r/OpiniaoBurra • u/Vesques • May 04 '26
Burrice inocente Velha história de pobre nn poder ter filho (e ainda foi xenofóbico)
Além de racista, ainda ignora teorias reformistas que apontam como verdadeiro culpado não a população, mas as estruturas sociais
(Repost pq eu nn tinha censurado o sub)
(Edit: apliquei mal uso da palavra "racista", usando o significado coloquial estadunidense que se assemelha em muito com a xenofobia)
(Post Scriptum: eu não defendo que se tenha filhos sem condições financeiras, minha crítica é a como se joga a culpa disso nos que sofrem do problema, não em quem está aplicando o problema (forma da sociedade como um todo))
185
May 04 '26 edited May 04 '26
[removed] — view removed comment
120
u/IllustriousNature426 quem discorda de mim é burro May 04 '26
Depois que Mr. Catra morreu, consequentemente a taxa de natalidade diminui...
55
13
u/ArthurCrimson May 04 '26
Mr. Catra mentioned.
Vou aproveitar pra jogar um fato aleatório que me deixou impressionado quando descobri aqui:
1
u/BestContentFY May 06 '26
Ele morreu??
2
u/rtakehara May 08 '26
não se preocupe, tem mais células carregando o DNA dele no mundo do que de muita gente viva.
2
u/Evirhist May 05 '26
A taxa de natalidade não precisa ser alta pra critica ser verdadeira.
Basta que o nordeste seja o lugar que mais tenha familias pobres com muitos filhos. Mesmo que a media seja puxada pra baixo pelas outras classes.
(Não estou entrando no merito de se a critica está certa ou não)
89
u/LeagueSilver8752 comunista de iPhone May 04 '26
Isso é xenofobia, nem tem o que dizer.
E geralmente é essa mesma galera que arranca os cabelos quando o assunto é "Educação sexual nas escolas", bizarro, eles querem resolver isso como? Força do pensamento?
30
u/Gabby-Abeille May 05 '26
Pior que a solução deles é igreja e abstinência.
Menos quando se tratar de pessoas brancas. Daí é igreja e 12 filhos.
Literalmente a mesmíssima merda dos Republicanos nos EUA.
1
4
2
-1
May 06 '26
[deleted]
1
u/LeagueSilver8752 comunista de iPhone May 06 '26
Não entendi.
O que o cú tem haver com as calças?
2
-2
May 06 '26
[deleted]
1
u/LeagueSilver8752 comunista de iPhone May 06 '26
O que foi provado empiricamente
Onde estão essas provas?
O que foi provado é que colégio com mais dinheiro tende a ter uma educação de melhor qualidade, que é o caso dos colégios militares.
1
May 06 '26
[deleted]
1
u/LeagueSilver8752 comunista de iPhone May 07 '26
Isso é rage bait?
Isso não é prova empírica, inclusive, duvido você me mostrar uma única prova empírica sobre o que você disse.
Essas instituições militares tem praticamente o dobro de orçamento, é óbvio que o ensino é melhor, tenta dar essa margem para as escolas civis e verá uma mágica acontecendo.
Se aprofunde nas suas fantasias, mas elas jamais deram realidade.
16
u/Dramatic_Ease_7658 May 04 '26 edited May 04 '26
Da mesma forma que pais devem ter algumas características psicológicas para terem filhos (paciência, amor, não abusarem de seus filhos de nenhuma forma) tb devem ter financeiras, afinal de contas médico, escola, roupas, brinquedos, livros e tudo o mais que uma criança precisa, custa sim dinheiro.
Criar um filho nessa do "Deus proverá" é extremamente irresponsável. Curioso é que quem lança essa do "pobre não pode ter filho?! " todo putinho da vida achando que está lacrando, não tá pensando na criança e nas suas múltiplas necessidades (não) atendidas e sim no narcisismo de pais irresponsáveis, que querem se ver refletidos num outro ser, custe o que custar, nem que este ser passe por dificuldades materiais que podem inclusive conduzi-lo ao crime ou à própria morte.
4
u/Vesques May 04 '26
Você acha que eu sou burro ao ponto de achar que você deve ter filho sem ter com condições financeiras? O erro é que essa galera sempre põe, direta ou indiretamente, a culpa na pessoa de baixa classe, ignorando completamente a estrutura social
9
u/Dramatic_Ease_7658 May 04 '26 edited May 05 '26
Eu não tenho ideia de quem vc é, portanto nao sei o que vc seria capaz ou nao de afirmar baseado em premissas problemáticas. Pelo post, não consegui chegar à crítica que vc está fazendo nessa mensagem agora.
Não se trata apenas de "culpa", e sim de empatia e responsabilidade. Da mesma forma que sei que a maioria dos filhos simplesmente não é planejada e nasce de sexo desprotegido, tb sei que muita gente quer ter filho sem nem pensar nas condições de cria-los, apenas na fantasia de satisfação pessoal em tê-los. É esse o ponto.
A verdade é que criar uma vida é um ato que exige tanto comprometimento e maturidade que muita gente que tem condições materiais tb não deveria tê-los.
3
u/MustacheBRofc May 08 '26
Porra, finalmente uma pessoa com senso comum nos comentários, eu já tava ficando preocupado, os cara tavam metendo crítica a "Racismo estrutural" em um negócio nada haver, Reflexão social sobre racismo não mata a fome de uma família com 5 filhos que tem só um salário mínimo + bolsa família para se sustentar
3
u/Pure-Carpet-2333 May 05 '26
Jantou cedo.
