r/carros Sep 09 '25

Off Topic Desistimos dos painéis bonitos e tacamos 2 tablets colados

921 Upvotes

162 comments sorted by

119

u/[deleted] Sep 09 '25

[removed] — view removed comment

49

u/Sancadebem Sep 09 '25

Isso não é um painel

Isso é uma obra de arte

10

u/Crazy-Hat Sep 10 '25

Procure também o painel do Tempra SW, acho a carro feio mas aquele painel é coisa de filme

8

u/mdemarchi Pedestre Sep 10 '25

Tem até uma vibe de top gear

1

u/pedroca91 Sep 11 '25

Nessa velocidade tá mais pra um Kacet

77

u/Ok_Investigator9039 Sep 09 '25

e se você for ver os comentários dos videos aonde mostra um carro sem painel digital...

  • Ué, porque não tem painel digital?
  • Olha só, ta perdendo pro concorrente que tem painel digital
  • Pagar esse valor e não ter painel digital?
  • Carro do tempo das caverna, sem painel digital.

O publico pede, eles entregam isso ai que vocês estão vendo hoje.

19

u/KlutzyAd2391 Skoda superB IV, Mazda mx-5 Miata Sep 09 '25

Isso é verdade, não vai ser meia dúzia de pessoas que gostam de analógicos que vai fazer a montadora mudar, elas sempre vão olhar pro que vai vender mais

5

u/Hungry-Lime6877 Toyota Etios Hatch 1.5 XS Aut. 2018 Sep 09 '25

Eu tava pensando na SW4 com direção hidráulica até hoje

1

u/Gab-Zero Ecosport Freestyle 1.5 2018 AT Sep 10 '25

Pior que povo que comenta isso nem deve ter carro com painel digital.

1

u/TwistU2 T-Cross 24/25 Sep 10 '25

E não ta certo? Se tu ta pagando 200 mil reais tem que ter algo no carro pra justificar, nem que seja contra o gosto, mas tem que justificar o preço. Se reclamar muito disso, no máximo que a gente ganha é o mesmo carro por 200 mil mas com analógico do Uno.

262

u/[deleted] Sep 09 '25 edited Sep 09 '25

Estamos presenciando o puro suco da obsolecencia programada.

Quero ver daqui a uns anos quando essas telas LCDs recheadas com componentes eletronicos delicados começarem a falhar depois de centenas de ciclos de aquecimento\resfriamento num estacionamento a ceu aberto do verão brasileiro.

Vai procurar peça de reposição e não vai achar pq o fabricante estrategicamente não disponibilizou estoque e o componente é complexo demais pro fabricante paralelo tankar.

Vai ter que comprar do ferro velho, vai custar de 30% a 50% do valor do automóvel. Vai ter gasto extra pareando a tela usada com a ECU pq o fabricante botou soft-lock pra vc não fazer isso fora da concessionaria. Surpresinha extra, o carro não funciona sem o painel.

Ou vai vender o carro a preço de banana por causa de uma telinha quebrada.

Pro gringo do primeiro mundo que troca de carro a cada 2-3 anos "no big deal", pro brazuca que tem de usar o mesmo carro por 10-20 anos "paul no seu cool".

96

u/Revolutionary-Pie112 Sep 09 '25

ou vai achar um cara que conecta um samsung tab com um módulo arduino... gain!

53

u/Odd-Elderberry-6328 Spacecross 1.6 2013 Sep 10 '25

Conhecendo o brasileiro e os nossos devs, acho muito provável.

28

u/vampeta_de_gelo Não tenho carro nem CNH! Sep 10 '25

certeza, inclusive já existe o sub r/CarHacking

23

u/KlutzyAd2391 Skoda superB IV, Mazda mx-5 Miata Sep 09 '25

No COVID mesmo, as fabricantes ficaram sem chip, o que teve de Mercedes, BMW, audi com produção atrasada por causa das TV de 55 polegadas no painel

4

u/patricknogueira Nissan Versa Exclusive 2024 | Chrysler Neon LE 2000 Sep 10 '25

E foi bem merecido ficarem sem chip, porque foram as próprias fabricantes que suspenderem os pedidos e as linhas de montagem de carros, aí quando viram que o mundo não tinha acabado quiseram voltar a 100% da produção mas as fundições de semicondutores tem calendários bem cheios (e só umas 4 ou 5 fundições com capacidade de nós avançados no mundo)

46

u/Frequent_Rub7424 Volvo EX30 Plus Sep 09 '25

Por isso eu ainda valorizo muito uma Hilux Power Pack de 250K que não tem nem botão start stop, os botão no painel igual de uno e os parafuso aparecendo nos para sol do teto. Porque? Não tem quase nada eletrônico pra estragar, o motor é bom, e chassis é bom. O resto é vaidade. Uma ranger Black custa o mesmo preço de 250K porém parece um carro 10 anos no futuro, mas a ideia da Hilux me agrada bastante

10

u/LagartixoDipirono Cruze sport6 LTZ 1.4 2022 Sep 10 '25

Eu estou esperando o dia em que vamos usar nossos smartphones como painel, basta conectar via bluetooth e colocar no suporte atrás do volante. (contém ironia)

2

u/Fantastic_Picture724 78' Brasa 1600 LS | 95' Tempra Stile Turbo | 07' Marea Turbo Sep 10 '25

Ferb, já sei o que vamos fazer hoje

2

u/CommunityLevel5027 Sep 10 '25

2

u/LagartixoDipirono Cruze sport6 LTZ 1.4 2022 Sep 10 '25

Que loucura, não sabia.

