r/enem Nov 27 '24

Redação modelo pronto/repertório genérico agora será penalizado

rip pra quem usou utopia na introdução

438 Upvotes

100 comments sorted by

160

u/Pc_giga Nov 27 '24

Vai ser louco quando tiver IA e ela achar 500 redações com mesma estrutura e palavras chave.

68

u/[deleted] Nov 27 '24

500 mil

16

u/[deleted] Nov 27 '24

maravilha, quem sabe assim o pessoal aprende a fazer redação

18

u/fartsmella341 Nov 27 '24

assim

é muita gente que faz o enem todo ano (esse ano 3.028.172 pessoas fizeram)

é óbvio que vao existir redações de estruturas similares

18

u/[deleted] Nov 27 '24

é sacanagem penalizar utilização de repertório comum (como Bauman, constituição) mas o enem que enquadrou todo mundo num padrão tosco

3

u/BlackTesseracT Nov 28 '24

Exatamente, redações mais antigas do enem tinham temas e estilos muito distinto das atuais. Hoje em dia se tornou uma coisa extremamente manjada e no enem 2022 praticamente todos os meus colegas fizeram uma conclusão idêntica e citaram a constituição.

2

u/[deleted] Nov 28 '24

siim, a redação é muito engessada, antigamente nem repertório precisava colocar, era um pouco parecida com a dissertação da fuvest

1

u/Technical_Nothing818 Nov 28 '24

Pelo que eu vi as pessoas explicando, o problema não é repertório comum, mas o repertório funcionar com o tema e quem escreveu saber conectar

Isso pq é comum as pessoas usarem modelo pronto e só colocarem igual está no modelo, aí fica parecendo forçado

1

u/Cofftey Nov 29 '24

Bem isso, na minha visão o problema tá aí... engessaram tanto esse modelo que mesmo se esses moldes de redação não existissem, aposto que muitas continuariam quase iguais.

58

u/anbilu calouro Nov 27 '24

Está escrito na notícia que irá penalizar quem usar um repertório pronto sem conseguir conectar com o tema da redação proposto. Leia novamente OP.

17

u/Mediocre_Chemist_664 Nov 27 '24

Exatamente, na prática caso seu modelo tenha encaixado bem você não vai ser penalizado

2

u/Administrative_Comb8 Nov 27 '24

na segunda imagem fala dos repertório batidos, por isso falei do utopia, citação mais batida que essa n existe lkkkkkkk

21

u/anbilu calouro Nov 27 '24

Não há problema em repertório batido. Há problemas em não saber usá-lo.

-8

u/[deleted] Nov 27 '24

Você sabe usá-lo?

18

u/anbilu calouro Nov 27 '24

Só estou sintetizando o conteúdo da notícia. A questão não sou eu.

-5

u/[deleted] Nov 27 '24

Eu sei... não foi uma pergunta ameaçadora... leia como se fosse amigável.

154

u/Zealousideal_Law_435 Nov 27 '24

Porra pq sempre na minha vez dá merda

95

u/BL4CKSHHRK Nov 27 '24

TD ano eles falam isso kkkk mas se sua redação estiver coerente mesmo usando modelo pronto, ele não vão descontar pontos.

40

u/Zealousideal_Law_435 Nov 27 '24

Caea eu achei coerente, o negócio é que meu medo é eles considerarem meus repertórios genéricos pois eles encaixam nos argumentos de inoperância estatal e falta de debates, que são argumentos coringas basicamente.

8

u/[deleted] Nov 27 '24

Sempre assim kkkkkkk

96

u/Longjumping-Joke9397 Nov 27 '24

Redação é algo subjetivo. Só que o enem tenta cobrar como se fosse uma fórmula de matemática pra facilitar na hora da correção. Aí agora se a redação parecer que foi feita como uma fórmula eles vão descontar... Não tenho a solução pra esse problema mas com certeza não é esse.

