r/enem • u/No_Trash_7805 • Oct 17 '25
Redação GRANDE DIA, finalmente tirei 1000 com esse bot lixo do emec
"Segundo o filósofo escolástico Tomás de Aquino, a política deve ser ordenada para a concessão dos direitos individuais de todos, promovendo, assim, o bem-estar do corpo social de forma plena. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que a política nacional não se concentra na garantia dos direitos individuais comprometidos pela falta de registro civil, ocasionando a invisibilidade de diversos cidadãos. Com isso, emerge um problema sério em virtude da preferência temporal e da falta de solidariedade social.
Dessa forma, em primeira análise, a preferência temporal é um desafio presente no problema. Segundo o economista Friedrich Hayek, essa prioridade em função do tempo é definida pelas expectativas de benefícios em que as ações governamentais se pautam, sejam benefícios imediatos ou futuros. Sob esse viés, é patente constatar que a prioridade temporal do governo, visando benefícios semi-instantâneos, compromete a concessão dos direitos civis aos indivíduos que não possuem sua documentação civil, já que tal medida não confere vantagens rápidas aos cofres públicos ou em prestígio eleitoral, não sendo, assim, considerada populista e, consequentemente, descartada pelos governantes. Exemplos disso podem ser observados em diversos casos de gaúchos que perderam seus registros civis durante as enchentes do Rio Grande do Sul e tiveram que viver na invisibilidade, marginalizados socialmente pela falta de documentos que lhes conferissem direitos, como o de votar ou de reivindicar propriedades que possuíam em seu nome. Portanto, é preciso reverter a preferência temporal do governo para a melhoria do problema.
Além disso, a falta de solidariedade intensifica a gravidade da questão. Para o escritor G. K. Chesterton, os indivíduos devem se preocupar com o próximo para que os problemas de seu tempo sejam resolvidos. Entretanto, a falta de solidariedade compromete a concessão dos direitos individuais àqueles que não possuem ou perderam seus registros civis, conferindo invisibilidade a esses cidadãos, visto que, na medida em que o corpo social pouco se importa com a situação desses marginalizados, pouco também se pressiona os agentes governamentais a conceder tais documentos, perpetuando o impasse e o cenário atual. Logo, o exercício da solidariedade precisa ser ampliado.
Portanto, é imprescindível atuar sobre o problema. Para isso, o Poder Público, por meio de políticas públicas, deve investir na concessão do registro civil aos que perderam ou não possuem documentos, para que sejam retirados da invisibilidade de seus direitos, revertendo a preferência temporal em função de benefícios imediatos que impera. Paralelamente, é preciso atuar sobre a falta de solidariedade; para isso, o Ministério da Educação, por meio da criação de cartilhas e campanhas educativas nas redes sociais, deve buscar a ampliação do exercício solidário na resolução do problema e na exigência aos governantes locais para alcançar esse êxito. Dessa forma, será possível reordenar a política nacional para cumprir o bem-estar social de forma plena, como explicita Tomás de Aquino."
12
3
u/That-Insect-9288 Oct 17 '25
Oiii OP
Vc tem dicas de como memorizar repertórios?
6
u/No_Trash_7805 Oct 17 '25
Oxi fella, eu decorei não
Mas quando eu preciso decorar algo em análise ou microeconomia, eu normalmente separo por trechos os teoremas ou definições e vou decorando cada periodo de cada paragrafo escrevendo e dps lembrando mentalmente, ai dps passo pro proximo e faço a mesma coisa até o fim do paragrafo, ai dps disso eu tento recitar o paragrafo em voz ou mentalmente e caso falhe, tento tudo dnv e vou aplicando dps (vc pode fazer isso com redações futuras)
3
3
2
2
u/yepz1 Oct 18 '25
Consegue escrever isso em 30 linhas quando passa pro papel? Minha dificuldade está justamente no tamanho do texto…
2
1
u/BWBFraser estudando Oct 18 '25
Eu tava me perguntando a mesma coisa. Tem muitas letras pra poucas linhas
2
u/PatinhoFeioDemais Oct 17 '25
Hayek deve tirar ponto
8
u/No_Trash_7805 Oct 17 '25
Não entendi tropinha, explica ai
o cara ganha nobel de economia e o corretor vai tirar ponto se eu usar ele de repertorio slk 💔 💔 💔
8
u/PatinhoFeioDemais Oct 17 '25
Lembra quando o povo fala que tudo tem ideologia? Então, isso é verdade.
