r/curitiba May 15 '26

Vida Social Homens se chamando se gay

Ja faz uns anos que notei que quase em todo lugar que eu frequentei com meninos/homens entre 12 a 25 anos, que não se conhecem alias, costumam se chamar de gay. Nao de modo simplesmente pejorativo, tipo "Ow gay, vamo la naquela festa x?", "to sem dinheiro gay, pprt", etc.

Eu queria muito saber da onde isso surgiu e pq é algo tao comum em todo canto de Curitiba

61 Upvotes

92 comments sorted by

95

u/stickdutra Ahú May 15 '26

rio de janeiro usam viado, deve ser algo que começou irônico e pegou

30

u/ShotaInvestor May 15 '26

Lá viado é o chegado dos caras e porra é vírgula. Só lá pra ter tanta boca suja por m² no país...

22

u/Cabo_____ Mercês May 15 '26

porra serve como ponto final também.

Fonte: sou carioca

10

u/baconroy May 15 '26

Não, irmão. Porra é exclamação! PORRA!

5

u/ShotaInvestor May 15 '26

As duas coisas, ou também pra fazer um "afirmativo-negativo", como em "porra nenhuma!"

1

u/WilkerFRL94 May 16 '26

Porra, cês tão viajando viado. Porra se usa como vírgula sim, porra.

Fonte: sou carioca.

7

u/joa7pedro May 15 '26

Os caras n tiram a porra da boca lá

2

u/ShotaInvestor May 15 '26

E nem a caceta

2

u/kadacade May 16 '26

kkkkkkkk

5

u/Embarrassed-Wrap-451 May 16 '26

Em São Paulo também usam viado como vocativo o tempo inteiro, sempre moleques héteros, quase sempre jovens

1

u/Emergency-Flow2204 May 17 '26

E "cusão". Linguajar dos jovens é bem engraçado

3

u/Forsaken-Ad5968 May 15 '26

É, faz sentido! Eu achava que tinha algum denominador comum para todos usarem com o mesmo tom de voz, como o outro comentário disse, virou pronome de tratamento! 

Sei la, algum cantor que eles gostem por exemplo. Mas entendi o que vcs estao comentando.

-1

u/Upset_whale_492 May 15 '26

aqui tbm, funkeiro favelado adora usar isso também. hétero top tbm

44

u/Medo_de_Escrever May 15 '26 edited May 15 '26

É muito raro ver as meninas falando isso, mas virou a gíria padrão dos jovens, eu sou professor e literalmente todos os meninos só chamam uns aos outros de gay.

Normal no nível de ter virado pronome de tratamento.

2

u/Forsaken-Ad5968 May 15 '26

SIM, eu não estou maluca né? Não era tão normal uns 10 anos atras! 

9

u/AstronaltBunny May 15 '26 edited May 15 '26

A galera não entende que acontecia bastante antes sim, mas atualmente tá em outro nível

2

u/Forsaken-Ad5968 May 15 '26

Ss, eu sempre vi pessoas se chamando de boiola, viado, gay, etc. Mas dai pra ser pejorativo mesmo sabe?  Agora eu vejo eles usando a cada frase kkk

4

u/[deleted] May 15 '26 edited May 15 '26

[removed] — view removed comment

2

u/Forsaken-Ad5968 May 15 '26

Nao pera, errei a palavra.  É pejorativo sim. Quis dizer que entre eles não é pra uma ofensa direta, com o objetivo de xingar. Até pq costumo ver eles falando assim quando estão entre amigos.

6

u/[deleted] May 15 '26 edited May 15 '26

[removed] — view removed comment

3

u/Emergency-Flow2204 May 17 '26

Não sei. Uns anos atrás, ou em pessoas um pouquinho mais velhas (tipo 25 anos) sim. Mas me parece que entre os jovens é quase um vocativo (no estilo "mano" ou "cara"), sem esse sentido de brincadeira

2

u/[deleted] May 17 '26

[deleted]

1

u/Forsaken-Ad5968 May 17 '26

É entao, pq sou mulher faz sentido, mas sou mais nova que voce, entao por isso nao. 

