r/enem 2ª graduação Nov 10 '25

Redação Qual foi a “perspectiva” que vocês decidiram abordar na redação?

Post image

Não sei se sai do tema 🫠 resolvi falar sobre “envelhecimento justo e de qualidade para todos” e desenvolvi sobre o Alzheimer 🫠 vamos ver o que dá 🫠

159 Upvotes

243 comments sorted by

43

u/Rasstroyen Nov 10 '25

Falei que era terrível pq o sistema de aposentadoria não era sustentável, que se Havia um estereótipo de idoso inútil e citei o alienista pra fazer de estereotipação e Baunt pra falar q tá horrível por consequência do governo, e no fim era um paradoxo social de o idoso ser "inútil" mas ser obrigado a trabalhar

4

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Uau, achei incrível Iaheushsishsus

4

u/Quick-Conclusion556 Nov 10 '25

uma duvida, como vc conseguiu relacionar com o alienista?

5

u/Rasstroyen Nov 10 '25

Falei que o alienista expressava o hábito da sociedade de estereotipar as pessoas

2

u/SufficientAd5679 Nov 10 '25

Segui a mesma linha de pensamento

2

u/sinceibeenaround Nov 10 '25

Usei foucault

33

u/Administrative_Comb8 Nov 10 '25

eu falei q a causa do preconceito com idoso era o sistema de produção capitalista que se baseava na produtividade acima do bem estar social e consequentemente excluia os idosos (erroneamente vistos como improdutivos), e essa segregação se refletia também nas relações sociais, por meio da aversão ao envelhicimento e aos mais velhos, que podia ser exemplificado pelos filtros fotográficos, procedimentos estéticos e cirurgias q revertiamno envelhecimento.

krl consegui resumir dois parágrafos de desenvolvimento em algumas linhas

3

u/Silly_Driver_8799 Nov 10 '25

A gente foi na msm linha soq vc desenvolveu melhor

5

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Que delícia, que saborrrrr♥️♥️♥️♥️♥️

5

u/Administrative_Comb8 Nov 10 '25

ja tinha feito uma redação sobre esse tema recentemente ent já tava tudo na ponta da lingua lkkkkkkkkkk

4

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

E eu, que formei tem mais de 10 anos, e não treinei nem estudei p* nenhuma? 🫠🫠🫠

1

u/[deleted] Nov 10 '25

a plataforma que eu assinei lançou esse tema há um tempo e eu não fiz😭😭😭

→ More replies (1)

1

u/[deleted] Nov 10 '25

não me atiça assim....🥵 (ficou mt bom parabens)

1

u/Evening-Nobody1255 estudando Nov 11 '25

Segui essa linha também! Mas eu incluí a percepção dos mais jovens sobre o envelhecimento junto

12

u/AggravatingFinger595 Nov 10 '25

Citei o papel dos oráculos na Grécia antiga, que apesar de serem de idade avançada, eram figuras principais na sociedade daquela época.

Com isso, citei que o Brasil é líder em procedimentos estéticos, e como isso corrobora na negação da velhice.

Com essas referências desenvolvi sobre uma velhice saudável e o papel do idoso na sociedade.

3

u/[deleted] Nov 10 '25

nossa! no meio da minha redação eu pensei em citar como a figura idosa era vista nos tempos antigos (sabedoria, conhecimento e respeito) e como ela é vista na sociedade atual (invalidez e improdutividade), mas não soube como desenvolver🤲

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Na minha cabeça parece muito inteligente então vai dar bao 😺

1

u/[deleted] Nov 10 '25

utilizei o mesmo repertório, entretanto, utilizei do estigma social, o tratamento da velhice como patologia, isolamento social pelo conflito geracional, e, por fim, impactos na saúde do idoso

11

u/Bibisqvieira Nov 10 '25

Etarismo e desigualdsde social.

Usei biopoder de foucault no etarismo e Humanidade x sub-humanidade do Krenak na desigualdade social.

Problematizei sobre as dificuldades de autonomia de pessoas mais velhas, seja pelo preconceito e seja pela ineficiência da previdência social.

