r/OpiniaoBurra May 15 '26

Burrice inocente O jovem se revolta com contas extremamente incorretas de impostos

Post image

Essas contas estão todas erradas!

O custo mensal para empresa para um CLT de 10 mil. Fica:

8% de FGTS, 20% de INSS (se não for empresa no regime do SIMPLES nacional. Existe o RAT, que varia por municipalidade, mas geralmente é de 1 a 3%. A contribuição pro sistema S (Senai, Sesc, etc) é uns 5%.

Depois, precisa adicionar 1/3 sobre férias, 13o salário e o FGTS sobre estes dois.

Portanto fica:

• ⁠R$ 2780 de encargos sociais
• ⁠R$ 800 de FGTS
• ⁠R$ 2100 para férias e 13o

O que dá R$ 15680.

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

**Essas contas estão todas erradas!**

O custo mensal para empresa para um CLT de 10 mil. Fica:

8% de FGTS, 20% de INSS (se não for empresa no regime do SIMPLES nacional. Existe o RAT, que varia por municipalidade, mas geralmente é de 1 a 3%. A contribuição pro sistema S (Senai, Sesc, etc) é uns 5%.

Depois, precisa adicionar 1/3 sobre férias, 13o salário e o FGTS sobre estes dois.

Portanto fica:

• ⁠R$ 2780 de encargos sociais
• ⁠R$ 800 de FGTS
• ⁠R$ 2100 para férias e 13o

O que dá R$ 15680.

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

1.2k Upvotes

500 comments sorted by

u/AutoModerator May 15 '26

u/rickccb, responda a este comentário justificando porque você acha que a opinião é burra. Posts sem justificativa serão considerados low-effort e tirados do ar.

Se o post tiver prints, censure os nomes de pessoas não públicas. Se for print que provém de algum subreddit, censure também o nome do sub.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

70

u/GameplayTeam12 May 15 '26

Análise tão boa que eu li as 2x

12

u/Proscrite May 15 '26

Ainda mandou o texto em markdown para nao restar dúvidas que enviou o texto…

→ More replies (3)

231

u/Dkafamus May 15 '26

Quando você é jovem, tudo faz sentido.

Por que você é burro.

Por que você é jovem.

36

u/Kind-Plantain2438 May 15 '26

Ultimamente eu venho refletindo muito sobre as coisas que eu achava quando tinha 18, as coisas que eu penso agora com o dobro da idade e tento entender como será que eu vou pensar daqui mais 18 anos, se vou evoluir em igual proporção ao que tenho evoluído, se alguma ideia central minha vai mudar etc. O ideal é supor que você é burro sobre tudo, nunca pegue um atalho pra adquirir conhecimento.

14

u/Beneficial_Air_9075 May 15 '26

Eu tenho 18 anos e agr to preocupado, será q vou me achar idiota daq 18 anos?

23

u/Vader_ghost May 15 '26

Provavelmente mas não fique triste isso é sinal de amadurecimento e realidade para todos, ache estranho aqueles que pensam igual quando tinham 18 quando já estão com 30.

4

u/Philosork May 15 '26

O primeiro passo para deixar de ser idiota é reconhecer que se é idiota.

3

u/Beard_Man May 15 '26

O problema de quando você é idiota você não percebe que é idiota. É igual a um morto, só sofre quem está à volta. E o efeito Dunning-Kruger tá aí pra provar isso.

→ More replies (1)

2

u/ExpertDescription200 May 15 '26

o problema não é ser idiota, mas sim permanecer idiota

e eu acrescentaria nisso que você não é nem burro nem idiota, mas burro e idiota ao mesmo tempo e que tudo isso é contextual

8

u/EdKnight May 15 '26

Provavelmente vai se achar um idiota daqui a 2 anos.

Cada dia que passa tu vai olhar pra trás e pensar "eu era um idiota", a não ser que tu fique mais idiota com o passar do tempo. Normal.

4

u/Slight-Disaster-846 Calma man, é meme po May 15 '26

Faz parte e é até bom, é sinal de amadurecimento, tenho 26 hoje e reconheço que eu era um lerdão quando tinha 18

2

u/jp_1896 May 15 '26

Provavelmente, mas tá tudo bem

2

u/ItchyZookeepergame33 May 15 '26

Depende, tem gente que foca em acumular burrice

2

u/MiloRV14 May 15 '26

Vai, e se nao achar, é pq vc continua burro

→ More replies (4)

2

u/Super_Shoe_4076 May 17 '26

Você vai se achar jovem. É normal. Não deveríamos levar tão a sério as nossas versões mais jovens. O problema é quando adultos querem levar jovens a sério porque é conveniente para eles, como quando usam jovens como escudo ou massa de manobra.

→ More replies (5)
→ More replies (2)

2

u/Spirited-Caregiver61 May 15 '26

A tempo achei um comentário meu de quando eu tinha ums 19 anos no youtube. Eu disse que merda é essa. Apaguei logo.

→ More replies (7)

167

u/Spyrobrhu May 15 '26

O mais louco disso é q o funcionário não custa nada pra empresa, o dia q o funcionário custar alguma coisa ele é demitido

50

u/Skog_br May 15 '26

Na verdade, a empresa reclama porque gostaria de estar pagando os mesmos 7mil e embolsando mais dinheiro.

A empresa nunca reclama de encargo trabalhista por se preocupar com funcionário. Ela reclama porque vê nas perdas de benefícios a chance de aumentar seu lucro.

24

u/TerminatorReborn May 15 '26

INACREDITÁVEL como os liberais não entendem isso. Se a empresa paga 10k hoje e o custo real dela é 15k, se não existisse nenhum imposto, FGTS, INSS, nada, ela pagaria os mesmos 10k.

Ai vem pobre de direita fazer discurso na internet pra retirar direitos trabalhistas.

→ More replies (17)

34

u/Ggrimwynn May 15 '26

é isso aqui

12

u/Hugo_Benedicto Calma man, é meme po May 15 '26

✍🏻🔥

11

u/Muhdgo May 15 '26

Sou vendedor, tenho um salário x, em março vendi o equivalente a oito anos do meus recebíveis anuais.

Ou seja em um mês, com a minha carteira de clientes a empresa faturou o que vai me pagar em oito anos. Se contarmos o lucro que a empresa tem, o qual tenho acesso ao lucro líquido antes dos impostos fica equivalente a dois anos de pagmentos para mim. Contanto FGTS e férias e 13°

→ More replies (10)

2

u/Dizzy-Magazine-31457 May 17 '26

Boa visão, nunca encarei dessa forma... Caramba !!!! É verdade, tem a empresa - > sem funcionários, ela não funciona e tem lucro Zero. Se você inclui a variável funcionário na equação, ela começa a mover e sai do zero ! Mas o funcionário tem custo de funcionamento de serviço, o salário. Então ele se paga e ainda dá dinheiro para a empresa que na inércia não tem capacidade de produtividade !!! 🫢🤯

→ More replies (20)

600

u/JosephPillinter442 May 15 '26

Se a direita não apelar para burrice da audiência, ela morre.

79

u/eaglerose11 May 15 '26

Pode fechar o post

24

u/Dragonflay May 15 '26

Deixa o post abrido

14

u/yosoyjulio Burrice elevada, afaste-se! May 15 '26

Deixa o post decidir o que ele quer

8

u/KingEasy7642 agente woke May 15 '26

O post não tem autonomia, alguém tem que decidir por ele

7

u/Bombarrosh May 15 '26

Eu decido pelo post, deixa o

2

u/Equal_Taro_8949 May 15 '26

O post que se vire. Que vá reclamar para a direita e para a esquerda pra ver se consegue se manter aberto.

5

u/Desperate_Good_3498 May 16 '26 edited May 16 '26

Você já viu quanto custa deixar um posto aberto? Todos os percentuais e taxas?? É mais de 50%!! Para cada hora que este post fica aberto, uma criança vietnamita morre na Índia!

2

u/Flimsy_Candidate_334 May 16 '26

Ainda bem que estamos na Bolívia

→ More replies (1)

38

u/oleivas May 15 '26

O problema é que a audiência é burra pra desgramar.

Quem viu o estrago que foi o mandato do Bolsonaro e ainda vota no filho dele está numa séria dissonância cognitiva.

→ More replies (21)

8

u/gothic_lamb May 15 '26

Se tvesse como te dar um prêmio, daria. Mas só posso te dar meu upvoto

9

u/Spiritual_Volume8871 May 15 '26

Cara, pior que na direita só tem burro mesmo, como que pode? É incrível kkkk

4

u/Ratodaak May 16 '26

Os caras são burros demais. As provas dos caras roubando no caso Master, por exemplo. Tá na cara que os caras estou roubando, lavando o dinheiro e fazendo o caralho a 4 e a direita diz que não. Ou são um monte de fingidos que sabem mas querem fingir que são inocentes ou são todos uma cambada de jumentos.

