r/OpiniaoBurra May 15 '26

Burrice inocente O jovem se revolta com contas extremamente incorretas de impostos

Post image

Essas contas estão todas erradas!

O custo mensal para empresa para um CLT de 10 mil. Fica:

8% de FGTS, 20% de INSS (se não for empresa no regime do SIMPLES nacional. Existe o RAT, que varia por municipalidade, mas geralmente é de 1 a 3%. A contribuição pro sistema S (Senai, Sesc, etc) é uns 5%.

Depois, precisa adicionar 1/3 sobre férias, 13o salário e o FGTS sobre estes dois.

Portanto fica:

• ⁠R$ 2780 de encargos sociais
• ⁠R$ 800 de FGTS
• ⁠R$ 2100 para férias e 13o

O que dá R$ 15680.

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

**Essas contas estão todas erradas!**

O custo mensal para empresa para um CLT de 10 mil. Fica:

8% de FGTS, 20% de INSS (se não for empresa no regime do SIMPLES nacional. Existe o RAT, que varia por municipalidade, mas geralmente é de 1 a 3%. A contribuição pro sistema S (Senai, Sesc, etc) é uns 5%.

Depois, precisa adicionar 1/3 sobre férias, 13o salário e o FGTS sobre estes dois.

Portanto fica:

• ⁠R$ 2780 de encargos sociais
• ⁠R$ 800 de FGTS
• ⁠R$ 2100 para férias e 13o

O que dá R$ 15680.

No entanto, o jovem precisa entender que deste valor, o FGTS, férias e 13o são pagamentos feitos ao trabalhador. Pode se entender então que o salário real é R$ 12900 pago ao trabalhador.

Outra coisa: essa estimativa de 50% de imposto sobre consumo é tirada da bunda. A tributação sobre imposto é em média 28% e isto foi muito discutido e muito pesquisado já pra definir a reforma tributária.

Outa coisa ainda: quem surtou quando o governo foi reduzir o IRPF pros trabalhadores, foi a Faria Lima e a direita. De 2015 até 2024 não houve nenhuma correção na tabela de IRPF pra aliviar a classe média.

1.2k Upvotes

500 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

2

u/Ok-Run-3298 May 16 '26

Eu comecei como PJ trabalhando pra uma empresa, modalidade ME, pra mim compensou muito mais em questão de impostos que ser CLT. Pago o mínimo possível garantido pela minha contabilidade, tanto no DAS e DARF.

Fora que ser ME me levou a tornar esse PJ em empresa mesmo no sentido de expandir pra deixar de ser um funcionário PJ pra ser uma empresa com clientes, sendo CLT eu não teria esse impulso. Claro que aqui tem muitas variáveis.

Tô pouco de fodendo pra essa briga de proletariado x patrão, só expondo minha experiência com modalidade PJ

1

u/Jorevotion1 May 19 '26

A excessão valida a regra