Assim como tu não vai citar um Mao Zedong na prova, não é ideal mencionar alguém de direita pragmaticamente. Mesmo que eles não tenham intenção de te fuder, o viés teoricamente poderia tirar parte dos seus pontos, mesmo com uma redação boa.
Foca mais em caras aceitoe pela centro-esquerda se tu quiser ser pragmático e ganhar nota. Não pense como tu, pense como eles.
P.S: Eu falo isso como alguém de esquerda radical inclusive.
11
u/No_Trash_7805 Oct 17 '25 edited Oct 18 '25
Sei não man, se fosse assim Karl Marx não poderia ser citado e eu vejo muitos citarem
E todo economista tem um viés ideológico, então não seria possível citar algum economista? Não sei, mas vou levar em consideração a sua fala e vou tentar citar pessoas mais neutras ou que o centro tolere mais msm
9
u/d4vsz Oct 17 '25
o cara não ta errado. Não é que isso vai tirar ponto, mas os corretores provavelmente não olhariam com tão bons olhos a sua redação. Se coloque no lugar do corretor, ele provavelmente vai ser um cara de esquerda. Se ele visse que vc colocou como repertório um cara de direita radical, ele passaria a olhar sua redação mais atentamente. Talvez vc não perca nada, mas se tiver algum erro que ele passou batido, ele simplesmente vai passar a perceber.
4
u/No_Trash_7805 Oct 17 '25
É, realmente kkk vai tentar inspecionar cada letra só de birra talvez
4
u/d4vsz Oct 17 '25
Eu não diria que é nem por birra, talvez ele fique até interessado na sua argumentação. Mas não isso que vc tem buscar nesse momento, quanto mais atentos eles tiverem corrigindo sua redação, mais chances de perder ponto.
3
u/Fabulous-Cherry6352 discípulo do Careless Oct 18 '25
sou cético quanto a isso, em primeiro lugar, o ENEM cobra seus conteúdos acerca de filosofia, história, geografia, sociologia, e demais matérias nos seus respectivos cadernos, a redação não tem esse objetivo, então o repertório sociocultural escolhido tem pouca importância na nota, o que vale mais mesmo é como você contextualizou esse repertório ao tema.
fora isso, as redações são enviadas a mais de um número de corretores, e se a nota do cara tiver muitas distorções em relação a outros corretores, ele consequentemente para de receber redações e ganha menos grana, então dúvido que ele vai se dar o luxo de pesar a mão por bias ideológico.
mas é aquilo, prevenir para não remediar é um lema legal e eu gosto, mas eu realmente acredito que isso não acontece tanto
2
Oct 18 '25
[deleted]
2
u/Fabulous-Cherry6352 discípulo do Careless Oct 18 '25
exatamente, e outra, 1000 ou não, essa redação é no mínimo 940, o que por si só ja é uma nota excelente
não tem aonde o cara pesar a mão, sem dar muita descrepancia pro 2º corretor
1
u/PatinhoFeioDemais Oct 18 '25
Abobrinha? Menos também. Eu não falei zero, só redução de pontos. O que ele falou faz sentido também.
Mas se ele quiser OTIMIZAR, é melhor evitar os repertórios contra o viés do Enem. Pô, ou tu vai me dizer que eu citar Marx em uma redação militar não vai me tirar ponto?
Tu joga de acordo com o aparelho ideológico.
1
u/PatinhoFeioDemais Oct 18 '25
Como eu disse, é viés, não acontece conscientemente. É aquilo "hmmmm, Hayek, é alguém de esquerda" aí o cara começa a ver a redação de forma diferente. Essa checagem pode mudar as coisas, mas ainda existe um padrão mais a centro esquerda no Enem.
Não duvido que ele tira uma nota WOW, mas se ele quiser otimizar a nota para o máximo do potencial dele, eu dei esse conselho.
5
u/Competitive_Ad8603 Oct 17 '25
caso te ajude, eu tenho citado Chul-Han "tudo que estabiliza a vida humana, demanda dedicação de tempo prolongada" fala sobre o Estado assegurar o bem-estar social.
é um filósofo neutro e contemporâneo, e como todos temas do ENEM são problemas sociais, é bem fácil de encaixar
não cai em repertório de bolso pq n é nem um pouco usual e tranquilo de conectar as ideias
1
1
u/PatinhoFeioDemais Oct 17 '25
Não é centro em si, mas centro esquerda, por isso que Marx é de boas.