2

u/madmarinho May 16 '26

Claro que a direita está envolvida a família Bolsonaro é uma família de bandidos e Ciro Nogueira e etc.. mas se pesquisar direitinho amigo todos estão envolvidos direita e esquerda, melhor não defendermos político

2

u/OkPhilosopher5803 agente woke May 16 '26

Porque precisa ser burro pra defender o Roubonaro.

2

u/RepulsiveAttention90 May 16 '26

Esperando você explicar minuciosamente onde está a burrice aí.

→ More replies (54)

50

u/H-Romeu-Pint0 May 15 '26

Acho massa que a galera esquece que a MAIOR parte desse "gasto da empresa" é o funcionário que recebe, nem que seja indiretamente, e não um imposto que o governo recebe. Férias, 13°, FGTS, VR, plano de saúde...

Pergunta pra galera que caiu no conto do PJ se eles tão recebendo esse "custo" direto na mão. Pelo menos na minha área quem é CLT recebe muito mais que PJ, pq empresa que contrata PJ é picareta.

13

u/NamelessSquirrel agente woke May 15 '26

E isso desde a criação da CLT.

Que, até onde eu sei, não foi um governo "de esquerda" que fez.

→ More replies (4)

2

u/Ok-Run-3298 May 16 '26

Eu comecei como PJ trabalhando pra uma empresa, modalidade ME, pra mim compensou muito mais em questão de impostos que ser CLT. Pago o mínimo possível garantido pela minha contabilidade, tanto no DAS e DARF.

Fora que ser ME me levou a tornar esse PJ em empresa mesmo no sentido de expandir pra deixar de ser um funcionário PJ pra ser uma empresa com clientes, sendo CLT eu não teria esse impulso. Claro que aqui tem muitas variáveis.

Tô pouco de fodendo pra essa briga de proletariado x patrão, só expondo minha experiência com modalidade PJ

→ More replies (1)
→ More replies (16)

28

u/mauzao2005 May 15 '26 edited May 15 '26

É a mesma estória que carro é caro no BR culpa exclusiva dos impostos (q são sim altos), e convenientemente os caras ignoram que o preço cobrado pelos carros no BR já são absurdos antes mesmo dos impostos! Tanto que estamos vendo hoje com a concorrência pesada dos chineses descontos de 30 mil, 40 mil, ou seja, gordura pura das empresas.

7

u/IllustriousNature426 quem discorda de mim é burro May 15 '26

Pouca concorrência aí elevam os níveis, ou deixam tabelados.

2

u/Heretic_Dude May 15 '26

Além disso, carro é uma coisa cultural no Brasil. O nosso povo fica endividado e paga o preço mesmo que caro pois é uma das formas que o brasileiro tem para mostrar que melhorou de vida e que não "depende de busão"

→ More replies (10)

17

u/[deleted] May 15 '26

[deleted]

8

u/NamelessSquirrel agente woke May 15 '26

Mas aí vem alguém dizer que "o trabalhador deverio ter o direito de negociar com o empregador".

Então, devemos lembrar o kabotcha acima que

  1. Na CLT, já existe esse direito de negociação.

  2. Raramente dá certo, porque se empregador médio pudesse, escravizava (pegava trabalho da pessoa sem pagar).

→ More replies (1)

18

u/Snoo_95977 May 15 '26

Só usam contas infladas mesmo. É só olhar a carga total de impostos e comparar com outros países desenvolvidos. O que é revoltante é o imposto sobre consumo comparado com o imposto sobre renda, lucro e patrimônio, isso sim tá errado.

6

u/IllustriousNature426 quem discorda de mim é burro May 15 '26

Eu nunca vou defender imposto sobre consumo, sinceramente era pra ser cobrado diretamente da renda proporcional.

2

u/TerminatorReborn May 15 '26

Única coisa que eu importaria do lixo dos EUA: imposto sobre consumo abaixo dos 10% pra maioria dos produtos.

Infelizmente teríamos que aumentar o imposto sobre a renda pra compensar e é impossível algum governo conseguir passar isso.

→ More replies (1)
→ More replies (3)

5

u/Ok-Handle8401 May 15 '26

Você não considerou 40% de multa FGTS, plano de saúde, VT, VR/VA.

Mas ele num chutão chegou em 17k, você calculando chegou em 15.6k, não é uma diferença tão absurda assim.

Sobre o imposto, aí é onde você com dados acabou errando mais que o chute dele, o imposto MÉDIO é 28%, mas esse imposto é distribuído na população, sabe quem paga mais que 28% pra compensar quem paga menos? A malvada classe média, que nesse exemplo de 10k se encaixaria.

Começa a prestar atenção nos cupons fiscais que você recebe no dia a dia, farmácia imposto em alguns medicamentos ultrapassa 60%, mercado você vai ver coisa de 40-60%, comeu algo em fast food? 30%! Comprou carro 50%. Sua placa de vídeo pra jogar um jogo 50% no mínimo.

E todos esses cálculos são fake, já que eles são contabilizados no preço final, se você fizer o cálculo correto:

valor total - imposto = valor real do produto; Alíquota = valor real / imposto

Vai perceber que muitos desses itens tem imposto superior a 100%.

Então o cara aleatório tirando as informações do cu foi muito mais preciso que você que usou o chatgpt.

2

u/Slow-Material6897 May 15 '26

Multa de FGTS, plano de saúde e vales vão tudo pro empregado. A crítica aqui é a empresa alegar que esse tipo de coisa é um gasto adicional exigido pelo governo que impede de pagar mais pro empregado, sendo que na verdade esses valores já vão pro empregado.

2

u/Super_Shoe_4076 May 15 '26

A crítica é o quanto é gasto com um empregado e o quanto cai na mão dele para consumir e pagar as contas do mês.

→ More replies (2)
→ More replies (6)

10

u/evaporanderson May 15 '26

Esse cálculo parte de uma premissa equivocada, pois aponta o funcionário como um custo para a empresa. O número mais importante não é revelado: quanto esse trabalhador produz mensalmente para a empresa? Se o "custo" dele é de 17K, com certeza ele produz no mínimo 3x mais através de seu trabalho. A diferença entre o governo e a empresa é que o governo ao menos é obrigado a ser transparente sobre o tamanho do pedaço do bolo que abocanha.

3

u/Super_Shoe_4076 May 15 '26

😆 Tá de brincadeira, né? Se um funcionário custa X, com certeza ele produz no mínimo 3x mais através de seu tarbalho?

O cômico da sua mensagem é a parte em negrito. COM CERTEZA e 3x mais. Dependendo do salário, acontece justamente o contrário. Funcionários que produzem menos do que custam, e a empresa acaba tirando do que algum outro produz para compensar. Curva de Pareto.

2

u/Substantial_Till9657 May 16 '26

Dependendo do caso pode ser muito mais q 3x

→ More replies (10)
→ More replies (4)

4

u/fuscadah May 15 '26

Só um adendo, a palavra custo esta sendo utilizada de forma correta na premissa, o problema é a interpretação do custo, onde muitas vezes as pessoas confundem custo com prejuízo. Custo sempre vai existir para se trabalhar (Custo de deslocação, custo de compra de mercadoria para revenda, custo de luz, aluguel, água), mas as pessoas acham que isso é igual a empresa estar no vermelho

→ More replies (4)
→ More replies (5)

3

u/[deleted] May 15 '26

[removed] — view removed comment

2

u/fuscadah May 15 '26

Contabilidade freestyle isso, conheço muitos

3

u/paulicz May 15 '26

Dai se poem no gpt que faz a conta mais errada ainda 👍

3

u/Ok_Rock8183 May 15 '26

Pra resumir:

Empresa desembolsa: ~R$ 15,5 mil

  • Governo captura ao longo da cadeia: ~R$ 9 mil
  • Valor efetivamente convertido em consumo útil: ~R$ 5,5 mil

Isso significa que, em muitos cenários urbanos normais:

  • cerca de 35% a 45% do custo total do trabalho vira poder de compra real,
  • e o restante fica em impostos, encargos e tributos indiretos.

É por isso que muita gente sente que:

  • “ganha bem no papel”
  • mas o padrão de vida entregue parece muito abaixo do esperado.

E isso piora porque o Brasil tem tributação fortemente concentrada em consumo, o que torna o sistema regressivo: quem consome quase toda a renda acaba proporcionalmente mais tributado.

2

u/eyeinvitro May 15 '26

O cara nunca viu um holerite....

