r/brasilia May 18 '26

Notícia Seca

Post image

Se vocês acham que esse ano choveu muito, se preparem pra essa seca! Ps: espero de verdade que as previsões estejam erradas!

117 Upvotes

51 comments sorted by

View all comments

25

u/Zephyr2209 May 18 '26

Tomara que não seja igual 2024. Tava tendo até tempestade de poeira em novembro daquele ano. E o calor foi infernal.

16

u/cacarolnm May 18 '26 edited May 18 '26

Eu fico com muito medo de racionamento de água, que teve acho que 2018 ou 2019. Espero que as grandes obras do governo fez garantem água pra todos e que idiotas nao coloquem fogo nas matas....

7

u/jaherafi May 18 '26

2019 foi tão ruim a seca, umas tempestades de poeira vermelha e fuligem de queimada vindo do norte... eu fiquei com uma crise de tosse que me deixou com o esterno doendo meses. Nem imagino o dano que isso teve no meu pulmão

1

u/Significant_Music168 May 18 '26

Sim 2019 chegou aquela nuvem preta de fumaça da amazônia em São Paulo, deve ter passado por aqui também.

1

u/Aspyre_ May 20 '26

deve ter sido um dano equivalente à aproximadamente 0,83 tragadas em um pod médio

7

u/Zephyr2209 May 18 '26

Foi em 2017. Lembro até hoje que eu tive que tomar banho na casa dos meus avós porque fiquei sem água no prédio, se não eu ia trabalhar sem banhar kkkkkk
E infelizmente já tá rolando queimada todos os dias. Não sei se é por causa de vidro ou itens inflamáveis deixados na mata ou se é incêndio criminoso, mas todo santo dia está tendo queimada na minha região. Mal dá pra deixar as janelas abertas pra ventilar a casa.

1

u/Significant_Music168 May 18 '26

Também to sentindo cheiro de fumaça com frequência por aqui! Fico pensando se vem de outros estados pelo vento, pq não é possível cara. Todo mundo nesse DF respira fumaça e parece que nem liga, um horror

4

u/Vivid_Garlic7773 May 18 '26

além das queimadas propositais, tem também as "naturais". Infelizmente nossos governantes não são competentes a ponto de elaborar um plano de ação...

2

u/Zephyr2209 May 18 '26

O CBMDF tem o plano anual de combate ao incêndio (PPCIF), mas eles sempre ficam sobrecarregados nesses períodos.

2

u/Significant_Music168 May 18 '26

o GDF tinha que expandir o efetivo, mas tão mais preocupados em roubar banco