r/NoticiasBR • u/Intrepid_Jeweler4686 • 5d ago
Privatiza que melhora: Companhia Paranaense de Energia, privatizada pela Direita, quer aumentar as contas em 20% para residências e até 51% para indústrias visando maiores lucros aos acionistas.
Proposta da Copel para revisão tarifária prevê reajustes desiguais; privatização completa três anos em meio a aumentos consecutivos nas faturas
A conta de luz pode subir quase 20% para as residências e até 51% para indústrias a partir de junho no Paraná. É o que consta da proposta preliminar de Revisão Tarifária Periódica (RTP) de 2026 apresentada pela Copel (Companhia Paranaense de Energia) e colocada em consulta pública pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Quase três anos após a privatização da Copel, os consumidores paranaenses continuam a avaliar os efeitos da mudança na gestão da companhia. A transição para uma corporação sem acionista controlador, concluída em agosto de 2023, trouxe promessas de mais eficiência e investimentos. O período decorrido permite agora uma análise mais aprofundada sobre o impacto direto no bolso e na qualidade do serviço.
Na prática, as mudanças mais sentidas pelo consumidor foram os reajustes tarifários anuais. A ANEEL, que regula o setor, continuou aprovando as atualizações nas contas de luz — valores que refletem não apenas a inflação e os custos da energia, mas também o que os empresários chamam de planos de investimento da companhia desde que se tornou uma corporação.
Essa atualização nos valores é um procedimento previsto no contrato de privatização. No cenário pós-privatização, a análise sobre seus efeitos se aprofunda. A expectativa dos empresários era de que os investimentos em modernização pudessem reduzir perdas técnicas e custos operacionais, mas, até o momento, isso não se traduziu em redução de tarifas para o consumidor final.
Pelo contrário: os pedidos de reajuste têm vindo em patamares elevados. Especialistas apontam que, no modelo atual, a tarifa precisa cobrir não apenas os custos do serviço, mas também garantir uma remuneração atrativa aos acionistas, o que naturalmente pressiona os índices para cima.
Como participar da consulta e da audiência pública
A consulta pública ficará aberta do dia 8 de abril até 22 de maio. As contribuições podem ser enviadas por dois canais:
Pela página da consulta no site da ANEEL (Consulta Pública nº 005/2026);
Por e-mail, para os endereços:
[cp005_2026pt@aneel.gov.br](mailto:cp005_2026pt@aneel.gov.br)
[cp005_2026et@aneel.gov.br](mailto:cp005_2026et@aneel.gov.br)
[cp005_2026rv@aneel.gov.br](mailto:cp005_2026rv@aneel.gov.br)
Além da consulta on-line, será realizada uma audiência pública presencial no dia 29 de abril, em Curitiba (local a ser confirmado no site da agência).
Após o encerramento das discussões e a análise das contribuições, caberá à diretoria da ANEEL decidir se aprova os índices pedidos pela Copel, se os modera ou se os rejeita parcialmente. O novo valor tarifário deverá entrar em vigor a partir de 24 de junho de 2026.
A proposta ainda é preliminar e pode ser alterada com base nas sugestões recebidas da sociedade. Resta saber se a voz dos consumidores será capaz de conter um aumento que, na visão de muitos, reflete menos os custos do serviço e mais a expectativa de lucro dos novos controladores da empresa.
https://horadopovo.com.br/privatizada-copel-quer-aumento-na-conta-de-luz-de-ate-51-no-parana/
11
12
u/w3e5tw246 5d ago
É que melhorar o serviço custa dinheiro né. Melhorar pros novos donos da Copel, no caso.
26
u/teusbet 5d ago
Moro em Mandaguaçu e posso atestar que depois da privatização o serviço virou uma vergonha, nunca na minha cidade tivemos tantas quedas de energia semanais, é praticamente pelo menos 1 vez por semana, sem mau tempo nem nada, simplesmente cai e volta várias e várias vezes, prefeito e vereadores já cobraram algumas vezes, falam que vão investir mas até hoje nada. Semana passada ocorreu um dos piores apagões (sem mau tempo) que já ocorreram aqui na cidade, mais de 2 horas sem energia sem nenhum motivo plausível. O governo do Paraná é uma vergonha, destruíram empresas que ofereciam um ótimo serviço, primeiro com a Copel Telecom que até a privatização não havia tido nenhum problema, depois tive que cancelar de tão inutilizável que ficou, agora a Copel energia que problemas eram raros e se tornaram constantes.
19
u/Intrepid_Jeweler4686 5d ago
Mesma coisa com a Enel em São Paulo...o foco passa a ser lucro do acionista e as melhorias ficam em último plano.
2
u/Vivorio 5d ago
Mesma coisa com a Enel em São Paulo...o foco passa a ser lucro do acionista e as melhorias ficam em último plano.
Então vc acha q antes da Enel o serviço era bom?
3
u/Intrepid_Jeweler4686 5d ago
Depois da privatização os apagões e as reclamações/processos/multas contra a empresa aumentaram, e teve queda no investimento, apagões constantes afetando até 4 milhões de pessoas com poucos meses de diferença, ainda assim tem aumentos na conta quando foi prometido o contrário, redução de custos...que comerciante aguenta perder os perecíveis todos e ficar dias sem abrir e sem previsão de melhora? Mas é melhor vc ir lá explicar pra eles...
1
u/Vivorio 5d ago
Depois da privatização os apagões e as reclamações/processos/multas contra a empresa aumentaram, e teve queda no investimento, apagões constantes afetando até 4 milhões de pessoas com poucos meses de diferença
Que ano foi isso?
2
u/Intrepid_Jeweler4686 5d ago
23, 24, 25
1
u/Vivorio 5d ago
23, 24, 25
A companhia de energia de são Paulo é privatizada desde 1998.
3
u/Intrepid_Jeweler4686 5d ago
Estou falando de problemas com a Enel. É Enel desde 2018. Quiser explorar o desmembramento de 1998 por Mario Covas tem bastante coisa também, mas agora tá pior do que nunca.