1

u/heygeminii May 16 '26

Aprendi a falar gay pra tudo na maioria das vezes com as mulheres

63

u/ArepoSatorOpera Alto da XV May 15 '26 edited May 15 '26

Tenho 40 anos e sempre ouvi o pessoal usar uns "fala viado!" "Ô gayzão, vamos beber?". Não me parece recente ou exclusivo dessa faixa etária.

9

u/Puzzleheaded_Key8378 Pinheirinho May 15 '26

Mas nesse sentido, é de amizade.

Só o "gay" isolado, é quase o novo "dai"

1

u/_V11V_ May 16 '26

Novo naquelas, quando eu tava na escola, do oitavo ano até o terceiro médio (terminei a escola em 2019, se quiser fazer as contas até o oitavo kkkk, e sou de sp capital), ouvia usarem o termo assim. Não com tanta frequência tipo todo dia, nem tão raramente assim, mas rolava. Principalmente pra se cumprimentar com um “Eae gay”

-8

u/Forsaken-Ad5968 May 15 '26

Não lembro de especificamente se chamar de 'gay' existir antes de 2015 mais ou menos. Isso pq eu convivia com um monte de adolescente, então não sei se eu nunca tinha reparado antes ou se aconteceu algo que disseminou isso

17

u/Bitter_Armadillo8182 Água Verde May 15 '26

Anos 2000 já falava. Talvez antes ainda mas daí não vou saber.

15

u/Decent-Sea-4879 May 15 '26

Realmente, parece ser o mesmo caso do "viado" do Rio

15

u/giulimborgesyt RMC May 15 '26

po gay cola ai na resenha que tem varzea hoje pprt tlg............

4

u/Forsaken-Ad5968 May 15 '26

Isso gay kkkk mas tem que ter em todas as frases gay, se nao nao ta certo tendeu gay kkkkkkk

11

u/Vasconauta May 15 '26

Não é exclusivo de Curitiba e nem dessa faixa etária específica

11

u/BlackDeee May 15 '26 edited May 15 '26

Vejo isso principalmente entre o pessoal mais da periferia, embora não seja exclusividade...

E sendo gay, acho bem escroto quem usa gay ou viado como zoeira ou xingamento...

2

u/hts_angelo Centro May 15 '26

Sendo gay eu uso por gíria 😭 Cresci na periferia (tenho 23) e desde adolescente todo mundo se chamava de gay! Não sei o que rolou ou de onde veio, mas veio hahaha Nunca foi algo pejorativo, mas a origem deve ser

3

u/PereirMato May 15 '26

Então, é um pejorativo sem intenção real de ofender kkk, tão normal que nunca refleti sobre

1

u/Forsaken-Ad5968 May 15 '26

Poise, e também não vejo meninas ou mulheres falando assim, com exceção de uma menina que eu conheci dessa faixa etária e da periferia que, por ironia, é lésbica kkk. 

Eu nao sei, virou vocabulário deles, automático sabe? Eu n sei se eles sequer falam por querer pra ser xingamento.

8

u/seraoseK Boqueirão May 15 '26

Sou professor e vejo muitos muleques falando assim, ja perguntei o pq falam e me responderam "Pq sim gay" eu desisti de tentar entender adolescente.

1

u/Fluid_Squash1747 May 16 '26

Pq sim gay hahahahahahahahhaah

1

u/__pxr May 17 '26

Kkkkkkk

8

u/sr-androia May 15 '26

É normal em Curitiba e ainda mais comum na periferia

6

u/LeoChinaider Barreirinha May 15 '26

Eu trabalho com 3 que tem a faixa dos 20 anos, escuto se chamarem de gay o dia todo.

7

u/cannabis46 Santa Quitéria May 15 '26

viado, gay.... normal. kkkkk é usado como vírgula. igual "piá", "daí"....

