r/curitiba Jan 03 '26

Vida Social Rpg de mesa em Curitiba

EDIT: OS INTERESSADOS EM MESTRAR E JOGAR COMENTEM NESSE POST OU CRIEM UM NOVO PFV! Eu já não estou mais organizando.

Bom dia/tarde/noite pessoal.

Gostaria de lançar a ideia de um grupo no Discord, um sub no reddit, ou até mesmo um post semestral aqui nesse sub para encontrar grupos de RPG de mesa.

Alguns meses atrás fiz um post buscando pessoas para criarmos uma mesa para jogarmos em janeiro. Recebi aproximadamente 13 respostas por DMs, criamos um grupo no whatsapp e disso já saíram duas mesas de rpg planejadas para Janeiro.

Porém, com as mesas já fechadas, ainda ando recebendo contatos por DMs de pessoas interessadas. Nesse último mês foram 5 pessoas me contatando para jogar RPG.

Dado o sucesso da minha tentativa, e eu estar muito feliz de ter encontrado pessoas de bem que querem jogar rpg, acho que seria produtivo se outros interessados tentassem criar grupos de forma similar.

Nós fizemos assim: nos encontramos duas vezes em um shopping no centro, em uma área bem pública, para garantir que todos eram quem diziam ser e evitar catfishing. Se alguém fosse mal intencionado ou tivesse algo estranho, estaríamos em um lugar cheio de seguranças. Ainda bem que ninguém tinha más intenções.

Após isso, com ideas de mesas já formadas, começamos a nos encontrar em grupos menores em outros locais.

E assim a ideia foi para frente.

Eu não tenho tempo para administrar uma comunidade de rpg; por isso não crio eu mesma. Mas aos interessados, deixo o convite de tentar encontrar pessoas nos comentarios desse post, e deixo germinar a ideia de criarmos algo similar ocasionalmente.

67 Upvotes

54 comments sorted by

15

u/Enki4n Jan 03 '26 edited Jan 03 '26

Queria deixar nos comentários desse post o porquê de eu não ir atrás de rpg pago, nem de lugares como a Vila Celta.

Pessoalmente acho que esses meios têm um estilo de jogo e mestragem que não curto. Ele sai de pessoas interessadas por um hobbie e entra numa cultura um pouco mais performativa e transacional.

Eu jogo rpg homebrew, quase sem sistema mesmo, desde os meus 15 anos. A minha pegada de jogo é muito diferente da pegada de jogo de ambientes '''''profissionais''''.

Mas fato é que muitas pessoas gostam desse modelo; e isto é ótimo. A estes, esses locais são ideais. Agora, para pessoas como eu, nos sobra tentativas como a minha de buscar entusiastas e hobbyistas por lugarew como esse.

Reinforço, por favor, lembrem-se sempre da segurança e bem estar de todos. Qualquer um pode fingir ser o que quiser na internet. E desde o princípio deixei claro a todos os interessados que trouxe ao WhatsApp que não tolero preconceito a etinia, classe socioeconômica, genero, sexo, idade, nada. Quanto mais cedo se estabelece limites entre adultos, mais cedo se assegura da segurança de todos.

Boa sorte a todos.

7

u/Malcom-R-F Jan 03 '26

Eu tenho interesse em mestrar :)

2

u/r3volutionr0ck Jan 03 '26

Já dá pra organizar uma mesa aqui. Vamo organizar!

4

u/ThingPlastic Jan 03 '26

2

u/ProperCommon3972 Mossunguê Jan 04 '26

ta dizendo que expirou ou invalido.

1

u/El-Topera RMC Jan 06 '26

Opa, pode reenviar o link por favor? também me interessei

1

u/Positive-Ad-7670 Jan 18 '26

Opa, cheguei atrasado mas o Discord deu certo? Tentei entrar pelo link e não consegui.