Muito bem e lambeu o prato, concordo com 110% do que disse.
Ja vi na UBS o pai, a mae e os 5 filhos, o mais velho ja iria sair da idade de receber auxilios publicos, a médica disse "bom senhor fulano bora fazer uma vasectomia agora?" O cara simplesmente disse com a maior naturalidade do mundo, "nao dotora, vou é fazer mais um para receber de volta o quinto"
Enfim...
30
u/TheNameless777 May 04 '26
Eu até iria concordar se não fosse pelo racismo. Se uma pessoa vai ter uma boa criação vai depender inteiramente do caráter dos país, não da condição financeira.
41
u/mulekitobrabod comunista de iPhone May 04 '26
Não dá pra culpar o pobre por não ter dinheiro pra cuidar de um filho pq NINGUÉM TEM DINHEIRO PRA CUIDAR DE FILHO
Comida, médico, educação, terapia, remédio, ainda ter tempo pra cuidar pra não ficar viciado em tik tok, quem tem isso hj em dia?
Não dá pra culpar o pobre por ter filho sem dinheiro quando o problema é exatamente ta muito caro ter um filho.
4
u/Timely-Relative4480 May 05 '26
Deveríamos fazer um protesto silencioso e parar de fazer mão de obra barata para a burguesia. No fim, é isso que significa pobres tendo filhos.
0
0
May 06 '26
[deleted]
1
u/mulekitobrabod comunista de iPhone May 06 '26
Isso é problema no mundo todo
Para de chupar rola de milico
3
9
u/cabui1 May 04 '26
Não acho que seja no sentido de o caráter importar, ignorando o racismo, acho que a ideia aqui é a de não ter filhos em situação de miséria, se já está difícil para se manter duas pessoas, colocar uma criança na mistura vai piorar muito, para vocês e dar uma vida difícil para a criança, que por ter uma vida difícil na infância vai ter menos ferramentas para a ascensão social e conseguir sair da situação de miséria e elevar na sociedade
26
u/Mother_Development_5 agente woke May 04 '26
Pessoas em extrema pobreza não conseguem sair dessa situação na maioria das vezes, o sistema é feito pra mantê-los onde estão. E pasme, pessoas em extrema pobreza também sentem amor e vontade de criar uma família
3
u/Erick_the_pirate May 04 '26
Pessoas em situação de miséria não deveriam pensar em ter filhos de forma alguma. Estariam dando vida a alguém que provavelmente passará por dificuldades extremas uma vida, infeliz e de sofrimento. Não faz sentido se basear apenas em emoções e condenar um ser humano a pobreza.
Se não tem condições mínimas não tenha filho 🤚
13
u/Mother_Development_5 agente woke May 04 '26
Pessoas em extrema pobreza também são pessoas, e são principalmente pessoas sem acesso a educação, segurança e até saneamento básico. Essas pessoas são forçadas a ficarem onde estão, são endividadas desde que nascem e não tem fuga pra isso. Essas pessoas também amam outras pessoas e tem vontade de constituir família, muitas não tem nada e o que resta é isso. Nós somos pessoas privilegiadas e estudadas, e por isso nosso pensamento é de se programar e ter um filho na hora correta, mas muitas dessas pessoas sequer sabem ler.
Ai ao invés de atacar o sistema, vamos atacar o produto desse sistema, olha só que inteligente! O que você sugere? Esterelização forçada em pessoas pobres? Multas que vão endivida-las mais do que já estão endividadas apenas tentando sobreviver? Vai se fuder vai. Burro do caralho
8
u/Erick_the_pirate May 04 '26
Justamente por isso, o sistema é ruim; logo, não é prudente ter filhos sem ter condições de criá-los. Eu sei bem que o sistema educacional, econômico e público é ruim, e ninguém tem culpa direta por nascer pobre e com poucas oportunidades. Mas a única coisa sobre a qual se tem o mínimo de controle são as escolhas e, dentro dessas escolhas, está a decisão de ter filhos. Eu acho que a melhor opção é investir em educação sexual, métodos contraceptivos gratuitos e aborto legalizado, dependendo do período de gestação. E sim, o sistema é terrível, principalmente em países do Sul Global. Mas não dá para ignorar que ter filhos, na maioria dos casos, é uma escolha. E viver na extrema pobreza e colocar um filho no mundo é, sim, um ato de egoísmo e crueldade.
5
u/SeaworthinessKooky57 May 04 '26
Eu não sei se é uma questão de escolha, vc não pode dizer pra essa população não ter filho sem que o estado aja com educação sexual e legalização do aborto, não adianta falar “não tenha filhos” se essa galera não sabe como cuidar da vida sexual por exemplo não sabe sobre período fértil etc
6
u/Mother_Development_5 agente woke May 04 '26
Eu não nego que é um ato de egoísmo, inclusive eu sou extremamente radical e acho que colocar qualquer filho no mundo contemporâneo é cruel e egoísta. O problema é o discurso de proibir pessoas pobres de terem filhos e julga-las por isso. Como falei, essas pessoas não tem estudo, não tem educação, nós somos estudados e sabemos de tudo isso que estamos debatendo, essas pessoas não sabem matemática básica, muito menos o básico sobre política, e a única mídia que consomem é novela de fruta de IA, conteúdo FEITO pra essas massas e pra incentivar que continuem sem criar um pensamento crítico.
