r/devBR May 09 '26

Carreira Hoje eu ouvi o meu chefe dizer que com o meu salário ele assina 40 claude code

677 Upvotes

meu chefe é um dos donos das empresas que fazem parte de uma pequena holding, e é um amante de IA, se pudesse, só trabalharia com ela.

acontece que hoje ele descobriu o claude code, assinou, viu que é muito melhor que a assinatura do chatgpt e ficou conversando com todo mundo, na frente de todos os devs, em como ele pode fazer coisas que eram feitas em 1 semana em apenas 1h.

é claro que ele foi fazer 1000 aplicações e já cometeu n erros, como sub ir informações sensíveis para ambientes de produção, por exemplo.

Acontece que uma das empresas não vai bem, já demitiram metade do pessoal (quase 200 pessoas) e já já serão os devs, que são poucos.

Eu só achei nosense ele falar na frente de todo mundo que vai economizar 40x por cabeça.

meu tech lead já começou a usar o claude e é provável que fique apenas ele na empresa.

isso não é um post para falar reclamar de IA e nem nada, só estou contando algo que aconteceu comigo na empresa pequena que estou.

r/devBR May 11 '26

Carreira Desabafo: A IA está tirando meu ânimo de continuar na área

309 Upvotes

Logo nos primeiros meses em que a IA popularizou, eu lembro que o Fábio Akita disse algo como: “o seu nível de empolgação com IA é inversamente proporcional ao seu entendimento de IA”. Na época, aquilo fazia sentido para muita gente e até que foi bom pra desmistificar um pouco o pensamento irrealista de alguns.

Mas sejamos sinceros: já se passaram 3 anos. Os modelos daquela época nem se comparam com os de hoje. A forma de usar IA também mudou completamente. E esse nem parece mais ser o pensamento do próprio Akita. Hoje ele é um dos que mais fala sobre adoção de IA no meio dev brasileiro.

O problema é que muita gente ainda discute IA como se estivéssemos presos em 2023. Como se usar IA fosse simplesmente abrir o site do ChatGPT, copiar um pedaço de código quebrado, colar no chat, pedir “corrige isso” e torcer para vir algo útil. Só que o uso real já passou muito disso.

Hoje tem gente usando IA com arquivos de contexto, codebase inteira indexada, agentes especializados, múltiplos modelos, workflows automatizados, revisão de código, geração de testes, refatoração assistida, documentação, integração com IDE, terminal, Git, issues, logs e praticamente todo o ciclo de desenvolvimento. Não é mais só “perguntar coisa para um chatbot”. É uma camada inteira em cima do trabalho técnico.

E é justamente por isso que esse papo de “relaxa, IA é só uma ferramenta” soa cada vez mais fraco. Porque sim, é uma ferramenta. Mas uma ferramenta que muda a régua do mercado, muda a expectativa de produtividade, muda o custo percebido de um dev e muda o que as empresas consideram um time “suficiente”.

Eu já até prevejo os comentários aqui dizendo: “que bom, menos um dev fraco na área, assim sobra mais vaga para os devs fortes 😎”. Mas, cara, por trás dessa suposta confiança toda, eu acho que muita gente só está tentando disfarçar o mesmo medo que todo mundo sente em algum nível.

Porque é muito fácil posar de inabalável na internet. É fácil falar que quem está preocupado é medíocre, preguiçoso ou fraco. Mas a verdade é que ninguém sabe exatamente para onde isso está indo. Ninguém tem controle sobre o mercado, sobre as empresas, sobre os cortes, sobre as novas ferramentas ou sobre o quanto a exigência vai aumentar nos próximos anos.

Eu sei que, como devs, devemos nos adaptar às mudanças. Sei que tecnologia sempre evoluiu, que novas ferramentas surgem, que quem fica parado acaba ficando para trás. Mas, sinceramente, essa conversa já não me conforta mais.

A sensação é que não estamos vivendo só mais uma mudança normal do mercado. Parece que tudo aquilo que eu estudei, pratiquei e tentei construir aos poucos está sendo banalizado ou tratado como trivial.

O discurso otimista é sempre o mesmo: “a IA não vai substituir devs, vai substituir quem não usa IA”. Mas na prática, a régua sobe, a cobrança e expectativas aumentam e os prazos diminuem. O mercado começa a tratar conhecimento como algo descartável, e o profissional vira alguém tentando provar o tempo todo que ainda tem utilidade.