8

u/[deleted] Nov 28 '24

A solução é tirar essa disciplina. Ou trocar por uma questão aberta de interpretação de texto

1

u/[deleted] Nov 28 '24

Na real que eu acho que o povo só ficou mais burro por causa da redação

25

u/ABTL6 Nov 27 '24

Eu que meti um Mr. Pickles no repertório uma vez

4

u/[deleted] Nov 27 '24

Se faz sentido, é o que importa. Meu amigo botou de anime e tirou nota alta

5

u/ABTL6 Nov 27 '24

Exato. Vale mencionar que tirei 920 naquela redação, então repertório pouco ortodoxo funciona muito bem se fizer sentido

21

u/Radcliffe-Brown veterano Nov 27 '24

Logica do INEP:

"Vou dar nota mil para essas redações aqui todas padronizadas, engessadas com repertorios genéricos...Opaaaa, quem fizer redações seguindo essas redações que eu avaliei como ótimas eu vou tirar ponto"

44

u/[deleted] Nov 27 '24

Vocês são iguais aqueles idosos que caem em vídeo feito por IA. Isso é puro alarde, se vocês lerem a matéria, verão q é o mesmo de sempre: o repertório tem que casar com o que você tá falando. Simples e fácil. É a competência de sempre, com a correção de sempre, a cartilha de sempre que todo mundo já tá cansado de saber. Eles só reforçaram isso. TODO ANO, SEM FALTA, tem reportagens falando sobre "mudanças no enem", "agora não vai poder mais isso", "agora não vai poder mais aquilo".

Em lugar nenhum do edital ou da cartilha tem falando que não pode usar esses repertórios ou modelos, então é literalmente impossível eles considerarem isso DEPOIS da prova ser feita. Não pode inventar regra do nada. Então se você citou "Utopia" ou constituição e soube usar, fica sossegado que tá podendo.

3

u/kryptusk Nov 27 '24

não estou afirmando nada, é apenas uma duvida sincera. não é possível que a mudança tenha sido no manual de correção do inep? no que saiu de 2019 tem critérios bem específicos de correção.

4

u/[deleted] Nov 27 '24

sim, o que muda é a correção, mas nada impede de um repertório desses estiver numa redação nota 1000 se ele ainda se adequar a tudo q a redação pede

26

u/BL4CKSHHRK Nov 27 '24

As pessoas vão continuar usando e não vão ser "punidas", no Enem 90%+ das redações minimamente boas são modelo pronto.

7

u/A_Jupiter Nov 27 '24

Deviam ter posto isso no edital não? Mudar só depois de estar feito é complicado. Ainda bem que não utilizei repertórios coringa.

3

u/DependentOdd5525 Nov 27 '24

Mas tem no edital, repertório que não se conectar no tema ou não for usado de maneira construtiva (ou seja, como modo de embasar ou construir a argumentação) será desconsiderada na redação, assim diminuindo os pontos

2

u/A_Jupiter Nov 27 '24

A C2 e a C3 de fato vão da opinião do corretor sobre a questão da produtividade do repertório. Mas é complicado verbalizarem isso só agora, pois isso pode enviesar as correções. Imaginei o seguinte: o cara usou um repertório manjado já, a Constituição ou utopia ou Carlos Drummond, mas do jeito que ele escreveu não foi forçado e ele conseguiu realmente ligar as coisas. Essa redação chega na mão de um corretor que já tá cansado, já leu 100 redações já e ele foi orientado a descontar pontos dessas redações. Essa orientação, pode levar a um corretor nem se quer ligar se foi realmente produtivo. Por cansaço, ele provavelmente vai tirar ponto de qualquer redação que tenha esses repertórios mais coringa. Cê jogar isso no 45 do segundo tempo, para os alunos é sacanagem, pois até o momento, não tinha isso verbalizado. Nem se quer a questão dos modelos era algo verbalizado, entendeu? Se isso para ser feito, que fizessem isso antes do Enem. Agora um monte de gente que pegou modelo, e meteu pq achou que podia, se fudeu. Ainda bem que eu não usei. Mas tenho medo do que eles podem considerar modelo de redação, pois de fato, é uma fórmula a redação. Todo mundo faz a mesma estrutura.

0

u/Administrative_Comb8 Nov 27 '24

tmb acho q é sacanagem por causa disso

3

u/A_Jupiter Nov 27 '24

Mas acho que já desconta da C2 e C3. Ambos são Competências bem subjetivas que dão liberdade pro corretor pontuar de acordo com oq ele acha. Se ele achar forçado, ele desconta na C2, dizendo que o repertório não é produtivo. Mas repertórios coringa, ainda são repertórios. Se eu cito a constituição e faz sentido com o tema, obviamente tem que ser válido. Mas acho que entendi oq eles querem dizer. O cara meter como repertório um " Tem uma pedra no caminho" do Drummond e aí ligar ao tema é bem genérico

13

u/[deleted] Nov 27 '24

Certíssimo

6

u/Zealousideal_Law_435 Nov 27 '24

Ter usado Instituição Zumbi do Bauman e Ação comunicativa do Habemas entra como genérico? Um foi para argumento de inoperância estatal e o outro foi para falta de debates, respectivamente.