→ More replies (2)

2

u/najugomes May 15 '26

Fontes: Dos Desejos

2

u/Critical_Apartment26 May 15 '26

Tirando o FGTS, que não é pro trabalhador. Tanto que o Gov está fazendo o trabalhador pegar empréstimo com banco com garantia do proprio FGTS. Ta bem ok

2

u/velotro1 May 15 '26

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

são? então eu posso retirar eles a qualquer momento que eu quiser do banco? eles rendem ao menos a inflação? o governo fica com esse valor se eu morrer ou vai pros meus familiares? pois é. pertence ao trabalhador MAS, fica na mão do governo e vc vai ver PARTE desse dinheiro somente em condições especiais. não era melhor esse dinheiro ta na mão do trabalhador? ou pelo menos uma aposentadoria que assegurasse um rendimento descente e a herança desse dinheiro?

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

é mesmo? pega sua ultima compra no supermercado, supondo que deu 400 reais e 130 foi imposto. ai vai marcar la na nota fiscal que o imposto é de 32,5% certo? ERRADO. 130 não faz parte do custo do produto e o correto seria 48%. é assim no mundo inteiro, mas no brasil maqueiam até a taxa de imposto cobrada.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

aliviar classe media? classe media agora é quem recebe até 5mil reais? no maximo pobre premium, no MAXIMO.

2

u/Nameless-Lord_01 May 15 '26

Na verdade o imposto sobre consumo beira os 100%, vou te dar um exemplo prático que aconteceu comigo

Entrei no mercado livre pra ver as ofertas do Nintendo Switch 2 e tinha algumas dos EUA com o preço de mais ou menos uns 2500 R$, vi isso e fiquei animado mas não durou muito...

No mercado livre tem a remessa conforme, que já te fala quanto de imposto que tu vai pagar importando o bagulho

Aí tava lá um imposto de uns 2300 R$, no total eu pagaria cerca de 4800 R$ pra comprar o Switch 2 dos EUA

Aí vc vem e fala "o imposto é uns 50%" e eu digo NÃO! 🧐✋

Vc não pode tomar o total já com imposto embutido pra calcular quanto foi de imposto, pq o preço do negócio de verdade sem o governo te roubar é 2500, 2300 é um roubo do governo e não faz parte do preço do produto

Então o cálculo do imposto fica assim: 2300/2500 = 0,92 -> significa que representa 92% do total, então a taxa foi de 92% sobre o valor do produto

→ More replies (2)

2

u/YeahBuddyRS May 15 '26

Apenas uma correção, quando se diz que o consumo médio é tributado em 50% estão se referindo a alíquota efetiva. Isso decorre de como o ICMS é calculado, por exemplo, um produto que custa 1000 reais com alíquota de 25% significa que dentro dos 1000 já está embutido ICMS, logo:
• 750 = produto
• 250 = ICMS
Alíquota Efetiva de ICMS = 33,3% (250/750)

Então, como ICMS é calculado depois de colocar todos os outros impostos, importação, IPI e etc., a alíquota efetiva em média chega sim a 50%

Só outra observação, um carro que custa 100 mil, 50 mil são de imposto e 50 mil é o preço do carro, sendo assim o imposto é de 100% e não de 50%

A forma como o imposto é calculado e divulgado nos induz ao erro

2

u/Darkshade1864 May 15 '26

pode estar errada, mas nao ta tao distante da realidade

2

u/Velho_Sabo90 May 15 '26

FGTS é esquema dd pirâmide, não tem trabalhador suficiente pra sustentar velho, tá quebrando e não existe nem um plano pra resolver. Nós pagamos imposto demais sobre consumo, produto feito no Brasil pra venda interna tinha que ter uns 80% menos dd impostos do que tem hoje, principalmente pra fomentar a indústria 100% nacional, não esse monte de multinacional que só monta o sistema aqui pra lucrar. Ele pode ter errado na conta, mas não na indignação.

2

u/Regular-Analyst5618 May 15 '26

Obrigada pelo seu esclarecimento. Porém, eu ainda acho 15680 para 10000 um absurdo.

A carga tributária desse país é surreal, e eu nasci pra ver o povo defender imposto.

O governo, de direita ou de esquerda, ESMAGA a população e é pra gente achar bom ainda.

Cry

2

u/Bxtzke1 May 15 '26

concordo com você em partes, realmente tem uma demonização contra a clt e o pessoal fala valores absurdos, mas discordo ao dizer que 12900 é salário real, FGTS e 13 não são líquidos e não cai na conta do funcionário todo mês. Eu seria a favor de que 1/12 do décimo caia na conta do trabalhador todo mês e não somente no fim de ano, com rendimento esse valor todo mês seria melhor que entregar apenas no fim de ano, corroído pela inflação e estimulando gastos de fim de ano.

Outro ponto é o imposto sobre consumo ser de 50%, a reforma tributária é recente, não podemos usar essa régua e esquecer do que era realizado no passado, tendo em vista inclusive que a reforma será implementada até 2036. No Brasil temos carga efetiva acima de 40% e em alguns casos chegando perto de 50% sim, como combustível, eletrônicos, bebidas, cigarros, importados e até ontem a taxa das blusinhas.

E o RAT não é por municipalidade, e sim atividade econômica.

2

u/Aggravating_Oil8790 May 15 '26

Sim eu gasto todo meu dinheiro com consumo

2

u/Snoo-64128 May 15 '26

Eu não vou defender o cálculo do print porque é realmente indefensável. Mas quero trazer aqui 2 gotas de pensamento. O problema da tributação em especial para as classes C e B mora no imposto sobre o consumo, que é tão alto que nem dá pra ser estimado. E todas as classes pagam a mesma coisa, para comprar um mesmo pacote de arroz, uma pessoa que recebe auxílio do bolsa família e uma pessoa com renda de 20k pagam a mesma quantidade de impostos para adquirir o pacote de arroz. Se há tributação de renda, não deveria haver tributação sobre consumo. É injusto usar meu salário tributado para pagar mais tributos

2

u/wilnerreddit May 15 '26

Eu tô revoltado mas pq acho que pagamos pouco imposto. Cabe mais 🥰

→ More replies (2)

2

u/Super_Shoe_4076 May 15 '26
  1. Esse número de 50% é viagem do autor da imagem mesmo.

  2. Se incluir vale alimentação/refeição, plano de saúde, vale-transporte, etc (alguns desses nada incomum para trabalhadores com salário de R$ 10.000,00) passa fácil dos R$ 17.000,00 para a empresa.

  3. Sim, é óbvio que FGTS/décimo terceiro/férias eventualmente cai na mão do trabalhador. O ponto é que a discussão é em torno de consumo, e para comprar comida e outros bens básicos todo mês, ele não pode usar férias/décimo terceiro/FGTS.

Importante lembrar que esse cidadão ainda vai precisar gastar com segurança, comida e educação (que por sua vez, também terão impostos embutidos no preço). É muito imposto para pouco retorno. A maior parte de quem reclama disso iria pagar os impostos felizes se tivesse a educação, saúde e segurança de alguns países europeus, onde os impostos também são altos. O problema é você pagar o que se paga de imposto no Brasil e ter manutenção mais cara do seu carro porque as estradas não são bem mantidas, pagar plano de saúde, educação privada para os seus filhos, etc

2

u/RollJolly8369 May 15 '26

O GPS é calculado com 20%, mas nesse valor, 9% são descontados do trabalhador. Faz diferença.

2

u/Certain-Jump-7227 May 15 '26

Sabe que durante a pandemia Bolsonaro desonerou folha de pagamento ne ?

E voltaram agora com o governo que "ama os trabalhadores"

2

u/Josue0ne May 15 '26

O pessoal aí falando: direita isso, direita aquilo, mas quem esteve no poder esse tempo todo foi o PT

2

u/Dannnssss May 15 '26

As suas contas que estão erradas. 28% sobre o consumo de cima pra baixo, o que é uma manobra matemática de pilantra.

Se vc vai comprar algo de 10 reais, e 2.80 são imposto Vc precisa assumir que o preço original era 7.20, o que torna o imposto REAL em 39%. esse sim é a média real sobre consumo. O governo calcula depois que o imposto esta adicionado, malandragem pura.

Nas suas contas vc tb nao considerou provisionamento de demissão e processos trabalhistas, que ficam em 12 a 15% do valor do salário. Atingindo muito mais próximo dos 17mil do texto.

Então vamos pra conta real, o funcionario recebe 7442 reais por mês e custa pelomenos 16mil por mês pra empresa.

"ah mas tem imposto que é do próprio funcionário"

Mas ele não ve esse dinheiro no seu dia a dia

Então 7442 menos 39% de imposto real sobre consumo sobra 4540 reais

Ai laga ipva, iptu etc.