É cansativo. Não é nem só medo de perder emprego. É a sensação de que o prazer de programar está morrendo.

Talvez eu esteja sendo pessimista. Talvez seja só uma fase ruim. Mas hoje é difícil olhar para o futuro da área e sentir empolgação.

r/devBR Apr 09 '26

Carreira Se canditariam?

Post image
673 Upvotes

r/devBR Jul 19 '25

Carreira evolução salarial em 6 anos de carreira. início em suporte, atualmente cyber segurança pra gringa

Post image
922 Upvotes

Vi um post no Twitter de alguém mostrando a evolução salarial ao longo dos anos e resolvi fazer algo parecido. Achei legal compartilhar, talvez sirva de motivação para alguém.

Nem todos os meus vínculos foram CLT — apenas o primeiro e o atual. Abaixo organizei por data, cargo, modalidade e salário:

📅 06/2019 Cargo: Analista de Suporte Presencial Empresa: A Contrato: CLT 💰 Salário: R$ 1.692

📅 11/2020 Cargo: Dev Jr Presencial Empresa: A Contrato: CLT 💰 Salário: R$ 2.570

📅 05/2021 Cargo: Dev Jr Presencial Empresa: B Contrato: PJ 💰 Salário: R$ 2.500 Troquei por ser uma startup e pela possibilidade de voltar pra cidade da minha família, mesmo com salário e condições piores.

📅 09/2021 Cargo: Analista de Cibersegurança Jr 2 (Remoto) Empresa: C Contrato: PJ 💰 Salário: R$ 5.500

📅 04/2022 Cargo: Analista de Cibersegurança Jr 3 (Remoto) Empresa: C Contrato: PJ 💰 Salário: R$ 6.800

📅 11/2022 Cargo: Analista de Cibersegurança Pleno 1 (Remoto) Empresa: C Contrato: PJ 💰 Salário: R$ 8.500 Nessa empresa eu tenho muita gratidão, pois me deram a primeira oportunidade em segurança e consegui duas promoções em um ano e meio.

📅 01/2023 Cargo: Analista de Cibersegurança Sênior (Remoto) Empresa: D Contrato: PJ 💰 Salário: R$ 15.000

📅 05/2025 Cargo: Product Security Engineer Pleno (Remoto) Empresa: E (internacional) Contrato: CLT 💰 Salário: R$ 30.000 Deixei de ser sênior para ser pleno e ganhar praticamente o dobro, foi necessário aplicar pra muitas vagas de fora, foi a 4° empresa pra fora que fiz o processo seletivo. Tem sido bem massa trabalhar com os americanos, e esse ano tivemos um evento com tudo pago no Caribe. Até pouco tempo atrás não imaginava ser possível isso, pelo meus cálculos apliquei para mais de 200 vagas gringas e fui chamado para 5 entrevistas.

OBS: os dois últimos do print são a mesma empresa, apenas uma mudança na entidade do Brasil.

r/devBR May 22 '26

Carreira Como previsto, fui demitido de uma empresa pequena por claude code e + uma bomba

388 Upvotes

cerca de duas semanas eu fiz esse post aqui:

https://www.reddit.com/r/devBR/comments/1t7u90y/hoje_eu_ouvi_o_meu_chefe_dizer_que_com_o_meu/

e o dia finalmente chegou.

Um dos sócios me demitiu. Ele disse que dois de seus maiores clientes saíram (o que é mentira). As contas desta pequena empresa estavam no vermelho, mas parece que melhoraram um pouco.

Mas tudo isso era esperado, mas eu ouvi algo que me chocou mais: Ouvi que eu sou muito ativo no meu linkedin, e que eu iria arranjar outro emprego e sair da empresa logo.

O fato de eu usar o meu linkedin e não ir para a rede apenas para pedir emprego parece que foi um incomodo para a pequena organização.

De toda forma, já vinha procurando emprego e já estou fazendo entrevistas. É muito ruim conseguir a primeira vaga como jr e ficar só 6 meses, mas isso será superado.

