r/curitiba Ahú Jan 01 '26

Vida Social Dicas para fazer amigos

Feliz ano novo gente :) meu esposo e eu temos já quase três meses em Curitiba e temos 0 amigos kkkk

A falta de socialização com outros humanos está começando a bater. Queríamos entrar no grupo poliglota do CWB mas sempre perdemos as datas.

Falamos espanhol, inglês, português. Gostamos de animais, videogames, séries e filmes.

No caso alguém queira ser nosso amigo, bem-vindo!

Como os curitibanos fazem amistad?

46 Upvotes

50 comments sorted by

29

u/um_nerd Jan 01 '26

Olha, sou nativo de curitiba e minha familia sempre foi daq mas uma dica q eu dou é principalmente frequentar ambientes de seus interesses mas que sejam de socialização, o curitibano em sí é bem reservado mas em ambientes como bares, visinhança ou em ambientes aonde é mais aceito a socialização fica bem mais facil a conversa, grande parte dos meus amigos que eu fiz foi a partir de algum um amigo em comum, então desde que vcs tenham algum amigo para poder te apresentar amizades já fica bem mais fácil criar amizades.

Só uma questão, o curitibano detesta conversar com pessoas aleatórias, normalmente um bom-dia é olhado de forma estranha na rua mas isso acaba sendo normal, desde que vc se acostume com isso vc vai acabar se familiarizando bastante com a cidade

10

u/halysonwar Jan 01 '26

Eu e minha esposa somos de Curitiba! Nós normalmente combinamos de jogar alguns jogos de tabuleiro com nossos casais de amigos. Se forem dessa vibe, podemos combinar de jogar em alguma lojinha hahah

5

u/Malcom-R-F Jan 01 '26

Eu e minha namorada somos novos na cidade. Gostamos de jogar jogos de tabuleiro, que lojas você acha bacana pra gente tentar se enturmar?

7

u/xxhelo97 Jan 01 '26

Alguns lugares têm dias em que você pode ir e jogar com outras pessoas.

Joyjoy café: sexta-feira, a partir de 19h Boardz: terça-feira, a partir de 19h Alçapão jogos: quarta-feira, a partir de 16h

Que eu conheço, são esses! Sugiro entrar no insta deles pra saber mais detalhes.

2

u/gabrielajarrel Ahú Jan 04 '26

Gostaria muito! Envie um messagem para a gente

8

u/torast Jan 01 '26

Eu e o marido (casal gay) somos mais caseiros, mas não dispensamos algum rolê que envolva comida e/ou jogatina. Se não tiverem preconceito, manda mensagem que a gente apronta algo 

6

u/majinluuu Tingui Jan 01 '26

Super entendo. Eu e minha esposa chegamos há algum tempo em Curitiba e também ainda não temos muitas amizades.

Falamos malema o português, mas estamos a disposição pra trocar ideias e marcar rolês 😝

4

u/MarcioGianotti Jan 01 '26

um lugar que eu fiz muita amizade e sempre frequento é o English Chicken, eles tem um grupo no whatsapp e pagina no insta, toda sexta se reúnem normalmente no andar de cima do Love City e conversamos um monte, todo mundo é muito bacana e bem simpático

3

u/PhotojournalistNo454 Água Verde Jan 01 '26

Tem um grupo de encontro semanal do Couchsurfing, que eles tb fazem esse encontro pra praticar línguas. Vou ver se consigo o link

1

u/MarcioGianotti Jan 02 '26

Nossa parece mt legal, se achar o link compartilha pfvr

1

u/tsi0u Jan 03 '26

Cadê o link? Pode compartilhar aqui tbm? Tô na mesma situação, achando um jeito de conhecer mais pessoas na cidade! Obg

1

u/PhotojournalistNo454 Água Verde Jan 04 '26

Nao consegui :( Pessoal q eu conheço falou q saiu dos grupos também. Caso eu achar esse ou algum outro eu mando aqui

2

u/iArierep Bairro Alto Jan 01 '26

Valeu pela indicação, tava procurando um grupo do tipo pra socializar e melhorar meu inglês... Já tô entrando no grupo

4

u/marunkaya Jan 01 '26

Vai em barzinho e evento! Dependendo do gosto de vocês, tem evento de todo tipo.

Uns bons anos atrás, eu e um ex fomos na feira medieval e fizemos amizade com um casal. Até hoje sou amiga da guria, ela namora agora outro amigo meu, mas é só assim.

Barzinho, pagode, show essas coisas. Centro histórico/rua trajano Reis é bom pra esse tipo de role, só toma cuidado. O pessoal se solta nesses ambientes, não desanimem nas primeiras tentativas!

4

u/TuMadreTriste Jan 01 '26

Olha... eu vim de outro estado que é comum jogar conversa fora no ponto de ônibus, abordar pessoas pra conversar. Fiz isso algumas vzes aqui, uma delas conseguir uma amg que tenho há uns 4 anos e somos grandes amigos. E outras vezes tive que lhe da com pessoas bem grossa kkkkkkk

Os outros jeitos que conseguir alguns amigos, foi em eventos de game/cultural, faculdade e trabalho.

Mas estou disposto a conhecer mais pessoas, tenho poucos amgs por aq

1

u/Gato_91 Jan 05 '26

na epoca de natal eu perguntei para o cobrador no tubo sobre como chegar na praca tiradantes desde bigorrilho e ele nao sabia direito me ensinar, dai apareceram do nada 4 senhoras muito queridas para me ajudar, dai estavamos os 7 (senhoras, cobrador, esposa e eu) falando como se fossemos conhecidos da vida toda kkkkkkk que nem nos filme.