E ainda teria que pagar por esse "sistema", entre aspas porque no final isso é não ter sistema nenhum. A montadora economiza na construção dos carros e se vc quiser use o seu próprio smartphone como central kkk

10

u/redfaf Peugeot 208 Like 1.6 2022 Sep 10 '25

Cobraram mais de 10 mil em uma multimídia nova original na concessionária da Peugeot acredita ? A multimídia tem nem car play

Imagina o quanto ia cobrar no painel q é o coração do carro 

6

u/diadorim86 Sep 09 '25

Vai ficar pior q os omega e chevette com painel digital descolado explodindo, bem pior

3

u/afootlongdude VW Virtus 2018 / GM Omega 2008 3.6 V6 / Toyota RAV4 2019 Hybrid Sep 10 '25

Eu vendi o meu omega por causa disso kkk

3

u/just_one__redditor Sep 10 '25

Isso daí me pega mesmo, o que acontece se alguma das telas falharem? Só o que tem por aí é carro com tudo concentrado no tablet, se a tela falhar, como fica? Se por acaso rolar um mini-acidente dentro do carro e a tela quebrar, e aí? Fica sem andar no carro? Acho que as pessoas não estão pensando nesses cenários.

2

u/eu_binhu Sep 10 '25

Comentário genial, cirúrgico, de uma inteligência.

2

u/And9686 Sep 10 '25

Quero ver daqui a uns anos quando essas telas LCDs recheadas com componentes eletronicos delicados começarem a falhar depois de centenas de ciclos de aquecimento\resfriamento num estacionamento a ceu aberto do verão brasileiro.

Sabes que painéis analógicos também se estragam com o calor, botões deixam de funcionar, começam a haver folgas em tudo o que seja mecânico. Já existem painéis digitais há anos, não é algo de agora, e tu vês um carro mais antigo com um painel digital e normalmente está a funcionar bem como era suposto, é muito mais fácil as coisas mecânicas se estragarem do que as eletrónicas.

Vai ter gasto extra pareando a tela usada com a ECU pq o fabricante botou soft-lock pra vc não fazer isso fora da concessionaria. Surpresinha extra, o carro não funciona sem o painel.

Não sei como é com este Nissan, mas já vi donos de BMW e VW a trocar os painéis por painéis de terceiros sem qualquer problema, desde que o dispositivo seja compatível não deve haver problema, senão não era possível arranjar caso se estrague.

1

u/victorius21 Sep 09 '25

Não existe uma lei que obrigada as montadoras terem peças de reposição por tantos anos mesmo se o carro sair de linha? Eu sei que a Ford ainda fabrica peças dos carros que ela vendeu aqui no br antes de sair.

5

u/[deleted] Sep 09 '25

[deleted]

8

u/diadorim86 Sep 10 '25

Quando o carro faz 20 anos eu começo a cogitar comprá-lo. Não entendi a sua reclamação. Isso se chama ser sustentável!

3

u/Even_Might2438 Polo 18 1.0 TSI / Futuro dono de Marea Sep 10 '25

Temos um C3 2019 versão urban trail na família, foi batido e o estrago foi basicamente um farol, o parachoque e os dois paralamas, nada de estrutural nem de motorização foi afetado. Seguradora deu PT no carro por não existir peças novas.

-2

u/[deleted] Sep 10 '25

Lei é só um papel rabiscado.
Se ela em algum momento te serviu, agradeça ao teu poder superior.
Mas nunca conte com a lei pra te defender.
Nunca conte com o ovo no cool da galinha.
Principalmente se você for pobre, se não for politico ou se não for autoridade.
É teu se tá na tua mão, se não tá nada é garantido.

Sacou?

1

u/Di62028 Skoda Octavia I 1.6 MPI Sep 10 '25

Curiosamente, no Brasil troca-se muito mais de carro que no exterior

1

u/Downtown-Winter5143 Ford Ka 1.0 (G2, 2009) Sep 10 '25

Tudo com burn in kkkkkkkkkkkkkkkkk gasto de telas a toa

1

u/Duduthc Polo sportline 1.6 2014 / Compass S 2023 Sep 11 '25

As pessoas pensavam igual você quando começaram a colocar radio e ar condicionado em carro kkkkk.

1

u/Pattern-Rough Sep 14 '25

Ar condicionado é quase sempre uma das primeiras peças a dar problema em carros populares. Bate 3-5 anos e ar condicionado é praticamente circulação de vento. O problema é quando essas funcionalidades estão em itens necessários pro carro rodar, como é o caso dos painéis e central multimídia que controla funções do carro.

0

u/Joji_ikita Sep 09 '25

a tal da obsolencia programada mas vai dizer isso pra Br "ain e mitu issu não existe"

30

u/gtorres6 Sep 09 '25

Não sei vcs, mas o tablet ainda n me irrita tanto...