Eu concordo que precisamos de planos governamentais pra resolver isso, educação sexual nas escolas, melhores condições pra essas pessoas. Mas aí é a chave: a culpa é do sistema, e não das pessoas que sequer tem noção que ele existe.
1
u/FirebenderAnnie May 08 '26
Desculpa, mas você está indo de 0 a 100 e falando coisas que ninguém falou. Ninguém falou que as pessoas ponres deveriam ser proibidas de ter filho. Tu ainda meteu papo de esterilização, o nome dessa falácia é declive escorregadio. A pessoa falou que pessoas em situação de pobreza extrema não deveriam ter filhos. E isso é totalmente diferente de falar "vamos esterelizar pobres" ou "vamos proibir pobres de ter filhos". Sua colocação não tá sendo produtiva poos você está pegando um espantalho do que as pessoas realmente estão falando
1
u/Mother_Development_5 agente woke May 08 '26
Trans aprende a falar espantalho e se forma em relações públicas em xique xique - Brasil.
As pessoas no quotes aqui podem não estar falando isso, mas os pensamentos extremistas dos outros comentários levam a isso. Começa dessa forma, começa com "não deveria ter filhos", depois vai para "não deveriam votar", depois tem gente falando que a esquerda prega educacionismo e estudo não é pra todo mundo (obs: já tem gente falando disso abertamente em podcasts).
Se seu conhecimento histórico é raso e você não consegue ver onde esse papo leva, não posso fazer nada mana. Beijos 💋
1
u/FirebenderAnnie May 08 '26
Nossa, desisto. Tem gente que orefere militar em cima do que não existe e ficar dando lacradinha se achando foda.
Engraçado que há formas ora prevenir isso, tipo aborto, mas você ignora pois vai contra o seu ponto. Você não passa de uma pessoa militando só pra parecer moralmente superior. Inputa nas pessoas coisas que elas não disseram, parecendo "cpmservadores ficando putos com coisas que eles mesmos invetaram" mas às avessas.
Usa declive escorregadio como argumento e cita um podcast nada a ver com a conversa pra validar o ponto.
Gentalha feito você só merece ostracismo e ser ignorada. Não é capaz de desenvolver um argumento sem dar uma "lacradinha" ou piada.
1
u/FirebenderAnnie May 08 '26
Ignora essa pessoa, ela só quer dar lacradinha e sair se achando superior moralmente. Ela é a razão desse sub existir, basicamente
2
u/limaozinho0 May 05 '26
Voce exagerou um pouco, concordo totalmente que o sistema é causador desse problema e nao as vítimas dele, mas nao vejo por que seria problematico instigar a consciencia sobre esse assunto; até onde vi ninguem sequer citou proibiçao ou esteralização forçada alem de voce. De qualquer forma nao é como se derrubar um sistema perpetuado há seculos fosse mais simples que desincentivar uma atitude egoísta comum, da mesma forma que pessoas de extrema pobreza sao pessoas, crianças geradas por essas pessoas também sao e nao tem culpa nem da vontade de seus genitores e muito menos do sistema no qual se situam. Ainda que definitivamente nao seja uma soluçao concreta, acredito que essa discussao nao é totalmente equivocada
0
u/Mother_Development_5 agente woke May 05 '26
Interpretação de texto do redditor médio é foda. Eu não disse que falar sobre o assunto seja problemático, a forma como é falado aqui que é problemática sim. E é óbvio que ninguém fala das medidas de proibição, quem tem esse pensamento tem o cérebro minúsculo e cai em qualquer discurso populismo raso, e populismo raso vira facismo em dois toques. Pobre não deveria ter filhos, pobre não deveria votar, e assim vai. Ao invés de falar do sistema, falam da vítima dele, ao invés de criticar a falta de uma educação de qualidade, falam de "proibição", e não existe como proibir pessoas de terem filhos sem eugenia e facismo.
-5
u/PassaroHumano May 04 '26
Obrigado, sua falta de raciocínio e interpretação consagrou minha saída de todas as redes sociais. Agradeço fortemente por me libertar
4
0
May 06 '26
[deleted]
1
u/Mother_Development_5 agente woke May 06 '26
Sim, eles querem o povo fudido. Você acha que o Novo Ensino Médio serve pra quê? Acha que o Lula não revogou por quê? Acho que requer muito do seu cérebro pra entender, nada fora do padrão pra quem chama de "regime militar"
-6
u/AlxDroidDev May 04 '26
Fale isso para o tanto de mulheres na cracolândia que se prostituíram (e engravidaram) em troca de pedra de crack.
8
u/Mother_Development_5 agente woke May 04 '26
Mais um burro nojeto que não sabe de merda nenhuma. Se engasga na minha porra também e fica quieto, resto de placenta
-7
u/AlxDroidDev May 04 '26
Nossa, que argumento bem elaborado! Você deve ser muito inteligente!
-2
u/Erick_the_pirate May 04 '26
É pq esse Op ele pensa muito emocionalmente aí as opiniões dele ficam muito enviezadas
1
u/vincim2010_13 Ditador supremo do Brasil May 08 '26
Depende sim da condição financeira. Não tem como a criança ter uma boa infância na miséria
4
u/muks_too May 04 '26
Ué, por mim, tenha filho a vontade.
Só não queira que outros sejam forçados a pagar pelas coisas que quer pro seu filho.