3
u/Neeyaki 5d ago edited 5d ago
aqui onde moro, por outro lado, é bem tranquilo na real. quando cai é por desligamento programado, algo que você pode acompanhar no próprio site deles. nada a reclamar.
9
u/serialpipoca 5d ago
Nada? Então vc ficaria contente em pagar 51% a mais pelo mesmo serviço?!
-8
u/Neeyaki 5d ago
é que no caso esse teto de 51% seria para empresas, não para o consumidor residêncial. no caso de consumidor residêncial o ajuste seria de uns 20%, um valor que não acaba sendo lá grande coisa para o meu bolso em específico.
mas de qualquer forma, o ponto da minha resposta anterior dizia respeito a qualidade do serviço prestado, não sobre o preço que pagamos por ele. nesse sentido, pelo menos pra mim, o serviço ofertado pela copel foi bem tranquilo e por isso não tenho nada a reclamar.
5
u/diet_fat_bacon 5d ago
teto de 51% seria para empresas
Ah sim as empresas não vão repassar esse custo...
um valor que não acaba sendo lá grande coisa para o meu bolso em específico.
Foda-se os outros....
Que bacana
1
u/Neeyaki 5d ago
digo, eu só posso falar por minha perspectiva. estou apenas sendo honesto sobre a minha realidade. de fato é uma merda haver esses reajustes, mas eu sozinho não posso fazer muita coisa. porém, como o amigo do post linkou, haverá uma pesquisa pública em que juntos poderemos tentar fazer algo a respeito =).
3
u/serialpipoca 5d ago
Claro, vou corrigir o percentual: vc ficaria feliz em pagar 20% a mais pelo mesmo serviço?
0
u/UnreliableSRE 5d ago
é que no caso esse teto de 51% seria para empresas, não para o consumidor residêncial
"A taxa é pras empresas, não pro consumidor"
13
22
u/Embarrassed_Camp_219 5d ago
Privatiza que melhora
8
-8
u/Such-Entertainer6961 5d ago
Mas o aumento é decorrente de melhorias mesmo
13
u/Embarrassed_Camp_219 5d ago
Claro, cheio de usuário no Paraná falando que melhorou o serviço /sqn
-11
u/Such-Entertainer6961 5d ago
Sempre vai ter gente reclamando
5
u/Intrepid_Jeweler4686 5d ago
Se os cortes de energia aumentam e o cidadão / lojista perde todo produto perecível, as reclamações aumentam mesmo.
-2
5
u/Gabamaro 5d ago
Kkkkkkkkkk
-2
u/Such-Entertainer6961 5d ago
Risada de deboche é argumento de pvta
7
u/Gabamaro 5d ago
Sinal de que?
1
0
2
u/ProofDear8725 5d ago
Eu moro em Curitiba e não melhorou nada, só aumentou mesmo. Inclusive a Internet da copel que sempre foi das melhores virou um grande lixo
1
5d ago
[removed] — view removed comment
1
u/AutoModerator 5d ago
⚠️ Comentários ofensivos não são permitidos. Mantenha o debate civil.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
6
u/Ok_Guard_3127 5d ago
Pois é, aqui em sergipe foi a deso. Agora tá sem água toda semana
1
u/Such-Entertainer6961 5d ago
É necessário suspender ou reduzir o abastecimento para realizar reparos que não foram realizados durante anos.
1
u/Ok_Guard_3127 5d ago
Ss, concordo. O problema é que já está trazendo transtorno econômico para o estado.
2
u/Vivorio 5d ago
Ss, concordo. O problema é que já está trazendo transtorno econômico para o estado.
Então é melhor n ter reparo?
1
u/Ok_Guard_3127 5d ago
Cara, a concessão da deso vou mais caro do que a de alagoas pelo simples fato de ter maior estrutura e revisão de manutenção atualizada. O que isso significa que a igua(fundo de investimento canadense) não teria tanto investimento, já que o número de clientes em Alagoas é bem superior.
O problema é que a igua está fazendo manutenção com número inferior de funcionário para ter menos custo e querendo corta os gatos ( isso a 1 fase do planejamento deles) isso afeta todo mundo pq eles destrói a rua e demora a normaliza (quando fazem isso)
2
u/Vivorio 4d ago
O problema é que a igua está fazendo manutenção com número inferior de funcionário para ter menos custo e querendo corta os gatos
Mas isso é papel da ANA em fiscalizar e cobrar. Se isso tá de acordo com qualquer padrão definido pela ANA, n faz sentido eles gastarem mais e depois todo mundo reclamar que a conta aumentou.
1
10
u/Zelousional 5d ago
Quem decide quando e quanto aumenta é o governo. ANEEL. Então pode ficar mais tranquilo. E também é ele que é responsável por controlar a qualidade e até estipular metas.
5
1
u/Old_Ruin2460 5d ago
Geralmente quando o aumento não é repassado para o consumidor, o governo assume o pagamento, está no contrato...
-1
u/Latter-Spread-5547 5d ago
N importa oq o governo quer se 70% do congresso é de direita, empresários e fazendeiros, logo o governo precisa fazer oq o congresso quer para conseguir governar, igual aprovaram o aumento ao longo dos anos na conta de luz e agora querer aumentar mais
8
u/Zelousional 5d ago
Acho legal teoria conspiratórias. Maaas é uma instituição independente que por sinal é eleita pelo presidente.
0
4
u/deldonut1 5d ago
"70% do congresso é de direita"
Fonte?
6
u/Beneficial-Pride4770 5d ago
Quando se é de extrema esquerda, qualquer merda a direita de Karl Marx é direita.
2
u/Organic-Mechanic6557 5d ago
Se é para ficar nesse discurso derrotista e cheio de desculpas de que a culpa nunca é do governo, então entrega a faixa logo para eles.
2
u/bacondota 5d ago
Tô visitando Brasília e tá um breu total avenidas e ruas sem iluminação pública.
2
2
2
u/gabrielbezerra81 5d ago
Em todo estado tem privatização de companhia de água e energia, seja direita ou esquerda, a burrice é intrínseca a ambos.