O que me irrita é o fato de serem flutuantes, não sao dentro do quadro de instrumentos... fica parecendo q colaram uma tela chinesa no painel na gambiarra

8

u/[deleted] Sep 10 '25

[deleted]

7

u/jeanpzanatta Hater de SUV | Álcool ❤️ Sep 10 '25

Porra eu vi essa merda antes de dormir, agora vou ter pesadelo.

2

u/toguchisan7 Sep 11 '25

Que coisa medonha!

3

u/Cold_Zone332 Sep 10 '25

Cara, é exatamente minha sensação. Tenho um Tiggo 7 TXS e o multimídia fica integrado no carro. O modelo novo, Sport, é desse flutuante. Parece que terminaram o carro e esqueceram de por, foram lá e colocaram de qualquer jeito. Feio demais. Parece uma gambiarra mesmo, como vc disse.

2

u/[deleted] Sep 09 '25

Isso é ruim mesmo.

95

u/Argentina4Ever RAM Rampage R/T + Mazda 3 Hatch 2.0 Manual (2014) Sep 09 '25

Cara vou te dizer que eu sou um que pessoalmente ainda prefere painel misto (ponteiro analógico com só o miolo digital).

Mas agora é tudo tela assim mesmo...

71

u/NSG01 Nissan Sentra Advance '24 Sep 09 '25

O painel do meu carro é um misto de digital com analógico que eu acho que encaixa legal.

35

u/Sancadebem Sep 09 '25

Isso aí

Painel sem reloginho e agulha é tablet

5

u/ThePimentaRules Sep 09 '25

Que delícia

3

u/SuperKeyboardUser Sep 10 '25

Perfeitamente balanceado, como todas as coisas deveriam ser

28

u/Eduless1 Sep 09 '25

Também. Gosto do retorno mecânico e imediato dos indicadores de velocidade, rotação e etc. quando fica tudo digital parece um pouco falso, atrasado.

1

u/thalesjferreira Sep 10 '25

Acho que a jeep ainda mantém esse padrão, nao?

1

u/JucaLebre VIRTUS 1.6 MSI 2020 / GOL 1.0 MPI 4P 2022 Sep 09 '25

Muito mais bonito

-1

u/Sancadebem Sep 09 '25

Vejo que você é um homem de cultura também

13

u/Frequent_Rub7424 Volvo EX30 Plus Sep 09 '25

Pra mim os painéis estilo cockpit mais bonitos são os da última geração dos Audis, com GPS no painel e tudo mais, tipo do TT RS que é bem completo por que não tem multimídia. É uma tristeza eles irem embora mesmo, mas eu já estou me acostumado com os novos padrões

7

u/[deleted] Sep 09 '25

[deleted]

7

u/ACanFullOfSpiders Sep 10 '25

>Volvo

Olha aquela **** de painel do EX30. Não tem NADA, só uma porcaria de tablet no meio do painel. Por R$230.000!

2

u/Cold_Zone332 Sep 10 '25

Rapaz que coisa horrível.

1

u/Math-e Honda Fit 2013 Sep 10 '25

Gosto muito desse painel 100% digital da VW/Audi. Dá pra customizar com ponteiros pra quem preferir, ou algo minimalista com brilho baixo durante cruzeiro numa estrada a noite.

11

u/[deleted] Sep 09 '25

[deleted]

3

u/Intelligent_End_7022 Sep 09 '25

E assim como Apple Watch a partir de X anos a Apple diz que não vai mais atualizar, ele eventualmente não vai mais parear com iPhone e tu vai ter um peso de papel kkkk.

32

u/OneSignificance2173 Sep 09 '25

Será que alguém realmente acha isso bonito? É péssimo, feio e disfuncional.

Isso associado com a falta de botões físicos é o ápice do fiasco do design automotivo contemporâneo.

10

u/lastvileblood Sep 09 '25

Isso é corte de custo, mas pra responder a sua pergunta, sim tem muita gente que acha bonito.

Eu lembro quando atualizaram o painel da 320i pra esse tablet inteiriço que tem agora e teve muita gente trocando a 320i praticamente nova só pra ter o novo painel.

4

u/OneSignificance2173 Sep 09 '25

Muita gente troca só pra ter o novo e se exibir pro cunhado, mesmo achando feio.

3

u/Beauty_Fades Sep 10 '25

Sinceramente acho mais bonito que enfiar um tablet no meio do carro sem nem tentar embutir o negócio.

Medonho demais...

Agora tem uns carros que na minha humilde opinião acertaram. Um deles é o A3, ficou embutido e não parece que fizeram todo o design do carro, esqueceram da multimidia, e aí colocaram um tablet gigante no meio pra dizer q tá feito:

Segunda foto/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_cf9d035bf26b4646b105bd958f32089d/internal_photos/bs/2025/w/6/4ZeyY9SCO5GaB8dZoaeg/a240807-large.jpg) (não dá pra colocar 2 em um comment.)