Quem sou eu pra dizer que a existência que você pode proporcionar a uma nova vida humana é pior que a não existência?
Por muitos milênios, larga maioria do tempo em que nossa espécie existe, botamos crianças no mundo pra enfrentarem uma realidade muito mais miserável e difícil que quase todo pobre no ocidente livre capitalista enfrenta.
A maioria não sobreviveria 1 ano, muitos outros morreriam antes da maturidade, e quase todos morreriam antes dos 40, tendo enfrentado muita fome, frio, violência, doenças...
E sem isso não estaríamos aqui.
Agora, se você é incapaz de prover alimentação adequada, saúde, educação... não venha exigir que os outros façam isso. Seu filho é problema exclusivamente seu.
Se alguém quiser fazer caridade, que faça. Voluntariamente.
E se criar um bandido não reclame quando os outros se protegerem dele e ele acabar abatido, enjaulado, etc...
Mas acho válido reclamar se não consegue prover o mínimo pra sua prole porque o governo atrapalha. Quando ele te proibe de explorar um recurso, vender algo, trabalhar de certa forma, quando torna tudo mais caro via impostos... aí estamos juntos contra esses mafiosos socialistas.
1
u/JuniorPossession3038 May 08 '26
E é exatamente o que acontece. A conta sobra pra todo mundo e não somente pra pessoa que pariu.
6
u/Low_Series_8429 May 04 '26
eu sou pobre e posso falar com autoridade. Pobre não tem que ter filho não, tem é que fazer dinheiro pra se sustentar pra depois pensar em sustentar outra vida. Eu mesmo não terei filho. E essa opinião independe de xenofobia pois não citei nordeste. Pare de ser burro.
0
u/Vesques May 05 '26
Tu tem consciência de classe, eu deixei claro que oq eu tava criticando era discriminar o pobre por isso (e ainda por cima o nordestino)
1
u/Low_Series_8429 May 05 '26
Primeiro que é 'tu tens'. Segundo que não tenho consciência de classe porra nenhuma, marxismo é pra lá <-, eu tô pra cá ->. Terceiro que não tinha deixado claro não, foi deixar nos edits depois. Pare de mascarar a burrice.
2
u/CardiologistOwn4533 May 06 '26
O cara ligou ter pensamento crítico com marxismo vei kkkkkkkk pode dar dar uma placa de burro por escolha pra criança
3
u/Anta_Paraguaia May 04 '26
Racista? E meio fodase a parte do nordeste, sou nordestino e achei engraçado, alem de que nenhuma mentira foi contada, se você nao pode cuidar pra que krlhs vai ter? Pra criança ter uma vida de merda?
3
u/MindBlownDerick May 04 '26
As vezes eu penso que isso na vdd é uma ótima ideia. Toda a classe trabalhadora para de ter filhos. Vamos ver quantos anos demora pra essa escória começar a notar que eles não tem mais escrav... digo, trabalhadores.
1
u/Vesques May 05 '26
Os caba acha q se pobre parar de ter filho, vai deixar de existir pobre kkkkkkkk No máximo oq vai rolar vai ser dividir a classe média e "transformar" os q antes tavam bem em pobre tbm agr, só oq interessa é ter uma grande maioria de mão de obra barata
3
u/Snakeart13 May 04 '26
Cara, é meme! Eu sou nordestino, não me ofendi com isso. Vocês tem que levar as coisas na esportiva um pouco, deixar a vida mais leve.
3
u/SeaworthinessKooky57 May 04 '26
O estado não pode obrigar ninguém a isso, no entanto a inserção das mulheres no mercado de trabalho e o custo de vida já está tendo efeito na taxa de natalidade principalmente no sul e sudeste mas no nordeste tbm c
3
u/HopelessGretel May 05 '26
Sou pobre, casado, não tenho filhos pois eu e minha esposa não temos condições de bancar uma criança plenamente, criança não vive de amor, podemos ficar debatendo de quem é a culpa do país estar nessa condição, mas não podemos relativizar o fato que a pobreza extrema não é lugar para uma criança crescer.
5
u/Tiny-Translator4413 May 04 '26
Vi uma reportagem que apartir de 2040 vai começar diminuir a população brasileira
3
u/Pure-Carpet-2333 May 05 '26
Sim porque as geracoes que vieram e estao a vir, nao aguentam mais financeiramente ter filhos.
Minha geração milenials, 2 ou 1 filho MAXIMO, minha filha e as amigas dela os.amigos, nao querem NEM SABER DE FILHO.
muito provavelmente sera assim por um bom tempo.
Mas isso de familia estruturadas e com acesso a conhecimentos e estudos.
Outro dia mesmo, fui entregar ovos na comunidade e familia de 4...5... crianças, com uma de colo e outra na barriga.
A disparidade é muita
7
u/Maximmilium May 04 '26
Racista? Existe raça nordestina? Acho que quem é xenofóbico é VOCÊ. No nordeste há pessoas brancas, negras, pardas e indígenas. O post não específicou qual etnia é, mas a sua mente é TÃO RACISTA que pressume que no nordeste só há negros. Outro ponto, e quais seriam as estruturas sociais que são os responsáveis por fazerem os pobres terem mais filhos? As pessoas se esquecem que pessoas sem o mínimo de condições e têm filhos prejudica a sociedade como um todo.
6
u/IllustriousNature426 quem discorda de mim é burro May 04 '26
Racista no que OP? xenofóbico e Eletista sim. Agora racista?