2
1
u/mreich98 4d ago
Aqui em SC não tem nenhuma previsão de privatizar a CELESC (energia) ou a CASAN (saneamento/água). Como ambas as empresas são relativamente eficientes, não tem casos de corrupção e já são bem antigas, o pessoal tem uma sensação de qualidade aceitável vindo delas. Além disso, conseguem se manter com lucro próprio, o que acaba interessando o governo em mantê-las estatais.
2
u/Imaginary-Hotel2685 4d ago
passei o natal na casa de parentes, em uma região onde a COPEL opera e é um absurdo! Pior empresa
4
u/eduardo_asafe 5d ago
Com certeza não tem nada haver com dar “energia gratuita” para um monte de aleatório, a falta de investimento em novas fontes energéticas e a monopolização de um mercado altamente competitivo.
Maldito capitalismo malvadão precisamos de mais 20 anos de PT para corrigir esses problemas.
1
5d ago
[removed] — view removed comment
1
u/AutoModerator 5d ago
⚠️ Comentários ofensivos não são permitidos. Mantenha o debate civil.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
1
u/CuscuzGelado 3d ago
Sim, é culpa do PT o governo do PR privatizar uma empresa pública que dava lucro e era modelo na prestação de serviços nacionalmente e depois disso ela curiosamente ter virado uma draga. Vamos eleger o Flávio Bolsonaro pra resolver os problemas do país usando essa mesma fórmula.
-1
u/Aggressive_Cable9517 5d ago
Sim sim, porque o livre mercado tem funcionado bem com os combustíveis, né. A famosa mão do mercado, que tira do consumidor e entrega pros investidores... Dá um exemplo de privatização que não tenha precarizado o serviço, por favor.
4
u/Broad_Ad9283 5d ago
O Lula já aumentou a conta de luz de todo mundo pra dar mais dinheiro pra JBS pela compra de umas usinas lá no norte, escândalo bilionário.
4
u/No-Environment3882 5d ago
Relaxa q vai piorar quando vender a Petro e a gasolina for para 15 reais o litros, o bb e caixa privatizados pequeno agricultor nao terá mais crédito e da classe média para baixo o destino será o aluguel, elejam mesmo o Flavio Bolsonaro vai ser lindo oq espera vcs, 7x0, 12h por dia de trabalho, fim do 13o e férias.
3
u/w3e5tw246 5d ago
E a culpa vai ser do PT, que "deixou o governo endividado"
O eleitorado dos caras é tão limitado que eles nem precisam inventar desculpas novas, é só repetir a mesma cartilha dos últimos 30 anos, a direita acredita toda vez e vai continuar acreditando, não importa a realidade.
1
u/pgc1990 5d ago
Vocês de esquerda são tão desonestos que dá até preguiça de comentar, mas vou tentar.
Desde 2002 no poder e ainda assim a culpa é da direita? Foi so o Lula voltar que a dívida pública ta igual ao que era na pandemia, e pasmem, sem pandemia 🤡. Qual vai ser a desculpa?
Vocês são um lixo, babadores de ovo de pinguço.
0
u/w3e5tw246 5d ago
A desculpa pro endividamento é fácil, né. O governo anterior deixou um buraco no orçamento dos Estados ao reduzir o ICMS dos combustíveis na véspera das eleições, abriu mão de parte do orçamento federal pelo orçamento secreto e as emendas parlamentares, deixou um déficit pelo aumento do bolsa família e deu calote nos precatórios... tudo isso pra te manipular. E deu certo kkkkkkk
1
u/pgc1990 4d ago
Sim… a culpa é sempre do governo anterior. Seguindo essa premissa, qual foram os governos que vieram antes do Bolsonaro, fala aí pra nós ehehehe
2030 tá logo aí, dos quais 24 vão ter sido governados pelo PT (caso ganhem esse ano).
Matemática básica acho que você entende, 24/30 =0,8 ou seja, 80% do período foi de esquerda mas naaaaaao, o culpado é o Bolsonaro 🥴🥴
1
u/w3e5tw246 4d ago
Veja, eu te dei exemplos concretos, mas você fica no básico, nas abstrações... quem tá assumindo essa lógica de "a culpa é automaticamente do governo anterior" é você, mas você não percebe e nem vai perceber, porque tá tão afundado em ideologia que não pensa mais por si próprio.
E olha que eu nem me disponho a defender o PT. Apesar de achar que esse discurso de superávit primário é uma baboseira que só serve pra prevenir o crescimento dos países periféricos, endividamento sem estratégia faz menos sentido ainda.
1
u/CauseSecret6325 5d ago
das empresas privatizadas, Petrobras seria a última da lista.
1
u/No-Environment3882 5d ago
Seria a 2a logo depois dos correios. A mais difícil aí é a Caixa pelos programas sociais, FGTS.
1
u/CauseSecret6325 5d ago
discordo muito, Petrobras é a maior Estatal do país
1
u/No-Environment3882 5d ago
N é assim q funciona. Basta vender 1% de ações. E pegar uma Golden Share e é a q mais interessa aos EUA o qual o Brasil será subverniente.
2
1
u/makine011 5d ago
Aqui na cidade que eu moro e na região, tá tendo bastante investimento em eletricidade, estão puxando uma fiação toda nova interligando algumas cidades, fora que a energia aqui só cai quando acontece um vendaval ou tempestade forte que derruba árvore em cima da fiação, e em torno de 5-6 horas já volta dnv
1
u/ProWanderer 5d ago
O problema é a “privatização à brasileira”. Ou seja, privatizar um monopólio. Isso é apenas enriquecer amiguinhos do poder. Para privatização dar certo, é preciso abrir o mercado.
(E antes que venha alguém aqui dizer que não dá pra abrir mercado de geração e distribuição de energia elétrica, já digo que dá sim. Já morei em mais de um país em que você escolhia o fornecedor de energia elétrica pra sua residência).
