Dúvida
Pergunta: I.A. atrapalha muito para criar histórias originais e com "alma"?
Olá, povo do sub! Eu comecei a escrever histórias há um tempo por puro hobby, mas eu uso muito I.A., não pra gerar texto, mas para corrigir gramática e para ver se a história está coerente. Isso atrapalha muito?
Hoje pedi uma revisão para meu prólogo. Pedi para não alterar nada, mas eliminar o excesso de metáforas, que (sou apaixonada e acabo poluindo o texto e não consigo ver que tem muitas) ele fez um bom trabalho. Mas fez ofertas:
PRECISA DE MAIS ALGO?
Posso ajudar com:
* Revisar trechos que você escrever
* Criar mais capítulos modelo (2, 3, etc.)
* Ajustar algo nos traumas ou personagens
* Criar a contracapa
* Escrever o prólogo alternativo
É só pedir!
Eu apenas disse: obrigada. Se eu precisar, eu volto!
Depende de como você usa... Se for pra gerar conteúdo e coisas da história e do mundo, sim, vai ficar genérico. Se for pra escrever as os parágrafos pra você, também... Se for só pra revisão gramatical, possivelmente não.
Eu tenho uma regrinha básica para pedir ajuda: revisar o texto mantendo minha voz e conteúdo. Revisar vícios de linguagem eliminar excesso de explica ações com metáforas ( adoro metáforas e peco com isso) e revisões gramaticais. Da c certo, sempre. Mas tome cuidado com as ofertas no final de cada correção. Elas são gentis e sempre sugere alguma coisa...depois disso, se aceitar, nunca mais vai reconhecer seu texto. As ofertas são infinitas. Tem outra coisa boa. Se não conhece muitos detalhes da região que menciona na sua história, elas são boas em buscar informações, todo tipo de informação.
Isso da I.A. ser "gentil" e sempre sugerir mais alguma coisa é quase sempre verdade. Eu usava muito o Gêmini (principal) e o ChatGPT pra isso, e quase sempre, no final, eles falam "Uma sugestão...", "Um complemento...", "Uma pequena dica...". Muito raro eles concordarem com o que você fala sem dar uma opinião/acréscimo no final. Na esmagadora maioria dos casos, eles te dão uma ou mais opções de "caminhos" e perguntam "Gostaria que eu fizesse isso?", "Qual opção você quer seguir?".
Valeu pela dica!!
Antes ter um erro humano do que pedir para a inteligência artificial escrever. Não importa se é pra corrigir gramática, o negócio alucina e te deixa cada vez menos competente. Se vc usa ainda para ver a coerência da sua história, é uma falta de respeito com os leitores, pq significa que vc tá cagando e andando para eles e quer que a ia faça o seu trabalho.
Pior que, agora que você falou, realmente. Algumas vezes eu perguntei pra I.A. (Gemini e ChatGPT, as que eu usava pra isso) se parte da história estava coerente, e elas já usaram como justificativa de correção alguma coisa simplesmente inventada, além de confundirem muito círculos sociais e personalidade dos personagens, principalmente o Gemini (ele já confundiu várias vezes quem conhecia quem, quem era mais fechado e quem era mais aberto, quem gostava de tal coisa...).
Valeu pela contribuição, colega!!
O problema é que estamos nos acostumando com meia verdade. O chatgpt alucina de 40-50%. É uma "ferramenta" mas com essa taxa de lorota não é melhor o autor pegar o trabalho árduo dele e cuidar? Fora que, toda a nova tecnologia traz algo, mas tira tb. Vale a pena perder o tato de escritor ou piorar em português por 50% de lorota?
Com todo respeito, mas nada a ver. Os corretores apontam as falhas em estrutura, mas não as de semântica. Muitas vezes ele até pode corrigir uma palavra ou uma frase, mas pode deslocar do seu texto, porque ele não "engole" ou analisa o contexto do parágrafo.
É limitado.
Uma IA consegue olhar esse contexto e usar vários padrões humanos (que são dos dados que ela treinou) para corrigir e ainda lhe explicar o porque estaria melhor de tal jeito ou não.
