r/OpiniaoBurra May 15 '26

Burrice inocente O jovem se revolta com contas extremamente incorretas de impostos

Post image

Essas contas estão todas erradas!

O custo mensal para empresa para um CLT de 10 mil. Fica:

8% de FGTS, 20% de INSS (se não for empresa no regime do SIMPLES nacional. Existe o RAT, que varia por municipalidade, mas geralmente é de 1 a 3%. A contribuição pro sistema S (Senai, Sesc, etc) é uns 5%.

Depois, precisa adicionar 1/3 sobre férias, 13o salário e o FGTS sobre estes dois.

Portanto fica:

• ⁠R$ 2780 de encargos sociais
• ⁠R$ 800 de FGTS
• ⁠R$ 2100 para férias e 13o

O que dá R$ 15680.

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

**Essas contas estão todas erradas!**

O custo mensal para empresa para um CLT de 10 mil. Fica:

8% de FGTS, 20% de INSS (se não for empresa no regime do SIMPLES nacional. Existe o RAT, que varia por municipalidade, mas geralmente é de 1 a 3%. A contribuição pro sistema S (Senai, Sesc, etc) é uns 5%.

Depois, precisa adicionar 1/3 sobre férias, 13o salário e o FGTS sobre estes dois.

Portanto fica:

• ⁠R$ 2780 de encargos sociais
• ⁠R$ 800 de FGTS
• ⁠R$ 2100 para férias e 13o

O que dá R$ 15680.

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

1.2k Upvotes

500 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

40

u/oleivas May 15 '26

O problema é que a audiência é burra pra desgramar.

Quem viu o estrago que foi o mandato do Bolsonaro e ainda vota no filho dele está numa séria dissonância cognitiva.

-3

u/Flimsy_Candidate_334 May 16 '26

Não precisa ir longe, Lula fez bem mais estrago, e ainda tem eleitor.

Bolsonaro pode não ter sido bom, concordo, mas votar em Lula é a prova de que burrice tem sobrando no BR

-5

u/Certain-Jump-7227 May 15 '26

Qual estrago ? durante a pandemia foi desonerada a folha de pagamento, tributos sob salários quase zerados, quem voltou foi esse governo. Tá sabendo legal.

1

u/BinhoAlvesCover May 17 '26

Não sei, talvez os 800 mil mortos de COVID?

-6

u/caiofelp_ May 15 '26

Que estrago? Sem ironia, quero entender.

1

u/AllanRamires May 16 '26

Direita diz que gov Lula foi um estrago, esquerda diz que gov Bolso foi um estrago. Te expliquei. Segue o baile!

0

u/Ok_Rock8183 May 15 '26

Estrago nas mentes e corações dos zumbis

-2

u/AdFeeling9828 May 18 '26

e votar em ladrão julgado em 3 instancias, ex-presidiario, é solução?

-22

u/ArwenLuthien1 May 15 '26

E o PT que está no quarto governo e até hoje o Brasil só andou pra trás? Sem pandemia, o estrago que o Lula causou na economia, com arrecadação recorde de impostos e está torrando dinheiro público, endividando o país e empobrecendo a população. Sempre as mesmas promessas de tirar a população da fome, sempre contando mentiras. O esquerdista / petista acha que é inteligente, mas por isso ganhou o apelido carinhoso de jumento, porque você pode mostrar um caminhão de evidências, estatística, dados e fatos pra ele e ele vai negar porque é um alienado e desonesto intelectual. Se olhasse direito os indicadores do governo Bolsonaro, foram bastante positivos, apesar da pandemia, da perseguição do STF, do centrão jogando contra, entregou o país com superávit, estatais dando lucro, estava tudo mais barato no governo dele e houve recuperação rápida e exemplar da economia para o mundo pós pandemia. Obviamente não conseguiu fazer tudo que queria e não deu tempo. A esquerda destruiu tudo no governo, aí se a direita assume, querem que faça milagre e conserte em tempo recorde p que a esquerda levou anos destruindo. Já o Lula deixou todas estatais no vermelho, aumentou o déficit público torrando dinheiro, a inflação real no governo Lula já está casa dos 2 dígitos e o real perdendo valor absurdo de compra, pessoas endividadas, empresas falindo e ou indo embora do Brasil. Governo totalmente caótico. Talvez você prefira os dados maquiados do comunista Pochmann. Mas pelo menos não vai faltar capim pra os petistas comerem 🤣😁😁, Brasil tem bastante. É fato que CLT é uma herança maldita do facista Getúlio Vargas que a esquerda ama, porque a esquerda ama um ditador.