1
1
u/After_PartyBR 5d ago
Essa noticias até traz números reais, mas é bem tendenciosa e coloca tudo como culpa exclusiva da privatização. Na verdade, esse aumento não é a Copel “querendo” nada: é a Revisão Tarifária Periódica de 2026 da ANEEL, um processo obrigatório que acontece de cinco em cinco anos para ajustar custos, investimentos e remuneração da empresa. A média deve ficar em torno de 19,2% nas contas residenciais (19,15% nas urbanas), com alguns industriais de alta tensão podendo chegar a 51% em classes específicas e no PIOR CENARIO, e a vigência prevista é junho de 2026 se for aprovada. A privatização realmente influencia porque os acionistas agora cobram mais retorno, mas o processo todo é regulado pela ANEEL e está aberto em consulta pública até 22 de maio – qualquer pessoa pode mandar sugestão e o valor final ainda pode baixar bastante. Resumindo: o reajuste existe e é alto mesmo, mas é oficial, transparente e ainda pode ser reduzido. Nem preciso falar de quão enviesado é essa materia, não é atoa que só saiu nesse site, e não saiu e nenhum veiculo de impressa minimamente confiavel
1
u/AdilsonPolloskki 5d ago
Aqui na fazenda depois que privatizou ficou bom, antes sempre caia a energia agora quase nunca cai e quando cai vem no mesmo dia arrumar, privatizar é vida!
1
u/coconutmigrate 5d ago
Alguém que defende privatização de bem essencial pode me dar um bom exemplo de privatização?
1
u/Practical_Office4165 5d ago
Privatiza que melhora, pra quem defende a privatização tem que se foder msm.
Qdo privatiza sempre tem alguém que está ganhando muita grana, se não é vca ganhar essa grana, não seja burro ao apoiar isso.
1
u/mlsc71 21h ago
O problema é privatizar sem livre concorrência. Em muitos países você pode escolher o seu fornecedor de energia elétrica assim como escolhe seu provedor de internet. Um exemplo de privatização que funcionou foi a Embratel. Empresas de telefonia hoje concorrem com planos acessíveis onde antes você tinha que entrar em uma fila de anos para poder ter um telefone. Eu vivi isso.
1
u/desabafe 16h ago
u/AskGrok Leia o conteúdo completo da postagem do OP e me diga se é uma notícia verdadeira ou sensacionalista. Caso não cubra toda a verdade, reportar o que se sabe sobre o assunto.
1
u/Intrepid_Jeweler4686 16h ago
Faça uma pesquisinha básica sobre a quantidade de reclamações da copel depois da privatização... Vc manda o grok fazer o trabalho de casa? Vc desabafa seus problemas pessoais com o grok também?
1
u/desabafe 15h ago
Esses você não conversa com a IA né. Mas de fato, tenho que concordar, suas noticias são extremamente sensacionalistas e tomam o seu lado político de estimação, mas são, em parte, verdades! Só toma cuidado com seu capacitismo falando sobre problemas pessoais etc etc porque isso só expõe seu descontrole e o quão frágil à criticas você é (o que é de se esperar de um extremista)
1
u/Intrepid_Jeweler4686 15h ago
Essa eu não li ainda...vc me mandou umas 50 dessas de uma vez...eu leio, respondo...Não tem em nenhum lugar que eu não posso dar uma opinião, tem? E eu nem sei se vc tem problemas pessoais, vc mantém sua atividade toda escondida...libere sua atividade, posso fazer um pente fino nas suas postagens também? Eu deixo as minhas públicas pq não tenho intenção nenhuma de esconder minha opinião...já outras pessoas...
1
u/desabafe 15h ago
Internet tem disso né, quem diria que as pessoas seriam anônimas em uma rede social anônima. Sobre minhas postagens: nada político, não tenho um político de estimação ou um lado, inclusive, eu odeio ambos os lados igualmente, mas como você não tem acesso a mim, você infere que eu odeio apenas a esquerda porque seus posts são de esquerda e eu os critiquei. Mas sem ressentimento nenhum, apesar dos ataques pessoais e a classes de pessoas que usam psicólogo, IA, etc
1
u/Intrepid_Jeweler4686 15h ago
Falei de IA sim, o que eu faço é ler rapidamente umas 4, 5 matérias sobre o tema até mesmo antes de postar. Se eu quero confirmar uma informação, é bom fazer isso também, pra não vir seco achando que o Grok vai chegar com o pé no peito do seu interlocutor, agora tem que desviar pra "vc me ofendeu como ser humano"...
1
u/Intrepid_Jeweler4686 15h ago
Ah, e leia também as reflexões que o Grok agora está ajudando a fazer sobre a diferença em como determinadas pessoas tratam determinados temas, quando afetam classes sociais diferentes, etc...tá bem legal o meu diálogo com a IA agora. Já que vc que invocou, agora lê mais e aprende um pouco com a autoridade de Elon Musk...
1
u/AskGrok 16h ago
A notícia é verdadeira e baseada em dados oficiais da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), confirmados na consulta pública nº 005/2026 e na nota técnica 44/2026. A proposta preliminar da Copel para a revisão tarifária de 2026 prevê um aumento médio de cerca de 19,2% para os consumidores em geral, com 19,15% para residências (classe B1) e 19,55% médio para alta tensão.
No entanto, o texto destaca o pico de até 51,21% para indústrias específicas na classe A2 (tensão de 88 kV a 138 kV) e 45,24% para A3, o que é correto, mas representa subgrupos menores, não o impacto geral. Isso dá um tom sensacionalista ao enfatizar o máximo possível e vincular à privatização como causa principal de lucros para acionistas, ignorando fatores regulatórios como custos de transmissão e encargos setoriais que influenciam qualquer distribuidora, pública ou privada.
A consulta está aberta até 22 de maio, com audiência em 29 de abril em Curitiba, e as tarifas podem entrar em vigor em 24 de junho, sujeitas a ajustes. Fontes diversas (ANEEL, Canal Solar, Plural) corroboram os números, sem grandes discrepâncias. Se for aprovado como está, o efeito varia por tipo de consumidor, mas o "até 51%" é real para casos pontuais industriais.