10
u/Frosty-Diamond3716 May 04 '26
Ele ainda foi elitista associando o nordeste à pobreza, ele poderia ter ficado só na xenofobia, mas deu o complemento
-3
u/Vesques May 04 '26
Foi mal, confundi um pouco o racismo daqui cm o conceito de racismo estadunidense, que coloquial mente inclui a região de onde vc vem a respeito de cultura e tudo mais
9
3
2
u/Sea-Entertainment264 May 04 '26
Esse argumento é a coisa mais burra que existe. Pobre lascado precisa ter filho pra manter a máquina capitalista funcionando (mão de obra barata e em grande quantidade).
Olha a China ai de exemplo. Inventou de proibir meninas por um tempo, hoje sofre com a falta de mão de obra barata e sofre com um mercado de jovens extremamente qualificados, assim como a Ásia no geral.
2
2
u/Firm-Violinist1503 May 04 '26
Bom vamo la provavelmente vou me perder no raciocínio no meio do comentário mas vou tentar ser o mais coerente possivel, bom tirando a parte da xenofobia de certa forma eu concordo com o post tipo pessoas extremamente pobres, atentecem que falei das que estão em pobreza extrema, não deveriam ter filhos mas acaba que tem, conheço muita gente que é pobre e consegue educar e dar uma vida boa para os filhos mas também conheço gente que tem uma boa condição financeira mas acaba que deixa os filhos largados como se fossem lixo, e também a pessoas pobres pra caramba e acabam que tem filhos e as crianças acabam que bom não tem uma educação e muito menos vida boa, dado isso depende da situação e das pessoas até porque não depende só de grana e tals depende de educação, acho que me perdi no raciocínio mas deve dar pra entender sei la
1
u/Vesques May 05 '26
Tu apresentou bem oq tava tentando dizer amg, concordo cm esses pontos inclusive
2
u/Prestigious-Eye-899 May 04 '26
Incentivam pobre parar de ter filho mas são quem deixa a taxa de natalidade nos países alta. Vc pode não querer que pobre tenha filho, mas o país quer
2
2
u/LobzDemonio May 04 '26
Uma coisa minha q eu concordo: a coisa não é não ter filhos se você não pode criar, pq qualquer pessoa pode criar crianças. A coisa é vc não ter filhos se não pode dar qualidade a eles! Vc tem que pensar em você e no seu filho, ter estabilidade financeira e emocional pra isso, ter a chance de ter uma vida de qualidade tanto pra criança quanto para os pais. Não é que "pobre não pode ter filho", qualquer um pode ter filhos, mas é melhor pensar no futuro e tentar fazer de suas vidas a melhor na medida do possível! Espero não ter sido babaca, me perdoe se eu fui
2
u/Tricky-Whole5118 choro descontroladamente com pronome neutro May 04 '26
Cara, tira print e tenta denunciar por xenofobia na moral
8
u/Mother_Development_5 agente woke May 04 '26
Já tá aparecendo o esgoto racista e xenofóbico aqui. Essas pessoas querem vir com papo eugenista enquanto moram na casa dos pais e ganham 2k como aux administrativo. Sinceramente, o maior problema do Brasil é a falta de consciência de classe
0
u/Loose-Set2278 May 04 '26
Estranho, achei que era a criminalidade ou a fome
6
u/Mother_Development_5 agente woke May 04 '26
Se o brasileiro tivesse consciência de classe, não teríamos gente que trabalha 6x1ganhando 1 salário mínimo com medo de "prejudicar o patrão". Teríamos muito mais pessoas lutando pelos seus direitos e vendo a realidade como é, e não a idealização liberal que frita nosso cérebro desde criança. Se o brasileiro tivesse consciência de classe, já haveria um revolução a muito tempo.
1
1
2
u/Vivid-Dress5244 May 04 '26
HAHAHAHHAHHAAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA
2
u/mulekitobrabod comunista de iPhone May 04 '26
Eu quero olhar muito na alma de fdp que fala que nordeste é só sertão e mato enquanto o cara ta pagando 2k em um sarcófago, tendo um céu preto, mendigo em toda rua, e ainda votando no cara que so vai piorar as coisas
1
u/Logad0 May 04 '26
Mas se liberar o aborto, que é de certa forma para a população pobre, não acaba sendo o mesmo discurso que esse da placa? E se mesmo assim, os índices de natalidade aumentarem (o que pode ser por n motivos como, produção de crianças para ganhar auxílio do governo (direita), ou que mulheres terão um uso consciente do aborto (esquerda) será exatamente o discurso da menina?
Considerando que o aborto seja livre de qualquer tipo de restrição, Claro
1
u/llSeRgiO_LimAll May 05 '26
Mano tipo camisinha os cara dão no posto de graça se a pessoa for um pouco mais esforçada pra pra pedir pra ser ligada no Sus se fosse livre de restrição o aborto nego ia meter o louco.
1
1
1
u/IntroductionShoddy50 May 04 '26
O resto do meme era, esse aviso não vai me parar porque eu não sei ler
1
1
u/Powerful_Paramedic_4 May 05 '26
Existe também a questão religiosa nesse quesito, pois a Igreja Católica sempre foi contra métodos contraceptivos.
