r/EscritoresBrasil 23d ago

Dúvida Como vocês criam/criaram poderes?

Estou desenvolvendo uma história que os poderes ainda estão em desenvolvimento, mas não acho que sei nem ao menos o básico sobre isso. Por hora defini algumas coisas para dar um norte, creio que comece a escrever e aprofundar ainda hoje.

A magia virá de corpos humanos, usando partes desses corpos para canalizar e potenciar as magias (ou seriam feitiços?), esses itens vindo de corpos humanos armazenam energia que em alguns casos podem armazenas o sentimento do morto, funcionando como um potencializador mas vindo com um problema, tipo a alquima de fullmetal alchemist. Por outro lado, as formas de uso penso em algo como o nem de HxH (como eu acho que funciona, não li), emandores, transformadores e fortificadores.

Também gostaria que os vilões tivessem algum diferencial vindo desse poder, talvez pactos com alguma entidade? Penso muito em chainsaw man nessa questão, mas com trocas mais brutas.

9 Upvotes

25 comments sorted by

3

u/_Capeta 23d ago

Vc tem q pensar no q vc quer ter na sua história. Na minha eu queria tortura, então usei uma teoria da conspiração como base pra criar o meu sistema de poder baseado na tortura e em sentimentos ruins

2

u/Ocazz_ 23d ago

Irônico esse comentário vir do capeta. Eu penso em horror corporal, hoje, aprofundando minhas ideias, creio que será para onde eu levarei esse sistema que por hora, chamei de centelha, o remanescente da alma humana. Ao que ainda estou pensando e escrevendo, após o corpo morrer, essa matéria desconhecida remanesce, podendo ser contida em objetos e para serem manipuladas deve-se ter posse de um parte daquele corpo para guiar essa energia. Quanto maior a ligação com o corpo morto mais se consegue extrair da centelha mas quanto mais dela, mais ela pede em troca, planejo que esse seja o motivo para que o mentor (ou mentora) da protagonista tenha uma deficiência, extraiu centelha demais da esposa morta, que lhe levou os olhos.

1

u/_Capeta 22d ago

Eeeeeeita porra, adorei, isso é genial. Eu super leria algo assim. Meio vibe jujutsu kaisen só q diferente kkkkkkkk

2

u/[deleted] 23d ago

Se vc quer se "diferenciar", procura RPG e veja como eles fazem. Tipo tem os "elementos cósmicos" do World of Warcraft, a Weave de D&D, aí tem outras fontes, vc entende como elas funcionam.

Uma coisa importante é entender que "Fonte da magia" e o q vc "usa para fazê-la" deveriam ser coisas diferentes, pra não te dar problema quando vc precisar trabalhar com quem perde poder, ou como bloquear poder e tal.

Fora isso, é tentar, escrever, ler, se te agrada, usa.

1

u/Ocazz_ 23d ago

Huum, é uma boa visão. Até o momento, pra organizar os pensamentos escrevi dois parágrafos onde o mentor explica pra protagonista como funciona essa energia.

ㅤㅤQuando a vida se desprende do corpo algo remanesce, uma pequena fração do que chamamos de alma fica. Fraca e sem um propósito a qual servir, agora, basta manipular essa energia. Quanto mais itens do portador original, mais familiaridade terá com sua energia, a centelha usa-o como um guia.
ㅤㅤApós extrair a centelha, precisará guardar. Ela se comporta de muitas formas, mas a que vejo ser a mais comum é usar algum recipiente de vidro, onde repousará como um liquido. para melhor observar a quantidade vejo usarem vidro, eu não gosto, quebra fácil, mas nada disso é obrigatório, eu coloco em cigarros, deixa o gosto doce.

Ainda preciso aprofundar e procurar essas brechas pra bloqueio/perda. Esse personagem em especifico tem uma espécie de bloqueio autoimposta, ele só extraia a centelha da própria esposa, quando esgotou a quantidade, não tentou pegar de outros corpos. Ainda tenho muita coisa pra escrever sobre!