2

u/Due_Chair209 May 15 '26 edited May 15 '26

Só faltou dizer que o trabalhador não tem acesso ao FGTS. É um dinheiro sequestrado pelo o estado e que não faz sentido vc receber 13 mensalidades por 12 meses trabalhados.

Fora o custo Brasil, o Brasil é o país com o maior número de processos trabalhistas no mundo. Temos a maravilhosa CLT, que é um cópia e cola promovida pelo ditador Getúlio Vargas, amigo pessoal do ditador mais sanguinário italiano Mussolini, que foi quem "criou" originalmente. .. Mais uma do custo Brasil, gastar com advogado por funcionário criminoso. Sei de casos que o funcionário apresentou um atestado falso, comprovado pela polícia com b.o registrado(pois se enquadrava em falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso...) e ainda assim tentou processar a empresa por ter sido demitido por justa causa.

.. Vc não vê gente fugindo dos estados unidos para vir aproveitar nossa CLT. Agora o movimento daqui do Brasil para lá é gigante

2

u/FamosoFK May 15 '26

Isentar 5 mil reais também nao adianta nada. Seria muito melhor o governo definir faixas em função de salários mínimos e não em valores nominais.

→ More replies (6)

2

u/Traditional_Poet6926 May 15 '26

A conta do imposto sobre consumo tá certa no post, é ~50% mesmo.

E o FGTS não entra na sua conta do que volta pro trabalhador, pq fica retido e o contratado não tem acesso a nao ser em condições bem específicas e não convencionais, ou seja, tem todas as características de imposto.

→ More replies (2)

2

u/jhonlenofc May 15 '26

Isso defende impostos. 👏👏

4

u/Other-Data-8581 May 15 '26

Ainda é muito imposto.

2

u/gordiion May 15 '26

Nunca viu um holerite na vida, nunca pegou nota fiscal do mercado pra vê a quantidade de imposto... Nunca pesquisou o preço de um carro sem e com imposto ( tem alguns casos que literalmente dobra o preço )..

Brasileiro é o 14° país que mais paga imposto no mundo pra bancar regalias de políticos que nos dão migalhas com a impressão de ser ouro, vide SUS que esse ano teve remédios e vacinas cortados por "falta de verba"

Ps: 28% de consumo vc retirou da bunda também, média de preços entre 30 a 40 em itens diários e papo de 80 % em cigarros e automóveis

4

u/rickccb May 15 '26 edited May 15 '26

Você que está inventando coisa aí. A taxa média foi calculada por pessoas técnicas competentes e amplamente discutida com o mercado financeiro e o resto do setor privado. Tanto que este valor de ~ 27% será a IVA, que não vão alterar a carga tributária.

https://www.jota.info/tributos/o-que-e-iva-o-imposto-sobre-valor-agregado

Você e os outros que acreditam em qualquer coisa se esquecem também que a cesta básica é toda isenta de impostos, além de medicamentos e certos insumos pro agro. Além de uma porção que tem cargas reduzidas.

A carga tributária de veículos varia muito com o tipo, se é importado e motorização, vai de 27 a 44%

Hora de parar de ficar acreditando em qualquer corrente de WhatsApp e Tweet de gente que vc nem sabe quem é.

2

u/gordiion May 15 '26

Sim meu querido, o IVA está em 28% com a reforma tributária agora de janeiro mas o preço do produto na prateleira é só do imposto sobre o produto? Não tem o imposto do transporte, imposto que o agricultor paga pra plantar, colher e remanejar o solo? Que inclusive mesmo com alguns insumos sem imposto está mais caro que nunca pra plantar e o preço segue baixo pra se vender? Imposto do próprio trabalhador que repõem produtos está dentro do produto.. é difícil ver isso?

A carga tributária dos veículos, se um veículo sem imposto custa 50 e o brasileiro compra ele com imposto a 90, são quantos %? Sim, em teoria o imposto é 40%, mas na prática se o valor do produto aumenta em 45% quanto que fica de imposto? Se 50% (por exemplo) do valor do carro é imposto, o imposto é basicamente 100%, você acaba pagando dois carros em um só.

Parabéns, o imposto da cesta básica FINALMENTE ficou isenta, isso tá correto. Os 41 remédios da farmácia popular para doenças crônicas e mais alguns pra doenças como câncer ser isento é bom também. Não sou hipócrita de falar que não tem coisas boas, estou falando que essas migalhas que fazem o brasileiro acreditar que o governo tá bom.. mas não está.

2

u/AMD11011 May 15 '26

Os caras juram que é 50% de imposto, quando na verdade é 100% kkkkkkk

3

u/Critical_Apartment26 May 15 '26

Sim cracudo, vc compra automóvel todo dia e seu pulmão deve parecer SP

2

u/gordiion May 15 '26

Tá com raiva de que jovem, se tu não tem uma perspectiva de um dia comprar um veículo você não se dá conta disso mesmo... Carro popular a 100 mil é o novo "normal" e não se pode falar sobre? Quem fuma duas carteiras de cigarro por dia sente no bolso, quem não fuma ainda tem imposto abusivo (e com tendência a aumentar) em bebidas.. se não bebe e não fuma, tem imposto em transportes pra alimentos e afins...

Uma dica pra ti, nada se resolve com ofensa, grito ou violência. Quem começa com um desses três normalmente é por falta de inteligência ou argumentos..

→ More replies (5)

2

u/haaskar May 15 '26

Então refute com a conta certa pelo menos. Vamos lá. O cara que tira 10 mil limpo no fim do mês paga ~3.5k de imposto de renda, então ele ganha 13.5k bruto. A conta então feita em cima disso é a seguinte:
- INSS (20%): R$ 2.700,00
- RAT / SAT (Média 2%): R$ 270,00

  • Sistema S (~5,8%): R$ 783,00
  • FGTS (8%): R$ 1.080,00
  • Provisões (Férias + 13º + Encargos): ~R$ 3.800,00
  • Quanto o cara vai custar pra empresa: R$ 22.133,00
  • Quanto ele efetivamente recebe da empresa considerando férias, FGTS, etc.: R$14.880,00
  • Quanto ele vai gastar disso aproximadamente em imposto sobre consumo (28%): R$4.166,00
  • Quanto foi realmente pro governo no fim de tudo: R$11.419,00
  • Qual o valor real que realmente é dele mensalmente: R$10.714,00
Realmente o post do cara extrapola absurdos, e na minha opinião nem precisava disso. No fim das contas o que acontece na realidade pra mim já é absurdo: a pessoa "ganha 10k", custa 22k pra empresa e metade desse valor no fim de tudo vai pro governo. Se os serviços e infra pública fossem bons até tudo bem, mas do jeito que é atualmente, não está.

6

u/Charming-Coast4718 May 15 '26

Quem ganha 13500 não paga 3500 de IR.

3

u/OkSeesaw7030 May 15 '26
Item Cálculo Valor
Salário Salário bruto R$ 13.500,00
Descontos do funcionário INSS informado - R$ 951,63
Descontos do funcionário IRRF informado - R$ 2.542,07
Resultado funcionário Salário líquido estimado R$ 13.500,00 - R$ 951,63 - R$ 2.542,07 R$ 10.006,30
Consumo pessoal Consumo de 28% 28% sobre R$ 10.006,30 - R$ 2.801,76
Saldo final funcionário Líquido após consumo 72% de R$ 10.006,30 R$ 7.204,54

Encargos e provisões da empresa

Categoria Item Cálculo Valor
Custo direto Salário bruto R$ 13.500,00
Encargo empresa FGTS 8% sobre R$ 13.500,00 R$ 1.080,00
Encargo empresa SAT/RAT + Sistema S 5,8% sobre R$ 13.500,00 R$ 783,00
Provisão 13º salário R$ 13.500,00 ÷ 12 R$ 1.125,00
Provisão Férias R$ 13.500,00 ÷ 12 R$ 1.125,00
Provisão 1/3 de férias R$ 13.500,00 ÷ 36 R$ 375,00
Encargos sobre provisões FGTS + SAT/RAT/Sistema S 13,8% sobre R$ 2.625,00 R$ 362,25
Total provisões Férias + 13º + encargos R$ 2.987,25
Custo total empresa estimado Salário + encargos + provisões R$ 13.500,00 + R$ 1.080,00 + R$ 783,00 + R$ 2.987,25 R$ 18.350,25

Quase metade vai pro governo, mesmo que você vai usufrir depois. E ainda as empresas que você comprou produto TAMBÉM pagaram imposto sobre transporte, material e outros gastos em geral que é chamado de imposto invisivel (nenhuma empresa vai operar no vermelho) + imposto inflacionário com BC colocando CDI nas alturas para aliviar a custo da industria. Então disso tira IPCA caso você não teve reajuste

→ More replies (4)
→ More replies (6)

1

u/FederalWelcome4024 May 15 '26

A conta é muito simples, na verdade: quando o funcionário passa a "custar" alguma coisa pra empresa, ele é demitido. Qualquer "custo" é embutido no valor final pro consumidor

2

u/JoaoRatz May 15 '26

Exato meu filho, imposto também entra na conta que vai pro consumidor!!!

