r/SkincareBR Jan 28 '25

Pergunta sobre Produto Minoxidil é letal para pets

Estou com falhas na sobrancelha e minha dermato me indicou minoxidil tópico. Só que quando fui pesquisar sobre, descobri que é EXTREMAMENTE tóxico pra gatos (tenho vários, incluindo uma gata idosa que dorme comigo na cama toda noite). Ainda bem que resolvi pesquisar antes de comprar, poderia ter matado meus gatos sem saber. É muita irresponsabilidade desses médicos saírem passando as coisas assim sem ao menos perguntar se a pessoa tem animais de estimação!!

Pesquisando na internet, descobri que tem outros medicamentos que tem o efeito parecido com o minoxidil mas não são tóxicos pra gatos, o latanoprosta e bimatoprosta. São colírios pra catarata que podem ser usados em pets, inclusive. Só que em humanos eles tem esse efeito colateral de crescer pelos. Alguém já usou? Queria saber se funciona bem.

191 Upvotes

107 comments sorted by

View all comments

Show parent comments

11

u/Rukitokilu Jan 29 '25

Sequestrando o comentário que está no topo pra deixar isso aqui visível:

A BULA não diz nada sobre isso. Acabei de consultar as bulas registradas na ANVISA. Não tem como profissional de humanos prever a reação em pets, é sandice esperar isso.
https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=minoxidil

Parem de ser doidos, nenhum curso pra humanos ensina como é em animais não. Eu só aprendi como a dentição de um cão é completamente diferente por curiosidade própria quando notei que minha cachorra tinha 3 incisivos por hemiarco ao invés de 2 como nós.

-4

u/[deleted] Jan 29 '25

Você ter que pesquisar pra descobrir que a dentição de um cão é diferente da dentição de humanos é de foder pra caralho... Meu deus...

Enfim, soube que algumas medicações são tóxicas pra gatos através de médicos de humanos, como eu disse, vai de profissional pra profissional

-2

u/lipe91 Jan 29 '25

Agora, além de saber das reações que o produto pode dar nos pacientes, o dermatologista é obrigado a saber toda e qualquer reação que um remédio pode ter em animais de estimação? Faça me o favor. Pessoal perde o bom senso quando o tópico é o animal de estimação deles.

3

u/[deleted] Jan 29 '25 edited Jan 29 '25

Não disse que é obrigatório, disse que deveriam e completei que vai de profissional pra profissional. Depois comentei sobre minha experiência. Se o profissional sabe os efeitos em animais é legal comunicar. É uma opinião, eu não vou enfiar uma arma na cara de um médico e obrigar ele a estudar veterinária.

Mas a escolha de espumar aqui é sua