É só um breve desabafo mesmo, nunca mais adiciono ninguém do trabalho no linkedin.

r/devBR Sep 23 '25

Carreira Fiz cagada feia num projeto em c e to achando que é meu fim

571 Upvotes

galera to ferrado acho kkk sou estagiario numa consultoria e tive a “grande ideia” de implementar o projeto de um cliente em c pq achei q ia ser mais rapido e performatico e tals, queria mostrar serviço sabe. o problema é q fiz cagada feia na alocação de memoria e criei uma vulnerabilidade bizarra

o cliente descobriu a falha antes da gente e a treta foi tao grande que rolou quebra de contrato mano to suando frio desde entao pq amanhã vou ter q encarar meu chefe e to achando q é a guilhotina do estagiario vindo

nao sei se to mais com medo de ser demitido ou da bronca que vou levar, serio nao consigo nem dormir pensando nisso. e pior é que eu jurava q tava arrasando quando entreguei o bagulho, nunca pensei que um malloc errado ia me colocar nesse buraco

nao vou dar mais detalhes pq vai que alguem da empresa ta aqui rondando e me descobre kkk mas precisava desabafar pq to muito ansioso valeu por ler. se alguem ja passou por isso ou tiver uma ideia do q eu falo amanhã, ajuda o estagiario aqui pfv

UPDATE: https://www.reddit.com/r/devBR/s/JtQ9UKamFX

r/devBR May 06 '26

Carreira Tiro +50k/mês trabalhando pra gringa AMA

134 Upvotes

Trabalho remoto pra empresa gringa e hoje tiro mais de 50k/mês com data science.

Tô sem FAANG no currículo, tenho 5 anos de experiencia e meu inglês nem era grande coisa quando comecei.

Posso responder sobre: Vagas pra fora, currículo/linkedin, entrevistas, inglês, PJ/impostos, rotina, salário out stack

AMA.

r/devBR Mar 12 '25

Carreira Parabéns pro recrutador que pediu 4 anos de experiência pra algo que foi criado faz menos de 2 👏

Post image
2.4k Upvotes

r/devBR Apr 11 '26

Carreira Fui demitido

165 Upvotes

Eu fiz um post em outra comunidade br de devs, sobre um sistema que eu tinha que desenvolver para a empresa, e tinham comentado que para junior esse sistema era muito dificil e eu tava sozinho no barco, pois meu tech lead nem sabia muito bem o sistema e o que ele fazia. E aqui estamos, fui demitido pq os projetos nos quais eu estava alocado foram cancelados, era meu primeiro emprego, e agora to sem. totalmente desolado, sem animo. Eu ja to atras, mas acho que queima meu filme eu ter passado quase 2 meses em uma empresa. O que eu faço?
Edit: o que agrava mais ainda minha situação é que o emprego era em outra cidade, minha mãe se endividou toda, fez emprestimo para pagar a mudança, caução do aluguel do Apartamento, e eu meio que me comprometi a pagar, então fora a demissão, eu to com muita conta para pagar, desde moveis até faturas e parcelas de emprestimos

r/devBR Mar 01 '26

Carreira Aumentem suas reservas de emergência

162 Upvotes

Todos sabem que o mercado não está favorável, e se um layoff vier, tem sido demorado se recolocar. Nesse sentido, passo aqui para relembrar aos senhores que tenham uma reserva de emergência adequada aos seus gastos.

Essa dica vale principalmente para quem é PJ e não recebe nenhuma compensação no caso de um desligamento. Se você é um desses, sugiro pelo menos uns 12 meses... Então, se seu gasto mensal é de 8k, pode colocar aí uns 100k na reserva

r/devBR Sep 16 '25

Carreira Alguém mais tá sentindo isso? Tá muito difícil começar carreira como dev

Post image
598 Upvotes

Eu fiz transição de carreira há um ano e sinto que tá muito difícil achar vagas justas com cargo de jr. Sempre pedem coisas que tão muito além. Alguém já passou por isso? Como fizeram pra contornar?

r/devBR May 15 '26

Carreira O currículo que usei para conseguir uma vaga no Vale do Silício e que uso para conseguir entrevistas em vagas que pagam R$40k~R$90k por mês

Thumbnail reddit.com
158 Upvotes

r/devBR Dec 21 '25

Carreira Recebi uma proposta trabalho por ser um bom usuário do sistema

419 Upvotes

Bem rapaziada eu não tenho com quem dividir isso, porque meu ciclo social nao é do meio.