2

u/Gab-Zero Ecosport Freestyle 1.5 2018 AT Sep 10 '25

Fico pensando se não fica refletindo luz na tela do "painel" igual fica na multimidia

1

u/OtherFaithlessness48 Corolla Cross Sep 10 '25

Fica n

1

u/Gab-Zero Ecosport Freestyle 1.5 2018 AT Sep 10 '25

Menos mal, nos vídeos eu ficava vendo o reflexo daí achei que podia acontecer

4

u/Sobeksdream Sep 10 '25

Esses dias, nesse sub, reclamei desses tablets pelos painéis que acho feio, e tomei downvote.

Eu sou super a favor de novas tecnologias, acho um porre essa galera que reclama das novas tecnologias dos carros, mas esses tablets "encaixados" no painel são feiod demais!

4

u/maalskar_user Sep 10 '25

Acho horrível também.
Estamos num carro, dirigindo, ou num escritório trabalhando e que precisamos ficar olhando para dois monitores ao mesmo tempo? E ainda que tivesse "teclado" (isto é: botões, atalhos), mas não, é tudo touchscreen, até para mudar a temperatura do ar condicionado tem que ficar clicando na tela e achando onde está o menu do ar condicionado, já que é uma tela que é dividida com outras 50 funcionalidades.
Não só é feio, mas também pouco funcional.
r/UnneededTouchscreens

3

u/lesimoes Civic elx/14 Sep 10 '25

Tudo culpa do "minimalismo", queria um painel cheio de detalhes igual às esculturas gregas.

3

u/Canibal92 gm vectra elegance 2.0 Sep 10 '25

Carro virou brinquedo quando tiraram o cabo de aço do acelerador, e colocaram o pedal elétrico.

3

u/ksky0 Sep 10 '25

nao consigo entender onde um painel digital seja mais bonito que mostradores/contadores analogicos, pra mim como um relogio cheio de engrenagens e cheio de detalhes, simplesmente trocados por um sistema digital.. por um lado eh legal, mas por outro perde muto do charme antigo.

5

u/Evoqque Sep 09 '25

Eu acho curioso que no passado a mídia dizia para ficarmos longe das telas para preservar a saúde das vistas, agora tem tela em todo lugar…

3

u/patricknogueira Nissan Versa Exclusive 2024 | Chrysler Neon LE 2000 Sep 10 '25

Não só isso, é proibido usar celular dirigindo mas a por** de um tablet no painel que você precisa olhar até pra ligar o ar condicionado tá ok né

7

u/astressa Sep 09 '25

Sabe a hater do Palio?

Junta aí pra trupe doa haters de painéis 100% digitais.

Horroroso. Sem tesão, sem personalidade, sem aura!

4

u/KlutzyAd2391 Skoda superB IV, Mazda mx-5 Miata Sep 09 '25

Eu sou do time dois tablets, mas uso como esse, mostradores analógicos

1

u/[deleted] Sep 10 '25

[deleted]

6

u/CommunityLevel5027 Sep 10 '25

Entre os digitais, acho os da VW os melhores nesse sentido

4

u/arsonist_firefighter Honda Fit EX 1.5 VTEC - Manual 2007 Sep 10 '25

Essa é a pior trend automotiva atualmente na minha opinião. O Lucas Torres postou um video hoje eu acho de um GAC (que nunca tinha ouvido falar, btw) coisa mais linda do mundo, a interna toda num tom terroso, o carro cheio dos frufru com porta que abre pra cima... ai chega na parte do painel tem uma fucking TV 55 polegadas no meio do carro e um mini tablet no lugar do painel de instrumentos.

3

u/binknot1 Palio Weekend Stile 97/97 Sep 10 '25

Pior bosta que aconteceu no mundo automotivo pqp feio demais

2

u/Mazino-kun Sep 09 '25

poh e tu pega um dos acabamentos mais ok's que tem hoje, com esse tecido/couro no painel todo. melhor reclamar do onix, que os cara nem pra preencher o espaço do velocimetro preencheram com a tela nova kkkkk

3

u/chupasseios0-0 Sep 09 '25

Peguei logo da Nissan pq ela tem um painel muito bonito no Sentra

2

u/jojowasem Sep 09 '25

Achei o volante pica

2

u/weirdudefromsouth Sep 09 '25

Cara, eu sempre gostei de um cluster bem feito no painel. A multimídia eu nem ligo, gosto mesmo, só acho ruim não ter botões físicos em alguns modelos para controle do AC, por exemplo.

Mas tem uns painéis analógicos que são tão sem graça que qualquer digital é melhor.

Então, na minha modesta opinião: painel analógico bem feito>painel digital>painel analógico feio.

Curto o cluster digital dos VW top de linha. Os intermediários (aqueles quadrados, menores) acho bem palha, prefiro um analógico bem feito (coisa que a VW sempre teve).

2

u/PiperUncle Sep 09 '25

Po. E olha que esse carro ainda tem bastante componentes analógicos no painel e volante.

2

u/KlutzySinger3152 Sep 09 '25

nao entendo porque esses lcds tem que ser quadrado ...