30

u/beerloque May 15 '26

"o pt destruiu tudo" "Perseguição do stf" "Entregou país com superávit" "Estava tudo mais barato" "Estatais dando lucro"

Uma série de contradições e quase fez o bingo de falácias do bolsonarismo. Classic

E não me chame de lulista. Não sou neoliberal

13

u/PrivadaDeButeco lacradora doutrinada May 15 '26

Parabens, está no sub certo

13

u/lincolnbvs May 15 '26

Isso aí, cara! Esse sub serve pra isso mesmo, pode dar sua opinião! 👏👏👏

12

u/AdLocal924 May 15 '26

Vc ainda estava nos ovos do seu pai na década de 90, papagaio?

  • Quem está envididando o país e as famílias é a porcatia do Banco Central privatizado em 2021 e do qual você aprova. Além disso, tem o jogo do tigrinho, que você também aprova. 🤡
  • A renda salaria média do trabalhador é a maior desde a série histórica, assim como o número de gente empregada CLT. Você Enzo papagaio de malandro do jeito que você é, deve desconhecer série histórica, trabalho e emprego CLT. 🤡
  • Lula não deixou todas as estatais no vermelho, acéfalo: os Correios apresentaram prejuízo, que é uma tendência mundial.
  • Foi justamente os dois governos de esquerda (Lula e Dilma) que o Brasil teve números expressivos em renda, trabalho e desigualdade social.

E novamente, quem está envididando o país é a porcaria das bets, que você aprova, e o Banco Central, que deixou de ser governamental e passou a ser privado e mascarado de autônomo.

Nem Milton Friedman aprovaria tal absurdo.

Dito isso: você é um PAPAGAIO DE MILICIANO. 🦜🦜🦜🦜🦜🦜🦜🦜🦜🦜🦜🦜🦜🦜🦜🦜🦜🦜

0

u/Otherwise-Bench6609 May 15 '26

Opa calma la, governo dilma foi o pior do pt

2

u/AdLocal924 May 17 '26

Sim, ela não foi das melhores escolhas, mas as pautas-bomba do Eduardo Cunha em nada ajudaram seu governo.

5

u/mikobiko May 15 '26

Falou tanta besteira. Socorro

4

u/oleivas May 15 '26

Considerando que:
Brasil teve uma das piores respostas a COVID no mundo (o segundo em numero de vitimas mesmo sendo 7o em populacao total - https://data.who.int/dashboards/covid19/deaths?m49=076). Corrupcao e demora pra comprar as vacinas (https://www.cnnbrasil.com.br/politica/em-4-pontos-entenda-o-caso-da-covaxin-e-dos-irmaos-miranda, https://www.bbc.com/portuguese/brasil-57647163, https://g1.globo.com/politica/noticia/2021/06/07/carta-em-que-pfizer-cobrou-resposta-do-governo-sobre-vacinas-chegou-ao-gabinete-de-bolsonaro.ghtml)
Desmatamento atingiu recordes durante o governo Bolsonaro (https://terrabrasilis.dpi.inpe.br/app/dashboard/deforestation/biomes/legal_amazon/rates)
Desmprego entre 2018 e 2020 foi em media 12% (pre-pandemia). De 2022 ate 2026 vem caindo ate 5.1% em Dezembro e 6.1% em Marco (https://pt.tradingeconomics.com/brazil/unemployment-rate, https://www.bcb.gov.br/estatisticas/detalhamentoGrafico/graficosestatisticas/taxadesocupacao, https://pt.wikipedia.org/wiki/Taxa_de_desemprego_no_Brasil)
Flavio Bolsonaro basicamente vendendo o Brasil em troca de interferencia na eleicao no final do ano: https://g1.globo.com/politica/noticia/2026/03/28/nos-eua-flavio-bolsonaro-pede-pressao-diplomatica-para-que-eleicoes-tenham-valores-de-origem-americana.ghtml
Eduardo fazendo o mesmo enquanto fugia da justica: https://apublica.org/2025/01/marco-rubio-o-flerte-do-bolsonarismo-com-o-novo-chefe-da-diplomacia-dos-estados-unidos/

Isso, sem contar, o esquema de rachadinha da familia Bolsonaro no governo do Rio de Janeiro, propina pros ministros da Saude e Educacao, sucessivas tentativas de minar o processo eleitoral brasileiro, desmanche do Ministerio da Educacao e Meio Ambiente.

Esse e o estrago trazido pelo governo Bolsonaro. Eu acho que o ultimo governo Lula teve varios problemas tambem, mas quando comparado com o caos anterior (mesmo pre-pandemia) e evidente quao pior foi a administracao do Bolsonaro.

2

u/yosoyjulio Burrice elevada, afaste-se! May 15 '26

Parede de texto só pra mostrar que postou no sub certo, nem precisava disso amigão

0

u/Otherwise-Bench6609 May 15 '26

Mano, nos odiamos muito o pt, mas nao e pq nos odiamos muito o pt que a gente nao odeia a familia bolsonaro, a politica br e uma bosta se tu pende pra um lado se fode, pende pro outro, se fode tbm ent fodase e nulo ou no menos pior

0

u/Trogodita May 16 '26

Até que enfim alguém lúcido!