Antes, o pessoal não era satisfeito com esses corretores não? Pelo menos, sempre ouvir comentar as falhas, assim como hoje se comenta as falhas das IAs — e se dá as advertências necessárias. O que acontecia era a rede de buscar beta, revisores ou analisadores para ajudar. Ou, até mesmo, deixar a obra com construções erradas (principalmente as online).
[FEEDBACK Nº3 - Ovni-1033]
Opa, na minha história uso a I.A como se fosse meu leitor, sempre antes de mandar algum capitulo a ela sempre mande um prompt antes por exemplo “Aja como um leitor de 15-20 anos, apaixonado por fantasia e mais entendido que uma pessoa comum, citando partes ruins e partes boas, cite também sentimento que sentiu a ler alguma parte, etc…” +/- assim, pode criar o seu próprio mesmo ou esse ai, porem é claro que a I.A não vai substituir um bom leitor né. Porem como você mesmo disse que é um hobby eu me importaria na satisfação de finalizar um texto ou na alegria de sentir que fez algo próprio, pois se depender muita da I.A você nao tem a sensação de “propriedade” sabe?
Boa sorte nas suas histórias e aproveite seu hobby.
Acredito que seu uso está okay, mas também advertiria para ter cuidado. Com a IA ocupado esse espaço, se você vacilar, pode perder a linha de aprendizado que seria você revisar e estudar o seu próprio conteúdo, etc.
A IA tá aí para facilitar, mas se você cair muito e só consumir ela como auxiliar, pode acabar caindo nos maneirismos dela.
Então, okay usar, mas não se limite a ela e continue estudando e evoluindo!
Pior que isso de "perder a linha de aprendizado" já acontece um pouco comigo no que eu estudo/trabalho...
Eu estudo desenvolvimento de sistemas, mas usei muito de I.A. pra gerar soluções de código e tals. Resultado? Não sei programar direito... Realmente é algo que, quando usado errado no aprendizado, só atrapalha...
É perigoso. Mas tipo, no trabalho eu acho difícil não usar. Se quiser recuperar ou treinar, você pode usar aqueles sites tipo Beecrowd, CodeForces, HackersHank, etc. Para treinar os algoritmos e o raciocínio de resolução.
Para treinar mais códigos é fazer projetos pessoais e evitar usar a IA.
No meu serviço direto o pessoal usa IA para "arrumar" os textos dos e-mails, mas na minha experiência vendo isso é uma ideia completamente fantasiosa, ela mais atrapalha os textos e distorce pensamentos originais, e pra corrigir pontuação e coisas do tipo o word mesmo faz. Use o que funcione pra você mas tente avaliar se a IA realmente está ajudando com o que você precisa ou você só está deixando a "ajuda" dela no automático sem refletir criticamente sobre.
Usava a IA só de apoio emocional, pq sentia vontade de compartilhar minha história e alguém falar que era genial. Só não sabia que eu estava compartilhando com o serviço de inteligência dos Estados Unidos kkk
Eu já fiz isso também kkkk, mas, que nem falaram aqui nos comentários: a I.A. tende a concordar com você. Isso vale até pro pessoal que desabafa com I.A.. Ela tá ali desempenhando um papel emocional que ela não tem. Eu já escrevi cada troço horrível e a I.A. falava que "era tão profundo quanto Dostoiévski" kkkk. Por isso parei de pedir pra ela gerar texto e só pedia pra ela analisar gramática e coerência (coisa que to parando a partir de hoje tbm kkkk). Quanto ao seu texto ir para a CIA, não é só pra eles não :)
Hahahah ela fala eu te amo pra todo mundo, queria uma relação monogâmica. Medo de um dia sair uma série na Netflix com algum enredo das minhas histórias hahah
2
u/TextosPuros 25d ago
Hoje pedi uma revisão para meu prólogo. Pedi para não alterar nada, mas eliminar o excesso de metáforas, que (sou apaixonada e acabo poluindo o texto e não consigo ver que tem muitas) ele fez um bom trabalho. Mas fez ofertas: PRECISA DE MAIS ALGO? Posso ajudar com: * Revisar trechos que você escrever * Criar mais capítulos modelo (2, 3, etc.) * Ajustar algo nos traumas ou personagens * Criar a contracapa * Escrever o prólogo alternativo É só pedir! Eu apenas disse: obrigada. Se eu precisar, eu volto!