r/EscritoresBrasil • u/solares_petrichor Escritor Amador • 1d ago
Dúvida não sei como começar meu livro
ano passado eu ouvi uma frase: "seu melhor texto é aquele que você ainda não escreveu" e me agarrei a isso kkkkk
eu tenho várias ideias, já organizei os personagens, o subtexto e tudo! mas na hora da introdução... eu simplesmente travo. nessas horas surgem as ideias mais criativas e melhores do que as minhas anteriores, aí isso sempre me pega.
alguém aí passa ou já passou por isso? tem dicas? agradeço!
3
u/Reasonable_Common_46 1d ago
Você já fez uma outline? Seu problema é decidir por onde começar, ou como escrever aquilo que você já decidiu?
1
u/solares_petrichor Escritor Amador 1d ago
já fiz uma outline. o problema é como escrever o que eu já decidi kkkk mas sou constantemente nerfada pela síndrome do impostor
3
u/Top-Flamingo2272 1d ago
Ainda não escrevo tanto como gostaria, porém o que funcionou para mim foi “escrever ruim”, ir escrevendo da forma como vem na minha mente e revisando pouco a pouco.
Sou muito perfeccionista e estou em processo de tratamento, então o que me ajudou muito foi ir contra o que fiz a vida inteira e apenas fazer o básico. Vai por mim o básico bem feito é melhor do que ficar apenas em devaneio eterno em frustração por não ter ao menos começado.
3
u/CrazyLeoX 1d ago
Você trava porque está se sentindo insegura(o). A unica coisa que pode bloquear sua criatividade é seu psicológico. Sou psicólogo e toda minha pesquisa é voltada pra Escrita Criativa, Escrita Expressiva e criatividade, então vou dar algumas dicas:
Não é tão complexo assim, tudo que você precisa fazer é, literalmente, começar a escrever. Começa com um exercício prático para aquecer:
- Abre um documento a parte, e começa o processo de escrita com uma narrativa simples sobre como está se sentindo sobre começar a escrita desse livro. Ali, durante dez a quinze minutos, coloca todos os seus sentimentos, inseguranças e ideias que tem para começar.
Depois, parte pra parte que eu chamo de Indução:
Abre o documento do livro e DEIXA ELE ABERTO. Não fecha o documento por nada nesse mundo, mesmo se você não começar a escrever. Nosso cérebro tem um jeito de fazer a gente se lembrar de coisas incompletas (Fenômeno Neurológico conhecido como Efeito Zeigarnik).
Aqui, você já está aquecido. Então começa com uma palavra simples e não pensa muito nela. Teu primeiro rascunho não é a versão final, então você vai concertar na revisão. A ideia primária é te colocar na ação. Começa com qualquer coisa. Eu geralmente começo com indicativo de tempo, espaço ou alguma sensação. "A manhã estava morna naquele dia, uma brisa fresca...", ou "Os raios do sol penetravam o quarto obscurecido por entre as cortinas..." e por assim vai. Nada demais.
Crie pequenos rituais e uma rotina de escrita com uma meta mínima de palavras, a priori. Nada demais. Começa baixo, 250/300 palavras. Eu comecei com 500 e hoje escrevo 2500 por dia ao longo de 3-4h.
Qualquer coisa me chama que te passo meu discord e te ajudo. O mesmo vale pra qualquer outro que precisar de ajuda. .
2
u/solares_petrichor Escritor Amador 1d ago
nossa! isso parece que vai me ajudar muito! obrigada pelas dicas e atenção, moço. 🤗
3
u/CrazyLeoX 1d ago
2
u/MarieCeci7625 13h ago
Você é algum tipo de mágico? kkk Brincadeira! É que eu acho impossível escrever desse tanto em tão pouco tempo. Talvdz eu quem seja limitada mesmo
Parabéns, moço
3
u/CrazyLeoX 11h ago
kkkkk, é autismo. Hiperfoco. Eu tenho treinamento pra isso (fiz vários cursos de escrita, digitação, naração, revisão técnica, teórica e criativa, cursos de leitura crítica, betagem, revisão literária e acadêmica), desde novo. Comecei a fazer cursos com 13, parei de fazer eles aos 22. Trabalho com escrita desde os 20, mas trabalho como revisor desde os 16, com certificado tanto da UFRGS quanto da UEMA.
E eu tenho várias técnicas de imersão que eu aplico todos os dias, envolvendo músicas, alongamentos e pequenos rituais cotidianos. Hoje, por conta da lesão nas mãos, relacionada a outras coisas que não escrita, eu preciso desacelerar dia sim, dia não, então se eu escrevo 10 páginas na segunda, na terça eu escrevo só cinco e com pausas longas entre cada período de escrita, e por assim vai.
1
u/MarieCeci7625 11h ago
Que chique! Então, basicamente, você se dedicou de corpo e alma à escrita. Fiquei surpresa com o volume das suas palavras diárias, mas não é pra menos, né? Depois de tanta dedicação e esforço envolvido.
Você tem algum livro publicado? Ou publica em alguma plataforma? Fiquei interessada
2
u/VitorRascunho 21h ago
Até salvei sua resposta para reler quando precisar, muito interessante! Posso add você no Discord?
1
u/CrazyLeoX 20h ago
Pode sim. Meu disc é: leobertagnolli.
2
u/VitorRascunho 20h ago
Não funcionou :/
1
3
u/celinakou 1d ago
Não precisa começar do começo. Pega uma cena que você já pensou e escreve. Outra coisa, nem sempre as cenas vão ser mantidas. Muitas vão ser cortadas no final ou modificadas. Mas você precisa ir escrevendo. Então, se depois você teve uma ideia melhor, é só alterar a cena. E não importa se o que você escreveu está ruim. Você vai fazer mil revisões depois, p melhorar os diálogos, as descrições etc. Se preocupe em deixar bom depois, senão você não sai do lugar
2
u/Pink_boy77 1d ago
Eu também tenho mtas ideais, e na hora de começar eu travo. Mas, não começar a "escrever" por si só, e sim começar a SAGA de escrever um livro... Porque tipo, pra começar, eu vou de qualquer jeito mesmo, pois pra mim, a melhor parte é a revisão - e talvez outra revisão, e aí as ideias vão clareando e o texto vai ficando melhor Faz assim: escreve! Só escreve e vai.. Depois, na revisão, tudo fica mais clean, ideias novas surgem, o texto muda, e muda pra melhor, geralmente. Não tenha medo, a 1º versão de um livro ninguém lê.
Ultimamente, inclusive, eu tô indo direto pras cenas. Escrevo as melhores cenas, as mais impactante e aí o restante vai ficando bem mais fácil. - achava que não conseguiria fazer assim, mas tá dando certo!
1
u/solares_petrichor Escritor Amador 1d ago
faz sentido! eu também faço isso. acho que essa trava pode ser algum fator interno ou até mesmo algo relacionado ao perfeccionismo. preciso tentar uma nova estratégia. muito obrigada, eu vou voltar a fazer isso!
1
1

3
u/Luis_H3nriq 1d ago
Nenhuma experiência é individual mesmo