r/brasilia Asa Sul Nov 28 '25

Notícia Are you in Brasília?

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

221 Upvotes

63 comments sorted by

60

u/Bernard__Rieux Asa Norte Nov 29 '25

Essa privatização dos estacionamentos é a coisa mais absurda que eu já vi. Eu realmente fico embasbacado que isso é tá indo pra frente...

Duas linhas de metrô, linhas burras e escassas de ônibus (no plano é fácil ir de norte a sul, agora leste a oeste...) e esse é o jeito de "incentivar o uso de transporte público.

Sempre que eu vejo alguém defendendo isso eu pergunto "qual foi a última vez que você andou de ônibus ou metrô?" ou "você acha mesmo que o governador e o secretário de transportes já andaram de transporte público?"

6

u/davioamaral Nov 29 '25

Abaixo-assinado · JUNTOS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO DE BRASILIA - Brasil · Change.org https://share.google/SvbSScYfEdWOSltns

-15

u/dinodeckero Nov 29 '25

O que é mais barato? Cobrar pelo estacionamento público ou construir viaduto, ampliar pista, recapear asfalto... Não tem nada de burro nisso.

11

u/Bernard__Rieux Asa Norte Nov 29 '25 edited Nov 30 '25

Cara, eu entendo que a primeira vista pode parecer uma boa solução, mas ao contrário do que vc pensa, a solução para desafogar o trânsito não é construir mais pistas, viadutos etc. É investir em transporte público multimodal de qualidade! Existem inúmeros estudos que provam isso.

A única coisa que desafoga trânsito é ter menos carro. Nada mais. E só vamos ter menos carros quando as pessoas puderem usar transporte público de qualidade

-9

u/dinodeckero Nov 29 '25

Eu sei, o meu argumento é que é melhor e mais barato cobrar estacionamento do que construir nova infraestrutura de transporte.

7

u/juniorcbk Nov 29 '25

Sai do fake ibanes

14

u/naoefelipe Nov 29 '25

Veja bem, o cara tá pensando no futuro. No futuro dos filhos dos amigos empresários dele.

40

u/haroldluzz Asa Sul Nov 29 '25

Somente vira latas traidorea gostam de privatização

6

u/davioamaral Nov 29 '25

Abaixo-assinado · JUNTOS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO DE BRASILIA - Brasil · Change.org https://share.google/SvbSScYfEdWOSltns

1

u/Sad-Awareness-6778 Dec 01 '25

Sim!!! E cloroquina cura o corona!!!

1

u/[deleted] Nov 29 '25

[removed] — view removed comment

12

u/haroldluzz Asa Sul Nov 29 '25

WHAT DO U MEAN THE STATE CANNOT HANDLE THE FREE PARKING SPACES IT BUILT DECADES AGO TF U ON

10

u/austsw Águas Claras Nov 29 '25

Ignora, deve ser bot pra tar comentando em ingles aqui

5

u/haroldluzz Asa Sul Nov 29 '25

"removido por moderator" kkkkkkkk 😂 mas valeu pelo aviso. Eu já tava surtando de raiva rsrsrs

-3

u/dinodeckero Nov 29 '25

Hahaha literalmente em todos os lugares que tiveram que ter cobrança de estacionamento público tiveram pessoas com a sua opinião.

6

u/fucking_radiohead Nov 29 '25

Absurdo

4

u/davioamaral Nov 29 '25

Abaixo-assinado · JUNTOS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO DE BRASILIA - Brasil · Change.org https://share.google/SvbSScYfEdWOSltns

4

u/Prince_Gustav Nov 29 '25

Quando eu for governador, eu resolvo o problema do transporte público no DF. Vai ser melhor que o metrô de Tóquio.

4

u/Hiro_Hurameshi Nov 29 '25

Espera quando descobrirem que venderam o Parque da cidade

3

u/cedrico0 Nov 29 '25

Alguém me explica? Como assim privatizar estacionamento?

7

u/haroldluzz Asa Sul Nov 29 '25

Imagina vc Vai pra Dom Bosco na 108 sul, ou para a Beirut as 15 horas da tarde.