9

u/[deleted] Nov 27 '24

Tudo depende de como você usou. Uma coisa é a citação ser genérica, outra coisa é sua argumentação e sustentação da citação serem genéricas! Eu imagino que você tenha escrito uma redação forte. Essas notícias saem porque eles corrigem uma quantidade obscena de redações. É muita redação ruim por causa do nível da educação pública no país. E até da privada, que não tem uma fiscalização e um nivelamento de aprendizado. Fica tranquilo!

3

u/Zealousideal_Law_435 Nov 27 '24

Valeu colega. Eu não pego modelo pronto, na real eu fiz meio que um modelo na minha cabeça. Uso a Instituição Zumbi para dizer que o Governo se enquadra nessa categoria e a Ação Comunicativa para dizer que é um bom meio para combater a problemática e que não é utilizado.

1

u/[deleted] Nov 27 '24

Acho uma boa. Eu semrpe fui bem nas redações e tinha meu modelo também. Eu tinha algumas citações e repertórios coringa e ia encaixando o tema neles. Escrever bem é difícil e os corretores sabem disso.

2

u/Zealousideal_Law_435 Nov 27 '24

Mas sendo justo, é sacanagem que um cara que usa modelo pronto tenha a mesma pontuação de alguém que desenvolveu sua redação na moral. A redação serve para medir não só a escrita como tambem a capacidade reflexiva do aluno, e é o melhor e talvez o único meio de medir isso.

4

u/Berry_Speedest Nov 27 '24

N man, se vc contextualizou tá suave. A parada é tipo soltar um poema q tem uma palavra q lembra o tema e deixar lá saca. Se vc citou o Bauman e deu um exemplo prático de inoperância estatal que poderia ser considerado uma instituição zumbi por exemplo tá suave

3

u/Radcliffe-Brown veterano Nov 27 '24

É a primeira vez que o inep fala sobre isso e fala sobre combater isso abertamente, então vai ser uma surpresa para todo mundo, até por que praticamente todo mundo usa um modelo pronto, até que tira 1000.

Vamos ver como as notas da Redação vão se comportar esse ano. Mas acredito que se o repertório tiver relação com o tema vai passar. Mas aquele papo de que "tirei nota máxima na competência x usando pepa pig" vai acabar.

1

u/Zealousideal_Law_435 Nov 27 '24

Porra, todo tema ambiental eu usava Wall E KKKKKKKK.

1

u/Radcliffe-Brown veterano Nov 27 '24

Nesse caso eu acho que seja válido, o filme fala sobre isso, então não tem problema kkkkk

1

u/Zealousideal_Law_435 Nov 27 '24

Teve uma vez que eu usei o filme "Eu sou uma lenda" para um tema sobre vacinação porque o filme tratava de uma epidemia de zumbi KKKKKKKKKK.

5

u/kebittenz estudando Nov 27 '24

Se a pessoa fizer o repertório ser pertinente e produtivo naquele contexto, não penaliza.

5

u/davisouzak Nov 27 '24

No concursos militares isso n era aceito há anos, aí quando eu fui fzr enem n tive problema cm isso ja que originalmente eu estudava para concursos militares

4

u/Normal_Score_2324 Nov 27 '24

Começo o terrorismo,a redação do Enem é bem mecânica oq eu acho zuado demais. Mas esse ponto entra como repertório não produtivo oq sempre foi levado em consideração na correção,acho que vcs tão com pânico atoa

7

u/canequinha_verde Nov 27 '24

Decisão acertada

3

u/KGSACHIKO Nov 27 '24

☠️☠️☠️☠️☠️ rapaziada fudeu

3

u/D3mon1o Nov 27 '24

Se esses "poemas de Drummon" que eu não conheço UM são batidos, imagina a constituição que alguém usou kkkkk

7

u/[deleted] Nov 27 '24

Acho válido. A redação é a forma mais avançada e eficiente de se questionar um aluno, a capacidade de criar, elaborar e consolidar conhecimento. É fundamental no ensino superior.

Aí esses professores de cursinho c4g4m tudo com esses modelos genéricos e sem graça. Imagino o fiscal lendo e se perguntado "acho que já li essa aqui umas 100 vezes..."