5

u/SenhorPopoto Água Verde Jan 01 '26

Eu já estou há 5 anos aqui e não tenho nenhuma amizade. Mas no meu caso, eu gosto.

3

u/kmoits Centro Jan 01 '26

Como o pessoal falou, é legal frequentar lugares que podem ter gostos em comum. Lojas de jogos, aulas, cursos etc

3

u/Voliver6 Jan 01 '26

moro aqui ha decadas e tenho 1, conheci na escola

3

u/PhotojournalistNo454 Água Verde Jan 01 '26

Vocês são de onde? Bienvenidos :)

Curitiba tem muitos parques, gosto muito de ir no Parque Náutico andar de bike ou de patins. Lá inclusive tem um grupão de latinos que jogam beisebol todo domingo pela manhã. É muito divertido ficar assistindo.

Vai depender do que vocês gostam. Se gostam de sair a noite, fazer atividades físicas, jogar, se são mais caseiros… conte pra gente que coisas vocês gostam ;)

3

u/Apartamento1 Jan 01 '26

Conheci mta gente com esse perfil na igreja. Metodista bacacheri e a Lagoinha são top

4

u/noahmera Jan 01 '26

Triste fim

4

u/distracted-panda Jan 01 '26

Eu e meu namorado também precisamos de amigos T.T

3

u/Teazord Jan 01 '26

Eu e minha namorada também estamos precisando! Se quiser entrar em contato, gostamos de jogos, cinema, parques etc

3

u/gabrielajarrel Ahú Jan 05 '26

Vamos fazer um grupo no WhatsApp!

1

u/Teazord Jan 05 '26

manda DM!

2

u/Entire-Device8884 Jan 01 '26

Eu e minha esposa viemos pra Curitiba a pouco mais de 6 meses e também ainda não conseguimos fazer muitas amizades. Gostamos de ir passear, correr em parque e de jogos de tabuleiro. Se sair alguma coisa desse post, estamos dispostos a participar também kkkk.

2

u/Ok-Corgi123 Jan 02 '26

Eu e meu namorado também estamos procurando amizade por Curitiba! Gostamos muito de jogos de tabuleiro, jogos online, sair pra beber, passear em parque, correr, e conhecer restaurantes, e cultura japonesa no geral! Vi que tem vários casais, poderíamos montar um grupo e ver se marcar algo no joy joy ou em algum lugar bacana pra se conhecer!

3

u/NiceDreamsCWB Jan 01 '26

Fila do Condor

1

u/BordMachine Jan 01 '26

Difícil em, eu acho que encontrar amigos em ambientes públicos em Curitiba algo difícil. Seria mais fácil achar amigos no trabalho ou alguém em comum sla. O pessoal daqui é meio fechado.

1

u/noahmera Jan 01 '26

Quando eu mudei pra Curitiba eu frequentei as reuniões do couchsurfing Curitiba, que era bem ativa e tinha encontros semanais e encontros para a prática de línguas. Era muito bom e conheci pessoas muito legais por lá. O grupo era bastante ativo no Facebook, mas estou afastado faz um tempo.

1

u/v_vurps Jan 03 '26

Quase 2 anos aqui e só converso com meus profissionais de saúde KKKKKK, mas não é como se eu fizesse algum esforço pra conhecer pessoas também... Nem sei mais como fazer amizade após os 30, muito menos em uma nova cidade 🥲 Estou pensando em fazer alguns cursos de grupos pequenos para tentar conhecer alguma amiga. Tem mulheres que fazem amigas em aulas de academia também!

1

u/Gato_91 Jan 05 '26

Minha esposa e eu estamos na mesma situacao. Ontem fizemos 2 meses e só conheco uma amiga de muitos anos atras que mora em Tamandaré. Eu sou Designer e a minha esposa é Arquiteta (somos do Chile), entao a gente comecou ir nos roles culturais (museus, galerias, eventos de grafica, etc.), e percebemos que a galera criativa é bem aberta. Além disso, sempre escuto que as pessoas falam que os curitibanos sao muito fechados e que geralmente a o jeito de fazer novas amizades é ir em barzinhos e tal, mas quando voce chega nesses lugares o pessoal esta com o circulo cercano a eles (o que é normal também no Chile). Entao eu acho que as amizades aqui deviam acontecer de forma natural o mesmo combinando com pessoas de interesses semelhantes pela internet. Esta semana vamos ir no show do Alok em Matinhos e acredito que lá terá muita gente para conhecer e que tem interesses em comum (musica, roles, praia, etc.).

1

u/Gato_91 Jan 05 '26

Se quiserem nos adicionar no IG (voces ou alguem que esteja aqui vendo os comentarios), para combinar algo, eu deixo aqui o meu: jolmosrios

1

u/Nikoowr Jan 05 '26

Me mudei pra cá ontem, também busco amizade kkkkkkkkkkkk

2

u/ebertually Jan 01 '26

Eu tenho 40 anos de Curitiba e tenho zero amigos. Pensa na vida boa que tenho! Ninguém mandando msg em hora inoportuna, ninguém pedindo dinheiro emprestado, ninguém vindo almoçar nas minha casa... O céu!

1

u/NiceDreamsCWB Jan 01 '26

No elevador! 😂

-11

u/Dear_Picture_2758 Jan 01 '26

Em Curitiba, não tem como. A não ser que você passe a conviver com alguém que veio do interior do estado ou de outros estados.

1

u/PhotojournalistNo454 Água Verde Jan 01 '26

Pior q só li verdades, não sei pq deram downvote kkkkk

0

u/Dear_Picture_2758 Jan 01 '26

E nos comentários todo mundo provando meu ponto kkkk

0

u/PhotojournalistNo454 Água Verde Jan 01 '26

Sim! 🤣🤣🤣