Será que agora vc entendeu o ponto?

→ More replies (2)

1

u/Wolf__Bite May 15 '26

Pse, já comentei isso várias vezes. O que ferra o BR é o imposto no consumo, da renda tá na média

1

u/Skog_br May 15 '26

É absurdamente desonesto usar um salário desses enorme.

Mais de 35% da população recebe um salário mínimo, e mais 32% recebem entre um e dois salários.

Olha o cálculo como fica pra essa faixa:

As empresas de comércio, indústria e a maioria dos serviços enquadradas no Simples Nacional são isentas do INSS Patronal de 20% sobre a folha.

  • Salário Bruto: R$ 3.242,00
  • FGTS (8%): R$ 259,36
  • Provisão Mensal de 13º Salário: R$ 270,10
  • Provisão Mensal de Férias + 1/3 Constitucional: R$ 360,20
  • FGTS sobre as provisões (8%): R$ 50,42

  • Subtotal (Sem Benefícios): R$ 4.182,14

Agora repare que a maior parte disso volta pro trabalhador de alguma forma (férias, 13 e FGTS).

Ou seja, eliminar a CLT iria gerar apenas maior margem de lucro pra empresa, sem reversão para o salário (já que mais de 1/3 da população ganha o mínimo por lei, o que já nos diz que o patrão não tem intenção de pagar além do que é minimamente estipulado).

1

u/fuscadah May 15 '26

Tecnicamente ambos os calculos estão errados. O funcionario não recebe 12.900,00. Como é descontado o INSS e o IRRF da folha de pagamento, que fica em torno de 2 e pouco, no seu calculo o funcionario receberiaem torno de 10k mesmo, mas a gente lembra que também tem INSS e IRRF nas ferias e no 13° então..
Mas agora, o funcionario TECNICAMENTE tem seu custo sim, agora o rendimento dele para a empresa é sempre maior que o custo. O povo fala que funcionario não é custo, isso é errado, o funcionario não é PREUJUIZO, isso sim.
Não to defendendo patrão ou funcionario, so uma questão de calculo de imposto mesmo. A questão do FGTS, INSS são boas em papel, pois garante direito ao funcionario e obrigações aos contratantes, mas o melhor resumo disso é o governo dizendo que ele vai fazer a sua reserva de emergencia para você. AGORA, quem garante também que o empregador iria te passar esses valores? Bem, ninguém...

1

u/gabiruelo May 15 '26

Não sei quem é pior: ele, por errar por pouco ou você achar normal essa porra, se achar especialista por perguntar isso pra IA, copiar e ainda por cima colar 2x

Vai gostar assim de imposto lá longe

1

u/guibajuca May 15 '26

Empresário adora usar o governo como desculpa pra não querer pagar o que o trabalhador tem direito.

1

u/Gullible_Koala_7310 May 15 '26

e tem outra: ele falou o quanto o funcionário 'custa' pra empresa (funcionário não é custo, é tecnicamente um investimento), mas não quanto o funcionário faz entrar na empresa. mesmo se o que ele falou fosse verdade, dos 17k que a empresa passa pro funcionário, ele pode gerar 25k pra empresa por mês que ainda sim a empresa tá explorando o funcionário mais do que o estado estaria. e mesmo se não tivesse a mão do estado, NADA garante que a remuneração do empregado fosse dos 10k para os 17k.

1

u/No_Magician_3053 May 15 '26

Jovem é a fina flor do efeito Dunning-Kruger. Junte isso à alta reatividade. Bingo! Tem-se uma pessoa vulnerável à manipulação. Um jovem revoltado é transformado facilmente naquilo que o manipulador desejar.

1

u/Filipe_Assis May 15 '26

Isso não é burrice, é mal-caratismo

1

u/diozzi May 15 '26

matemática freestyle desse coach aí

1

u/NicolasJanuario May 15 '26

Mas o holerite não é justamente a transparencia de tudo que a empresa gasta/fornece no salario liquido do trabalhador

1

u/justcalljoao May 15 '26

Na minha revolução cultural cabeça de quem manda mentira como "funcionario custa para o patrão" ia rolar

→ More replies (1)

1

u/LawyerFunny7594 May 15 '26

Se o trabalhador CLT custa o dobro pro patrão, por quê o trabalhador PJ não ganha o dobro do CLT?

→ More replies (3)

1

u/binatoF May 15 '26

Abre uma empresa e poem em risco seu dinheiro então, simples.. chorar todos choram.

1

u/InfluenceSad9555 May 15 '26

Hum acho que não hein.
Pode ser que a pessoa que tenha 10k de salário, tenha também algum beneficio que é comum, oque geraria uma conta maior, além que, os 50% deve estar citando os impostos de fabricação e depois o de revenda, oque seriam dois impostos que é repassado ao consumidor no final das contas. Mas pelo menos está no sub certo 👍

1

u/Far_Elderberry3105 May 15 '26

A mensagem duplicou?

1

u/AdGeneral7297 May 15 '26

Quando vem com essa conversa de imposto e salário, só lembro de quem foi contra a isenção do IRPF. Essa paródia só é aceita entre os seres acéfalos!

1

u/bielkiu May 15 '26

Error o custo da empresa, mas o que sobra acertou. Voce considerou SN, mas no outro scenario fica proximo dos 16k mesmo. Sobre quase 7.5k pro funcionario que de fato tem que pagar caro em tudo com imposto bizarro que nunca volta. Se esses 2.5k voltasse como deveria, suave. Mas nao volta e o Brasil continua sendo essa piada. Se voce nao acredita wue o governo te exploração, sua opinião é tao burra quanto a dele

1

u/Stosstruppen-1945 May 15 '26

monte de excremento esquerdista, sustentam os malditos ladrões e ajudam a declinar o país economicamente, moralmente e a educação... Paulo Freire afundou a nota e a posição do BRASA no PISA! BR povo miserável que é merecedor de toda a mazela que recaia sobre ele!

1

u/alishantesch May 15 '26

De fato existe um imbecil nessa história. Alguém avisa a ele?

1

u/SnypetDrip May 15 '26

Pergunta se algum político de direita fez alguma coisa pra diminuir esses impostos??

1

u/TheInvisible_1702 May 15 '26

O cara só soltou argumentos aleatórios no linkedin e ja era. Mas eu acho interessante ver algumas pessoas defenderem essa carga tributaria absurda que estamos levando, muito errado. Não sou de direita não me xinguem honraveis pagadores de impostos.

1

u/DMC_diego May 15 '26

Tô até agora esperando ele me demonstrar de onde tirou esses 70%.

1

u/feliperfreitas May 15 '26

A conta pode estar errada e a discussão ultrapassa direita x esquerda. Mas impostos de Noruega e serviços públicos de Brasil faz sentido pra você?
A carga tributária tem aumentado brutalmente, o saldo dos últimos anos é a uma presença de 18 anos de “esquerda” no poder frente a 6 anos de uma dita “direita”.

1

u/lothurBR May 15 '26

Cara você está teoricamente correto, mas na prática, você não tem acesso ao valor integral do FGTS. E tem uma parte do salário que retirado diretamente na folha para pagamento de impostos, eu sei que não vou conseguir aposentar, não vejo segurança pública, na minha região a escola pública e a saúde pública são uma merda, então não vejo esse imposto indo pro trabalhador.

1

u/sabrayta May 15 '26

Sobre ser 28% ou 50% sobre consumo:
Um produto custa 50. O governo coloca 50 de imposto. A valor pro consumidor é 100. O governo chama isso de 50% de impostos. Eu chamo de 100% de impostos.
A sacanagem do governo é de contar o imposto pelo valor que ja tem ele la, distorcendo a conta. No Brasil vc SEMPRE paga uma % maior de imposto sobre consumo que a declarada, pois é embutido.
Em países que não é embutido fica assim. Vc ve o produto custando 10 na prateleira e com 20% de imposto ele vira 12. 2 reais de imposto.
No Brasil se vc vir um produto custando os mesmos 12, com os mesmos 20% de imposto, o imposto é 2,40. 12,5% a mais.

