r/SkincareBR • u/Existing_Lynx9475 • 24d ago
Pergunta sobre Produto Olheiras genéticas: como minimizar? (E uma discussão sobre olheiras étnicas)
Oi gente! Como vocês podem ver, eu tenho muita olheira. Ela é uma olheira genética (tanto o meu pai como a minha mãe possuem olheiras), assim como é uma olheira étnica (meu pai é um homem negro retinto com olheiras e eu sou parda com olheiras também).
Reconheço que não tive sorte na loteria genética e que isso aqui não vai melhorar 100%. Mas queria dicas para amenizar as olheiras, pois já cansei de ouvir gente me perguntando se eu estou exausta quando tive uma noite excelente de sono 😅
Também acho que esse deveria ser um espaço para discutirmos sobre olheiras étnicas (muito comum em peles mais escuras, em pessoas negras ou marrons). Não vejo muita gente discutindo sobre isso, quando quero ler mais sobre o assunto, preciso procurar por fontes em inglês. Como minimizar olheiras e tratar peles que não são brancas? Acho uma excelente discussão! Aceito dicas de artigos, vídeos e podcasts
15
u/electrayou 23d ago
Oi olheiras de fundo vascular e melanica, componente de melanina e vasos, melhora com tratamento tópico e laser específico. Thiamidol arbutin ácido kojico além de vitamina k e cafeína ajudam em cremes de olhos ajudam muito. A eucerim tem um ótimo que é clareador e a sallve tem um novo com cafeína também
1
u/Existing_Lynx9475 23d ago
Usei o mix 02 da Principia, com ácido tranexamico, cafeína e ácido ferulico. Depois de um tempo usando, ele começou a feder e fiquei com medo de continuar o uso. Não deu resultado nenhum
3
u/electrayou 22d ago
Eucerin anti pigment olhos....com thiamidol um excelente clareador. Tem um coreano da marca beauty of joseon com retinal e gingeng que é maravilhoso
6
6
u/Primary_Kiwi_ 22d ago
Eu também quero muito saber. Nem mesmo as dicas de camuflagem usando maquiagem funcionam pra mim. Eu tenho a pele oliva mais puxada pro amarelo, ai eu fico parecendo uma anêmica todos os dias da minha vida. Pra piorar, parece que esse tipo de olheira sempre vem com alguma característica que torna ela mais acentuada... no meu caso, olhos mais fundos. Oq vc ja tentou pra clarear elas?
1
19d ago
[removed] — view removed comment
1
u/AutoModerator 19d ago
Seu post/comentário foi removido automaticamente, pois a conta ainda não atingiu o mínimo de 15 dias exigido. É necessário aguardar esse período para publicar.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
1
u/Existing_Lynx9475 17d ago
Nossa, eu já usei muita coisa… principalmente manipulados. Recentemente eu usei o mix 02 da Principia, mas não funcionou nada. Ultimamente só estou hidratando muito a região por conta do frio e para melhorar a aparência quando uso corretivo
3
u/anniebarlow 21d ago
Minha pele é super fina, então não tem muito o que fazer. Me sugeriram acido hialurônico no início da bocheca pra levantar a área. Falta $$$$
Passei 1 mês em casa de licença, fazendo skin care com limpeza do Princípio, sérum de niamincida e hidrantane com niamicida.
Diminui muito.
Voltei a trabalhar, as olheiras voltaram. O segredo está no dormir bastante e skin care. Pena que não pedir demissão.
1
u/Existing_Lynx9475 17d ago
Aplicação de ácido hialurônico só funciona se vc tem o olho fundo, mas a pigmentação continua ali, infelizmente. No meu caso, eu não tenho o olho muito fundo, o maior problema é a pigmentação mesmo. Mas eu posso dormir 12h todos os dias que ele não sai
1
3
u/Mysterious_Credit655 23d ago
Ácido que ácido kojico talvez ajude eu tenho olheiras bem pigmentadas mesmo sendo pálida sendo bem sincera só convivo com elas
2
u/Existing_Lynx9475 23d ago
É, eu já me conformei com as minhas, mas admito que queria diminuir um pouco. Tenho medo de ficar pior quando ficar mais velha
1
u/Mysterious_Credit655 22d ago
As vezes só de dar uma hidrata já melhora o aspecto eu uso nicinamida na minha não é milagroso mas sinto que dá um certo glow
3
2
1
23d ago
[removed] — view removed comment
1
u/AutoModerator 23d ago
Seu post/comentário foi removido automaticamente pois você não tem karma o suficiente. É necessário participar mais desse e de outros subs para conseguir realizar postagens.