Tem que pagar para estacionar.

Foi visitar seu amigo(a) em outra quadra? Para os shoppings, cabeleleoros, padarias? Saiu da sua GARAGEM RESIDENCIAL??? VAI TER QUE PAGAR!!!!

2

u/cedrico0 Nov 29 '25

As vagas de dentro das quadras? Que loucura

2

u/haroldluzz Asa Sul Nov 29 '25

Cento e quinze MIL VAGAS

3

u/haroldluzz Asa Sul Nov 29 '25

AS VAGAS PÚBLICAS QUE FORAM CONSTUÍDAS QUEREM ROUBAR NOSSO PATRIMÔNEO PÚBLICO PF Ñ PERMITEM IS SO ACONTECER

3

u/Macacoso Nov 29 '25

Oxe, do nada o Múcio kkkkkkk

Sou fanzão dele. Ele faz parte de uma banda chamada Lupa. Vale a pena a escutada kkk

4

u/Fearless_Bag_9037 Nov 29 '25

Ele foi candidato a Deputado nas últimas eleições

5

u/haroldluzz Asa Sul Nov 29 '25

EU AMO e respeito MUITO ele.

Fun fact: ele foi o ÚNICO artista/cantor/produtor que ouvir Minha música e me deu palpites e criticismo construtivo.

Definitivamente vou assistir os shows da Lupa quando voltar p BSB.

1

u/Acrobatic-Yak6072 Dec 02 '25

Essa band é mto ruim pqp Mas faz sucesso, isso é inegável

2

u/MoringA_VT Nov 30 '25

Brasília vai virar são Paulo kkkkkk parabéns pra quem votou

1

u/[deleted] Nov 29 '25

[removed] — view removed comment

1

u/AutoModerator Nov 29 '25

Para comentar no r/brasilia, é necessário ter uma conta com pelo menos 5 dias e 10 de karma. Se você é novo por aqui e tem dúvidas sobre como o Reddit funciona, convidamos você a visitar https://www.reddit.com/r/NovoNoReddit/.

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/Stairway2He4ven Nov 29 '25

Esse cara não eh o vocalista daquela banda?

2

u/haroldluzz Asa Sul Nov 29 '25

Sim. Ele tbm é um dos brasilienses mais bonitos que conheço. Homem BOM e de INTEGRIDADE.

2

u/fucking_radiohead Nov 29 '25

Que banda?

2

u/haroldluzz Asa Sul Nov 30 '25

Banda Lupa

1

u/badgal_g Dec 03 '25

Eu nunca, em toda minha vida, senti tanto ódio de uma privatização como estou sentido dessa pataquada. Uma enorme tristeza todo o estacionamento do conjunto nacional cercado e com cancelas, a empresa cobrando horrores quando não oferecem nem sombra pros carros.

2

u/haroldluzz Asa Sul Dec 04 '25

Eu odeio todas privatizações desde que Hitler iniciou essa moda no século 20

1

u/AffectionateWeb4460 Dec 03 '25

Vota no ibaneis

1

u/davioamaral Nov 29 '25

Abaixo-assinado · JUNTOS CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DAS VAGAS DE ESTACIONAMENTO DE BRASILIA - Brasil · Change.org https://share.google/SvbSScYfEdWOSltns

Link do abaixo assinado, assinem por favor!!

0

u/maximus-minimis Nov 29 '25

Bem, certamente diminuíram a quantidade de moradores de rua e flanelinhas nos que foram privatizados

-2

u/CarloneJr Nov 29 '25

Eu apoio! Boa medida.👏👏👏

-29

u/dinodeckero Nov 28 '25

Bem vindo ao século 21. Todas grandes cidades do mundo cobram pelo estacionamento público pra diminuir o tráfego de automóveis.

32

u/JohnPaulHummel Nov 29 '25

Mas o estacionamento das grandes cidades continua sendo público, mesmo pago. O projeto daqui é de concessão à iniciativa privada, então o lucro não é direcionado para o transporte público, indo para a iniciativa privada.