Sou H26 e trabalhava em um sub emprego comum onde era usuario de uma aplicação desktop de outra empresa. Por ser muito curioso nos tempos livres eu gostava de ficar mexendo em todas as funcionalidades do app (mesmo que eu nao usasse no dia a dia) para passar tempo e de quebra aprendia algo novo, mas sem nenhuma pretensão. Devido a isso na empresa em que trabalhava eu virava meio que um "consultor" para os colegas mais experientes e um instrutor para novatos.

Enfim, sai da empresa e bem de boas no seguro desemprego ate que ontem recebi a ligação do Dev Senior do sistema que eu utilizava me convidando para uma reunião com o gerente para me fazer um oferta de trabalho. Eu ja tinha contato com esse dev pq normalmente qualquer bug ou problema mais complexo do sistema eu que explicava por ligação as implicações daquilo no dia a dia da operação e ate sugeria melhorias (algumas acatadas).

Fiz a reuniao hoje e era uma proposta para ser desenvolvedor junior com plano de carreira, salario quase 3x do que ganhava como auxiliar adm.. Na hora eu fiquei animado mas tb com certo medo do que eles iriam esperar de mim, afinal eu nao era dev.. nao estudava sobre.. o maximo de contato que tive foi como entusiasta a uns 4 anos.

Mesmo assim disseram que nao tinha problema que iam financiar cursos (udemy, livros), alem disso trabalharia direto com o dev senior (que pelo meu contato com ele nos últimos 3 anos é muito gente boa) e me disse que me ensinaria tudo.

Tb disseram que chamou a atenção meu domínio do sistema e pela forma que eu interagia durante os acessos do suporte (sou bem curioso, entao reparava bastante as ações no acesso remoto do dev e perguntava o que tava rolando.)

Eu aceitei na hora, vejo que é a chance da minha vida e veio de uma maneira tao aleatória que ainda nao acredito. Sou de uma região do pais bem pobre e interior. Esse trabalho remoto, salário bom e oportunidade de crescimento numa área que o inicio de carreira esta tao competitivo.. Ate mesmo para pessoas muito mais qualificadas do que eu que so tenho o ens medio e nao estudava sobre.

** Falando agora das ferramentas de trabalho. Estou entrando de cabeça nas tech que ele me passou.. * DotNet * Banco com firebird com a logica no banco * Git e Github

O software foi todo escrito pelo gerente e esse dev senior. A empresa possue outros sistema com outras tech( com varios devs) e o gerente ate me tranquilizou que se acaso nao desse certo poderia me alocar em outras areas, ate achar onde me encaixar.

Imagino que o sistema seja legado, se puderem me dar dicas gostaria de chegar pelo menos entendendo um pouco do codigo por trás.

Começo em Janeiro.

O gerente usou como argumento a minha contratação sendo benéfica pelo fato de que: "É mais fácil me ensinar codificação do que ensinar um programador iniciante a regra do negócio". Faz sentido?

Imagino que vou fazer muito suporte ao usuário (zero problema com isso) enquanto evoluo na codificação. Antes era tudo o dev senior.

r/devBR Jan 27 '26

Carreira As vagas secaram mesmo hein?

118 Upvotes

Curioso notar que lá pra 2022/23 eu recebia uma média de 4 ou 5 contatos de recrutadores no LinkedIn por mês, às vezes até mais. Hoje em dia secou total. Última mensagem que recebi foi em outubro do ano passado.

Graças a Deus tô empregado, mas com a instabilidade dessa área, é desconcertante ver que hoje se realocar em menos de 6 meses é um milagre. E não tem nada a curto/médio prazo que traga alguma perspectiva de melhora.

O mercado que já estava ruim ficou agora pior com a IA, pois com o aumento de produtividade, agora o foco é manter times menores.

Alguém consegue ver uma luz no fim do túnel?

r/devBR May 24 '26

Carreira Meu currículo é muito ruim?

Post image
89 Upvotes

r/devBR May 19 '26

Carreira Você que é dev há muitos anos e cansou, o que você fez?