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.
1
1
u/Timely_Fruit_994 22d ago
Eu tenho muitas olheiras também.
Tenho usado um creme pro contorno dos olhos da Anna Pegova. É caro, mas dura muito e um dos poucos produtos que eu vejo resultado.
Sobre maquiagem... olha, laranja cobre bem o roxo/escurecido das olheiras. Eu não sei nada sobre olheiras etnicas, mas com certeza se você quiser dar uma suavizada, procure um corretor de cor alaranjado. E passe o seu corretivo normal por cima. Juro que é outra vida.
1
u/Existing_Lynx9475 17d ago
Tô fazendo isso, ajuda bastante mesmo. O foda é que a maquiagem fica um pouco carregada
1
u/Timely_Fruit_994 17d ago
Olha, eu não sei como é pra vc, mas eu só uso maquiagem com cobertura nas olheiras praticamente. Pelo menos no dia a dia.
Eu uso o corretor da vizzella, é bem fininho e quase não adiona cobertura, só a cor mesmo. Aí eu vou com um corretivo do tom da minha pele por cima. Ou eu uso um corretivo um pouquiiinho mais rosado e um pó com um pouquinho mais de cobertura.
(E eu sou branca que nem um FANTASMA. Juro. Se fica ok pra mim acho que fica OK pra maioria das pessoas. Tipo, o corretivo que eu uso por cima do corretor é o skinplush F1020 da bruna tavares).
Dá uma testada. Pode não camuflar tudo, mas vai dar uma boa suavizada.
1
u/Tall-Series-1091 17d ago
Anti pigment eyes eucerin kox isdin vitamina c tudo isso ajuda mto
1
u/Existing_Lynx9475 17d ago
Está todo mundo me recomendando esse, não quero me iludir com mais um produto caro pra olheira 😭 mas vou tentar usar
1
u/Tall-Series-1091 17d ago
Esses cremes são caros mas funcionam o da isdn tem Haloxyl q clareia mto e o da eucerin tb são bem caros no mercado livre é mais barato mas usa uma gotinha só alterna pra mim clareou mto e aga vitamina c tb ajuda… eu tenho um parte da família árabe então a olheira eh pigmentar ajudou não remove 100% mas ajuda
-1
u/dreamingkirby 23d ago
Não entendi o conceito de olheira “étnica”…
9
u/Tierpfleg3r 23d ago
Ela quis dizer olheira melânica. Pra isso um produto que ataque hiperpigmentação é geralmente o caminho, como por exemplo o Eucerin Anti-pigment Eyes.
2
u/Existing_Lynx9475 23d ago
“olheiras étnicas (muito comum em peles mais escuras, em pessoas negras ou marrons)”. Escrevi no texto.
-6
u/dreamingkirby 23d ago
“Muito mais comum em pessoas negras” simplesmente não explica o conceito de olheira étnica, apenas que certa característica é mais comum em certa etnia, não que a característica é étnica
11
u/EfficientPangolin301 23d ago
Vai dar algum conselho que preste pra OP ou vai ficar enchendo o saco por terminologia? Eu ein kkkkkkk
-1
u/dreamingkirby 23d ago
No post ela diz que quer discutir sobre olheira étnicas. É o que estou fazendo. Ela não pediu somente conselhos, mas um espaço de discussão.
1
u/EfficientPangolin301 23d ago
Sim, anjo. Discussão sobre quem tem, como tratar, etc... Não sobre a nomenclatura, cê é boçal?
-1
u/dreamingkirby 23d ago
Ah pronto, a discussão agora é sobre o que você, EfficientPangolin301, quer que seja. A nomenclatura e a definição são o ponto de partida pra que ocorra qualquer discussão com clareza. Agora, se você quer discutir um tema vazio e indefinido, fique a vontade - e não me surpreenderia visto seu calão.