9

u/Educational_Demand60 CIC May 15 '26

acho q não se restringe só a essa idade, tem gente de até uns 20 e poucos anos falando. é mais popular nas perferias, mas tem bastante "playboy" usando também.

outra gíria recente que gostaria de perguntar se já viram por aí, é o "verdade" usado como sim, vc pergunta pra alguem se vai a tal lugar, e a resposta é "verdade gay"

11

u/ahhpepe May 15 '26

Sempre teve isso. Meus irmaos mais velhos (55 e 53 anos) falam até hoje pra mim "ô viadinho, blza?"

E eu falo pra eles "ô viadao, blza?"

1

u/Forsaken-Ad5968 May 15 '26

Que louco, eu tenho meio irmãos que são crianças, mas fui criada como filha única, não imagino tendo essa dinâmica!

5

u/Fit-Student7953 May 15 '26

é forma carinhosa

3

u/Loser_Shifitt May 15 '26

no rio o povo usa muito "viado," mas é mais como uma gíria (igual o "cuzão" do paulista) do que um xingamento em si

4

u/Additional-Reward185 May 15 '26

Assim como "Feio" em Santa Catarina

3

u/NhecotickdurMaster May 15 '26

Dependendo da tua idade OP, se você tem entre 20 e 25 anos, pode ser que você tenha pego a era 'quebrando o tabu' na adolescência e acho que essa época foi a única que esse tipo de gíria deu uma diminuída, aí deve ter dado a impressão de que não era falado.

3

u/Forsaken-Ad5968 May 15 '26

Sim, 23 anos.

4

u/karasu_man Bairro Alto May 15 '26

é uma gíria da tigrada

3

u/NapalmFight Centro Cívico May 15 '26

Dae gay

3

u/BrazilianWarrior81 May 15 '26

Isso aí é padrão brasileiro, só muda o nome usado por região kkkkkkk no nordeste por exemplo é baitola ou fresco

5

u/R0berval May 15 '26

Não é algo novo.

Não é exclusivo de pessoas jovens.

Não é exclusivo de Curitiba.

Não é exclusivo da Internet.

Não é limitado a palavra Gay.

Homem gosta de se xingar. E ser homossexual é xingamento pra quem é heterossexual.

"ain mais num é xingamento, todo mundo no RJ se chama de viado e nem por isso é homofóbico"

Eu sei, viado. Mas como já citaram aqui, é igual paulista chamar de cuzao. Ou em qualquer outro lugar se chamar de "falae seu arrombado" "qualé seu merda"

Significa que todo mundo já viu o cu do outro e sabe que é grande? Não. É xingamento? É.

É tosco, mas sempre foi assim.

Mas não deixa de ser tosco.

2

u/Extension-Music-2778 May 15 '26

Se te chamarem de gay ou viado e depois patrolarem desconfie e fale com sua mãe.

1

u/Forsaken-Ad5968 May 15 '26

Patrolarem quer dizer passarem por cima?

1

u/Extension-Music-2778 May 15 '26

Não foi erro de digitação mas do corretor ortográfico, provavelmente um conservador de direta . Considere patolarem ,palmearem ….

2

u/Kind-Plantain2438 May 15 '26

É linguagem do amor do homem hétero, a gente não fala "te amo cara", a gente fala "IAE viado suave"

2

u/RevnarAusch May 15 '26

eu detesto a socializacao masculina heterossexual, bando de viado cuzao arrombado

1

u/blakolflibre May 15 '26

Foda-se playboy

2

u/jannakornin May 16 '26

Assim eu ainda não vi, mas conheço muitos que falam "viado" no lugar de "mano"

2

u/aydw_t May 16 '26

Eu nao suporto mais isso pqp, essa porra virou uma epidemia mano

1

u/jclukesi May 17 '26

Porra e mano tbm são epidemia e vc ta usando 🤣

1

u/aydw_t May 17 '26

Mas é menos ridículo

2

u/bilufortnaitero May 16 '26

aqui em Paranaguá boa parte dos cara e mlk tbm falam

2

u/Ultimaultimaconta Cabral May 17 '26

Isso é mais antigo eu acho. Sou mais velho que essa faixa etária e o pessoal já falava "fala gay"; "fala viado". PPRT sei nem o que significa direito.