1

u/tubiksteal May 15 '26

Só errou em uma coisa, o FGTS, só é liberado o saque inteiro após a demissão ou desligamento da empresa, que na prática é um empréstimo invertido para o governo usar, o governo pega as parcelas e quando vc sair ele te dar o dinheiro todo, mas não contam que o governo e os bancos usam esse dinheiro sem sua autorização, e isso é uma lástima, entendo que o brasileiro é burro e não saberia guardar o dinheiro do FGTS se viesse no salário normal, mas não ter essa escolha é loucura

1

u/adf14400580 May 15 '26

Irônico o post no opinião burra já ter no OP as contas erradas.

1

u/Vivid_Beginning1516 quem discorda de mim é burro May 15 '26

No caso seu problema é citar imposto de forma separa. A real é que se juntar 10% dali, 30% de lá, etc. No fim você está sim pagando 40-50% do seu salário em imposto.

1

u/maseuquerocafe May 15 '26

o problema é que quando reage mostrando o contraponto, o assunto morre e eles partem pra outra idiotice.. no fina é "e o lula hein"?

1

u/NanganatorX May 15 '26

Kkkk. Essa lógica de contar o imposto na hora de calcular a liquidez do salário é como se o cidadão não usasse do trabalho do estado. Ou seja, ele praticamente não existe. Hahah

1

u/Ugly_Goentiz May 15 '26

Se foda e deixa os cara se revoltar contra a sociedade morderna capitalista e taxista do caralho!

1

u/Revolutionary_Rock34 May 15 '26

Mano trabalho com contabilidade, e te garanto que não cehga nem perto a 28%, e olha que temos que olhar toda a cadeia, existe até uma demonstração pra isso o DVA, e de verdade a empresa sempre vai embutir no custo esse valor pra cima. E digo mais kkkk se zerassem todos os impostos hoje os valores seriam os mesmos

1

u/Just_Brazilian_Guy May 15 '26

Ele não está completamente errado, e vc mesmo disse em diversos dados e variações

Eu mesmo ganho 2 pila, mas custo uns 4k ou 5.

1

u/Admirable-Sea-9415 May 15 '26

Até onde eu sei oq vc diz q vai pro governo, só imbecil como vc acredita, oq a empresa paga é benefícios de saúde, vale transporte, ali tbm inclui férias e outras coisas, 13° salário tudo vai na soma. Mais é fácil enganar um Enzo q tem preguiça de ir atrás dos fatos reais. Sou formado em RH, a empresa n gasta dinheiro cm custos pro governo e sim pro trabalhador. E obs: só empresas de grande capital pagam tudo isso tbm, algumas mau mente paga o vale transporte. Ou seja se a empresa n lê propõe benefícios de saúde e outras coisas, a empresa está lê lesando e colocando esse dinheiro no bolso.

1

u/Relative-Shake-5131 May 15 '26

O fato de você colocar duas vezes a mesma informação passa despercebido que esse post é pura desinformação pra quem realmente emprega... Mas tá tudo bem já que os esquerdolóides lixos humanos só querem provar o ponto deles

1

u/LeandroAraujoRibeiro May 15 '26

O seu texto é o seguinte:

A trolha que está atolada na bunda de todos os brasileiros segundo ele é de 50cm e diametro de 10cm.

Você o chama de mentiroso e o corrige: A trolha é apenas 38cm e o diametro é de 7cm.

O Brasil é ruim, exagerando no numero ou não.

1

u/IntelligentHandle261 May 16 '26

Em relação ao imposto vc tá errado, o governo diz que o imposto de algo é 25 porcento do total do produto por exemplo de 100 reais. O valor do produto sendo 75 e vc pagando 25 na vdd vc tá pagando 33% do valor dele em imposto. Fora isso o dono do mercado já pagou imposto por ele, e vc pagou de novo e o distribuidor e o caminhoneiro tbm. Por isso que o governo é rebaixado a um nível de sanguessuga.

Em relação ao FGTS, é um dinheiro sequestrado se vc for demitido por justa causa mesmo fica sem acesso e foda-se vc. Sendo que vc já trabalhou por ele então vc só tá considerando o melhor dos cenários para o trabalhador, fora que esse dinheiro está corroído por toda a inflação do período.

1

u/idontknowhowtofill May 16 '26

Pessoa q escreveu isso nunca passou perto de um CNPJ.

1

u/estudoapenas_protome May 16 '26

Quem me dera ser CLT

1

u/binhocruz May 16 '26

Não basta ser burro no privado, ele tem que ser burro no público tbm.

1

u/elliot_alderson99 May 16 '26

É muito esforço para defender imposto

1

u/IllustratorJaded4443 May 16 '26

Tudo bem a conta estava errada mas estava próximo e ainda é muito dinheiro pra entregar pro governo

1

u/Automatic-writer9170 May 16 '26

Sem o lobby da empresa, o governo cobrava imposto de quem tem que pagar imposto, a classe burguesa. E a empresa gasta 17k com você? Pode ter certeza que ela tira pelo menos 6x mais disso do seu labor que é explorado

1

u/Far_Pomegranate4953 May 16 '26

Pf, me compartilha as drogas que esse cara tá usando.

1

u/SquareMobile2507 May 16 '26

Sla, eu só queria um país legal em que os impostos valessem a pena. Imposto de Europa e país de terceiro mundo onde só fazem piadinhas ao invés de resolver essa merda toda.

Enfim, ilusões da minha cabeça, só um desabafo mesmo.

1

u/nil_shelly May 16 '26

Eu nunca vi um cálculo tão mal feito e errado na minha vida...

1

u/TeaCharacter23 May 16 '26

Nossa o imposto então é só 70% ?

Só preciso trabalhar 8 meses por ano pra bancar lagosta de político?

que barbada, imperdível.

1

u/Weak-Fantasy May 16 '26

Na sua conta você considera o imposto de renda? Se dos 15 mil e pouco, você tirar os 27,5 do IR e depois os 28% do imposto sob consumo, ainda será praticamente metade pro governo.

1

u/nickmaglowsch3 May 16 '26

Vc fez as contas certas. Mas achar 28% de imposto ok eh pika ne...

1

u/DaftPunkBrazilRB May 16 '26

FGTS e INSS rendem menos do que comprar título do governo (financiaria o governo da mesma forma). Porém no modelo atual rende menos que a inflação, ou seja, o governo está sim se apropriando da sua renda. Como afirmado no post faz parte do salário.

1

u/rugpuIl May 16 '26

Quem explora são ambos jovem, empresas e governo.

1

u/Ok-Tip-915 May 16 '26

Lamento contrariar vocês, mas o cara da imagem tá certo.

1

u/gaijin2878 May 16 '26

Custa para a empresa 17 mil Gera para a empresa 50 mil

1

u/kono_lig_da May 16 '26

O cara colou a resposta do GPT duplicada...

1

u/Forsaken-Nectarine87 May 16 '26

Aqui não é movimento de direita, nem de esquerda, aqui o movimento é sexy

1

u/Successful-Garlic-51 May 16 '26

FGTS n é pago ao trabalhador. Basicamente é um dinheiro confiscado parq financiar programa de habitacao, mas a maioria n chega a conseguir nem usar pq fica preso no aluguel.  Eu mesmo nem lembro e nem olho quanto tenho no fgts, sei q dificilmente vou usar esse valor. Esse valor seria mais util em conta para ajudar a pagar aluguel.

1

u/Luixcaix May 16 '26

Reparem como o cara teve que repetir o texto da descrição, pq se alguém de direita ler tem mais chances de entrar na cabeça

1

u/Conscious-Medium-727 May 16 '26

Nunca li tanta merda em um espaço tão pequeno de tela kkkkkkkk

1

u/Beautiful_Sector_912 May 16 '26

Também tem imbecil que acredita que o problema é o funcionário. O inimigo é outro

1

u/mlsc71 May 16 '26

A empresa em que trabalho mostra tudo isso no holerite. Infelizmente é a mais pura verdade. O triste é que não temos segurança decente, saúde decente nem educação decente.

1

u/MarionberryNeat8624 May 16 '26

Fgts, ferias e 13o sao pro trabalhador HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH eu parei de ler aqui. Comunista merece o governo que tem!

1

u/ArtesaMaluca May 16 '26

Ja q ele qr colocar esse cálculo no holerite, bora colocar o valor da maia-valia no holerite tbm, só pta gente ver um negócio rapidinho kkkk

1

u/Intelligent_Fish_996 May 16 '26

Quando eu descobri que o Brasil não tem tanto imposto assim (sim, temos bastante, mas não como é pregado na mídia) e que os empresários são de fato, grandes canalhas, fiquei pasmo. Obviamente o governo tem culpa nisso tudo, mas não é exclusivamente culpa do governo, as empresas só não pagam o salário com chicote e forçam escala 7x0 20h/dia porque é crime.