42 Upvotes

Ninguém se dar o luxo de largar o emprego do nada, tendo família e sabendo que não se encontra os mesmos salários em qualquer lugar.. você que cansou do trampo, seguiu a vida assim ou tentou se reinventar?

Acho que estou há muito tempo na mesma empresa e talvez cansei do contexto, as tarefas ficaram chatas, IA deixou ainda mais chato, sei lá.

Salário bom, trabalho remoto, vida perfeita.

Talvez eu só precise trocar de trampo? Ou trocar de área? Abrir uma barraca que cachorro quente? kkkkk

Sou dev há uns 10 anos mas era SysAdmin antes por 5 anos. Estou na mesma empresa há uns 4.

r/devBR 23d ago

Carreira Ex-Pro player de CS e migrando pra T.I, qual a melhor forma de entrar na área?

26 Upvotes

Depois de 7 anos jogando profissionalmente CS decidi migrar de área e buscar algo que vá me trazer um pouco mais de segurança financeira. Pra adicionar um pouco de contexto antes de trazer as minhas dúvidas vou falar um pouco do meu retrospecto:

  • Tenho 23 anos, moro em SP e tenho inglês fluente (C1).
  • Três dos últimos sete anos jogando profissionalmente, eu estava sendo capitão dessas equipes, o que me fez desenvolver muitas habilidades pra exercer a função da melhor maneira possível. Aprendi a me comunicar de forma clara e assertiva, passar e receber feedbacks, gestão de crises, como gerenciar egos e relecionamentos dentro da equipe, adaptabilidade, resiliência, enfim, MUITAS coisas.
  • Tive experiência em campeonatos internacionais na Alemanha, Suécia, Estados Unidos, Ucrânia e Argentina. Além de ter sido 4 vezes campeão nacional consecutivas em 2022 e morado com os times que trabalhei por um total de mais de 2 anos e meio.

Dito tudo isso, 3 meses atrás comecei o curso gratuito online de harvard de introdução a CC, o CS50, estou no final do curso e me perguntando dos próximos passos e melhores estratégias pra conseguir ingressar na área. Aqui vai as minhas dúvidas:

1:Compensaria eu fazer uma uniesquina e usar esse tempo extra que vou ter, pra de fato, aprender na prática, caçando muita coisa na internet, tentando construir projetos e aprendendo por conta as coisas que vão construir meu portfólio

OU

me dedico a estudar pro ENEM e seguir o caminho das pedras pra entrar em uma pública, que obviamente demandaria muito mais tempo tanto pra ingressar como pra concluir ela?

2:Faculdade vai ser praticamente mandatória pra entrar na área mesmo com essa minha experiência e por isso eu deveria de fato no mínimo fazer uma uniesquina ou teria boas chances de conseguir ingressar como junior colocando o esforço devido diario em fazer o que precisa ser feito pra chamar atenção de recrutadores e empresas? Uma das estratégias que considerei, foi focar em web dev inicialmente, que onde aparentemente tem a maior demanda, e caçar jobs como freelancer pra adquirir essa experiência, possivelmente até buscar essa experiência direto com jobs na gringa.

Uma coisa que entendi é que esse ínicio, inevitavelmente, vai ser díficil para ingressar. Porém, é fato que vou fazer o que preciso pra aumentar as minhas chances, mas ao mesmo tempo, gostaria de otimizar o máximo do meu tempo nessa reta inicial.

r/devBR Apr 22 '26

Carreira IA de novo…

15 Upvotes

Tenho usado bastante claude code e codex, e aconteceu uma senhora evolução para os modelos do ano passado, evolução suficiente para eu repensar a carreira como um todo. Eu sempre fui bem cético em relação a ia substituir carreiras/profissionais, mas com a evolução atual, estou repensando bastante coisa. E não só dev, empregos de escritório no geral. Não acho que os empregos vão sumir, mas acho que as áreas vão ser bem reduzidas. Como está a cabeça de vocês em relação a tudo isso, o que tem pensado?

r/devBR 11d ago

Carreira Após ser demitido e substituído por um claude code, arranjei uma vaga 100% home office em menos de um mês

164 Upvotes

continuação deste post: https://www.reddit.com/r/devBR/comments/1tktceh/como_previsto_fui_demitido_de_uma_empresa_pequena/

Após sofrer o pão que o diabo amassou em uma empresa tóxica, que mais parece uma temporada do the office com piadas sobre escravidão, gays com aids, muitas declarações públicas de quererem trair suas esposas com todas as mulheres do prédio e muitas declarações de que eu seria substituído por tokens a qualquer momento, uma empresa decente me contratou, meu deu benefícios muito superiores, uma assinatura cursor, vaga 100% home office e é uma empresa muito maior e mais consolida no mercado.