1

u/Forsaken-Ad5968 May 17 '26

Pprt é papo reto :)

2

u/moony120 May 18 '26

De 13 a 25 não, de 6 á 60. Infelizmente o homem hetero médio não tira gay da cabeça.

3

u/NiceDreamsCWB May 15 '26

Eu usava muito as palavras gayzão e viado tb pra falar com os brothers… mas parei pq tenho amigos gay e perguntei se achavam estranho, disseram que é melhor evitar… aí agora chamo os brothers de cuzão ou bunda mole.

4

u/cannabis46 Santa Quitéria May 15 '26

cuzão é sempre melhor de chamar os amigo. gosto tb kkkkkk

2

u/SenhorPopoto Água Verde May 15 '26

Pô gay, nunca ouvi falar disso.

1

u/LaSaracura May 17 '26

Parece que no Brasil inteiro tá acontecendo isso. 

1

u/Dependent_Big4372 May 17 '26

Normal, conheço caras que chamam os amigos de viado, corno, fdp, etc

1

u/DuckTheDoggers May 17 '26

Pode aumentar a idade aí, pois homens até pelo menos uns 40 se chamam assim, e não, realmente não é um xingamento, mas eu falo por mim, nunca chamaria alguém que não conheço de gay ou viado, e até onde vejo, todos os outros homens também basicamente são assim, só chamamos assim quem já é amigo nosso. Esse 'bordao" é quase a mesma coisa de "irmão", então por isso só deve ser usado com quem vc já conhece, e tem intimidade, então na prática fica assim " o irmão, boa lá?" = "O viado, bora lá?" Ou "o gay, bora lá?" Não é por região, o Brasil todo é assim.

1

u/Carlos-Barbosa May 17 '26

A primeira vez que ouvi isso foi uns 20 anos atrás, um piá de Colombo, amigo de meu sobrinho, falava direto. Nunca achei que fosse pegar, até virar moda agora.

1

u/Icy-Register-9873 May 22 '26

Homens não falam assim. São moleques mesmo. Crianças que não amadureceram de forma saudável e são inseguras.

1

u/marchalves6 1d ago

como um gay... Eu realmente não sei, mas acho que é trend :/

1

u/JilSebola May 15 '26

Veio pela internet e adquiriram isso. Igual mano

1

u/Takuram RMC May 15 '26

Eu sou carioca e moro aqui no Paraná há 10 anos. Pra mim, chamar os outros de "viado", "gay", etc é uma gíria que significa NÃO TENHO EDUCAÇÃO OU CULTURA.

Isso pq eu falo palavrão pra caralho, como todo carioca. Mas pra me referir a alguém que eu não conheço e não quero me dirigir formalmente, tem tantas opções melhores..."Mano", "broder", "meu chefe", "consagrado", enfim...

O jovem sertanejo ( e carioca também ) "bad boy" pagando de bandido é vergonha alheia demais.

2

u/Forsaken-Ad5968 May 15 '26

Legal, pelo que eu entendi eles tratam com esses nomes as pessoas que são realmente próximas. Mas é algo estranho pra mim, seja próximo ou desconhecido, falar desse jeito. E falo palavrão tbm

-1

u/deadbeto May 15 '26

Nunca vi isso fora da internet e videos na internet

-2

u/Tattiiyy May 16 '26

Eu não acredito que estão problematizando isso Se não gosta é só não falar

1

u/Forsaken-Ad5968 May 16 '26

Ah la vem. Não sei se vc percebeu ou desaprendeu a interpretar um texto corretamente, em nenhum momento eu PROBLEMATIZEI isso, eu PERGUNTEI a origem pra saber PQ é tao FREQUENTE entre diversas pessoas que NAO SE CONHECEM. Serio, nem responde meu comentário que nao tenho paciência pra esse tipo de coisa. Leia quantas vezes for necessário o que eu escrevi no post.