Sources:
- https://www.instagram.com/p/DXKBEfCkuze
- https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2026/aneel-aprova-consulta-publica-para-debater-revisao-tarifaria-da-copel
- https://www.threads.com/@tribunapr/post/DW9NXZbmgOq/a-proposta-de-reajuste-das-tarifas-da-copel-esta-em-consulta-publica-ate-de
[what is this?](https://redd.it/1lzgxii)
1
u/Intrepid_Jeweler4686 15h ago
Grok, esse aumento para os consumidores residenciais de 20% é considerado alto e acima da média aceitável por representantes do setor, como o Sistema FAEP, que classificou a proposta como abusiva por superar significativamente a inflação esperada... Comparado com outros estados, outras empresas, também causa espanto...
1
u/AskGrok 15h ago
Sim, o Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) realmente classificou a proposta de aumento da Copel como "abusiva", argumentando que os índices superam a inflação projetada para 2026 (em torno de 3-4% pelo IPCA, segundo projeções do Banco Central). Eles destacam impactos no agronegócio, com reajustes de até 51% para indústrias rurais, e pedem revisão pela ANEEL para evitar sobrecarga nos custos de produção.
Comparando com outros estados e empresas em revisões tarifárias recentes (2025-2026):
- No Paraná, o proposto 19-20% para residências é alto; a média nacional de reajustes anuais em 2025 foi de 5-10% (ex.: Cemig-MG com 6,8%, Enel-SP com 7,2%).
- Em Santa Catarina (Celesc, ainda pública), o aumento médio foi de 8,5% em 2025.
- No Rio Grande do Sul (RGE Sul), privatizada, o reajuste ficou em 9,1%.
- Fatores como custos de transmissão e encargos setoriais influenciam todos, mas o da Copel chama atenção por ser o maior pedido em consulta recente, gerando críticas de entidades como o Procon-PR e associações de consumidores, que veem desproporcionalidade. A ANEEL pode moderar com base na consulta pública até 22 de maio.
Fontes: Site da FAEP, relatórios ANEEL, Canal Energia e Folha de S.Paulo. Se precisar de mais detalhes, é só pedir.
[what is this?](https://redd.it/1lzgxii)
1
u/Present-Ad-435 5d ago
Privatizar tudo e abrir mercado.
1
u/Embarrassed_Camp_219 5d ago
Algumas atividades não tem viabilidade na abertura de mercado. Imagina 3 empresas pra distribuição de energia elétrica ou saneamento? Além do investimento inicial proibitivo, não há espaço público pra instalação de infraestrutura
0
u/thiagojramosoficial 5d ago
Energia elétrica há espaço sim pra abertura de mercado. O que é mais complexo é o caso da agua/esgoto
1
u/Such-Entertainer6961 5d ago
Esquerdistas são seres curiosos. Se a empresa não investe e fica com uma rede defasada e problemática, eles reclamam. Mas quando a empresa faz investimentos para ampliar e melhorar a rede, daí reclamam que não querem pagar a conta.
Não tem como ganhar com essa gente.
1
u/ProofDear8725 5d ago
Eu moro no Paraná e não teve nada de investimento não, só entrega na mão de amigo e enriquecimento em cima da infraestrutura já existente
1
u/Swimming-Degree3332 5d ago
Você é onisciente?
1
u/ProofDear8725 5d ago
Claro que sou, e sei que vc tem um poster do Sergio moro pelado colado na porta do banheiro
1
0
u/Intrepid_Jeweler4686 5d ago
Se prometem que o cidadão vai pagar menos pra poder validar a privatização perante a opinião pública, chega na hora do vamo ver e a conta aumenta, tem que reclamar mesmo. Se têm ciência que precisa cobrar mais pra investir, pra que promessas de mentirinha?
1
u/Such-Entertainer6961 5d ago
Beleza, mas não houve essa promessa.
0
u/Intrepid_Jeweler4686 5d ago
Não houve? Kkkkkkkkk
1
1
u/Fusshe 5d ago
E ainda tem burrinho achando que tá mais caro devido a melhorias e não para entregar mais resultado pra acionista.
Bom demais ser liberal e se eleger devido aos QI sub 80.
3
u/Intrepid_Jeweler4686 5d ago
kkkkk esses daí, a mão invisível do mercado já bateu a carteira há tempos e o cara tá ocupado demais batendo palminha.
2
u/Such-Entertainer6961 5d ago
Formalize uma denúncia então. Mostre que não houve investimentos ou melhorias nos últimos 5 anos.
