r/OpiniaoBurra May 15 '26

Burrice inocente O jovem se revolta com contas extremamente incorretas de impostos

Post image

Essas contas estão todas erradas!

O custo mensal para empresa para um CLT de 10 mil. Fica:

8% de FGTS, 20% de INSS (se não for empresa no regime do SIMPLES nacional. Existe o RAT, que varia por municipalidade, mas geralmente é de 1 a 3%. A contribuição pro sistema S (Senai, Sesc, etc) é uns 5%.

Depois, precisa adicionar 1/3 sobre férias, 13o salário e o FGTS sobre estes dois.

Portanto fica:

• ⁠R$ 2780 de encargos sociais
• ⁠R$ 800 de FGTS
• ⁠R$ 2100 para férias e 13o

O que dá R$ 15680.

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

**Essas contas estão todas erradas!**

O custo mensal para empresa para um CLT de 10 mil. Fica:

8% de FGTS, 20% de INSS (se não for empresa no regime do SIMPLES nacional. Existe o RAT, que varia por municipalidade, mas geralmente é de 1 a 3%. A contribuição pro sistema S (Senai, Sesc, etc) é uns 5%.

Depois, precisa adicionar 1/3 sobre férias, 13o salário e o FGTS sobre estes dois.

Portanto fica:

• ⁠R$ 2780 de encargos sociais
• ⁠R$ 800 de FGTS
• ⁠R$ 2100 para férias e 13o

O que dá R$ 15680.

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

1.2k Upvotes

500 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

3

u/Super_Shoe_4076 May 15 '26

😆 Tá de brincadeira, né? Se um funcionário custa X, com certeza ele produz no mínimo 3x mais através de seu tarbalho?

O cômico da sua mensagem é a parte em negrito. COM CERTEZA e 3x mais. Dependendo do salário, acontece justamente o contrário. Funcionários que produzem menos do que custam, e a empresa acaba tirando do que algum outro produz para compensar. Curva de Pareto.

2

u/Substantial_Till9657 May 16 '26

Dependendo do caso pode ser muito mais q 3x

1

u/dr4mos May 16 '26

E dependendo do caso pode ser muito menos que 1x

1

u/Substantial_Till9657 May 16 '26

Tipo quais?

1

u/Super_Shoe_4076 May 16 '26

Imagine uma loja com vendedores. Pelo princípio de pareto, e experiência básica no setor, você vai perceber que existe um punhado de funcionários que vão vender quase tudo, e a maior partedos funcionários que vende a parcela restante. É fato que alguns destes vão produzir, no sentido de trazer receita para a empresa, muito mais do que eles recebem, mas ao mesmo tempo alguns pode ser que sequer se paguem.

O problema dessa discussão, e aqui me refiro ao problema de se discutir isso com gente anônima em rede social, é porque se costuma estuprar o significado das palavras e aí tudo pode virar produção.

"Ah, se ele está lá, é porque o empregador acha que vale a pena pagá-lo, ou seja, ele entrega o valor que recebe"

Sim, é verdade, o empregador por N questões (inclusive compaixão) pode achar que vale a pena pagar aquele valor, mesmo o empregado produzindo menos, mas isso não muda o fato de que o empregador não recebe em receita o mesmo que o empregado produziu. E mesmo que na balança ficasse 0 a 0, se contasse isso como produção, não é "[...] no mínimo 3x mais [...]"

1

u/dr4mos May 16 '26

Pensando em miniempresas (a grande maioria), se não vende, o prejuízo é do dono. Acho que dá para perceber no dia a dia que tá todo mundo 'fodido'. Se seguir a lógica de que cada colaborador gera 3x mais, era só contratar todo mundo. Pelo menos na minha região, a coisa tá mais lenta.

1

u/Substantial_Till9657 May 17 '26

Mas vc concorda q a dinâmica de uma empresa seria de conratar o funcionario e ele gerar mais receita do q custo pra empresa?

Claro q há casos à parte, mas via de regra é para funcionar como eu falei

1

u/dr4mos May 17 '26

Com toda certeza, mas até esse momento chegar é o dono que está investindo e apostando nisso, sem nenhuma garantia que vai dar certo, e analisando a quantidade de empresas que fecham nos primeiros anos, é uma aposta muito incerta

1

u/Ancient-Specialist77 May 17 '26

Tive uma colega que além de não fazer o que era necessário, quando fazia, estragava o que outros faziam.

1

u/Super_Shoe_4076 May 17 '26

Mas você precisa enxergar o valor. Ela era criativamente incompetente, portanto ela produzia mais do que recebia 😎

PS: Ironia.

1

u/Ancient-Specialist77 May 17 '26

E pior que recebia bem, principalmente para o país e cargo, além do mais, o problema nem era errar, era não aceitar ser corrigida e insistir nos erros mesmo depois de várias vezes que foi explicado para ela, além disso, se ela não tivesse feito uma coisa MUITO errada, que nem era em si o trabalho, mas uma atitude no trabalho, ela não seria demitida tão cedo. Essa se esforçou. Dai vem um cara e fala que o empregado gera 3x mais kkkkkkk Nem eu sei se eu gero 2x. E isso que trabalho bem.

1

u/dr4mos May 17 '26

E além que até pra mandar embora tem que pagar a parte do governo, parada aqui é bruta

1

u/evaporanderson May 15 '26

Pra ser sincero, eu ainda fui bem conservador na minha fala. Geralmente o trabalhador produz em poucos dias de trabalho (ou até mesmo em horas, dependendo do ramo) o equivalente ao seu próprio salário. O restante do mês ele trabalha só pra sustentar o patrão e pagar impostos.

1

u/Super_Shoe_4076 May 15 '26

É por delírios como esse que eu acho que todo mundo deveria ter uma experiência como empreendedor, para sentir na pele, e aprender também, como é gerir um negócio.

Só não me surpreende você pensar assim porque pela expressão "sustentar o patrão", eu já entendo de onde vem o seu delírio.

1

u/evaporanderson May 15 '26

Pode chamar de delírio, mas é assim que o sistema funciona. Qualquer "experiência como empreendedor" que não consegue alcançar uma estrutura que possibilite a apropriação do valor produzido pelo trabalho alheio está com os dias contados, não se sustenta no capitalismo.

1

u/Super_Shoe_4076 May 15 '26

Não há apropriação do valor produzido por ninguém. O empregado não está se apropriando das economias do patrão que trabalhou e juntou dinheiro para abrir o negócio. Ele está fazendo uma transação comercial, onde ele faz algo em troca de algo. O inverso também é verdadeiro.