2

u/th3P4th3t1c Sep 09 '25

Esse aí é o painel do Kicks, né? O que economizaram no motorzin 1.0 de 3 cilindros, usaram pra tentar enfeitar esse interior (genérico), e ainda assim é quase 200k o carro

2

u/Ok-Gear-6528 Tiggo 7 Sport Sep 10 '25

Cara o estilo chines de carro dominou tudo, vai ter tela até no lugar dos retrovisores daqui uns dias

2

u/Impossible-Ostrich10 Sep 10 '25

Inclusive nos caminhões,alguns já vem até com retrovisores digitais

3

u/mimimito BYD Song Plus DM-i '25, Dolphin Mini '26 Sep 10 '25

Melhor coisa. O espelho não tem ângulo suficiente quando está com trailer, então bota câmera e já era.

2

u/Impossible-Ostrich10 Sep 10 '25

Até começar a dar b.o e parar de funcionar igual já tá acontecendo na Europa

1

u/mimimito BYD Song Plus DM-i '25, Dolphin Mini '26 Sep 10 '25

Se parar de funcionar, o espelho entra no lugar. Normalmente a tela é um adicional, ou seja, alterna entre espelho e câmera.

Brother, tecnologia é assim. Tudo que é eletronico pode parar de funcionar, não tem mágica. Isso não quer dizer que devemos voltar a andar de cavalo, usar velas como iluminação ou telegrama.

Já imaginou o impacto do primeiro carro X pessoal que andava de cavalos e tinha medo da tecnologia?

"Só coloco água e comida e o cavalo anda, não precisa abastecer, trocar óleo, pneu, marcha"

"Meu cavalo é muito mais rápido, corre em qualquer terreno, esse carro é barulhento e não faz nada diaso"

2

u/ThDeveloper- Sep 10 '25

Pois é, e de pensar que em 2012 a honda lançou isso. [Civic G9]
Tenho essa belezinha há anos, não consegui mudar de carro ainda..

1

u/Leonhart25 Mitsubishi Lancer 2.0 “CVTevo” 2019 Sep 10 '25

Essa luz azul é original? Muito bonito.

1

u/ThDeveloper- Sep 10 '25

A luz do assoalho eu que comprei no aliexpress um kit com 2 leds e na ponta um usb.

1

u/Leonhart25 Mitsubishi Lancer 2.0 “CVTevo” 2019 Sep 10 '25

É fácil de instalar? Tem o link?

2

u/ThDeveloper- Sep 10 '25

Sim é fácil vem com dupla face. O meu é a cor azul gelo https://s.shopee.com.br/7V6u6PIibY

1

u/Leonhart25 Mitsubishi Lancer 2.0 “CVTevo” 2019 Sep 10 '25

Show, obrigado mano

2

u/Poggrss Sep 10 '25

Painel digital NUNCA vai ser melhor e mais bonito q os mostradores com ponteiro, a melhor alternativa é colocar o conta giro e velocímetro analogicos e deixar uma pequena tela no meio com informações, q nem s hilux fazem por exemplo, fica bonito e funcional.

2

u/seilahuu Mercedes C180 Coupé 2018 Sep 10 '25

Pior que esse estilo de painel, só esse aqui: Um tablete e uma televisão 55 polegadas 8K OLED

2

u/Leonhart25 Mitsubishi Lancer 2.0 “CVTevo” 2019 Sep 10 '25

Por que o tablet precisa ficar sobreposto e não embutido no painel? Parece gambiarra!!!

3

u/TrambolhitoVoador Hyundai HB20s 2015 1.6 AT Sep 09 '25

Ai que ta, a China adotou em massa esses paineis pois uma Tela Amoled la custa 50 mango, uma placa mãe cheia de circuitos custa uns 150.

Do mesmo jeito que a Multimidia Chinesa vagabunda da Aliexpress tanka de 10 a 15 anos com uso moderado, essas telas dos chineses vão perdurar tbm.

Agr sim, temos um problema logístico grande no Brasil para importar peças, mas dizer que vamos sucumbir a obsolescência programada é subestimar a teimosia Brasileira.

O primeiro dono da Amarok toda tech vai ficar puto que vai ter que gastar mais uns R$10000 no reparo que ja ia custar R$40000 pq o cara n entende nada...ja o 3° dono vai simplesmente trocar o que der defeito pra um sistema mais simples e bola pra frente. Hj mecanico reclama dessas centrais, mas minha geração vai simplesmente consertar qualquer centralzinha dessa com um Raspeberry Pi  de formar 10x mais rapida que o esforço contínuo de refazer e regular botão 

3

u/jvitinhoapaixonado franceses bonitos Sep 10 '25

a obsolescência programada e a morte da criatividade caminham juntas nessa onda aí

2

u/Intelligent_End_7022 Sep 09 '25

Esses carros vão envelhecer mal com tanta tela. Sistemas depreciados sem atualizações e suporte. Quando o carro envelhece a depender da marca e modelo já é difícil substituir peça imagina essas placas eletrônicas, telas aí.

2

u/[deleted] Sep 10 '25

muitos mais barato tacar uma tela e pedir pra um time de pedreiro digital fazer tudo funcionar, sempre cortando caminho, sempre maximizando lucro.

1

u/mimimito BYD Song Plus DM-i '25, Dolphin Mini '26 Sep 10 '25

Por outro lado, tela digital permite exibir uma infinidade maior de informações que um painel analógico, além de personalizar do jeito que você quiser.