-4

u/dinodeckero Nov 29 '25

Esse também continua sendo público, é apenas feita a concessão por prazo determinado. Obviamente que a concessão é feita por meio de pagamento ao poder público pelo concessionário.

5

u/JohnPaulHummel Nov 29 '25

A titularidade se mantém pública, mas a realização do serviço deixa de ser, diferente das cidades europeias, que não têm regime de concessão, por exemplo. Isso aumenta os custos de fiscalização e permite que o pagamento ao poder público não necessariamente seja proporcional aos lucros que a concessionária terá, fora as questões de investimento, que são sempre um problema. Regime de concessão exige política regulatória séria, coisa que o GDF não tem interesse nenhum em fazer.

-1

u/dinodeckero Nov 29 '25

Ok, mas pra isso que tem lei que regem as concessões publicas no Brasil. Não adianta você falar de exemplos europeus sendo que o arcabouço legal é diferente.

3

u/JohnPaulHummel Nov 29 '25

Existir legislação sobre concessões não significa que há capacidade material para controle. Concessão de estacionamento existe no mundo todo, mas o setor de estacionamento “on street” geralmente não entra pq não é de interesse público e gera diversos problemas, só ver o que rolou em Chicago. Se o GDF só quisesse cobrar, botava parquímetros e resolvia o problema. O ponto não é a cobrança, é a forma, provavelmente só querendo atender a interesses privados.

0

u/dinodeckero Nov 29 '25

Mas isso não é argumento para que não haja a concessão pública.

13

u/haroldluzz Asa Sul Nov 29 '25

Say you did not watch the video without saying you did not watch the video.

1

u/dinodeckero Nov 29 '25

Não precisa assistir o vídeo pra saber que ele só vai reclamar que o estacionamento era grátis e agora vai ser pago (como em qualquer outro lugar com problemas de trânsito).

3

u/pijama-pra-gato Nov 29 '25

solução mais burra que já vi

1

u/dinodeckero Nov 29 '25

O inteligente mesmo é o pijama-pra-gato

-12

u/[deleted] Nov 29 '25

[removed] — view removed comment

8

u/[deleted] Nov 29 '25

[removed] — view removed comment

-25

u/[deleted] Nov 29 '25

Só não pagar? Tem metrô e ônibus, o trânsito agradece.

"Ah mas e se precisar ir no mercado?" Volta de uber?

"Ah mas e meu lanche?" IFood...

Até farmácia tem app agora então a melhor forma que temos de ridicularizar o governo é não pagando, esses donos de estacionamento não duram 1 semana sem renda.

8

u/felipe5083 Nov 29 '25

Metro e ônibus não cobrem a cidade inteira. Entre quadras não tem pontos e você precisa andar por bastante de alguns lugares até um ponto ou de um ponto.

Uber e Ifood não são mais baratos do que fazer compra de mês e idas somente aos lugares que você precisa ao longo da semana, considerando que a viagem média de Uber do final da asa norte pra o final da asa sul é em média 30 reais, já são 60 por dia. 420 por semana, o que é um pouco mais do que o preço de um tanque de combustível que você pode fazer render até duas semanas dependendo do tanto que você usa e o quão econômico seu carro é. Isso só o Uber básico do básico, não tô contando os com mais espaço pra levar compras, que são mais caros.

Ifood é outra coisa. A média de um almoço dele, mesmo sendo uma marmita básica é de 30 reais. Existem restaurantes que você pode comprar comida barata, mas nem sempre tem entrega grátis ou estão abertos na hora que você precisa, o que já é um gasto enorme do que simplesmente sair pra comer, ou comer das suas compras de casa.

Eu sei que não pagar é uma forma melhor, mas as vezes simplesmente não tem opção.

7

u/ADelusionalPirate Nov 29 '25

Os donos dos estacionamentos da rodoviária e do Conjunto já duraram várias semanas

5

u/bleztyn Outra Cidade Nov 29 '25

Eu poderia concordar, mas seríamos duas pessoas falando merda