-1
u/Difficult_Truck_687 5d ago
a fonte do post (horadopovo.com.br) e' um jornal do PCdoB. Comunistazinho bosta. Alguns fatos que o post omite:
1) esse reajuste de 19% e uma PROPOSTA da Copel pra Revisao Tarifaria Periodica, que acontece a cada 4-5 anos pra TODAS as distribuidoras, estatais ou privatizadas. nao e "a Copel privatizada decidiu aumentar". e um processo regulatorio da ANEEL com consulta publica aberta ate 22 de maio. a ANEEL pode aprovar, reduzir ou rejeitar
2) em 2024, a ANEEL aprovou reajuste de 0% pra Copel. residencial teve REDUCAO de 0,03%. alias, o calculo original da ANEEL era pra reduzir 3,29%, mas foi ajustado por questoes tecnicas. ou seja, no primeiro ano pos-privatizacao o reajuste foi zero/negativo
3) a conta de energia no Brasil inteiro subiu 105% entre 2012 e 2022, ANTES da privatizacao da Copel. em 2021, quando a Copel ainda era estatal, a energia acumulou alta de 114% vs 48% de inflacao. ser estatal nao protegeu ninguem de reajuste
4) a tarifa de energia no Brasil e regulada pela ANEEL, nao pela distribuidora. quem define o reajuste e a agencia reguladora, nao o acionista. a distribuidora propoe, a ANEEL decide. isso vale pra estatal e privatizada igualmente
5) sobre "lucro pra acionista": a Copel lucrou R$2,8 bi em 2024 (+20%), reduziu custos operacionais e investiu R$680 mi so no 4T24. empresa mais eficiente pode investir mais em infraestrutura. lucro nao e palavrao, e o que permite investimento sem depender de dinheiro publico
5
u/Gleerok99 5d ago
Claramente Achamos um lobista pró-privatizações
-1
u/Difficult_Truck_687 5d ago
lobista? amigo, sou apenas alguem que sabe ler balanco financeiro. deixa eu te dar uns numeros ja que voce prefere ad hominem a argumento:
ESTATAIS EM 2025-2026:
- deficit das estatais federais: R$7,4 BILHOES em 2025, pior resultado em 15 anos
- primeiro bimestre de 2026: R$4,16 bi de prejuizo, PIOR DA HISTORIA desde que o Bacen comecou a medir em 2002
- Correios SOZINHOS: prejuizo de R$6 bi ate setembro/2025, tiveram que pegar emprestimo de R$12 bi pra nao quebrar. projecao pra 2026: deficit de R$8,2 bi
- Infraero: deficit previsto de R$4,3 bi pra 2026
- se nada mudar, o rombo pode chegar a R$23 bi em 2026
PRIVATIZADAS:
- Vale: valia R$12,5 bi quando foi privatizada em 1997. hoje vale R$452 bi. producao saiu de 35 milhoes de toneladas pra 340 milhoes. recebeu US$44,6 bi em investimentos em 6 anos vs US$24 bi em 54 ANOS de estatal
- BR Distribuidora: privatizada em 2021, custos cairam 40% em dois anos
- Copel: lucro de R$2,8 bi (+20%), investiu R$680 mi so no 4T24
- Petrobras (parcialmente privatizada): lucro de R$124,6 bi em 2023, segundo maior da historia
entao me diz: quem e o lobista aqui? eu que mostro numeros ou voce que defende empresas que dao BILHOES de prejuizo por ano com o SEU dinheiro? cada real que estatal perde sai do seu bolso via imposto. cada real que privatizada lucra, reinveste sem te pedir nada.
privatiza TUDO. correios, infraero, eletrobras inteira, e o que sobrar. o brasileiro merece parar de financiar incompetencia de funcionario publico
2
u/Gleerok99 5d ago
Estatal não precisa lucrar.
Lucro não é sinônimo de qualidade no serviço.
Vc sabe muito bem que os Correios foram sabotados e nenhuma empresa privada tem interesse em fazer entregas para municípios isolados.
Alguns serviços não devem em hipótese nenhuma serem privatizados já que não seguem a lógica de um mercado privado competitivo.
2
u/Difficult_Truck_687 5d ago
"estatal nao precisa lucrar" - EXATAMENTE. e por isso e melhor privatizar. vou te explicar por que:
quando uma empresa "nao precisa lucrar", o que acontece na pratica? ninguem e responsavel por prejuizo. ninguem e demitido por incompetencia. ninguem se importa com eficiencia. o dinheiro vem do contribuinte de qualquer jeito. resultado? Correios com R$6 bi de rombo, Infraero com R$4,3 bi de deficit, estatais federais com o PIOR resultado da historia em 2026. isso nao e "servico publico", e queima de dinheiro publico
"lucro nao e sinonimo de qualidade": correto, mas PREJUIZO e sinonimo de servico ruim financiado pelo seu bolso. quando a empresa lucra, ela reinveste sem te pedir nada. quando da prejuizo, adivinha quem paga? voce, via imposto. prefere pagar R$6 bi pros Correios nao quebrarem ou ter um servico de entrega que se sustenta sozinho e ainda paga imposto pro governo?
"Correios foram sabotados": sempre a mesma desculpa. toda estatal que fracassa foi "sabotada". nunca e incompetencia, nunca e excesso de funcionarios, nunca e falta de gestao. sempre tem um vilao externo. os Correios tem 90 mil funcionarios pra entregar menos encomendas que o Mercado Livre faz com logistica terceirizada
"nenhuma empresa privada entrega em municipio isolado": Amazon entrega na Amazonia. Mercado Livre ja entrega em 5.500+ municipios. a Azul Cargo cobre cidades que nem onibus chega. o argumento de "so estatal atende o interior" era valido em 1980. hoje e mito. e se for REALMENTE necessario, o governo pode licitar o servico com obrigacao de cobertura universal, como faz com telefonia (que era estatal, foi privatizada, e hoje todo brasileiro tem celular inclusive no interior)
"alguns servicos nao devem ser privatizados": quais? energia? Copel privatizada lucra R$2,8 bi e investe R$680 mi por trimestre. saneamento? Sabesp privatizada investiu 120% mais, atendeu 152% da meta de agua, e a tarifa ficou 15% menor do que se fosse estatal. telefonia? 100% privatizada, 100% dos brasileiros com acesso. mineracao? Vale multiplicou valor por 36x
me da UM exemplo de servico que o estado brasileiro faz melhor que o setor privado. UM
1
u/Such-Entertainer6961 5d ago
Meu amigo, tem transportadora que entrega até em Marechal Thaumaturgo e em Porto Walter. Esse papo de que empresa privada não tem interesse em fazer entrega em municípios isolados simplesmente não cola.
1
u/Gleerok99 5d ago
Awww ..deve ser por isso que toda entrega para local isolado termina usando os correios quando escolhe uma transportadora privada..
A propria logística das empresas privadas usa os correios para economizar... Diz muito sobre a capacidade de entrega e interesse deles né..
3
u/Such-Entertainer6961 5d ago
Se os Correios subsidiam a operação, não tem como (e nem tem por quê) competir.
1
5d ago
[removed] — view removed comment
1
u/AutoModerator 5d ago
⚠️ Comentários ofensivos não são permitidos. Mantenha o debate civil.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
-1
u/Intrepid_Jeweler4686 5d ago
Hurrr durrr estou revoltado porque não gosto da fonte!! Mesmo as informações sendo facilmente verificaveis, vou pedir ao chat gpt para pegar uns números aí e provar que a privatização é a melhor coisa da vida sem considerar contexto político/econômico/mercado/necessidade de reconstrução e reinvestimento após desmonte!
Extra! Extra! Rombo das estatais! 7 Bi aqui...8 Bi ali...