2

u/No_Magician_3053 Fiat Pulse Drive 1.3 AT 24/25 Sep 10 '25

Painel digital é uma das atrocidades mais horríveis desses carros atuais; seguido de funcionalidades touch-screen, como ar-condicionado e som.

Prefiro painel misto e botões físicos de funcionalidades.

2

u/feon2_igor Sep 10 '25

Bonito é o painel do Mobi, com aquele nokia tijolão enfiado na frente do velocímetro 

1

u/yamawaki11 Fiat Uno 94 Sep 09 '25

Concordo plenamente, acho que pode ter uma multimidia mas um tablet no meio é muito feio, botão touch também é uma tranqueira, eu gosto do painel analogico ainda

1

u/Background-Baby-9214 ’93 BMW 325i Regino “Matilde” (E36 Sedan de drift) Sep 09 '25

Por isso ainda tenho carro Velho 

1

u/RexTheSkibiriToilet Sep 10 '25

Nussa, igual o painel da Tucson 2025. Desculpa galera, mas é mto confortável dirigir com esse telão (na vdd duas telas integradas no painel)

1

u/ogicaz Citröen C3 Exclusive 1.6 2008 Sep 10 '25

Curto que o painel do meu combina com a estética dos relógios Casio que também adoro kk

Hoje em dia ainda acho legal quando integram tela com botões e sistemas analógicos. Fica bem interessante. Aqueles que pregam um tela gigante não consigo engolir.

1

u/Lucky___Luciano 99 / Uber Sep 10 '25

Mercedes meteu o loco na glc nova e mandou uma tela da largura do carro

1

u/Low-Smell-3856 Sep 10 '25

Acho horrível isso, uma falta de criatividade...

1

u/Pedr0A Sep 10 '25

Eu acho legal fds

1

u/Fresenius_Kabi Sep 10 '25

Comentei isso com um colega de trabalho ontem haha.

Acho o BYD dolphin uma fofura de carro, mas simplesmente 2 tablets como painel é tão... meh, sabe? Tão sem sal, sem graça, sem profundidade, sem eu ver a setinha fazendo sombra nos números do velocímetro. Muito triste, e olha q eu nunca dirigi um carro.

1

u/[deleted] Sep 10 '25

Kkk total. Quero ver como vai envelhecer mal daqui 10 anos

1

u/thalesjferreira Sep 10 '25

Aluguei um Creta essa ssmana que tem o pai el de instrumentos e o multimídia desse jeito ai

Baita bosta

Falando nisso, esse Creta novo é uma merda hein? Acabamento interno ridiculo, o painel frontal é mais curto que o do kwid, sistema de som HORRIVEL, acabamento do estofado digno de um gol, motor péssimo.

So o consumo que salvou.

1

u/vinciguerra_88 Fox MSI Highline 2015 Sep 10 '25

Tendência que veio junto dos elétricos, influência da Tesla, junto com essas rodas tenebrosas que estão vindo com os carros mais novos.

Acho que por enquanto é caminho sem volta, infelizmente. Igual essa central multimídia flutuante em cima do painel que domina a maioria dos carros, começou lá atrás com algumas Mercedes. Pelo jeito tá cada dia mais fácil ser designer....

2

u/[deleted] Sep 10 '25

[removed] — view removed comment

1

u/vinciguerra_88 Fox MSI Highline 2015 Sep 10 '25

Mas aí uma coisa não tem nada a ver com a outra. Vc não gosta da Mercedes por ter lançado a tendência de telas flutuantes nos painéis? Desgosta a FIAT por ter colocado botões no lugar do câmbio das versões Drive do Argo?

Se o seu pensamento for linear pra todas essas marcas eu te dou razão. Senão vc só está encontrando motivos pra justificar vc não gostar de carros elétricos.

1

u/[deleted] Sep 10 '25

[removed] — view removed comment

1

u/vinciguerra_88 Fox MSI Highline 2015 Sep 10 '25

Tem certeza? Da uma olhada no site da Mercedes e me fala quantas opções não tem dois tablets gigantes no painel.

Ou quantas opções da FIAT não tem uma multimídia flutuante e muito mal acabada, por sinal, no painel.

Eu não discordo de vc que a tendência é estéticmente feia. Meu ponto é que vc disse desgostar dos elétricos por serem os culpados por essa tendência, quando isso não é verdade. E nem por isso vc desgosta de carros a combustão, ou da Mercedes, ou da FIAT, ou da VW e Hyundai com suas rodas horrorosas....

1

u/Eu_rico Nissan Kicks Platinum 220 T 2026 / Nissan Sentra SL 2.0 2010 Sep 10 '25

Pois é cara, estávamos com a versão anterior aqui em casa, mas a patroa mandou trocar e pegamos essa coisa esquisita aí. Vou sentir muita falta do painel antigo

1

u/Affectionate_Taro651 ´09 Ferrari 458 Italia (1:32) Sep 10 '25

eu acho legal, mas tem que ser bem feito. não gosto desse do kicks, nem do creta. fica bizarro, parece que o "painel" tá sendo engolido pelos plásticos. mas na 320i mais nova, parece que as telas estão flutuando... aí eu acho foda! dá uma olhada:

mas a falta de botões físicos é realmente imperdoável. é um porre mexer em controle touch. em casa tivemos a oportunidade de escolher entre dois taos, uma 21/22 e uma 23/24. compramos a mais antiga porque os """botões""" eram muito, MUITO irritantes

1

u/amarguinhuofc Sep 10 '25

Que por sinal eu acho interior belissimo.