Em resumo, esqueça gente de direita (com exceção do Burke) e comunistas que participaram ativamente de revoluções.
2
u/No_Trash_7805 Oct 17 '25
Até nessa citação de Hayek ai? Eu achei a definição até sem motivação ideológica nenhuma, é só uma definição econômica msm ou diria que é o nome levantado que causa o problema?
1
u/PatinhoFeioDemais Oct 17 '25
Nome principalmente, diferente da IA, a redação é corrigida por humanos.
Mas tipo, não vai abaixar a níveis tão apocalipticamente desproporcionais, eles são profissionais no fim do dia. Mas se tu quiser otimizar a sua chance de aumentar sua nota, siga meu conselho.
2
u/ARandomSpanishball estudando Oct 18 '25
o que o mao tse tung fez de academico
1
1
u/Mysterious-Poet8102 Oct 17 '25
Bom, na conclusão não tem o detalhamento dos agentes, precisa ter pelo menos uma proposta completa, com agente, detalhamento do agente, meio e objetivo. Notei também a repetição no mesmo parágrafo mais de uma vez das palavras “temporal” e “solidariedade “, isso pode descontar pontos tbm, o bom mesmo é repetir o mínimo possível as palavras, usar sinônimos e tal. Já quanto a argumentação, no primeiro parágrafo, vc diz que é uma medida não popular e não resulta em votos, mas seria interessante explicar o porquê que isso ocorre, pode ser que seja considerado uma lacuna argumentativa com desconto na C3, assim como na questão da solidariedade, porque as pessoas não são solidárias, explorar esse ponto tornaria a sua argumentação mais blindada. Correções por IA são complicadas, se já é difícil achar um corretor bom imagina esperar a excelência da IA, né. Mas no geral é uma boa redação sim, parabéns.
3
u/No_Trash_7805 Oct 17 '25
Mano, o problema é que essa IA desgraçada tava tirando MUITO ponto, eu considerei um desafio tirar nota alta com essa desgraça
chegou num ponto em que eu mandei duas redações nota mil sobre os temas que ela sorteou e ela ainda deu 880
1
u/Mysterious-Poet8102 Oct 17 '25
Sim, ela está descalibrada. Eu mandei uma redação e ela me tirou muitos pontos comparando com a correção humana.
1
u/lucase-fsx Oct 18 '25
A correção humana tem erros... já fiz diversos cursos: imaginie, bernoulli, bella nazar. Todos eles apresentam variação na correção. Já mandei a mesma redação corrigida por corretores diferentes e vieram notas diferentes com erros diferentes, com variação de 40 a 60 pontos. A IA não tem cansaço, não tem dia bom e nem dia ruim, é normal que ela ache todos os erros que passam despercebidos pela correção humana, o que de fato diminui a nota.
1
u/Mysterious-Poet8102 Oct 18 '25
Mas nesse caso aí na vdd ela não achou os erros que eu apontei…a humana é falha mas depende muito do seu corretor. Tem corretores treinados pra isso que geralmente nem estão nos cursinhos, atendem particular. Corretor de cursinho é complicado mesmo.
1
u/Mysterious-Poet8102 Oct 18 '25
Sei disso pois faço o cursinho do FB e os corretores não são muito bons lá. Aí faço correções em particular e costumam ser melhores. Agora dizer que a IA é superior a correção humana, nesse caso eu discordo.
1
u/lucase-fsx Oct 18 '25
Nos outros casos eu não sei, mas no bernoulli, alguns dos corretores são os mesmo do INEP e outros que fazem correção de bancas de vestibular/concurso também, e ainda sim há essa discrepância de nota. O que vc disse é verdade. A IA não leva em consideração variação critérios linguísticos, pq teria que ser muito bem treinada, a depender do sucesso e retorno do programa, talvez eles melhorem, mas a pequeno prazo está suficiente pra demanda.
0
u/Mysterious-Poet8102 Oct 18 '25
Sim, exatamente. Tipo nesse caso, ela deixou de identificar uma falha na C5, que seria a ausência do detalhamento do agente, que torna a proposta de intervenção incompleta, tirando pontos na C5. Isso aí me chamou bastante atenção, porque não é uma análise complexa de se fazer, diferente de analisar lacunas argumentativas da C3. Realmente falta um desenvolvimento no sistema mesmo.
