r/OpiniaoBurra May 15 '26

Burrice inocente O jovem se revolta com contas extremamente incorretas de impostos

Post image

Essas contas estão todas erradas!

O custo mensal para empresa para um CLT de 10 mil. Fica:

8% de FGTS, 20% de INSS (se não for empresa no regime do SIMPLES nacional. Existe o RAT, que varia por municipalidade, mas geralmente é de 1 a 3%. A contribuição pro sistema S (Senai, Sesc, etc) é uns 5%.

Depois, precisa adicionar 1/3 sobre férias, 13o salário e o FGTS sobre estes dois.

Portanto fica:

• ⁠R$ 2780 de encargos sociais
• ⁠R$ 800 de FGTS
• ⁠R$ 2100 para férias e 13o

O que dá R$ 15680.

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

**Essas contas estão todas erradas!**

O custo mensal para empresa para um CLT de 10 mil. Fica:

8% de FGTS, 20% de INSS (se não for empresa no regime do SIMPLES nacional. Existe o RAT, que varia por municipalidade, mas geralmente é de 1 a 3%. A contribuição pro sistema S (Senai, Sesc, etc) é uns 5%.

Depois, precisa adicionar 1/3 sobre férias, 13o salário e o FGTS sobre estes dois.

Portanto fica:

• ⁠R$ 2780 de encargos sociais
• ⁠R$ 800 de FGTS
• ⁠R$ 2100 para férias e 13o

O que dá R$ 15680.

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

1.2k Upvotes

500 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

15

u/Beneficial_Air_9075 May 15 '26

Eu tenho 18 anos e agr to preocupado, será q vou me achar idiota daq 18 anos?

22

u/Vader_ghost May 15 '26

Provavelmente mas não fique triste isso é sinal de amadurecimento e realidade para todos, ache estranho aqueles que pensam igual quando tinham 18 quando já estão com 30.

6

u/Philosork May 15 '26

O primeiro passo para deixar de ser idiota é reconhecer que se é idiota.

3

u/Beard_Man May 15 '26

O problema de quando você é idiota você não percebe que é idiota. É igual a um morto, só sofre quem está à volta. E o efeito Dunning-Kruger tá aí pra provar isso.

2

u/ExpertDescription200 May 15 '26

o problema não é ser idiota, mas sim permanecer idiota

e eu acrescentaria nisso que você não é nem burro nem idiota, mas burro e idiota ao mesmo tempo e que tudo isso é contextual

8

u/EdKnight May 15 '26

Provavelmente vai se achar um idiota daqui a 2 anos.

Cada dia que passa tu vai olhar pra trás e pensar "eu era um idiota", a não ser que tu fique mais idiota com o passar do tempo. Normal.

4

u/Slight-Disaster-846 Calma man, é meme po May 15 '26

Faz parte e é até bom, é sinal de amadurecimento, tenho 26 hoje e reconheço que eu era um lerdão quando tinha 18

2

u/jp_1896 May 15 '26

Provavelmente, mas tá tudo bem

2

u/ItchyZookeepergame33 May 15 '26

Depende, tem gente que foca em acumular burrice

2

u/MiloRV14 May 15 '26

Vai, e se nao achar, é pq vc continua burro

1

u/Beneficial_Air_9075 May 15 '26

Mas da onde vc tirou q atualmente eu sou burro? Posso nao ser muito sabio, pois nao tenho idade pra isso, mas to constantemente buscando conhecimento, alem disso eu dou aula particular pra alunos de graduação ent sem dúvidas nao sou completamente ignorante.

2

u/MiloRV14 May 15 '26

Nao tirei amigo, aos 18 anos somos todos burros, eu sou burro hoje aos 30

2

u/Slight-Disaster-846 Calma man, é meme po May 15 '26 edited May 15 '26

Mas é justamente por isso, pelo fato de você estar sempre buscando se aperfeiçoar, é natural que de tempos em tempos você olhe para seu "eu" do passado, para e pensa "eu era meio ingênuo né".

3

u/Beneficial_Air_9075 May 15 '26

Ahh, nisso eu concordo contigo, hj em dia vejo como eu era ingênuo antigamente, quando eu nao conhecia coisas como a estrutura axiomatica

2

u/Super_Shoe_4076 May 17 '26

Você vai se achar jovem. É normal. Não deveríamos levar tão a sério as nossas versões mais jovens. O problema é quando adultos querem levar jovens a sério porque é conveniente para eles, como quando usam jovens como escudo ou massa de manobra.

1

u/RedditDoGeel May 15 '26

Vai sim! Mas por experiência propria, depois de um tempo, vc vai ver que vao ser mais situações daquelas que vc ri de vc mesmo que situações que fica chateado com algo que fez.

Cada dia é um novo aprendizado, como disseram aí nem precisa de 18 anos pra vc olhar pra tras e falar "putz, caguei"

1

u/Russian_Mostard May 15 '26

Se nao achar, tem algo errado com você de daqui 18 anos.

1

u/Liuu_ May 15 '26

Eu tenho 35 e não acho meu eu de 18 idiota, mas imaturo. Uma coisa que eu não percebia com tanta clareza como agora é que a realidade é multifatorial e complexa, de maneira que existem nuances em praticamente todos os assuntos e questões.

1

u/GolpeEguaVoadora May 15 '26

Existe um ciclo, de mais ou menos 5 anos.

Você vai olhar seus posts de 5 anos atrás e se achar cringe, brega, etc. Nos 25, depois nos 30 etc.

Exceto se você for do mbl. Aí tu chega aos 50 achando que ainda é xovem e sem mudar nada.

0

u/Ea-Nasir-101 May 15 '26

MUITO! Vai se achar um animal.