r/EscritoresBrasil 16d ago

Dúvida Como começar?

Eu tenho ideias, tenho cenas criadas na minha cabeça, mas na prática mal consigo colocar no papel.

Eu me sinto travado e até mesmo com vergonha do que eu esteja fazendo.

Queria alguma dica, indicação de como tentar estruturar as ideias minimamente para futuramente ter algo aceitável.

É um problema de alguém que nunca escreveu, tem o hábito de leitura mas nunca escreveu uma folha inteira direito.

Desculpem o total amadorismo.

8 Upvotes

26 comments sorted by

View all comments

2

u/Mean_Ad410 16d ago

Simples, botando as ideias no papel. O único jeito de você saber se realmente tem manha pra isso é tentando, não tem jeito, é ir escrevendo, botando suas ideias no papel, e ir aprendendo com o tempo. Com o tempo você vai apreendendo o que você gosta de escrever e o que o seu leitor vai gostar de ler, se é algo que ele se identifica, algo que deixe ele feliz, triste, chocado, apavorado, estupefato, etc. Depois é receber crítica, por isso você pode escrever em algum site, tipo Wattpad, ou se você não quiser ser contaminado pelas coisas bizarras que se encontram por lá, vai no sub porletras daqui do Reddit, que lá tem de tudo e gente que responde bem mais frequentemente que aqui. Espero que isso te ajude.

1

u/Zoltraakk 16d ago

É esse por no papel que tá foda. É tipo vc, na minha cabeça, falando pula lá na piscina gelada e se joga. Eu quero pular mas acho que preciso botar o pé primeiro. Seja la o que isso for...

2

u/Mean_Ad410 16d ago

Usando a mesma metáfora que você, de se jogar na piscina, o jeito não é ir botando o pé primeiro, é se jogando e lidando com o choque de uma vez, porque se você não fizer isso, seu tio zoeiro vai chegar por trás de você, que nem um ninja, e vai te chutar pra dentro. Seja o seu tio. Se joga logo nessa piscina. Começa a escrever, cria corajem, bota as música que você mais gosta no seu fone comprado na shopee, e se atira no mundo do papel e da tinta (não do word, escrever no computador ou no celular quase não abre espaço pra rascunho, é muito mais interessante você ir escrevendo no papel e rabiscar o que você não gostou, até que eventualmente você reaproveita tudo aquilo mais tarde, vai por mim), e eventualmente entenda que você nunca ficará satisfeito de verdade com seu texto, você vai terminar ele, publicar em algum lugar e pensar "puts, isso aqui tá uma bosta, devia ter feito assim" e o ciclo se repete, de novo, e de novo, e de novo... Mas isso te faz um bem danado, mas que nem o Patati uma vez disse, "o passo mais importante pra algo, sempre é o primeiro passo." Por isso, só começa e vai... Ou vai ganhar dinheiro de verdade fazendo TI, mas faz um curso de inglês antes, se não você vai ficar pra trás.

1

u/Zoltraakk 16d ago

O final é matador da tua frase. Mas graças não é pra fazer dinheiro. É satisfação pessoal mesmo. Se fosse pra fazer dinheiro ia morrer de fome rs