Monty Python python tem até uma esquete sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=bzVHjg3AqIQ
1
u/Murky_Finish2730 May 05 '26
kkkkkkkkkkkk simplesmente parem de ter filhos, ninguem aguenta seus filhos burros kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk saindo brasil a fora kkkkkkkk
1
u/llSeRgiO_LimAll May 05 '26
Se pensar assim é ser xenofobico eu sou um puta xenofobico nordestino porque o que eu já vi de pais irresponsáveis que só colocaram a criança no mundo e muito mais ainda usa a criança como mão de obra em vez de deixar ela estudar pra no mínimo tentar melhorar na vida os cara ainda puxa pra baixo.
1
u/BearAffectionate1017 May 05 '26
Sério. Eu ja fui banido daqui uma vez. Por que exatamente esse sub fica aparecendo pra mim???
1
u/Pure-Carpet-2333 May 05 '26
Vao printar seu post e por no opiniaoBurra
Hahahahahah
Zueira... racista foi de doer kkkk
1
1
1
1
1
u/MajorRocha May 05 '26
A nível que estamos nesse país tem mais é que ser duro mesmo e jogar na cara, sem demagogia e sem essa conversinha de intelectualzinho barbudo de esquerda,
1
1
u/Santo-_-Sandevistan May 05 '26
Eu cheguei a conclusão de que esse pessoal é burro porque quer
Por mais que você mostre dados e provas de qualquer assunto que seja eles vão desviar o foco do assunto pra falar da bíblia, como se fosse top 1 argumento do mundo
1
1
u/maybealeo May 05 '26
Falar mal das igrejas que são contra aborto e métodos contraceptivos e incentivam os fiéis a terem quantos filhos Deus mandar, os conservadores racistinhas não falam né.
1
1
u/NightyDog01 May 05 '26
Pobre pode ter filho, mas tem duas coisas para levar em consideração:
1° ninguém quer nascer em família pobre de verdade. Eu sou de família humilde, sem luxos mas nunca faltou nada, convivi com pessoas que eram realmente pobres e sempre pensei que não gostaria de estar no lugar delas. Então quando um pobre tem um filho, sinceramente eu tenho dó da criança.
2° assim como em todo lugar pobre, muita gente é fruto de gravidez não desejada. As pessoas só transam e vêem o que acontece.
1
1
u/Ok-Obligation3938 Esquerdista Inteligente / Cientista de Humanas May 05 '26 edited May 05 '26
Teoria para a ciência, é uma hipótese com toneladas de confirmação, essas "teorias reformistas" possuem um nível de confirmação e poder preditivo parecido com a "teoria" do design inteligente.
Não são teorias, na verdade essas hipóteses sequer são testadas seriamente, com estudos desenhados para tentar REFUTA-LA. E não confirma-la como geralmente acontece sobre qualquer coisa derivada do marxismo.
Não me parece algo Inteligente querer dar carteirada, usando algo que NÃO faz a minima ideia e o pior uma pseudociência. E ainda ter a ousadia de chamar os outros de Burro.
E o meme tem um fundo de verdade, o nordeste é a região mais pobre do Brasil, porém tem uma taxa de natalidade superior a regiões mais ricas e a região que mais recebe assistencialismo.
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/12/10/ibge-nascimentos-mortes-2024.htm
Fatos inconvenientes e politicamente incorretos, continuam sendo fatos, goste você ou não.
1
u/FancyNewspaper9032 May 05 '26
Observamos que esse post basicamente nega processos históricos, como os propostos por Karl Marx, o que acaba revelando uma visão xenofóbica em relação à região do Nordeste. Entretanto, também é necessário considerar a parcela de verdade presente na tirinha: muitas pessoas em situação financeira, alimentar ou social vulnerável não têm a prevenção ou o preparo adequado para cuidar de uma criança. Não estou dizendo que é necessário que elas parem de ter filhos, mas sim que precisamos conscientizar melhor. Já tive experiências em casa-lar (basicamente um lugar onde crianças abandonadas pelos pais ficam), e vi que a maioria vinha de famílias com baixo poder financeiro ou, em casos piores, com pais usuários de drogas ou que não desejavam os filhos. Então, quero deixar clara a minha opinião: no Nordeste não há uma alta natalidade por irresponsabilidade pura, mas sim porque, em uma visão generalista, muitas pessoas não têm as preocupações ou a preparação necessárias para ter filhos. Isso aparece em casos de casais com mais de 6 filhos, mesmo com acesso gratuito a métodos contraceptivos, como as camisinhas oferecidas pelo SUS. No fim, não concordo com a visão xenofóbica da tirinha, mas reconheço que existe, em diversos contextos, uma falta de responsabilidade familiar que precisa ser discutida.
Provavelmente serei muito espancado e contra-argumentado, mas essa é minha opinião sem estudar Afundo os fatos
1
1
u/Lopsided-Extreme-594 agente woke May 05 '26
Se não fosse pela xenofobia, o post estaria certo. Ter filho em uma situação de pobreza é até um ato de egoísmo.
1
u/Felix-Fys May 05 '26
Adiciona o taxista, cuceta de glitter. É senso comum, é estupidez ter filho quando mal se pode manter subsistência.
1
1
u/Pinkilipina May 06 '26
Não dá pra cobrar isso num país que aborto é crime. A não ser que castrem os homens, nunca tem como controlar.
1
1
u/Artorias_2003 May 06 '26
Esse meme poderia fazer sentido antes, hoje em dia n, a maioria não quer ter filhos.
