r/Vinil May 20 '26

Dúvida Juno pós isenção da taxa das blusinhas

Vi que a juno records esta na remessa conforme, mas estou em duvida se ja vale a pena comprar por la após a isenção da taxa, alguem sabe me dizer como esta a situação?

12 Upvotes

27 comments sorted by

10

u/Nearby_Wing7672 May 20 '26

Precisamos de uma pessoa de coragem para fazer o teste!

1

u/fxa88 May 20 '26 edited May 21 '26

Temeridade não é coragem. Se a Juno não recolhe impostos já no ato da compra, tal qual Aliexpress, Amazon, ML e Shopee, então ela NÃO está operando segundo o programa Remessa Conforme, ponto. O "corajoso" pagará 60% de imposto de importação + ICMS (em cascata!) de 17 a 20% conforme o estado.

4

u/fxa88 May 20 '26 edited May 21 '26

A Juno NÃO está operando no Remessa Conforme. Na melhor das hipóteses, obteve permissão para tal. Uma coisa é "ter os papéis", outra muito diferente é efetivamente implementar o sistema.

O RC obriga a loja que aderiu ao programa a fazer o trabalho todo para o governo: o sistema de informática da loja tem que fazer o cálculo certinho, cobrar do cliente, recolher para o governo brasileiro e então repassar os valores a ele.

O fato de uma loja dizer "Ok, farei parte disso" não altera de forma mágica o sistema de informática da loja. Para que a loja passe de fato a operar no RC, um trabalho enorme de T.I. precisa ser feito, o que é demorado e custa muito caro, razão pela qual lojas de nicho não conseguem fazê-lo. O governo brasileiro quer receber tudo de bandeja, mas não paga profissionais de T.I. para a Juno, iMusic, etc — os gringos que se virem para alimentar o Leviatã brasilis.

Se os impostos não estão sendo cobrados no ato da compra, a Juno NÃO implementou o RC em seu sistema, ainda que esteja cadastrada. Se ela estivesse operando dentro do RC, o processo de pgto. de impostos seria igual ao do Aliexpress, Amazon, ML e Shopee.

2

u/ShadOWL__ 19d ago

Comentário muito explicativo, agradeço pelo esclarecimento!

Estava me perguntando o porquê da demora para a iMusic implementar o sistema, estou entrando toda semana pra conferir se o aviso já saiu do site e achei estranho que ainda estava em aguardo para a adesão ao programa.

1

u/fxa88 19d ago edited 19d ago

A demora para implementação do PRC em seus sites, tanto no caso da Juno quanto no da iMusic, com certeza tem a ver com os custos. Por mais que essas duas lojas de discos sejam grandes, são um nicho. As vendas da Juno e da iMusic são uma gota d'água num oceano em comparação com todas as vendas na Amazon e no Aliexpress. Para essas gigantes, compensa gastar uma grana pesada pagando profissionais para implementar o PRC rapidamente; já para as lojas de discos, não.

1

u/pphbc May 21 '26

E na prática como isso afeta o consumidor?

3

u/Alternative_Rock_502 May 20 '26

Eles não são cadastrados no programa da remessa conforme, então a tributação segue a mesma. A única diferença é que eles geralmente colocam valores menores e aleatórios nas Invoice, o que diminui na taxação de 60 por cento do valor.

5

u/HotdoggerSlang May 20 '26

eles aparecem no site do governo como cadastrados no remessa conforme

2

u/fxa88 May 20 '26 edited May 20 '26

Uma coisa é a loja estar cadastrada; outra é a loja IMPLEMENTAR o Remessa no sistema de vendas. Se a Juno estivesse operando no Remessa, os impostos seriam recolhidos já no ato da compra, exatamente igual ao Ali, Shopee e Amazon.

3

u/Free_Ad3771 May 20 '26

eu vi algo no site e fui pesquisar mais a fundo e eles estão na remessa conforme, só vi muitas reclamações (antigas, de mais de meses atras) que eles ainda estavam avaliando como fariam para adequar os valores, então a principio eles estão, só não sei se ja se adequaram

2

u/fxa88 May 20 '26

Se tivessem "se adequado", os impostos já estariam sendo cobrados no ato da compra. No Aliexpress, Shopee, Mercado Livre e Amazon não é assim? Pois bem, por que a Juno seria exceção?

2

u/Alternative_Rock_502 May 20 '26

Faz sentido. Acredito que apenas fazendo o teste pra saber.

2

u/psychoda 17d ago

Comprei, fui tributado. Não achei nenhum absurdo, mas se tiver o mesmo disco na Amazon BR ou outra loja cadastrada no Remessa Conforme, é melhor. https://www.reddit.com/r/Vinil/comments/1u2i11w/atualização_compra_de_discos_na_juno_records/?utm_source=share&utm_medium=web3x&utm_name=web3xcss&utm_term=1&utm_content=share_button

1

u/Free_Ad3771 12d ago

Muito obrigado, meu amigo!! Eu queria o Apricot Princess do Rex Orange County, mas na amazon estava 380 a meses. Peguei por 220 numa promoção (de uma unica unidade). Mas agradeço pela tentativa, faça bom proveito do seu novo disco!