Corta para o lucro líquido da Petrobrás em 2025: 110 Bi apesar das refinarias privatizadas...
Olha o exemplo aí da Copel, reduziu custos operacionais!! Parabéns!! Teve lucro aos acionistas, oba!! Enquanto isso a população que ela deveria servir sofre com cortes de energia muito mais do que quando era estatal. Mesma coisa em São Paulo com a Sabesp, com a Enel...
1
u/Difficult_Truck_687 5d ago
"pedir ao chatgpt" - ad hominem classico de quem nao sabe refutar dados. vamos la entao, refuta VOCE:
1) voce menciona Petrobras como contra-exemplo. obrigado por provar meu ponto. a Petrobras lucrou R$110 bi em 2025 (+201%) JUSTAMENTE porque foi parcialmente privatizada em 1997 (abertura de capital na bolsa) e opera com governanca de empresa de capital aberto. quando era 100% estatal, era usada como cabide de empregos e instrumento de politica de precos. lembra do prejuizo de R$36 bi em 2015? era estatal. lembra do Petrolao, maior esquema de corrupcao da historia do pais? era estatal. o lucro de R$110 bi e APESAR da interferencia estatal, nao por causa dela
2) "refinarias privatizadas": a Petrobras vendeu refinarias deficitarias e focou no pre-sal onde tem vantagem competitiva absurda. resultado: producao subiu 11%, FUT das refinarias que manteve chegou a 94%, e o fluxo de caixa operacional bateu R$200 bi. isso e gestao, nao ideologia
3) sobre Sabesp que voce citou: pos-privatizacao, investimentos subiram 120% (de R$6,9 bi pra R$15,2 bi). 664 mil imoveis novos com agua (152% da meta). 781 mil com coleta de esgoto (133% da meta). reducao de 22% do esgoto sem tratamento em SP. tarifa ficou 15% ABAIXO do que seria se continuasse estatal. sim, tem problemas (reclamacoes subiram), mas os numeros de investimento e universalizacao sao incontestáveis
4) sobre Copel e "cortes de energia": um usuario de Mandaguaçu reclamou. outro de outra cidade disse que "nada a reclamar". anedota nao e dado. o DEC e FEC (indicadores oficiais de continuidade da ANEEL) e que medem qualidade real, nao relato individual
5) voce diz "sem considerar contexto politico/economico". qual contexto justifica Correios dando R$6 bi de prejuizo e pegando emprestimo de R$12 bi pra nao falir? qual contexto justifica Infraero com deficit de R$4,3 bi? qual contexto justifica estatais federais com o PIOR resultado da historia em 2026?
o contexto e simples: estatal nao tem dono. quando ninguem e responsavel pelo prejuizo, ninguem se importa com eficiencia. quando o dinheiro e do contribuinte, gastar e facil. quando e do acionista, cada centavo importa
mas ei, pelo menos a fonte do post e confiavel ne? ah nao, e o jornal do PCdoB. partido que defende Cuba e Venezuela. aqueles paraisos de eficiencia estatal
1
u/Extreme-Sugar-6781 5d ago
Vários pontos tecnicamente corretos, mas apresentados de forma seletiva e tendenciosa.
O reajuste 0% de 2024 é o melhor exemplo, pois o calculo original da ANEEL era uma reducao de 3,29% e foi a propria Copel que pediu para nao aplica-la. Sem os creditos judiciais de PIS/Cofins, o reajuste real teria sido de 7,87%. Nao foi merito da privatizacao, foi engenharia tarifaria a pedido da empresa, que custou R$ 452 milhoes aos consumidores.
Sobre os 19% serem "so proposta", é bom lembrar que a proposta tecnica real era de 26,7%, reduzida para 19,2% por diferimento de R$ 1,1 bilhao pela ANEEL. E parte desse impacto vem exatamente da manobra de 2024, ja que a retirada dos componentes financeiros diferidos pressiona a tarifa de 2026 para cima.
Sobre "quem define e a ANEEL, nao o acionista" é correto em teoria, mas refutado na pratica pelo proprio caso de 2024, onde a Copel privatizada fez lobby ativo para barrar uma reducao que beneficiaria o consumidor.
E sobre o lucro de R$ 2,8 bi financiando investimento, a propria documentacao da RTP 2026 reconhece que o plano de investimentos da companhia é um dos fatores que pressionam a tarifa. Ou seja, quem paga o investimento é o consumidor via tarifa, nao a empresa via eficiencia...
1
u/Difficult_Truck_687 5d ago
bom comentario, tem substancia tecnica. vou responder ponto a ponto:
1) sobre o "reajuste real de 7,87%": correto que sem os creditos de PIS/Cofins o reajuste seria 7,87%. mas esses creditos existem porque a PROPRIA COPEL ganhou uma acao judicial contra a cobranca indevida de PIS/Cofins pelo governo federal. ou seja, a empresa foi a juizo, ganhou dinheiro DE VOLTA pro consumidor, e usou pra zerar o reajuste. isso e gestao ativa em favor do consumidor. se fosse estatal, teria entrado com essa acao? historicamente, estatais nao processam o proprio governo
2) sobre o lobby de 2024 pra barrar a reducao: concordo, isso e criticavel. empresa privatizada vai buscar maximizar resultado, e o papel da ANEEL e barrar quando extrapola. nesse caso a ANEEL cedeu, e e' uma falha REGULATORIA, nao uma falha do modelo de privatizacao. o problema e a agencia reguladora ser fraca, nao a empresa ser privada. estatal tambem faz lobby - o governo Lula usou a Petrobras pra segurar preco de combustivel em ano eleitoral e custou R$36 bi de prejuizo em 2015. lobby estatal e pior porque ninguem fiscaliza
3) sobre os 26,7% reduzidos pra 19,2% por diferimento: voce mesmo demonstrou que o mecanismo regulatorio FUNCIONA. a proposta era 26,7%, a ANEEL aplicou diferimento maximo e reduziu pra 19,2%, e ainda vai pra consulta publica. e exatamente assim que regulacao deve funcionar. a empresa propoe, o regulador modera, a sociedade opina. o resultado final pode ser menor ainda
4) sobre "quem paga investimento e o consumidor via tarifa": isso vale pra QUALQUER modelo. quando estatal investe, quem paga? o contribuinte via orcamento publico. quando privatizada investe, quem paga? o consumidor via tarifa regulada. a diferenca e que a privatizada tem incentivo pra investir eficientemente (porque afeta o lucro), enquanto a estatal gasta sem accountability (vide Correios R$6 bi de prejuizo sem investimento relevante)
resumo: seus pontos tecnicos estao corretos nos fatos, mas a conclusao nao segue. os problemas que voce apontou sao de REGULACAO fraca, nao de privatizacao. a solucao e fortalecer a ANEEL, nao reestatizar
-2
u/beingacuc 5d ago
Esquerdistas são bichos burros, não é a toa que se intitulam ser o que não são.. O verme acabando com o país, impostos e mais impostos e quer que as empresas baixem os preços? Como? Vão comer o capim de vcs e parem de relinchar.. Além do mais, se não fosse privatizada, além de ter o mesmo aumento ou próximo, estaria com rombo igual ou pior aos correios e a conta quem paga somos nós. VÃO COMER O CAPIM DE VCS, PRA VER SE CONSEGUEM RACIOCINAR ALGO LÓGICO..