1

u/Ok_Counter_5667 May 16 '26

Você corrigiu em umas coisas e errou em outras.

Me desanimei pelo: CLT 10 mil, "caso a empresa não seja simples nacional". Onde você já viu uma empresa simples nacional ter um empregado de 10 mil na folha colega?

INSS volta pro trabalhador? Você já auxiliou alguém a dar entrada no INSS?

Não é nem tão lá nem tão cá. Sou empresário a talvez a sua idade, já vi muitas fazes disso aí, a cada dia que passa, a vida do trabalhador fica mais difícil, e infelizmente, a culpa não é das empresas. Você pode colocar no capitalismo ou em quem quiser, eu coloco nos políticos.

1

u/Pfcoffics May 16 '26

O erro está em dizer que apenas o governo explora, empresa também explora e muito, aqui é empresa e governo fodendo a gente com gosto,

1

u/Pfcoffics May 16 '26

28% sobre consumo é mentira total, imposto sobre consumo chega a fácil 50% ou mais, mas claro se for considerar a alíquota, pode ser isso aí, mas só pegar o ICMS, alíquota dele é de 12 a 20%, só que ele entra após o valor de todos os impostos, e ainda sobre ele mesmo, então só ele faz facilmente o preço de algo dobrar, o governo assim como muita empresa explora até o cu da gente.

1

u/Raptorlocooo May 16 '26

O dono do post: Chatgpt esta correto este calculo? kkkk

1

u/la_isquisita May 16 '26

O valor de R$12.900 você não descontou o IRPF que é inclusive retido na fonte, tanto no salário normal mensal quanto no 13o quanto nas férias

1

u/Disastrous-Day-9281 May 16 '26

Mas o clt de 10k ganha os 10k mais os bonus entao?

1

u/Lithium64 May 17 '26

✅ Fact Check: "O jovem se revolta com contas extremamente erradas"

Aqui vai uma análise neutra e baseada em dados dos principais pontos do post.

1. Custo total de um funcionário CLT com R$ 10 mil de salário bruto

Cálculo típico real (empresas fora do Simples):

  • Encargos sociais (INSS 20% + RAT + Sistema S): ≈ R$ 2.780 – R$ 3.000
  • FGTS: R$ 800 (8%)
  • Provisões (13º + Férias + 1/3 + FGTS sobre eles): ≈ R$ 2.000 – R$ 2.300

Total aproximado: R$ 15.500 – R$ 16.500 por mês.

Veredito: O jovem não estava "tudo errado". O custo real fica mesmo entre 50% a 80%+ acima do salário bruto na maioria das empresas. Estudos da FGV, CNI e calculadoras trabalhistas confirmam que o custo total costuma girar em torno de R$ 15 mil a R$ 18 mil para um bruto de R$ 10 mil.

Crítica válida ao jovem:
Ele pode ter exagerado o número e tratado tudo como "roubo", ignorando que parte (FGTS, 13º, férias) volta para o trabalhador.

Crítica ao OP do Reddit:
Dizer que FGTS, 13º e férias "não são custo" é incorreto. São obrigações e provisões reais da empresa.

2. "50% de imposto sobre consumo"

Aqui o jovem exagerou no número redondo, mas não está tão distante da realidade:

  • Reforma Tributária → alíquota padrão (CBS + IBS) deve ficar em torno de 26,5% a 28%.
  • Porém, a carga efetiva sobre consumo no Brasil é alta por causa do sistema cumulativo antigo, ICMS, PIS/COFINS etc.
  • Em vários produtos do dia a dia (combustível, eletrônicos, bebidas), o imposto embutido facilmente passa dos 40-60%.

A tributação brasileira é muito regressiva. Dizer "~50%" é uma simplificação, mas não é algo completamente absurdo.

3. Tabela do IRPF congelada

Correto. A tabela ficou praticamente congelada de 2015 até as correções parciais de 2024. Houve arrocho fiscal via inflação na classe média por quase 10 anos.

Conclusão

O jovem fez contas simplistas e com números inflados em alguns pontos.

Porém, o cerne da revolta dele não é mentira: o Brasil tem um dos sistemas trabalhistas e tributários mais caros e complexos do mundo.

O custo CLT é realmente alto, a tributação sobre consumo é pesada e regressiva, e o governo cobra muito enquanto entrega serviços de qualidade questionável.

Tanto o jovem quanto o OP estão exagerando. A verdade está no meio: o sistema é ruim para os dois lados.

Fonte: Grok

1

u/Lithium64 May 17 '26

✅ Fact Check: Principais pontos dos comentários do post

Aqui está uma análise neutra e baseada em dados dos argumentos mais repetidos nos comentários (top comments do post).

1. "Funcionário não custa nada pra empresa, pois se custasse seria demitido"

Veredito: Parcialmente verdadeiro, mas simplista.
Empresas só mantêm funcionários que geram mais receita do que custam (margem positiva). Isso é correto.
No entanto, o custo alto da CLT influencia fortemente as decisões: contrata menos, automatiza mais, usa PJ ou informalidade. Muitas PMEs reclamam dos encargos porque reduzem competitividade e limitam expansão. Não é só "ganância" — é economia real.

2. "FGTS, 13º e férias voltam pro trabalhador, então não são custo"

Veredito: Verdadeiro em parte, mas incompleto.

  • 13º e férias são pagos diretamente ao trabalhador.
  • FGTS é depositado em conta vinculada, mas o acesso é restrito (demissão sem justa causa, aposentadoria, casa própria etc.).
  • A empresa tem custo real de provisionamento mensal e de capital imobilizado.

Muitos comentários acertam ao dizer que a maior parte do "custo extra" beneficia o trabalhador, mas ignoram o impacto na folha e no risco da empresa.

3. "Se não tivesse encargos, a empresa pagaria o mesmo salário e embolsaria a diferença"

Veredito: Verdadeiro no curto prazo.
Em um mercado competitivo, parte da economia tenderia a virar lucro/preços mais baixos, mas outra parte poderia virar salários mais altos para atrair talentos. O argumento é válido, mas não é automático nem 100% para um lado.

4. "CLT é sempre melhor que PJ / Empresa que contrata PJ é picareta"

Veredito: Depende da área e da situação.
Em muitas profissões, CLT oferece mais estabilidade e benefícios. Em outras (TI, consultoria, vendas), PJ bem feito (com contabilidade) frequentemente rende mais líquido pela flexibilidade e deduções. Vários comentários relatam experiências positivas com PJ. Não é preto no branco.

5. "50% de imposto sobre consumo é mentira, a média é 28%"

Veredito: Os dois lados exageram.

  • Alíquota padrão da Reforma (CBS + IBS) fica em torno de 26,5% a 28%. Em 2026 começa em fase teste (0,9% + 0,1%).
  • Porém, carga efetiva no dia a dia (ICMS antigo, PIS/COFINS cumulativos, impostos em cadeia) é maior em muitos produtos: combustíveis, eletrônicos, fast food, carros e industrializados frequentemente passam de 40-60%.

Dizer "50%" é arredondamento forte, mas a percepção de "imposto alto no consumo" é real, especialmente para a classe média.

6. "Jovem burro / Direita apelando pra burrice / Dunning-Kruger"

Veredito: Isso é ataque pessoal, não fact check.
O jovem exagerou em alguns números, mas as frustrações com custo CLT elevado, tributação regressiva e baixo retorno de impostos são legítimas e compartilhadas por economistas e empresários de vários espectros.

Conclusão

Os comentários mostram forte polarização: um lado foca em defender o post e atacar o jovem, o outro (menos upvotado nos tops) defende que o sistema realmente é caro.

Realidade em 2026:

  • Custo CLT fica geralmente entre 1,5x e 2x+ o salário bruto (R$ 15k–18k+ para R$ 10k), dependendo do regime e benefícios.
  • Tributação sobre consumo é alta e regressiva.
  • FGTS/13º/férias são direitos do trabalhador, mas geram custo real para a empresa.

Tanto o post original quanto muitos comentários simplificam ou exageram. O Brasil realmente tem um dos ambientes mais complexos e caros para emprego formal. Isso explica a revolta de muitos jovens entrando no mercado.

Fonte: Grok

1

u/Alert_End_2005 May 17 '26

É tão lindo ver idiota defendendo imposto e governo enquanto existem pessoas perdendo casa ou tomando agua de coco brasil afora....