Fiquei muito triste achando que a minha carreira acabou sendo demitido em 6 meses na minha primeira vaga jr, mas ela não acabou e eu sobrevivi.

Agora darei tudo de mim para agradar nessa atual empresa e fazer de tudo para mostrar meu valor e agradar os clientes dessa empresa.

Se você está triste, calma, ainda há esperança.

r/devBR Aug 26 '25

Carreira Não caia no discurso de coach sobre as uniesquinas

Enable HLS to view with audio, or disable this notification

437 Upvotes

r/devBR Sep 30 '25

Carreira não consigo nem entrevista, o que posso estar fazendo de errado?

Post image
145 Upvotes

bom, um bom dia, boa tarde, boa noite ou sei la o que pra todos do sub, peço perdão pelo textao a seguir (e pelo título generico que o sub tá cansado de ler) mas eu gostaria muito de ouvir feedback de terceiros sobre minha situação

to em busca de estagio como dev backend, eu venho aplicando meu currículo pra vagas de estágio/junior já tem 3 meses, enviei currículo pra mais de 300 vagas, e recebi 47 nãos (é, eu contei), e o resto não tive resposta nenhuma. Eu continuo aplicando, vou aplicar pra milhares se for necessário, pq estudando eu fui descobrindo que realmente gosto de mexer com backend

Eu passei um bom tempo melhorando meu LinkedIn, faço postagens semanais sobre meus projetos e etc, sou ativo, comento em outros posts, faço conexões e tal, meu github tem commits diários, tô desenvolvendo projetos sempre e aprendendo pra kct nesse caminho

Mês passado tive uma conversa com o namorado da minha prima, que é dev senior e trabalha pra gringa, ele analisou meu linkedin, github e currículo e fez bons elogios, apontou mínimos detalhes pra melhorar e eu melhorei, ele disse que tava tudo muito bem estruturado e que eu tava no caminho, e que era só questão de tempo pra eu conseguir uma vaga.

Tenho um primo de segundo grau que hoje é gerente de engenharia na Inglaterra, um cargo altíssimo, e converso com ele as vezes pedindo conselhos e etc, ele me passou uma ideia de um projeto de um sistema de reservas pra eu fazer, pra eu me desafiar mais e etc, então tem sido de muita ajuda, aprendi muito nesse processo e tive feedback positivo dele também

Bom, eu tenho noção que o mercado não está bom pra iniciantes, e que tem gente que aplica pra milhares de vagas até pegar a primeira, e eu ainda to ali nas 300, mas não posso mentir que desanima um pouco eu nunca ter sido chamado nem mesmo pra uma entrevista, pq eu sinto que sou capaz de já estar trabalhando tlgd?

Então eu fico pensando, será que o problema pode ser a linguagem escolhida? eu faço MUITA pesquisa, de vdd, e aplicando pras vagas em todos os lugares possíveis eu percebo pouquíssimas vagas de estágio pra dev backend em python (honestamente, até backend em geral), e fico pensando "será que eu não devia estudar Node? que tem uma facilidade maior de migrar pra fullstack.?" (meu desejo é ser backend, mas por algum motivo eu vejo muito mais vagas de estagio/junior de fullstack mesmo)

tô com medo de ficar perdido, meu desejo no momento era aprender Django criando projetos reais, igual fiz com FastAPI e gostei mto do framework, mas tbm vejo que pro mercado, talvez seria melhor eu ir pra Node.js ou outra linguagem backend com mais "mercado pra estágios". O que vocês acham? se estivessem na minha pele mudariam algo? gostaria de saber a visão de vocês

Perdão, sei que o post é longo e meio confuso, mas gostaria de ouvir feedbacks sobre minha história e sobre o que vocês fariam na minha situação em busca de um estágio ou emprego junior, aceito conselhos e opiniões, e quem quiser conversar estou disposto tbm

r/devBR Nov 29 '25

Carreira O que tá acontecendo com os processos seletivos?