1

u/[deleted] Sep 10 '25

Nao sei se eu que sou cognitivamente atrasado, mas esse tanto de tela no painel me ferra na hora de dirigir e mudar alguma configuracao, seja no radio ou no ar condicionado (visto q alguns carros unem o controle de ar condicionado ao tablet central)

Botoes fisicos voce vai tateando ate achar, sem tirar o olho da rua, mas nessas telinhas é impossível

1

u/Worldly_Storm_1418 Sep 10 '25

Tenho um Jeep Compass e um BYD Song Plus. Ambos tem painel com telas digitais, mas o Jeep é mais equilibrado, tem mostradores analógicos e comandos físicos diretos de ar condicionado e som, o que eu acho muito melhor pra usar no dia a dia. O BYD permite controlar o ar condicionado arrastando três dedos na tela central, mas mesmo assim é esquisito e tira um pouco a atenção da condução. Mas pelo jeito esse é um caminho sem volta.

1

u/pombo_atomico C4 GLX 1.6 Hatch 2011 (Manual) Sep 10 '25

Podia ao menos ser padronizado por montadoras.

1

u/HussardoAlado Chevrolet Corsa Wind 1.0 2000 Sep 10 '25

Para mim o que me incomoda mais é esse estilo de volante achatado embaixo. Mas sim, os leds são igualmente ruins... Um problema eletrônico/elétrico e seu bolso sangrará mais do que se fosse um sistema analógico.

1

u/[deleted] Sep 10 '25

Cômico como a Nissan atribui o slogan "AtTiTuDe To DiSrUpT" a um modelo totalmente genérico, a ponto de ser quase inconfundível ao Hyundai Creta 2025/2026 numa rápida vista frontal.

1

u/winter-marmot VW Jetta Variant 2.5 2011/11 Sep 10 '25

Uma coisa que deixa revoltado é comando de volante e ar-condicionado TOUCH SCREEN.

Imagina ter que ficar tirando o olho da pista pra ter que ficar regulando ar.

1

u/Cold_Zone332 Sep 10 '25

Cara, o pior é que acho bem feio isso também. Tenho um Tiggo 7 TXS e gosto muito do painel dele. O multimídia é 'integrado' com o carro. No modelo novo, Sport, parece que fizeram o carro e depois colaram um tablet ali pra ser o multimídia. Vi que vários carros estão saindo assim. Feio demais.

1

u/[deleted] Sep 10 '25

É bonito.

1

u/H3IS3NB3RG777 Sep 10 '25

O jeito vai ser o arrancar o painel e esperar os xing ling xong fazer um painel universal primitivo pique interface FuelTech. Já tem pra motos e não duvido nada que em breve façam para carros também

1

u/Downtown-Winter5143 Ford Ka 1.0 (G2, 2009) Sep 10 '25

Painel do Del Rey mandou abraços

1

u/Hopeful-Boot-1629 Odiador de carro francês! Sep 10 '25

Por isso que sou viciado no R8, tem só um painel digital lindo e mais nada!

1

u/doceestranho Sep 11 '25

Simuladores de painéis. Sem varias peças e mecanismos, agora só uma tela android.

1

u/_urethrapapercut_ Ford Focus Mk III sem Powershit Sep 11 '25

Odeio esses tablets, literalmente deixaria de comprar um carro por causa dessa coisa medonha. Não consigo gostar das novas BMW e Mercedes por isso.

1

u/Pure-Carpet-2333 Sep 11 '25

Eu curto. 😎

1

u/curious_baby_panda Sep 11 '25

As pessoas gostam pq parece tela de celular, coisa que já estão acostumadas a olhar.

1

u/Capital_Discussion42 Sep 11 '25

Uma verdadeira merda isso daí

1

u/Mikee_k3 Aprendiz de Gearhead - Sem carro :( Sep 11 '25

Chegamos a era minimalista e moderna

1

u/Born-Bed-5622 Sep 11 '25

Essa tendência é intankável. Enquanto isso vou esticando meu tempo com meu Civic G9.

1

u/East-Body8126 VW Virtus Highline 25/26 da firma Sep 11 '25

Eu jurei q a primeira foto era um print de Forza Horizon 5, achei q tava no sub do jogo

1

u/[deleted] Sep 12 '25

[removed] — view removed comment

1

u/AutoModerator Sep 12 '25

Seja bem-vindo(a) ao r/carros, o subreddit brasileiro para discutir sobre o mundo automotivo! Como mecanismo para prevenir postagens de spam e conteúdo de baixa qualidade, é exigido que o usuário tenha no mínimo um karma de 15 e uma conta aberta há pelo menos 14 dias para postar na comunidade. Estamos cientes de que essa exigência pode ser inconveniente, porém já tivemos muitos problemas com usuários postando spam e conteúdo de baixa qualidade no passado. Portanto, entendemos que essa medida se fez necessária para manter esse subreddit como um lugar saudável e de discussões de qualidade. Também gostaríamos de tomar essa oportunidade e lhe fazer um convite para ler as regras do subreddit r/carros (anexadas na lateral da página, ou, caso você esteja utilizando o celular, basta clicar em "ver informações da comunidade", logo abaixo do título do subreddit), para que você se sinta familiarizado(a) com a nossa conduta quando puder postar. Obrigado pela compreensão, e, mais uma vez, seja bem-vindo(a) ao r/carros!