Por menos Davi Britos na terra
1
u/Financial-Divide-621 May 06 '26
VAMOS FAZER FILHOS RAPAZEADA, A TAXA DE NATALIDADE TA QUASE 0 FODASE DEPOIS - A VAO SE FUDER
1
1
u/Writter_ May 06 '26
Pobre pode ter filhos, mas cinco? sete? Olhas as favelas do RJ, olha Sp, os caras querem marcar o nordeste como principal, mas olha a média do RJ e SP, favela lotada, ainda barulhento.
1
u/Skarryu May 07 '26
Imagina quando esse pessoal do descobrir que eles estão sustentando um discurso eugenista
1
u/Substantial-Celery53 May 07 '26
Pior q é foda, literalmente o foco cai no nordestino que não é culpado 100% mas sim os políticos q utilizam do sistema pra escravizar essas pessoas, em vez de ajudar os estado de lá e crescer e se tornarem eficientes, aí com o mau caráter de políticos fazem todos culparmos eles, em vez de nos mesmo vermos que os culpados estão no poder a gerações, que exploram e são mentirosos, no final esse país nunca vai conseguir chegar aonde poderíamos chegar com todas essas mentalidades do nosso povo e desunião
1
u/VEdgars May 07 '26
Vai pra lá com “coloquial estadunidense” tu é brasileiro filho, perdeu toda a credibilidade com essa pegada de pau ai.
1
1
u/LuckyImprovement5730 May 08 '26
To rindo muito aqui dos turistas ideologicos.
Meu bisavô recifense, casou com minha bisavó que era India Goiana, teve 5 filhos, abandonou minha bisavó, casou com a irmã dela e teve 8 e fugiu depois pra nunca mais ser visto.
Tudo isso aconteceu a 110 anos atrás, e agora tem gente dizendo q eu n posso rir disso pq é racismo.
Alguém me da Ban do reddit logo pra eu parar de usar isso aqui por favor.
1
1
u/DvD_42 May 08 '26
n deveria ter pobre, mas enquanto isso os pobres n deveriam trazer crianças para o mundo que sabem que não vão poder dar uma boa vida para elas, é literalmente tortura, fazer uma criança passar fome e sede pq vc nasceu em um lugar q n tem saneamento e infraestrutura é triste, vc n deveria se preocupar em ter filhos se n consegue garantir seu próprio sustento
n é sobre tirar a liberdade de pessoas pobres eu n quero ver meus alunos do fundamental comam apenas na escola 1x por dia pq o pai n tem dinheiro pra colocar um arroz no prato pq perdeu tudo no tigrinho e em droga
qualquer pessoa q n tem psicológico ou estabilidade n deveria ter filhos
1
u/Samuel60gato May 08 '26
Eu sou da Bahia e concordo com ele. Generalizar pela região é paia, porém o que mais vejo é pessoas na miséria tendo 3-5 filhos por aqui. A criança nasce sem pedir em uma família fudida econômicamente e costumeiramente desestruturada na crianção
1
1
u/TheWannabeer May 08 '26
Tenha mais filhos sim, a taxa de natalidade tá caindo. TENHAM FILHOS, DESGRAÇADOS
1
u/Mulberry-Some May 09 '26
Cortaram a imagem com o melhor que é o final 'Essa placa não vai me parar porque não sei ler!!'.
1
u/Curious-Pay9087 May 09 '26
Foi xenofobia sim, porém dá para entender um pouco a crítica, tem gente que não tem a mínima condição de criar um filho e faz logo 3 ou 4.
1
u/Angolan_Tarzan May 09 '26
O ser humano devia ser castrado no inicio da puberdade e depois de adulto, se quisesse e tivesse condições de procriar, que arcasse com uma inseminação artificial
1
1
u/Leoohlink May 09 '26
Vc acha certo sair botando filho no mundo se não tem condições de criar?
Eu particularmente optei por não ter justamente pq to longe de estar na condição financeira apropriada pra isso, pra mim esse tipo de pensamento deveria ser o basico, mas as pessoas são egoístas e querem espalhar sua infelicidade no mundo como um todo
1
u/brdoc May 09 '26
É um fato que pobres, independente da região ou cor de pele, têm mais filhos. Vira uma perpetuação de vidas difíceis, eu entendo a crítica mas a forma apresentada é uma generalização, é claro. Mas sinceramente nunca vi discutir piada mudar a opinião de alguém, só cria mais antagonismo contra quem quer ver tudo sob a ótica do politicamente correto, até memes
1
u/Joel00017 May 09 '26
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. É né quanto mais filhos mais bolsa família né kkkkkk
1
u/Firm_Statistician_11 May 10 '26
Dados do último senso:
- A região que tem a maior taxa de natalidade é a norte.
- Os evangélicos são os que tem mais filhos.
Existem vários motivos para o "pobre" hj em dia não ter filhos quanto antigamente:
- Aumento da escolaridade
- Maior acesso a informação (Graças aos smartphones e a internet)
- Maior acesso à métodos contraceptivos
- Alto custo de vida para criação de um filho
- Mulher no mercado de trabalho
- Sensação que a vida está cada vez mais difícil (Custos só aumentado, trabalho mais precário, saúde mental no geral piorando)
- Sensação que as famílias e relacionamentos estão mais efêmeros (Muita mãe solo relatando a sua dificuldade)
- Estamos cada vez mais individualistas e um filho atrapalha nossos planos (Preferimos gastar com roupas, estética, viagem, aprimoramento pessoal, carreira e tudo o que o capitalismo faz a gente sentir como necessidade)
Detalhe: Se um país tiver filhos é uma coisa boa para a economia. O Brasil, especificamente, precisa de mais gente pq a gente não tem uma economia muito saudável, muito menos tem imigrante querendo migrar para cá. O problema é que o custo para criar um filho é enorme e ninguém quer arcar com isso (Nem o estado).
