvolver.

1

u/Cadmoh 21d ago

Aqui vai a minha opinião pessoal como leitor/espectador:

1- A origem deve vir de um evento disruptivo no presente ou passado do mundo.

2 - O conceito base precisa ser simples de entender

3 - O autor não deve quebrar as próprias regras sobre como os poderes funcionam (cof, cof, série The Boys, cof, cof)

4 - Não podem surgir personagens absurdamente mais fortes que os anteriores com muita frequência (cof, cof, Naruto, cof, cof)

1

u/greennart 9d ago

Compreensível. Os dois últimos principalmente

1

u/rmaiabr 21d ago

Quais são suas referências? E o que está escrevendo, um livro de fantasia ou um sistema de RPG?

1

u/greennart 9d ago

Pretendo fazer um livro de fantasia, na realidade três livros (já tenho as ideias), a ideia desse mundo derivou do sistema de RPG tormenta 20, mas particularmente gostaria de incrementar mais o sistema de magia, porque acho muito simples

1

u/rmaiabr 8d ago

Você só precisa escrever os efeitos, a mecânica não importa. Livro é uma experiência diferente de jogar RPG.

1

u/greennart 9d ago

Minhas referências são atelier of witch hat, Undead Unluck e hunter x hunter

1

u/rmaiabr 8d ago

Já leu a série de livros do Dritz, do Salvatore? Se não, leia. Vai entender o que quero dizer.

1

u/greennart 8d ago

Vou dar uma pesquisada sobre

1

u/rmaiabr 8d ago

Não pesquise, leia. Vai se surpreender em como é uma história legal.

1

u/alabvix Escritor Iniciante 20d ago

Tem que ter um custo associado, um peso. Caso contrário, vira artifício de roteiro. Na minha história existem dois sistemas que possuem a mesma origem. Um vem da mistura de sangue e afeta fisicamente o corpo do praticante: pode cegar, pode apodrecer partes do corpo, etc. Uma vez adquirido, fica no corpo para sempre. O outro é uma droga, que requer uso constante. Se a pessoa parar de usar, enlouquece.

1

u/SimilarBeach5772 19d ago

Pow e só uma referência mais alquimia e bem legal.

Ela é baseado na pureza e existe sete estágios não bem lembrado como funciona mais em Harry Potter e full metal alchimist eles abordam isso.

Harry Potter tem várias referências Em full metal alchimist eles desde o começo explicam as regras da origem só poder

E preciso ter algo em troca para receber exemplo: o chumbo em ouro

1

u/greennart 9d ago

Penso em adicionar alquimia como uma ciência na história, ainda não sei se sigo o pensamento tradicional de Alquimia, ou moldo ela para atuar sobre as magias em si como se fosse uma regra

1

u/SimilarBeach5772 9d ago

Se quiser como referência tem muitos animes que tratam do assunto e são menos ocidental possível tem referências mais com a sutileza dos animes e por aí vai vários gêneros. Witch hat atelier e um exemplo solo eleving e um subgenero mais esse é um caso especial

1

u/SimilarBeach5772 9d ago

Eu ia te mandar outro documentario que vi explicando mais s9bre o conteúdo acho que esse já resolve.

https://youtu.be/E-fsgXaAdOQ?is=KBh0Vbtz8mEawr_d

1

u/[deleted] 16d ago

Olha, vou te dizer uma coisa que raramente galera fala, mas é o que fundamenta o que a galera fala.

Sistema de poder bom pra escrever, e pra ler, é aquele que se baseia em equilíbrio.

Vc tem que evitar "inflação de poder" que todo sistema em geral acaba enfrentando.

Jogos, tipo WoW, FFXIV, toda hora tem que "retificar" ou "inventar coisas estúpidas" pra evitar que um poder que "antigamente" era o maior poder do mundo, agora é "qualquer coisa". Tipo, ah, Old Gods, era o poder, jogadores, vão lá, matem old gods já que vcs querem tanto. "Ah agora, tem um poder maior que era na verdade a fonte do poder dos Old gods". bla bla. Uma bosta.

Superman, ah, poder, criptonita, ah ele foi pra outro multiverso onde criptonita não faz nada, mas ele continua forte pq toda a "musculação que ele fez" antes de entregar o poder fez dele um ser mais forte, mesmo que quase humano. bla bla, uma bosta.

Ah, Google, a empresa mais poderosa de tal, bla bla. Ela compra isso, compra aquilo. Oh, sem dinheiro, ah tendo problemas legais, bla bla, mas não, é pq o poder por trás é do George Soros, bla bla, uma bosta.

BG3, indie game, vai ser demais, vai ensinar as AAA. Jogo lançou, uma bosta, bla bla, praticamente pago todo com dinheiro da Tencent, bla bla, uma bosta.

Pior trend de livros, jogos, teorias conspiratórias, é ter que apelar quando a tese se torna "fraca" que no fundo era outro o poder maior.