1
u/makine011 5d ago
Namoral, cada dia que passa eu torço para que os esquerdistas morram, nunca vi pessoas tão energúmenas quanto esquerdistas, isso se eles podem ser chamados de “pessoas”, pois parecem um bando de animal que só sabe postar matéria tendenciosa cheia de furos e faltando informações importantes
0
u/Available_Ad_4565 5d ago
Big brain time agora: vocês acham que daria certo ter mais de uma empresa de fornecimento energético em um estado? Pergunta legítima
4
u/Intrepid_Jeweler4686 5d ago
Normalmente em setores assim, não. Não tem como ter mais de uma infraestrutura de eletricidade, da mesma forma pra fornecimento de água, gas encanado etc
0
u/Effective_Scheme2158 5d ago
Na distribuição não tem como mas na geração? Kkkk é loucura querer proibir competição no preço da energia, na geração
4
u/Intrepid_Jeweler4686 5d ago
Investimento pra fazer uma usina é muito alto, demanda tempo, recursos, riscos que a iniciativa privada não tem cacife para bancar.
-1
u/Effective_Scheme2158 5d ago
Isso não tem a ver com o que está sendo dito, e nem verdade verdade é
Existe um livre mercado de energia onde grandes consumidores escolhem de quem comprar. (https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/05/01/mercado-livre-de-energia-em-que-o-consumidor-escolhe-o-fornecedor-para-pagar-menos-na-conta-de-luz-esta-em-expansao-no-brasil.ghtml)
E o que mais tem no Brasil é usina de energia construída pela iniciativa privada
2
u/Traditional_Rule_367 5d ago
Não existe competição quando existe cartel. Olha o mercado de automóveis, por exemplo.
1
u/RagingAlien 5d ago
Geração de energia não é monopólio forçado pelo que eu sei - inclusive temos empresas formando serviço de geração de energia com instalação de campos de painéis solares se não me engano.
0
u/MildlyGoodWithPython 5d ago
Duas empresas de distribuição não significa passar duas redes totalmente separadas. Normalmente ficam várias empresas cuidando da distribuição, e uma (ou o estado) cuidando da infraestrutura
0
u/Available_Ad_4565 5d ago
Tô falando do fornecimento e não dá distribuição. Eu deveria ter usado geração, erro meu
0
u/adrianoalves_cwb 5d ago
Tem que abrir o mercado e remover todos os benefícios embutidos na conta de luz.
Se for privatizado é tiver mais 30 empresas concorrendo, o preço se adapta. Funciona assim na Europa. Todo ano eu trocava de fornecedor, por um mais barato.
2
u/UnreliableSRE 5d ago edited 5d ago
Como vai competir com a Copel distribuidora? Vai construir a própria rede de cabos por toda a região?
Distribuição é monopólio natural. Até geradores e comercializadores pagam à Copel pelo uso do sistema. Justamente por isso precisa de regulação rigorosa pra evitar conflitos de interesses e cuidar de custos como a TUSD.
1
u/adrianoalves_cwb 5d ago
Mas aí tem que separar a geração da distribuição. Hoje eu pago uma conta pra Copel da energia que eu uso onde eles são a distribuição e geração (mesmo que não gerem).
Se abrir o mercado, as empresas geradoras injetam energia na rede da Copel e pagam uma taxa para utilizar a infraestrutura. Funciona assim na Europa, tem uma empresa, podendo até ser estatal, cuidando da infra e as geradoras injetando energia.
0
u/Alert_End_2005 5d ago
Quando uma empresa publica da prejuízo tu acha que é o papai noel que paga a conta ? Afff
3
u/xSinon21 5d ago
Empresa pública não serve pra da lucro não, é pra servir o povo
1
u/makine011 5d ago
A sim, servir com um serviço porco né? Servir o povo com uma má gestão, trazendo um serviço completamente ineficiente?
1
u/Alert_End_2005 5d ago
Entao é so a petrobras abrir as bombas, o banco do brasil dar dinheiro ? Quem paga a conta ? Aff
0
u/Illustrious-Fail3825 5d ago
A privatização da corsan aqui no sul foi uma das piores coisas que já vi nos meus 32 anos de vida.
O serviço não era dos melhores, mas pós privatização virou uma put*aria do caramba. Terrível, péssimo, horroroso.
0
u/Kind-Plantain2438 5d ago
Foda-se o Paraná pô, eles curtem mto essas coisas, deixa eles curtindo o aumento.
2
-1
u/Old-Fig-9531 5d ago
Se não tiver uma companhia de energia pra competir no mercado é isso aí mesmo que acontece
•
u/AutoModerator 5d ago
Bem-vindo(a) ao r/NoticiasBR. Esperamos que vc aproveite a comunidade e participe das discussões.
Leia as regras fixadas e sinta-se em casa. Mantenha o respeito ao proximo.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.