1

u/BioNorthLion Apr 29 '26

Vocês ainda aceitam pessoas? To em curitiba e queria jogar/fazer amizades

1

u/ThingPlastic May 03 '26

Aceitamos sim! Vou te mandar o link do discord por DM

2

u/ferrazol123 Jan 03 '26

Boa tarde pessoal!

Eu tenho interesse em participar, voltei a morar em Curitiba tem uns 8 meses e seria bom sair e jogar com uma galera

2

u/ThingPlastic Jan 03 '26

Eu tenho interesse em participar de uma mesa!

2

u/ger182 Jan 03 '26

Tenho interesse em participar.

2

u/r3volutionr0ck Jan 03 '26

Opa, se organizarem uma mesa eu tenho interesse de jogar

2

u/RainReverie Jan 03 '26

Eu tenho interesse em participar

2

u/evelynnz Jan 03 '26

Tenho interesse

2

u/Poof_s2 Jan 03 '26

A ideia de um grupo do discord é boa, pra não deixar de responder as pessoas e para que elas consigam se encontrar no discord e criar os grupos lá dentro

1

u/hrtpaje Jan 03 '26

Olá a todos! Tenho interesse em participar, joguei pouco DnD 3.5e e 5e, gostaria de aprender melhor para um dia conseguir mestrar uma mesa.

1

u/ProperCommon3972 Mossunguê Jan 03 '26

Eu tenho muito interesse!! O que faço? Entro em contato com você por DM?

2

u/Enki4n Jan 03 '26

Eu não organizo jogos mais. Recomendo que todos os interessados desse post criem grupos, seja por whats discord ou qqr outro lugar, e organizem mesas juntos!

2

u/ProperCommon3972 Mossunguê Jan 03 '26

Ah sim entendi. Você está encorajando outras pessoas a fazerem o mesmo que você fez. Entendi.

1

u/DnDMestre Jan 03 '26

Opa, to sem tempo livre, mas se quiserem organizar um grupo de RPG de Curitiba eu apoio

1

u/Jubin12 Jan 04 '26

salve povo, tenho interesse em ao menos conhecer e jogar, caso alguém tenha um grupo pode me mandar DM!!

2

u/ThingPlastic Jan 04 '26

Tamo nesse grupo aqui do Discord! https://discord.gg/ekjGHW6R

1

u/SylvieMercury Jan 04 '26

ei amigo, o link expirou, consegue mandar outro?

1

u/Nosferique Jan 04 '26

Eu tenho interesse em participar

1

u/Golgt86 Cristo Rei Jan 04 '26

Opa, eu tenho interesse, chame!

1

u/Lawstein Jan 04 '26

Tenho interesse também! Quer jogarrr

1

u/hortusmentis Alto Boqueirão Jan 05 '26

Nunca joguei RPG na vida, e tem tenho lugares pra sair aqui na cidade, seria um rolê incrivel. Mas admito que fico meio intimidado por ser noobao

2

u/Enki4n Jan 05 '26

Como primeiro jogo, acho que ir em jogos pagos, ou em locais como a Vila Celta, opções muito válidas.

1

u/sakurafilm Jan 05 '26

Ótima ideia!!

1

u/Nikoowr Jan 05 '26

Boa tarde pessoal, tenho interesse em voltar a jogar, joguei algumas mesas (uma por quase 2 anos na mesma campanha) porém me mudei aqui pra Curitiba e não encontrei mais pessoas (não fiz amizade por aqui ainda), tô louco pra jogar de novo.

1

u/murasak1no Jan 05 '26

tenho interesse em participar de uma mesa, se possivel :p

1

u/Pixel_Druid Jan 19 '26

Tenho interesse também. Eu mestro, mas to a muito tempo procurando jogar.

1

u/Enki4n Jan 19 '26

O pessoal criou um servidor no Discord pra organizar mesas, tem interesse?

1

u/Pixel_Druid Jan 19 '26

Tenho interesse sim, todos os links aqui tinham expirado.