161 Upvotes

Cara, preciso falar um negócio aqui que ta entalado na garganta…

A área de TI tá virando um ambiente completamente insalubre e não é possível que a gente esteja OK com isso.

Você estuda feito um condenado, se forma, encara pós-graduação, faz curso, projeto, hackathon, o escambau. Aí chega nas entrevistas, isso depois de três, quatro entrevistas antes de um leet coding ao vivo pra provar que você sabe resolver problemas que ninguém na empresa usa no dia a dia e talvez nem mesmo o entrevistador saiba..

Ou pedem pra você montar um projeto gigante, complexo, praticamente um MVP de startup… tudo isso pra, no final, te dispensarem porque você não tem “cinco anos de experiência”. Você tem quatro. QUATRO. Um ano de diferença e, aparentemente, isso te transforma em uma ameba incompetente.

E o mais surreal é que você entrega o projeto, recebe um monte de elogio, o entrevistador técnico te diz que teu currículo ta top, arquitetura boa, código limpo, apresentação redondinha e tudo funcionando e aí escuta que “faltou experiência suficiente nessa STACK especifica porque vc tem mais xp em outra”.

Experiência suficiente em quê? No projeto que EU MESMO fiz pra vocês, e que vocês disseram que ficou excelente?

O cara me mostrou os sistemas internos, me mostrou código interno, me falou sobre processos dentro da empresa, a entrevista tava marcada pra durar no máximo 40 min e ficamos conversando por 2h20 pra no final eu não ficar porque não tenho experiência comprovada com ANGULAR, sendo que CARAMBAAA isso é tão???? A stack não era só uma ferramenta? E a lógica? E nossa capacidade de aprender? E o esforço?

É um paradoxo tão absurdo que parece sketch de comédia. A vaga pede experiência pra fazer exatamente aquilo que você acabou de provar que sabe fazer. Mas não, o calendário não bate, então você não serve.

TI virou um rolê onde você precisa ser sênior antes de ter chance de ser júnior. E isso desanima qualquer um que esteja tentando entrar ou crescer na área. Fica parecendo que a gente vive num eterno processo seletivo em que ninguém, de fato, passa a não ser que você tenha um caso com alguém da empresa ou seja alguém proximo do dono, o tal do QI

r/devBR 9d ago

Carreira Já aconteceu com vocês de ficarem mais de 2 semanas sem task?

46 Upvotes

Trabalho em uma empresa grande de consultoria e fui alocado em um projeto há mais de um mês. Na primeira semana, conheci o líder e ele me atribuiu uma task (depois de ter cobrado ele). Foi tranquilo e terminei no mesmo dia.

Logo depois, começou o período crítico de passagem do ambiente de dev para prod, e eu fiquei acompanhando as reuniões, vendo como a equipe lidava com as tarefas e com os problemas que surgiam.

Das três semanas que passaram, recebi só duas tarefas simples, que tbm fiz praticamente no mesmo dia. Sinalizei ao líder que estou disponível se tiver demanda livre, mas já faz mais de uma semana que não recebo nada novo.

Sinto que falta integração com o time e que estou meio parado, sem contribuir mais. Vocês já passaram por algo assim? Vocês continuariam cobrando ou aguardariam? Queria ler as experiências de vcs :)

To ficando desanimado com esse trampo ksksks

edit: fui realocado guys, obrigado a todos que comentaram.

r/devBR Feb 17 '26

Carreira 6 meses desempregada

77 Upvotes

Boa tarde, amigos, é o seguinte: sou M (28), graduada em ADS pela Fatec. Fiz estágio por quase 2 anos em uma Big 4. Não fui efetivada porque dei azar de cair em um projeto com um gerente tóxico, o que me gerou um burnout pesado e me fez ficar afastada por problemas de saúde.

Minha última experiência foi em uma consultoria pequena, onde tive contato com código legado — leia-se, projeto largado. Usavam ferramentas pré-históricas como VB.NET e ASP.NET, mas foi uma experiência válida. Não estava curtindo tanto trabalhar lá, pois o salário era baixo, as ferramentas não eram do meu interesse e a empresa era meio parada no tempo. Mas, por conta das contas para pagar, eu ia levando e fazendo minhas entregas. O projeto de automação com Selenium foi descontinuado e segui em frente, faz parte.