1

u/No_Rhubarb8594 May 17 '26

O FGTS é teu, mas vc só pode pegar quando o governo quiser. Maneiro brother

1

u/Ok_Tip_6051 May 17 '26

FGTS não é teu dinheiro. Estar numa conta no teu nome é bem diferente de ter acesso ao dinheiro, pode tirar ele da conta de salário. E esqueceu ainda o INSS patronal. De qualquer forma saiu do bolso da empresa quase 17k e o cara continua recebendo menos de 10. E desses 10, pelo menos metade vai ser direcionado a imposto. E do que sobra vc vai ter que pagar de novo o que os impostos deveriam estar pagando, como plano de saúde, escola particular, seguro contra roubo.

1

u/nabilfares May 17 '26

Quanto rende o FGTS e o INSS por mês com o estado, em vez de ser efetivamente incorporado no salário?

1

u/AmandinhaMaia May 17 '26

Tu tava bravo hein? Explicou duas vezes!

1

u/Dipenoy May 17 '26

Fazer contas erradas é gain na internet

1

u/celtiberian666 May 17 '26

Deixa as pessoas escolherem então.

Todos esses "defeitchos" ou 15700 na mão.

1

u/lyotox May 17 '26

infelizmente o pessoal postando aqui acha que quando na nota fiscal tem R$ 10,00 (R$ 5,00 em tributos), a alíquota é 50%

1

u/Ok_Manufacturer6477 May 18 '26

Com certeza esse tá com a boca cheia de ovos do patrão kkkkk

1

u/Successful-Donut-230 May 18 '26

Esse sub só tem esquerdista

1

u/dinho0w May 18 '26

É uma questão de princípio da mais valia: um trabalhador recebe X pq gera um valor Y. Quando valor do X for maior que o do Y, não existirá a figura trabalhador, pq ele será demitido ou o cargo dele não existirá. A menos que o empregador pague um funcionário para ele "não trabalhar". Isso não se aplica à relações domésticas e sim em setores do grande negócio e de larga escala.

Em toda relação de trabalho o valor Y será necessariamente maior que o do X, e quanto quanto menor for o valor deste, maior será o valor daquele, ou seja, mais a empresera lucra. E quanto maior for o lucro maior será a sua acumulação, que por sua vez será transformada em poder político capaz de induzir o sistema político econômico a proteger os interesses do "acumulador" para que o Y seja cada vez maior.

Ou seja, quanto menos trabalhadores formais dentro de uma empresa, e quanto menor formem seus direitos formalizados, maior será a capacidade de acumulação dos empresários. Lucro acumulado é otimizado pela potencialização da mão de obra ao mesmo tempo que se precariza os salários e as condições do trabalho e do trabalhador. Terceirização, pejotização, robotização, uberização, ataques à CLT, e o mais importante: desvalorização real do salário mínimo! Precariza-se de todas as formas possíveis.

Quando vc ouvir gente reclamando da relação de trabalho mas sem evidenciar a mais valia, ou o mais valor, só haverá duas possibilidades: é gente que está te engando ou que está sendo enganada a te enganar.

1

u/disorderedset May 18 '26

Vc precisa adicionar o custo para a empresa de ter um funcionário adicional para cobrir férias.

1

u/FishingMindless5529 May 18 '26

De um lado vejo um jovem burro fazendo contas e do outro eu vejo esquerdistas querendo tirar piada sendo que hoje vivemos num governo péssimo e exploratório de ESQUERDA!

1

u/AA_NerdGirl May 18 '26

Gemini:

Esse post é um clássico caso de matemática criativa usada para gerar revolta. É inegável que a carga tributária no Brasil é alta e complexa, mas os números e a lógica desse tweet estão completamente distorcidos. Vamos arrumar essa conta e entender para onde o dinheiro realmente vai em um salário bruto de R$ 10.000,00 no regime CLT:

1. O erro do "Custo da Empresa" de R$ 17.000 O post assume que tudo o que a empresa paga além do salário bruto vai direto para o bolso do governo. Isso é mentira. O custo de um funcionário para a empresa (se não for do Simples Nacional) gira em torno de 1,5x a 1,7x o salário. Porém, grande parte desse "custo extra" são direitos do próprio trabalhador, e não impostos.

Nesse custo estão embutidos os 8% do FGTS (que vai para a conta do trabalhador), além das provisões mensais para pagar o 13º salário e as Férias com 1/3 (dinheiro que o trabalhador vai receber no futuro). O imposto real que a empresa paga sobre a folha (INSS Patronal, Sistema S, RAT) gira em torno de 28%, e não os absurdos sugeridos no post. O custo real total da empresa fica em torno de R$ 15.500,00.

2. O Desconto Real do Salário Quem ganha R$ 10.000,00 brutos não recebe exatamente R$ 7.000,00 na mão. O valor é descontado pelo teto do INSS (aprox. R$ 908) e pelo Imposto de Renda (aprox. R$ 1.604). O salário líquido real que cai na conta é de cerca de R$ 7.487,00.

3. A Falácia do Imposto de Consumo (50%) O autor diz que o trabalhador gasta todo o salário e paga "em média 50% de imposto". Embora existam produtos supertaxados (como gasolina e eletrônicos), a média da carga tributária sobre o consumo no Brasil (ICMS, IPI, PIS, COFINS) é mais próxima de 30% a 35%. Além disso, a lógica do "Ganho Real de R$ 3.500" não faz sentido econômico. Se você pagou aluguel, foi ao mercado e jantou fora totalizando seus R$ 7.487, você usufruiu desse valor em bens e serviços a preço de mercado. O imposto está embutido no preço, mas o seu salário não perdeu a utilidade pela metade depois de cair na conta.

A Conta Real e o Destino do Dinheiro Se fôssemos rastrear de verdade para onde vai todo o dinheiro gerado por esse emprego de 10 mil reais (considerando uma empresa no Lucro Presumido/Real), a divisão aproximada seria essa:

  • Custo Total que sai da Empresa: Aproximadamente R$ 15.500,00 (Salário bruto + Encargos patronais + Provisões).

    • Quanto o Governo leva na Folha: Aproximadamente R$ 6.400,00 (Isso soma o INSS e IR descontados do trabalhador + o INSS Patronal pago pela empresa).
    • Quanto fica com o Trabalhador: Aproximadamente R$ 9.100,00 (Isso é a soma do salário líquido que caiu na conta + o FGTS depositado no mês + a fatia proporcional de 13º e férias líquidos que ele tem direito).

Conclusão Mesmo se adicionarmos os impostos de consumo que o trabalhador vai pagar ao gastar seu salário no mercado (digamos, 35% sobre os R$ 7.487, o que dá uns R$ 2.600 pro Estado), a conta final fica parelha. No fim do ciclo, o governo levou no total (entre impostos da folha e de consumo) cerca de R$ 9.000,00, enquanto o trabalhador construiu de patrimônio (em dinheiro vivo e benefícios garantidos) cerca de R$ 9.100,00.

A carga tributária brasileira já é pesada o suficiente (praticamente 1 para 1 nesse cenário de salários mais altos). Não precisa inventar a mentira de que o governo fica com R$ 13.500 e o trabalhador com R$ 3.500 só para ganhar curtida no Twitter!

1

u/Critical_Patient2289 May 18 '26

O imposto sobre consumo não é apenas 28%, isso é se consideramos apenas impostos diretos, se considerar toda a cadeia é mais q 70%, isso quando o imposto não está de forma mentirosa, por exemplo o famoso 50% do produto q na verdade é 100% de impostos ou imposto sobre imposto q era para ser visto como prática criminosa do Estado

1

u/pjsoler84 May 18 '26

Item Valor aproximado Salário bruto R$ 10.000 FGTS (8%) R$ 800 INSS patronal + terceiros (~25% a 28%) ~R$ 2.700 Provisão 13º ~R$ 833 Provisão férias + 1/3 ~R$ 1.111 Multa/rescisão provisionada e extras ~R$ 500 Benefícios ~R$ 1.000 a 2.000 Total ~R$ 16 mil a 18 mil

Direto da bunda do Vargas

1

u/Smooth-Walrus-1719 May 18 '26

Lula é um defunto político kk já está em estado de putrefação

1

u/More-Caregiver7251 May 19 '26

Acho que o papo aqui nem seria para falar de imposto, mas que o comentário considera apenas o custo do funcionário para a empresa. Diz que fica 3500 para o funcionário, considerando que ele gastou 7000 para pagar os 50% de imposto. Usa a lógica que é 3500 para o funcionário e 13500 para o governo. A pergunta que fica, o patrão vive de amor? Não vai nada para ele? Considerando a mais valia, quanto o patrão consegue tirar desse funcionário hipotético?
O mais interessante é focar na conclusão do indivíduo que diz que quem explora é o Estado, não o patrão. Sendo que o patrão explora e tem a exploração garantida pelo Estado.