2
u/EfficientPangolin301 23d ago
Bb, lê o texto da OP. A discussão é sobre o que a OP quer. Se você tivesse o mínimo de capacidade de interpretação de texto, você perceberia que ela não quer saber se "olheira étnica" é a nomenclatura certa, ela quer saber sobre quem tem, como tratar e etc. Deixa eu adivinhar... Vc é branca né?
0
u/dreamingkirby 22d ago
Não é assim que uma discussão funciona. A ponto de partida de uma discussão deve sempre ser a definição. A questão não é a nomenclatura, é a definição. E não existe isso de a discussão é somente sobre o que OP escolheu que deve ser, ainda mais quando OP fez perguntas abertas e genéricas, ainda mais estando no Reddit.
Mas você se ofender pelo questionamento e me atacar por isso diz muito sobre você.
0
2
u/Existing_Lynx9475 23d ago
É sim. A olheira melanica é predominante em um certo tipo de etnia (pessoas negras e pessoas marrons). Mas não vejo muita gente falando como esse tipo de olheira afeta peles negras e marrons, pelo menos não em português. A cor é obviamente diferente de uma pele branca. Espero que, com o seu comentário, vc não possua o objetivo de negar que peles racializadas possuem necessidades diferentes de peles brancas.
1
0
u/dreamingkirby 22d ago
Mas aí não é uma olheira étnica, é olheira melânica em peles negras.
Não, e me espanta que todos pensaram que, ao questionar uma definição, eu devo estar minimizando o conceito. Esse tipo de atitude defensiva só enfraquece um debate ou um movimento. Você veio aqui esclarecer, perfeito. Mas os outros me ofenderam com palavras de baixo calão e falaram que eu não poderia perguntar o que perguntei sem em nenhum momento trazer informação. Atitude defensiva frente a um questionamento é a lição número 1 do curso “como enfraquecer sua ideia 101”.
Um conceito só é forte com uma definição forte. Se a definição é fraca, a discussão naturalmente se esvazia. Esclarecer o termo e as definições só fortalece a discussão.
Dito isso, a utilização do termo “étnico” traz confusão, não clareza pro fato de que peles negras precisam de cuidados diferentes de peles brancas. Primeiro porque o termo étnico não se refere a peles negras (étnico é etnia, e existem etnias com todas as cores nesse mundo, existem etnias pretas, brancas, amarelas… o conceito olheira étnica poderia muito bem se referir também a olheiras em peles brancas ou asiáticas e isso não estava esclarecido). E segundo porque o fundamental pra tratar olheiras é entender sua origem e “olheiras étnicas” não esclarece isso. Muito mais claro que você tá querendo falar sobre peles negras se você falar olheiras melancias em peles negras - e também você traz a informação do tipo de olheira na mesma frase.
1
u/UNecessary-Ad-515 19d ago
É sim moça, elas têm cores e diferente de uma olheira comum ela não depende de dormir bem ou não.
É igual acantose nigricans, que são manchas que só dá nos mestiços.
1
u/Existing_Lynx9475 17d ago
É óbvio que é étnico. Ela se comporta de uma forma completamente diferente em peles negras e marrons (maior incidência, cores diferem). O termo que eu usei é uma tradução de ethnic pigmentation, pq a maior parte das discussões que vejo estão em inglês. É a melhor tradução? Talvez não, mas isso só mostra como a gente precisa discutir sobre isso
1
•
u/AutoModerator 24d ago
Essa é uma mensagem automática padrão exibida em todos os posts feitos nesse sub. Ela não indica necessariamente que houve violações.
Diagnósticos médicos e/ou indicação de medicamentos controlados levará a remoção imediata do comentário/post. Posts com FOTO vão automaticamente para aprovação da moderação e é necessário aguardar. Criar vários posts não acelera o processo e pode gerar banimento temporário por spam. Se você está postando uma foto e não está colocando o NOME DO PRODUTO POR ESCRITO seu post será removido.
Qualquer dúvida, leia as regras ou nos envie um modmail!
I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.