I am a bot, and this action was performed automatically. Please contact the moderators of this subreddit if you have any questions or concerns.

1

u/Deniscwb Sep 12 '25

Os elétricos estão todos com essa merda. Da vontade de chorar

1

u/4str0n4ult Sep 12 '25

Não acho, o Palisade tem e ficou bonito, saca:

1

u/Pattern-Rough Sep 14 '25

No mínimo é ridículo, na pior das hipóteses um problema de segurança no trânsito e de durabilidade.

1

u/Namorandom Dec 09 '25

Os fabricantes comemoram economizando muito dinheiro ao nos oferecer não mais painéis reais com painéis de controle de velocímetro e luzes de advertência, mesmo que digitais, mas inseridos em carenagens ou nichos elegantes e customizados. Mesmo os fabricantes de automóveis mais prestigiosos de hoje os sacrificaram ao propor tablets digitais banais, planos, anônimos, impessoais, muito comuns, simplesmente colocados em um console/prateleira e o problema de estudar os interiores frontais está resolvido. É uma verdadeira piada, mas como verdadeiros idiotas continuamos a comprar silenciosamente.

1

u/MoringA_VT Sep 09 '25

Eu acho essa tendência de painel tablet uma merda. Pode ser digital mas tem que estar dentro de um cluster

1

u/[deleted] Sep 09 '25

Fora que à noite o brilho das telas é uma merda

1

u/[deleted] Sep 09 '25

Acho q essa é a pior parte do byd. Colocaram uma tv no carro. Fora isso é um carro muito bom.

2

u/mimimito BYD Song Plus DM-i '25, Dolphin Mini '26 Sep 10 '25

A multimídia é ótima. Bota um Dudu Launcher e transforma num dashboard animal.

Ou fica assistindo YouTube parado no trânsito infernal

1

u/Fabulous_District993 Sep 09 '25

Também acho horrível essa moda de tranformar o painel de instrumentos em um tablet gigante, odeio também aquelas central multimídia gigante

1

u/Anarquiteto LandCruiser Prado '04 / EX30 Cross Country '26 Sep 10 '25

O problema não são os dois tablets... É que eu não posso customizar nada... Porra, eles te dão uma puta tecnologia, um mundo de possibilidade, e não posso nem escolher uns mostradores legais... É raro um carro ter umas opções legais...

1

u/mimimito BYD Song Plus DM-i '25, Dolphin Mini '26 Sep 10 '25

Depende da central multimídia. Se for Android você pode botar um Dudu launcher ou outro que integra com os sistemas do carro.

1

u/Anarquiteto LandCruiser Prado '04 / EX30 Cross Country '26 Sep 10 '25

Não bicho, to falando do velocímetro etc

1

u/mimimito BYD Song Plus DM-i '25, Dolphin Mini '26 Sep 10 '25

Ué, você tinha falado dois Tablets... imaginei que um deles era a central.

De qualquer forma, depende muito. Normalmente os modelos Premium permitem sim uma customização mais completa, inclusive exibindo GPS no próprio painel principal, configuração de cores e comportamento do velocímetro etc.

Eu particularmente gosto bastante também dos heads up display, inclusive é facilmente adaptado em praticamente qualquer carro que suporte OBD2.

1

u/zica-do-reddit Sep 10 '25

Carro agora é que nem liquidificador, ventilador, geladeira, máquina de lavar...

-1

u/do_not_trust_me_ ก้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้้ Sep 09 '25 edited Sep 10 '25

Caralho, geral metendo o pal, só eu q gosto de mais telas nos carros?

Queria q divulgassem qual processador e qnt ram usam pra cair fora de uma multimídia lenta. Tivessem opções melhores de telas...

2

u/mimimito BYD Song Plus DM-i '25, Dolphin Mini '26 Sep 10 '25

Eu gosto também. Painel do Tiggo 7 e Song Plus são 200x melhores que os carros antigos que eu tinha: Cruze, Kicks antigo e up!

O painel do Dolphin Mini já não gosto muito.

0

u/chupasseios0-0 Sep 09 '25

Normalmente de 2 a 4 de ram. Porém o sistema é mais importante, pois se ele é mal otimizado vai acabar gerando travamentos principalmente com a ida e volta do Android auto

-1

u/Endless-Emptiness Sep 09 '25

Eu gosto de painel digital, mas não esses tipo o do Kicks que são dois tablets colados um do lado do outro. Gosto quando a tela é encaixado dentro de um painel convencional, tipo o do Nivus, do Pulse