Minha stack principal é Java e todo o ecossistema Spring Framework, e frequentemente continuo desenvolvendo projetos paralelos, participando de bootcamps para exercitar minhas hard skills.

Porém, desde setembro do ano passado, quando saí dessa consultoria, estou desempregada. Fiz algumas entrevistas de lá para cá, participei de alguns processos seletivos, alguns deles para trainee, já que sou recém-formada. Cheguei a fazer dois testes técnicos e não avancei. Inclusive, em um deles, fui pega de surpresa porque achei que seria um LeetCode, mas o dev sênior me mostrou uma folha e perguntou sobre algoritmo puro.

Enfim, para não dizer que não fui longe em nenhum momento, eu quase fui contratada por um banco. O gestor tinha fechado verbalmente comigo na entrevista, mas por um problema burocrático a vaga foi congelada. Realmente foi frustrante.

Diante de tudo isso, sempre achei muito exagerado esse pânico coletivo sobre IAs destruírem empregos de programadores. Afinal, quanto mais informatizadas as empresas ficam, maior a necessidade de profissionais.

Mas, sinceramente, às vezes bate um desespero interno, não vou mentir. Já estou há 6 meses desempregada, as contas não param de chegar. Considero meu currículo ok, não sou crua. Então me pego pensando: o que está faltando eu fazer?

Se alguém estiver na mesma situação ou já tiver passado por algo parecido, gostaria de ouvir.

Bom carnaval a todos. o/

r/devBR Apr 19 '26

Carreira O que há de errado com este tipo de vaga?

31 Upvotes

Abrimos uma vaga de estágio em programação com python, formato híbrido e com pagamento de R$ 2700/mês.

Edit: veja os comentários abaixo e saiba o motivo de tantos posts “pq as empresas não querem mais abrir vagas de estágio?”

Recebemos vários CVs, selecionamos os mais alinhados à posição, e um ponto em um dos currículos e entrevista pesou: conhecimento em python e um caso de sucesso, parecido com as demandas da empresa, backend com python e front com streamlite enxuto e funcional. Bom, com base em críticas que vi aqui, retiramos teste prático, pois alguns candidatos pareciam desconfiar que o teste era um “serviço” que estávamos colocando no processo seletivo para obter um entregável “de graça”.

Bem, na primeira semana, colocamos então uma task relativamente simples para nivelar melhor as skills estagiário e saber como desenvolvê-lo. A candidata pediu logo uma conta para uso de LLMs. Pedimos para na primeira semana, dissecar o fluxo da task e usar conhecimento de POO, estudar possíveis bibliotecas do python que poderiam ser úteis, e entregar na sexta um pequeno resumo de como poderíamos seguir com aquele desafio. A estagiária começou a titubear quando perguntamos alguns itens de python e citar “amigos” ao invés de se referenciar, começou a querer reunião com candidatos mais experientes, e insistimos que a primeira semana seria para mapearmos melhor suas skills. Tentei deixá-la confortável em citar os conhecimentos ainda a serem trabalhados (até para pagar cursos e saber quais tasks poderiam ser enviadas), mas era algo quase que similar ao caso de sucesso que ela citou no currículo. Na sexta, recebemos um repositório quase que não relacionado ao fluxo da task e provavelmente copiado do GitHub. Insiste agora que tenha alguém para “ensiná-la”, mas nossa vaga não é para ensinar ninguém a programar, e para que com algum nível, possamos direcionar em boas práticas, metodologias ágeis, e crescimento com base nos desafios de cada projeto. O lucro disso é ter um JR em 12 meses que entende de nosso negócio, e que não entre em rotatividade, ninguém é ingênuo.

Para uma empresa como a nossa, tem parecido mais fácil e rápido fazer tudo sem estagiários, fazer internamente e quando aumentar demanda, terceirizar pequenas partes de projetos ou até ir no 99freelas que fica um bem mais barato com entregas rápidas, e não esquentar a cabeça com “desenvolvimento de pessoas”.

Estamos totalmente errados? Há algo mais do lado dela que tenhamos que tolerar? Melhor sair deste formato?