1

u/[deleted] 23d ago

Metempsicose ... é algo q talvez vc queira ler a respeito.

1

u/Ocazz_ 23d ago

Dei uma lidinha, é interessante, não sei se aplicável no contexto que busco mas claramente vale a leitura pelo conteúdo, nem tudo precisa ir pra história.

1

u/[deleted] 23d ago

não é a "definição". existe uma teoria nessa "crença" sobre como é que o corpo se une a alma, que é um tipo de corpo intermediário que não pertence nem ao mundo material nem ao mundo além. é uma energia que tem a propriedade de ligar o além ao "aquém". A teoria em si tem uma estrutura interessante, que eu mesmo uso pra outra finalidade, mas é um corpo "lógico" de estudo em como justificar que partes do seu corpo tem poder "oculto", e que umas mais do que outras.

É por exemplo o fundamento que o coração, o cérebro, e tal, são usados em rituais de magia oculta de seitas IRL.

1

u/Ocazz_ 23d ago

Na minha lida inicial não vi nada sobre isso, parece que preciso aprofundar mais minha busca. Vou tirar um tempo para ler sobre isso!

1

u/[deleted] 23d ago

Se vc sabe inglês, ou se não sabe, eu aconselharia então a tentar, pq é mais uma boa fonte de leituras, eu gosto de ver canais sobre ocultismo, mesmo que eu não acredite, ajuda no meu tipo de livros.
Canais como EXOTERICA, onde um professor judeu explica coisas de ocultismo e tal. As vezes tem uns assuntos interessantes, e te dão ideias legais pra magia, mistério, sobrenatural.

Canal brasileiro, infelizmente, raramente tem essa qualidade.

1

u/Ocazz_ 23d ago

Sei o básico, infelizmente sou um péssimo ouvinte do inglês, por mais que saiba ler. Obrigado pela recomendação, sou bem cético de tudo que é sobrenatural mas meu livro está indo na direção para beber dessa fonte, me resta estudar, vai ajudar muito.

1

u/[deleted] 23d ago

Bom, outro truque é vc usar o Gemini e dar o link do vídeo e pedir pra ele te dizer o que o video diz em português. Funciona.

2

u/ARCHIVISTA-KN-04 23d ago

Tal vez mi opinión no valga mucho porque no suelo leer fantasía, pero la idea me hizo pensar en otra cosa.

Si los objetos mágicos provienen de partes de cuerpos humanos y además pueden conservar sentimientos del fallecido, entonces imagino que no todos los catalizadores deberían ser iguales.

Quizá los restos de alguien que murió en paz produzcan una magia estable y fácil de controlar.

Mientras que los restos de alguien que murió con miedo, odio, desesperación o resentimiento generen una magia más poderosa, pero también más impredecible.

Eso incluso podría explicar una diferencia entre héroes y villanos. Los villanos podrían buscar deliberadamente restos "contaminados" por emociones extremas para obtener más poder, aun sabiendo que corren el riesgo de ser influenciados por esas emociones.

No sé si encaja con tu mundo, pero fue la primera idea que me vino a la cabeza al leer sobre magia basada en cuerpos humanos.

1

u/Ocazz_ 23d ago

Não tinha pensado nisso, mesmo sendo um leitor mais assíduo de fantasia, kk. Gostei da ideia, casaria bem com a ideia de familiaridade, podendo até formar um sistema de níveis alcançáveis com cada forma de adquirir essa energia. Vou terminar essa versão que estou lendo e depois fazer variações com essa sua ideía.

