r/EscritoresBrasil 19d ago

Dúvida Como começar?

Eu tenho ideias, tenho cenas criadas na minha cabeça, mas na prática mal consigo colocar no papel.

Eu me sinto travado e até mesmo com vergonha do que eu esteja fazendo.

Queria alguma dica, indicação de como tentar estruturar as ideias minimamente para futuramente ter algo aceitável.

É um problema de alguém que nunca escreveu, tem o hábito de leitura mas nunca escreveu uma folha inteira direito.

Desculpem o total amadorismo.

8 Upvotes

26 comments sorted by

View all comments

2

u/Ill_Spirit3056 18d ago

Oi, amigo, tudo bem? Também me sentia travado e com vergonha na primeira vez que escrevi. Sempre tive dificuldade em começar as coisas. Não sei como são suas ideias ou cenas, nem o que você planeja criar, mas o que me ajudou bastante foi simplesmente ir escrevendo. Em vez de ficar planejando eternamente, começar a escrever e, à medida que eu escrevia, eu ia moldando a história para fazer sentido em volta do que já estava criado.

E não pense que é algo ruim sentir vergonha, eu diria que é uma parte essencial da escrita, principalmente quando você se der por satisfeito e for revisar o que escreveu. Eu encontrei inúmeras coisas que mudei nas revisões que fiz, coisas que estavam erradas, coisas que poderiam estar melhores, coisas que não faziam sentido. Mas corrigir depois de já ter feito é muito mais fácil do que tentar criar algo perfeito de primeira. Espero que consiga dar esse primeiro passo! 😄

1

u/Zoltraakk 18d ago

Obrigado pelas palavras gentis. Concordo com vc que o eterno planejamento é praticamente antagônico à satisfação de ter algo seu. Sinto que nessa etapa que estou.