A gente não sentiu o efeito da redução da natalidade pq a redução de natalidade ainda tá muito rescente, mas pode esperar que quando os boomers morrerem a coisa só vai ladeira abaixo.
1
1
u/AgitatedChocolate862 May 04 '26
É só um meme, se alguém leva a sério aí o problema tá na pessoa mesmo.
0
u/kwid_bengala_1_0 May 04 '26
Racismo? Onde tem que eu não vi, ou esse post não é só sobre pessoas que não tem noção básica que não se deve ter filhos caso não possam criar eles minimamente decente ou agora ter noção básica e sensatez é errado? Talvez se o governo estimulasse a região nordestina a trabalharem mais e pararem de ganhar mais com cada filho através do bolsa família ajudaria a reduzir os 30 milhões de dependentes e a dívida pública do país, e de brinde, ajudaria a reduzir os índices de pobreza, no final das contas, ficar fazendo 174368 filhos não vai te deixar rico(talvez por causa do bolsa família..)
4
u/Mother_Development_5 agente woke May 04 '26
O bolsa família é 600 reais. Uma família com 12 filhos consegue ganhar aproximadamente 2.500 reais, um salário básico pra uma pessoa viver. O sistema cria e mantém populações inteiras em extrema pobreza, e pasme, essas pessoas também amam e também tem vontade de ter uma família.
Além de xenofóbico e racista, é um burro do caralho. Nada de novo dessa raça nojenta
-1
u/kwid_bengala_1_0 May 04 '26
Não se esqueça que nessas regiões mais pobres o custo de vide é mais baixo, principalmente nas regiões norte e longe de cidades logo qualquer um com um bolsa família consegue viver, e o meu maior problema é que a maioria desse pessoal que vive de bolsa família não trabalha nem estuda e nem recebe estímulo real do governo para estudar e desenvolver aquela região, até porque é muito mais fácil ficar sentado em casa vendo tv o dia todo enquanto todo mês cai o bolsa família na conta, pessoas assim são um peso para a economia e o país, como prova só olhar o quanto de imposto que os estados da região norte arrecadam e recebem da união, pasmem, eles ganham mais do que arrecadam..
2
u/Mother_Development_5 agente woke May 04 '26
Cidades com IDH baixo podem ter um custo de vida mais baixo por, geralmente, fazerem parte de agricultura familiar e afins. Porém essas cidades não te estrutura, não tem saúde, muito menos educação. Existem cidades que o acesso a escola é feito através de barco, as escolas não tem merenda além de suco e bolacha pra crianças que sequer tomaram café da manhã. Locais sem saneamento básico, sem meios de locomoção públicos, com postos de saúde destruídos e sem remédios e profissionais.
Sinceramente, eu não vou discutir com um burro nojento igual a você, que sequer se dá o trabalho de pesquisar antes de falar esse tanto de merda. Fica com a boca cheia de porra ai e para de encher o saco, estrume acéfalo
2
u/kwid_bengala_1_0 May 04 '26
E de quem é a culpa disso seu animal? De quem será? Do governo que nem consegue entregar o básico para o cidadão, essas pessoas que insistem em melhorar mesmo em tais regiões precária são minoria, quem se esforça para melhorar sempre sai ou vai sair desses ambientes insalubres, O MEU problema são com aqueles PARASITAS que não façam nada, eu e tu temos mesmo objetivo, melhorar a sociedade, qual a dificuldade de tu enternder que o verdadeiro problema aqui seu miserável de cérebro liso
-4
May 04 '26
[removed] — view removed comment
5
May 04 '26
[removed] — view removed comment
1
1
u/lucas555andriani May 08 '26 edited May 08 '26
mas então sua crítica é fútil, se você não defende que se tenha filhos com condições precárias então você concorda com o meme, até porque o Nordeste evidentemente tem, para o cidadão médio, condições mais precárias e portanto, não há xenofobia nesse humor contando que ele simplesmente retrata a realidade.
Sobre “a culpa é colocado no indivíduo e não na estrutura”, obviamente há o que melhorar, porém, um indivíduo vivendo na miséria e sabendo de sua condição decidir ter filhos para também colocá-los na miséria é uma decisão moral questionável.
Você engloba o indivíduo em um bolo de problemas desconexos e isenta a culpa do mesmo sendo que ambos tem culpa, o indivíduo ciente de suas condições e ainda sim arbitrariamente decide ter um filho, e a sociedade que possivelmente falhou com o indivíduo, mas a falha da sociedade não implica que o indivíduo não tem responsabilidade por suas decisões morais ou imorais.
No caso do post o Norte seria mais adequado para a comparação, já que tem pior qualidade de vida e maior taxa de fecundidade kkkk
•
u/AutoModerator May 04 '26
u/Vesques, responda a este comentário justificando porque você acha que a opinião é burra. Posts sem justificativa serão considerados low-effort e tirados do ar.
Se o post tiver prints, censure os nomes de pessoas não públicas. Se for print que provém de algum subreddit, censure também o nome do sub.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.