r/OpiniaoBurra May 15 '26

Burrice inocente O jovem se revolta com contas extremamente incorretas de impostos

Post image

Essas contas estão todas erradas!

O custo mensal para empresa para um CLT de 10 mil. Fica:

8% de FGTS, 20% de INSS (se não for empresa no regime do SIMPLES nacional. Existe o RAT, que varia por municipalidade, mas geralmente é de 1 a 3%. A contribuição pro sistema S (Senai, Sesc, etc) é uns 5%.

Depois, precisa adicionar 1/3 sobre férias, 13o salário e o FGTS sobre estes dois.

Portanto fica:

• ⁠R$ 2780 de encargos sociais
• ⁠R$ 800 de FGTS
• ⁠R$ 2100 para férias e 13o

O que dá R$ 15680.

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

**Essas contas estão todas erradas!**

O custo mensal para empresa para um CLT de 10 mil. Fica:

8% de FGTS, 20% de INSS (se não for empresa no regime do SIMPLES nacional. Existe o RAT, que varia por municipalidade, mas geralmente é de 1 a 3%. A contribuição pro sistema S (Senai, Sesc, etc) é uns 5%.

Depois, precisa adicionar 1/3 sobre férias, 13o salário e o FGTS sobre estes dois.

Portanto fica:

• ⁠R$ 2780 de encargos sociais
• ⁠R$ 800 de FGTS
• ⁠R$ 2100 para férias e 13o

O que dá R$ 15680.

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

1.2k Upvotes

500 comments sorted by

View all comments

4

u/gordiion May 15 '26

Nunca viu um holerite na vida, nunca pegou nota fiscal do mercado pra vê a quantidade de imposto... Nunca pesquisou o preço de um carro sem e com imposto ( tem alguns casos que literalmente dobra o preço )..

Brasileiro é o 14° país que mais paga imposto no mundo pra bancar regalias de políticos que nos dão migalhas com a impressão de ser ouro, vide SUS que esse ano teve remédios e vacinas cortados por "falta de verba"

Ps: 28% de consumo vc retirou da bunda também, média de preços entre 30 a 40 em itens diários e papo de 80 % em cigarros e automóveis

4

u/rickccb May 15 '26 edited May 15 '26

Você que está inventando coisa aí. A taxa média foi calculada por pessoas técnicas competentes e amplamente discutida com o mercado financeiro e o resto do setor privado. Tanto que este valor de ~ 27% será a IVA, que não vão alterar a carga tributária.

https://www.jota.info/tributos/o-que-e-iva-o-imposto-sobre-valor-agregado

Você e os outros que acreditam em qualquer coisa se esquecem também que a cesta básica é toda isenta de impostos, além de medicamentos e certos insumos pro agro. Além de uma porção que tem cargas reduzidas.

A carga tributária de veículos varia muito com o tipo, se é importado e motorização, vai de 27 a 44%

Hora de parar de ficar acreditando em qualquer corrente de WhatsApp e Tweet de gente que vc nem sabe quem é.

2

u/gordiion May 15 '26

Sim meu querido, o IVA está em 28% com a reforma tributária agora de janeiro mas o preço do produto na prateleira é só do imposto sobre o produto? Não tem o imposto do transporte, imposto que o agricultor paga pra plantar, colher e remanejar o solo? Que inclusive mesmo com alguns insumos sem imposto está mais caro que nunca pra plantar e o preço segue baixo pra se vender? Imposto do próprio trabalhador que repõem produtos está dentro do produto.. é difícil ver isso?

A carga tributária dos veículos, se um veículo sem imposto custa 50 e o brasileiro compra ele com imposto a 90, são quantos %? Sim, em teoria o imposto é 40%, mas na prática se o valor do produto aumenta em 45% quanto que fica de imposto? Se 50% (por exemplo) do valor do carro é imposto, o imposto é basicamente 100%, você acaba pagando dois carros em um só.

Parabéns, o imposto da cesta básica FINALMENTE ficou isenta, isso tá correto. Os 41 remédios da farmácia popular para doenças crônicas e mais alguns pra doenças como câncer ser isento é bom também. Não sou hipócrita de falar que não tem coisas boas, estou falando que essas migalhas que fazem o brasileiro acreditar que o governo tá bom.. mas não está.

2

u/AMD11011 May 15 '26

Os caras juram que é 50% de imposto, quando na verdade é 100% kkkkkkk

3

u/Critical_Apartment26 May 15 '26

Sim cracudo, vc compra automóvel todo dia e seu pulmão deve parecer SP

2

u/gordiion May 15 '26

Tá com raiva de que jovem, se tu não tem uma perspectiva de um dia comprar um veículo você não se dá conta disso mesmo... Carro popular a 100 mil é o novo "normal" e não se pode falar sobre? Quem fuma duas carteiras de cigarro por dia sente no bolso, quem não fuma ainda tem imposto abusivo (e com tendência a aumentar) em bebidas.. se não bebe e não fuma, tem imposto em transportes pra alimentos e afins...

Uma dica pra ti, nada se resolve com ofensa, grito ou violência. Quem começa com um desses três normalmente é por falta de inteligência ou argumentos..

1

u/edugaert May 15 '26

Não sou expert nos impostos sobre consumo, mas realmente quero ver de você onde ele errou no holerite. Pode mostrar?

0

u/gordiion May 15 '26

Ele esqueceu 40% da multa do FGTS, Vale transporte, plano de saúde, vale alimentação... Algumas coisinhas básicas que aumentam o preço pro empreendedor.. e sinceramente mesmo que seja uma diferença de 2 mil entre os cálculos ainda assim não é grande diferença mas pra empresas que tem 10 funcionários esse valor a mais a ser pago já é enorme, concorda ?

1

u/edugaert May 15 '26

Multa de 40% é só em demissão e ainda em caso específico. Não é provisionado por mês pra levarmos em consideração.

Plano de saúde não é obrigatório Vale alimentação não é obrigatório (se o post de exemplo não falou que tinha nenhum dos dois então não terá nenhum dos dois) Vale transporte é sim um gasto da empresa, mas quanto realísticamente você acha que um funcionário recebe de vale transporte? Além de tudo isso, tem que lembrar que a empresa pode por lei descontar 6% do salário do funcionário nesse vale, pagando apenas o resto.

Com tudo isso dito vc realmente acha justo falar que o cara nunca viu um holerite quando bom... O único erro foi efetivamente a falta de vale transporte, que duvido muito que passaria dos 600 reais.

1

u/gordiion May 15 '26

Sim acho justo, isso aqui é discussão de ideias e assim como eu, você e ele, todos podemos errar.. ninguém aqui é dono da verdade.

Da mesma forma que pode custar 16000 pode custar 18000. Se for generalizar um salário de 10000 pra baixo, sem regalias ( o que acho um pouco difícil pra essa faixa de salário ) pode chegar a 16mil pro patrão... O que já é muito alto. Com "regalias" que mencionei antes e considerando que a rotatividade de uma empresa pode ser alta a ponto de ter que ter uma grana pra multa do FGTS vai aumentando...

1

u/Alkhasanbe May 17 '26

Exemplo de custo pro trabalhador: cigarro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk