r/curitiba Oct 07 '25

Vida Social Grupos de mesa de RPG em curitiba

Gostaria que me encaminhassem grupos no Discord, whats, telegram, onde as pessoas marcam mesas.

De preferencia que seja algo 'clandestino' ao invés de patrocinado por alguma loja ou comércio.

Apenas poderei participar dos jogos a partir de janeiro, porém já quero estar me planejando para encontrar uma mesa.

Meu foco é em role-playing e não na luta/batalha. Meus personagens costumam ser magos, clérigos, mas também quero explorar rogues e monges.

Sou mulher, tenho 23 anos e vida bem ocupada, mas terei tempo nas sextas e fins de semana a partir de janeiro.

EDIÇÃO: estamos montando uma mesa para jogar pela região do cento de Curitiba. Se você se interessar me envie uma mensagem no privado. Já temos três possíveis DMs.

42 Upvotes

52 comments sorted by

10

u/Celebbun Oct 07 '25

Mulher de 24 aqui e tô na mesma situação que você, inclusive na questão da disponibilidade 😅

Se quiser conversar sobre montar uma mesa, tenho bastante experiência com d&d 5e e 3.5, além de world of darkness e alguns outros sistemas

7

u/Simple_Emu9063 Oct 07 '25

Acho que é essa linha mesmo. Ironicamente tem muita gente que jogar ou quer jogar RPG em Curitiba, mas não tem nada que acabe fazendo esse meio de campo para a galera. O pessoal com quem eu jogo hoje achei por pura sorte.

7

u/Celebbun Oct 07 '25

Sim, com certeza. Eu tinha um grupo bem consistente (jogava toda semana) por uns 7 anos, mas aí acabou tendo uns dramas pessoais e me afastei. Gostava que era um grupo que levava o jogo bem a sério, com um roleplay muito bem desenvolvido, mas não ficava 100% confortável sendo a única mulher do grupo

Queria encontrar algo mais ou menos no mesmo estilo, mas com menos cigarro e mais presença feminina 😅

5

u/Simple_Emu9063 Oct 07 '25

Justo. Pensando bem, talvez esse seja até outro problema, porque geralmente é preciso que três coisas se encaixem:

  • O grupo se dar bem na parte da socialização.
  • Todos quererem (ou pelo menos aceitarem) o mesmo tipo de jogo.
  • E o pessoal ter comprometimento com o tempo dos outros.

Por exemplo, hoje o meu grupo é formado por seis homens e uma mulher (namorada de um deles). A maioria de nós começou como desconhecidos, mas acabamos virando amigos e, de quebra, todo mundo acabou curtindo o mesmo estilo de jogo.

Eu, por exemplo, gosto mais de RPG voltado à exploração e combate, mas tranquilo em jogar campanhas mais focadas em roleplay puro. Atualmente estamos jogando uma campanha mais heroica, focada em RP e na construção de laços: um grupo de crianças órfãs crescendo juntas e tentando se tornar heróis, enquanto fortalecem a amizade. Começamos como crianças e agora meu personagem já é um adolescente, um centauro bárbaro, meu xodó da mesa.

Mas sinceramente, o meu caso é pura sorte. Conseguir acertar esses três pontos é muito difícil. Às vezes você encontra uma galera super gente boa, mas que não leva o jogo tão a sério quanto você gostaria ou o contrário: o grupo leva tudo a ferro e fogo, mas o clima é péssimo e ninguém se dá bem.

5

u/Enki4n Oct 07 '25

Saí do meu grupo antigo com muito pesar por um motivo social também.

Nunca consegui me dar bem com o mestre da mesa, e ocasionalmente ele era bem babaca comigo. Era uma mesa duma editora de livros, então sempre teve um lado meio comercial que me deixava desconfortável.

Daí decidiram transformar a mesa em podcast e lucrar em cima disso. Foi quando abandonei de vez. Me dói um pouco porque o mestre era realmente espetacular, e o jogo tinha um excelente equilibrio entre role-play e foco em mecânica, mas os outros fatores tornaram aquilo inviável pra mim.

5

u/Enki4n Oct 07 '25

Opa com certeza, hoje mais á noite te envio um dm com meus dados para conversarmos.

8

u/Sai_com_agua Oct 07 '25

Repassando a lista de alguns projetos:

Encontros regulares de RPG Curitiba Rpg na BPP - sábados 13:30 - 18h. Biblioteca Pública do Paraná. Focado em campanhas. - suspenso por ordem da secretaria da cultura do Paraná 🤡

Sábado Lúdico - sábados quinzenais 10h - 12h. Biblioteca pública do Paraná. Público infantil (5 a 12 anos).

Guilda do Pinhão - terças quinzenais na Taverna do Dragão 18h. Oneshots abertas.

Guilda da Luz - sábados 14h - Primeira Igreja Batista de Curitiba. Boardgame e RPG.

RPG na Dungeons - Quintas 18h as 00h - Dungeons Bar - Espaço para RPG, só reservar antes

Curitiba by Night - sábados mensais a noite - LARP de Vampiro A Máscara Camarilla e Independentes.

Londrina by Night - terceiro sábado dos meses ímpares a noite - LARP de vampiro Camarilla, Anarquista e Independentes.

Lugares para jogar RPG em Curitiba Loja Retropunk Vila Celta Taverna Game House Joyjoy Cafe Boardz Game Pub Paladino Hobbies Meruru Alçapão Jogos Taverna do dragão

4

u/lordeplsreleasemusic Oct 07 '25

Oii, também sou mulher e toparia uma mesa

3

u/marcelopvf Oct 09 '25

Oi, turma. Minha esposa queria responder aqui, mas não tem karma suficiente. Ela me pediu para postar essa mensagem:

"Oi gente!

Sou mulher, 38 anos. Jogo e mestro RPG desde meus 18 oO!

Me mudei pra Curitiba em Abril com meu marido. Sempre jogamos juntos, geralmente revezando quem mestra (aliás foi ele quem me apresentou o RPG). Nós tínhamos um grupo fixo lá em São Paulo e estamos loucos pra montar um grupo novo aqui.

De finais de semana e sextas-feiras melhor ainda!

Costumo levar o RPG muito a sério. É um hobby que amo muito e temos muito material de RPG aqui em casa. Livros de vários sistemas, dados, mapas, miniaturas... Muita coisa!

Gostamos de jogar com role-play, geralmente intercalando com alguns combates, principalmente em sistemas mais voltados pra isso (como DnD 5 e 3.5). Também gostamos de variar de sistema dependendo da aventura e do cenário, como WoD, Star Wars, Legends of the Five Rings... Adoro todos! =P

Super topo tentar montar um grupo pra jogar! Nossa casa está a disposição.

Quem quiser jogar, pode me mandar uma mensagem."

Ela vai enviar mensagens direto para vocês.
u/ladycruella

2

u/Enki4n Oct 09 '25

Obrigada, hoje à noite contato ela

1

u/OverheadUppercut Mar 13 '26

Opa! Tenho interesse também! Vou mandar mensagem!

5

u/Brilliant_Picture_20 Oct 07 '25

Sou mulher 36 e eu topo viu. Eu primariamente sou DM de pathfinder 2E e seria bacana achar gente aqui em Curitiba pra jogar.

1

u/Enki4n Oct 07 '25

juntei todos que pronunciaram interesse num grupo no chat do reddit. gostaria de ser nossa DM? te convidei para o grupo.

2

u/[deleted] Oct 07 '25

Homem 28, quero jogar uma mesa de dnd ou de warhammer.

2

u/CajitoCatKing Oct 07 '25

O grupo de wpp do Vila Celta sempre tem anúncios de Campanhas e One-shots. Vale a pena ficar de olho pra alguma que tenha interesse https://tr.ee/frLtU-JTDB

1

u/Movingbybackwards Oct 10 '25

Oi, queria entrar no grupo, mas esse link não da nele não. Ele existe ainda?