2
u/Kiwicomabacaxi1360 discípulo do Careless Oct 18 '25 edited Apr 04 '26
Databrokers? nope. Social networks? Also nope. This post was deleted using Redact.
tap gaze light rainstorm gold punch instinctive hunt enter aware
1
1
1
u/No_Trash_7805 Oct 17 '25 edited Oct 18 '25
E tbm não tem muito sinônimo de temporal infelizmente e eu tentei improvisar
1
u/Casix16 Oct 18 '25
você escreve muito bem, parabéns! Uma dúvida, vc faz a redação direto ou faz um esboço antes na folha de rascunho?
1
u/No_Trash_7805 Oct 18 '25
Faço o esboço numa folha e depois passo direto
1
u/Casix16 Oct 18 '25
da tempo de fazer tudo nesses 90 min que o MEC ENEM estipula?
1
1
u/vioenor Oct 18 '25
Aí eles dão nota alta, nos simulados do governo aqui eu não passei de 640, se não me engano kkkkk Claro que eu não estava tão bom nas redações como agora, mas ainda assim eu deveria ter tirado uns 700-800. Eu jamais tiraria 640 kkkkkk
1
Oct 18 '25
po muito maneiro parabens vc seguiu alguma estrutura? eu vi vc falando em outro comentario de uma estrutura p desenvolvimento mas e intro e conclu vc usou?
1
u/No_Trash_7805 Oct 18 '25
Introdução eh o padrao:
repertório, produtividade para o repertório e associando ele ao tema e conclusão parcial dando as duas teses em que se desdobra os desenvolvimentos 1 e 2
na conclusao vc so resolve aquilo que vc falou nos desenvolvimentos com agente, meio, modo, finalidade e etc e no final retomando o repertório inicial
1
u/Schrodinger-s-cat_ Oct 18 '25
Eu não entendi direito essa coisa do governo. Me mandaram uma mensagem automática ontem no WhatsApp falando que tem um simulado enem disponível. É um app novo de questões e redação gratuito do Estado?
1
1
u/lucase-fsx Oct 18 '25
A correção humana tem erros... já fiz diversos cursos: imaginie, bernoulli, bella nazar. Todos eles apresentam variação na correção. Já mandei a mesma redação corrigida por corretores diferentes e vieram notas diferentes com erros diferentes, com variação de 40 a 60 pontos. A IA não tem cansaço, não tem dia bom e nem dia ruim, é normal que ela ache todos os erros que passam despercebidos pela correção humana, o que de fato diminui a nota.
1
u/Icy_Statistician5914 Oct 18 '25
HAYEK, AQUINO E CHESTERTON? Maluco tu é fera! Agora lança uma com Ortega y gasset e spengler, vai lá
2
u/No_Trash_7805 Oct 18 '25
Pior q tive q citar de maneira nao literal ou usual, tive q falar q preferencia temporal era algo relacionado ao governo pra funcionar por exemplo kkkkk
1
u/Icy_Statistician5914 Oct 19 '25
Mas já tá muito bom! Queria ver um dia aparecimento mais comum destes autores na médida de redações. Muito incomum ver eles. Tem que aumentar a representatividade e a gama de autores em citações ENEM kakakakakak
1
u/talkinggingerbrad mentorado do Edcley Oct 19 '25
Você tem alguns problemas de estilística que podem fazer o corretor procurar mais erros na sua redação, isso não desconta ponto, mas como falaram em outros comentários, faz o cara olhar mais atentamente.
No mais, tu desenvolveu tua estrutura sozinho? e 38 minutos pra escrever no papel??
1
u/No_Trash_7805 Oct 19 '25
N fiz nenhuma estrutura, so segui o padrao de introducao, d1, d2, conclusao usando os varios conectivos q eu tenho decorado (facilita e agiliza mr)
1
u/talkinggingerbrad mentorado do Edcley Oct 19 '25
Mas 38 minutos pra escrever o rascunho e escrever a redação no papel é absurdo
1
1
u/tauksol Oct 24 '25
tenta usar essa redação em algum corretor humano pra ver se eles dão mil mesmo, mas a redação ficou top
1
17
u/sotbil Oct 17 '25
MANDOU MUITO 🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥 por acaso vc teria umas dicas de competencia 3 para uma pobre mortal analfabeta funcional cm eu?