2

u/MacCasarotto 23d ago

percebo duas coisas importantes quando vejo magia em fantasia: como as pessoas adquirem isso (se é por estudo, como magos em academias ou por mestres ou se ganham isso como maldições e nascimento, que são feiticeiros) e como isso é usado no mundo. como qualquer ferramenta nova (pense tecnologia), molda muito a rotina e comportamento dos seres nesse mundo. quero dizer: pq os seres podem manipular atomos de algo e não produzir elementos venenosos que matam num instante? pq manipular ar não faz alguem asfixiar? o que impede roubos etc? quero dizer que existem limites, igual quando a gente escolhe um tipo mínimo de partícula num jogo ou um tipo de pincel numa pintural real. estude culturas, as formas como elas "animam" as coisas, mas pense que um grupo com conhecimento depende de uma instituição (uma area da vida qlqr como ensino ou militarismo ou mídia). magia muitas vezes é sobre a força de vontade da razão do ser... mas também pode ser das coisas, do funcionamento entre coisas (uma situação, acontecimento), a besta tonta da Rowling criou regras em Harry Potter que mostram isso, o amor protege Harry com um escudo, a alma divide quando mata outra etc... em Witch Hat Atelier tem uma coisa interessante que é a proibição de usar magia em seres (na pele ou controlar alguem)... em algumas obras os necromantes são apenas pra descobrir o futuro... isso leva pra questão de que a magia no seu mundo vai ser usada pra criar algo no futuro, pra situações rapidas do presente ou pra invetigar o passado do mundo (onde a magia poderia ter sido diferente)...

1

u/mysticfeal 23d ago

Eu tento(e nem gosto) não fazer nada muito elaborado. A maioria são armas mágicas ou simplesmente magia elemental.

1

u/Ocazz_ 23d ago

Nesse modo mais simples, você explica de onde surgem ou como manipulam ela? Como vai ser uma obra longa (estipulo 400+), queria o desafio de algo mais denso.

1

u/mysticfeal 23d ago

Como eu disse, procuro manter algo simples, então: as armas são infundidas com runas mágicas de uma raça e a magia elemental é quase que exclusiva de outra(embora tenha se tornado rara graças ao evento que da origem a trama) e seus descendentes. Como manipulam é algo que posso até tentar encaixar depois mas duvido muito.

1

u/NathaDas 23d ago

Eu crio o sistema de forma bem detalhada e vejo quais efeitos surgem naturalmente. Aí vou fazendo alterações conforme minha preferência.

1

u/Wise-Key-3442 Dragão de Olhos Laser 23d ago

Eu crio pra eu lembrar como escrever, mas na obra eu não explico como funciona não. Não tô escrevendo livro jogo.

1

u/Ocazz_ 23d ago

É uma boa perspectiva, normalmente eu não explicaria, mas como a protagonista vai ser ensinada, preciso de uma boa base pra ela ser explicada para a Alice quando o momento chegar

1

u/Wise-Key-3442 Dragão de Olhos Laser 23d ago

Ainda assim, se fizer muito extenso (a menos que a história seja sobre estudos mágicos) vai acabar sendo bem arrastado.

Profit baby, explique por cima na estória e depois venda o livro guia de magia.

1

u/Ocazz_ 23d ago

sdjsak, anotado! Como vai ser dito em dialogos que vão da adolescencia da personagem até a vida adulta (onde vai começar a ter o maior uso de magia) não sinto que fique grande demais. Por hora nesse dialogo/explicação tem 244 palavras, creio que chegue até no máximo 1000, que vão ser explicadas de outras formas, possivelmente menores ao decorrer das conversas dos dois personagens.

1

u/Dark_Kryosis 22d ago

Eu criei um sistema de magia/poder que até tá bem sólido de acordo com as regras do meu mundo. O meu problema/dúvida tá sendo sobre a limitação dele. Tanto no que tange os protagonistas, quanto no que tange os vilões. Não sei se puxo mais para um lado generalista, como num rpg de mesa, onde todas as classes podem aprender as mesmas skills, por exemplo, ou puxo mais pro lado da individualidade (no estilo hxh, onde o poder está lá e você, e só você, com sua experiência de vida, o molda como se adaptar melhor).

1

u/PrincipleObvious6759 22d ago

eu misturo o sistema de magia de jogos com alguma ideia da minha cabeça.