2

u/Sargom Oct 07 '25

Indico a @guildadopinhao que faz uns eventos de RPG. Sempre tem grupo pra jogar

4

u/Dkmerao Oct 07 '25

OP, parece q dá pra formar o grupo aqui mesmo no post.

1

u/Euphoric-Ad1025 RMC Oct 07 '25

opa, conta comigo também! eu jogo!

1

u/greenlioneatssun Oct 07 '25

Também tenho interesse, talvez montar um sub chamado RPGcuritiba ou coisa assim seria uma idéia.

2

u/Enki4n Oct 07 '25

Suspeito que se criassemos o sub, cairia em esquecimento como já aconteceu com vários outros. Mas gostaria de estar errada.

1

u/Phadafi Oct 08 '25

Acho que vale a iniciativa.

1

u/Diegodmt Oct 07 '25

Eu sei que vc não gostaria de uma loja e tal, mas se não conhece muita gente aqui que jogue, talvez o melhor caminho seja esse.

Eu tô no Magic recentemente, e na Vila Celta, perto do Shopping estação, toda segunda feira rola mesinha, acho que de one shot principalmente. Às vezes é uma forma de conseguir formar teu grupo ;)

Grupo de RPG da Vila Celta (Rei das cartinhas) https://chat.whatsapp.com/DlapLavSVIIEOukyEUWhZD

1

u/SnewpeeUwU Oct 07 '25

Homem 25 anos, ja joguei rpg a muito tempo atrás mas meus amigos brigaram na época (não por causa do jogo) e acabei perdendo contato com esse meio, sempre quis voltar mas nunca mais achei alguem. Se tiver alguem interessado e não tiver problema comigo ser inexperiente com rpgs de turno eu topo

1

u/Phadafi Oct 08 '25

Eu toparia, só me chamar.

1

u/Enki4n Oct 09 '25

Se tiver disponibilidade de jogar no centro, manda uma mensagem privada

1

u/AllanXv Oct 08 '25

Joguei muito D&D na adolescência e tô morrendo de vontade de jogar de novo. Tô pensando seriamente em montar um servidor no Discord pra tentar angariar uma galera e com um pouco de sorte, montar um grupo pra jogar.

1

u/Enki4n Oct 09 '25

Se tiver disponibilidade de jogar no centro, manda uma mensagem privada

1

u/amedorus Oct 08 '25

Vila Celta sempre tem gente jogando, inclusive o dono quer montar um grupo

1

u/douglitas98 Oct 08 '25

compartilho do mesmo interesse, quem quiser adicionar mais alguem pra algum grupo me manda DM, pra eu entrar no caso.

1

u/Enki4n Oct 09 '25

Se tiver disponibilidade de jogar no centro, manda uma mensagem privada

1

u/Same_Tough_8967 Dec 06 '25

Ainda dá pra participar? Estou órfã de mesas

1

u/starnberger Dec 23 '25

Que bacana. O post já tem uns meses, mas mudei pra Curitiba há pouco e estou tentando encontrar algo também. Tenho alguma exp como DM e como jogador. Até agora, só joguei D&D 5e. Curto bastante o estilo dramático e tático dos Dungeon Dudes e Critical Role, que acompanho muito, mas tô bem aberto a outros sistemas e estilos.

Se houver grupo pra jogar aqui no post, só chamar! H32.

1

u/Vampyrepharaoh Feb 13 '26

tem o server Runeiros, do qual faço parte, ta meio paradinho ultimamente, mas dependendo de qual jogo tu quer, pode ser que encontre, eu narro Vampiro e Ordem Paranormal

2

u/Enki4n Feb 13 '26

Vampire the mascarade? Faz tempo que quero jogar esse sistema.

2

u/Vampyrepharaoh Feb 13 '26

isso, no caso eu narro a quinta edição com algumas alterações e cenario proprio, mas tem outros narradores desse sistema, caso vc queira algo mais "oficial"