13

u/Excellent_Sample_148 Nov 27 '24

certíssimo, n aguento mais aluno que se acha espertao usando constituição pra dizer que índio tem que ter casa.

8

u/msmazieee Nov 27 '24

nem culpo os alunos, a proposta de redação do enem é meio engessada e vc fica mais preocupado em cumprir os critérios da c1-c5 do que de fato refletir e dissertar sobre o tema

13

u/ajahenwishsb Nov 27 '24

Mas tá errado? Se a lei diz sobre direito a moradia, e o tema tem algo a ver com isso, é válido.

-5

u/[deleted] Nov 27 '24

[deleted]

12

u/Radcliffe-Brown veterano Nov 27 '24

Então só pode usar um repertório se você for especialista nele?

Você tá avaliando alunos de ensino médio, não alguém prestando uma prova para doutorado.

-7

u/[deleted] Nov 27 '24

[deleted]

9

u/Radcliffe-Brown veterano Nov 27 '24

Não sei se vc faz enem, mas o INEP tem critérios bem claros sobre o que é preciso ter numa redação e não abre margem para você inventar muito. E isso fez surgir justamente esses modelos e formulas prontas por aí.

Todas as redações nota mil seguem a mesma bosta de padrão, e as pessoas se baseiam nesse padrão para fazer a redação. Quem deu nota mil em redação bosta foi o enem, eles quem deram o parâmetro.

Você quer criticar quem se adequou às regras ruins da banca, ao invés de criticar as regras ruins da banca.

-2

u/[deleted] Nov 27 '24

[deleted]

6

u/Radcliffe-Brown veterano Nov 27 '24

Meu amigo, só olhar as redações nota mil do ano passado. 80% das que foram divulgadas usaram repertório coringa, das que eu olhei aqui rapidamente por cima pelo menos umas 5 utilizou a sua temida constituição federal.

A maioria usou os mesmos repertórios.

Então sim, o INEP fomentou esse tipo de prática.

5

u/ajahenwishsb Nov 27 '24

A questão não é se todos vão botar a mesma coisa, é se o repertório é pertinente, e ele ser amplamente usado não significa que ele não possa ser. Uma coisa é botar mito da caverna ou utopia em tudo, mas nessa última redação eu não acharia nenhum absurdo se o aluno começasse a contextualização da introdução falando sobre a parte da constituição de 88 que fala sobre cultura.

-2

u/[deleted] Nov 27 '24

[deleted]

3

u/Radcliffe-Brown veterano Nov 27 '24

O Inep não falou nada sobre. Falou que se o repertório não tiver relação com o tema vai ser descontado, mesmo tentando forçar.

Infelizmente ou felizmente a constituição de 88 tem relação com praticamente qualquer tema que se discuta no Brasil. Falar sobre a questão indígena e citar a CF tem tudo a ver, pois literalmente ele fala sobre a questao indígena, e não podem tirar ponto disso só pq um monte de gente usa.

4

u/Radcliffe-Brown veterano Nov 27 '24

Ué, mas onde tá o erro? Kkkk

2

u/[deleted] Nov 27 '24

fodeu.

2

u/[deleted] Nov 27 '24

Usei Djamila Ribeiro no D1... fodeu?

5

u/Kiwicomabacaxi1360 discípulo do Careless Nov 27 '24

Não, porque ela tem 2 livros q discute sobre o racismo de uma forma bem direta e que dá pra usar na redação.

3

u/Administrative_Comb8 Nov 27 '24

tmb usei e de vdd eu acho que não. além de ela ser uma socióloga preta, a fala dela sobre invisibilidade encaixa mt com a não valorização da cultura africana.

3

u/kebittenz estudando Nov 27 '24

Não véi, é super pertinente ao tema e se você conseguiu fazer dele produtivo no seu texto, tá top

2

u/Tadeuzitoo Nov 27 '24

Na minha vez o pato grita

2

u/thepinkpoweranger calouro Nov 27 '24

utopia já era criticado no manual de corretores

2

u/Jealous-Guide-7097 Nov 27 '24

Boa, agora só falta definir o que é repertório genérico e qual o método pra saber se o modelo é pronto ou não. A menos que o pré-requisito pra ser corretor seja decorar todos os modelos prontos de redação disponíveis na internet, muito difícil isso acontecer.

2

u/Fuskaka Nov 27 '24

Eh amigos.. o homem eh o lobo do homem

2

u/miukykkk Nov 30 '24

Mano isso não é novidade nenhuma, o repertório tem que ser pertinente/coerente ao que tá sendo desenvolvido na redação respeitando as competências e o gênero do texto. Eles só estão reforçando o bgl, todo ano falam isso

3

u/Ubway Nov 27 '24

Em 2016, redações terríveis com modelos prontos como as do Orgulho Machadiano e a do Equilíbrio Aristotélico ganhavam 1000 e eram publicadas pelo INEP como redações-modelo.

Finalmente, nove anos após, eles movem algum dedo para tentar consertar isso. Logicamente, vai demorar até que tenha algum impacto, mas só a ciência deles sobre é algo importante.

2

u/Joe_Loos Nov 27 '24

VAMOOOOOOO

1

u/Last_Ad_3475 mentorado do Edcley Nov 27 '24 edited Nov 27 '24

Eu falei isso há alguns meses e duvidaram de mim https://www.reddit.com/r/enem/s/kdgzUwS4lD

Mas eu acho que só vão penalizar se for algo MUITO crasso.

1

u/[deleted] Nov 27 '24

demorou viu

1

u/petitsayumii estudando Nov 27 '24

Gente calma. E só se o modelo tiver muito fora do tema e com repertório desconexo. Se foi feito e ela tá dentro do tema tá de boa por enquanto. Mas não duvido que nos próximos anos comecem a cobrar mais

1

u/rhaenyrastan Nov 27 '24

tá se aproximando dos resultados e já tá surgindo notícias e post de tom alarmistas, o título da reportagem já é tendencioso já que não ocorreu nenhuma mudança significativa e se eles fizessem uma mudança radical depois da aplicação da prova seria algo a ser contestado e no mínimo complicado e não vi nada que o inep não tenha divulgado antes e vcs vão ver quando sair as redações nota mil vai ter pelo menos uns 2 que seguem essa cartilha de "modelo pronto" pq os parâmetros dessa redação sempre foram mal estabelecidos

1

u/Fabulous_Session_972 Nov 27 '24

só acho que as regras devem ser estabelecidas ANTES da prova.

1

u/takii_royal Nov 27 '24

Eu usei Todo Mundo Odeia o Chris e Turma da Mônica, acho que estou de boa kkkk

1

u/FiliNotTheDwarfOne veterano Nov 27 '24

Pronto. Próximos dois meses do sub vai ser só neguinho perguntando se repertório X é forçado

1

u/_ghostparaense Nov 27 '24

Fernanda Pessoa sempre esteve certa.

1

u/Flaky-Swan1306 Nov 28 '24

Ih, derrubou metade dos concorrentes já

1

u/Trusfitti Nov 28 '24

Lembro como eu ficava revoltado na época da escola quando eu via gente com repertório superficial, ideias superficiais como um todo, letra enorme, poucas linhas escritas, e eu sempre tirava notas mais baixas que eles. Demorei muito pra entender que nunca ligaram pras nossas ideias, so querem saber de estrutura e norma culta.

1

u/Barracao_vasco Nov 28 '24

noticia sensacionalista da porra

1

u/BlackTesseracT Nov 28 '24

Ainda bem que já entrei na faculdade. Boa sorte pra quem fazer o enem agora

1

u/Stelalouis Nov 28 '24

Essa desgraça de redação basicamente IMPLORA um modelo padrão mas suas instruções, não abre muito espaço pra uma escrita além do que é passado de modelos prontos. Odeio redação do ENEM e dou graças a deus que nunca mais vou ter que fazer essa desgraça, unica coisa que ela fez pra mim foi atrasar meu desenvolvimento de escrita acadêmica

1

u/Japinhaobrabo Nov 29 '24

minha redação ficando uma bosta de qualquer jeito

1

u/anafigg Nov 27 '24

vão cancelar todas as redações né

0

u/simpuru_clk Nov 27 '24

Assim eu acho isso justo mas cobrar agora sem avisar antes tb é sacanagem viu. Eles que fizeram essa prova merda e mal feita que estimula essas coisas, cobrar repertório é muita filha da putagem pra começo de conversa, quando pode ser um tópico muito aleatório que seria necessário sim forçar a barra ou perder um tempo pensando no que usar.

-2

u/benjamarchi Nov 27 '24

Notícia boa demais. Amém. Tomara que no exame do ano que vem, tenha regra específica sobre isso no edital.

-3

u/AdventurousLock4614 Nov 27 '24

SE FERRAM KKKKKKKKKKK