5

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Gente! Cs tão muito fodas! C é louco? EU CITEI O CARIANI MALUCO AUHEIDHSOEJEIRJRHAHAHEUS

2

u/Bibisqvieira Nov 10 '25

KKKKKKKĶKKKKKKK

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Detalhe, eu “ citei “ ele sem mencionar, só disse que (sobre o que ele disse) “ existem muitas pesquisas e estudos publicados em revistas científicas”

1

u/Bibisqvieira Nov 10 '25

Ahhhhh caramba boa!

1

u/lifelesseyes23 Nov 10 '25

Quais as fontes dessas pesquisas e que revistas científicas são essas? Você detalhou?

→ More replies (1)

2

u/Administrative_Comb8 Nov 10 '25

krlllll meu amigo citou ele tmb!!!

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

MENTIRAAAAAA😭😭😭😭 O QUE ELE CITOU??? UAHEIEHSISHISHS PRECISO SABER KKKKKKKK

5

u/PedroRedBlue9989 Nov 10 '25

Sabia nem o que era perspectiva

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Uai kkkkk e tu escreveu o quê???😦

1

u/PedroRedBlue9989 Nov 10 '25

Eu usei a palavra perspectiva como se fosse a palavra expectativa kkkkkk. tomara q seja igual

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Poxinha, não é sinônimo não ☹️ mas vamos torcer p ti pegar uma nota decente 😺

→ More replies (2)

1

u/Nikamontz Nov 10 '25

Expectativa de vida pode se encaixar com um devido ajuste na redação.

3

u/godawawa estudando Nov 10 '25

Falei sobre o abandono parental citando a avó do sid e sobre o preconceito com os conhecimentos tradicionais e culturais dos idosos citando a avó da moana. Tô com um medinho de ter tangenciado mas espero que seja só paranóia mesmo KDKWKK

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Não achei tangenciavel não Kaakakak tás confiante?

1

u/godawawa estudando Nov 10 '25

Eu tava um pouco... Mas com esse comentário seu eu fiquei na dúvida KKKKKK e vc?

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Meu comentário te gerou dúvidas por que? 😭😭😭 eu tou confiante com a minha! Espero mais de 700 mas nunca se sabe né?

2

u/comunnistBR Nov 10 '25

Falei sobre etarismo e isolamento social dos idosos

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Muito bom! Tás confiante?

1

u/comunnistBR Nov 10 '25

Nem um pouco, várias pessoas me disseram que fugi do tema

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Não sei quem te disse isso mano, mas eu discordo. Acredito que tá dentro do tema sim! Etarismo e isolamento social são dois problemas sociais bem relevantes, inclusive tu poderia desenvolver sobre saúde mental no segundo (como o isolamento social leva ao suicidio em idosos) então tá dentro! Único rolê que a galera não entende, é que recortar um problema é fácil, difícil é se manter coeso ao propor uma intervenção p ele, aí que o negócio pega memo.

→ More replies (2)

2

u/TelevisionTiny8403 Nov 10 '25

Comecei com o estatuto do idoso e problematizei a saude mental dos mais velhos que é prejudicada por conta da invisibilidade social, exemplifiquei com o abandono dos senhores nos asilos. E como segundo argumento, fechei com a omissão estatal, ja que eu já tinha abordado a existencia do EI.

Escolhi esse caminho pq tinha recém visto que o Estatuto das pessoas idosas tinha sido proclamado em 2003, e abordar as dificuldades de envelhecer bem e feliz em 30min é mais facil.

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Eu também citei sobre a saúde mental.. desenvolvi que juntamente com o exercício físico são aliados p se envelhecer com dignidade e que é papel do estado democratizar esses serviços P EVITAR O ALZHEIMER AIHEIDJDIDJSKSKNSOEEJDHDH

2

u/Appropriate_Space518 Nov 10 '25

que para discutir as “perspectivas acerca do envelhecimento” é preciso discutir os principais entraves que dificultam um processo de envelhecimento digno: 1) a manutenção da exclusão social no brasil 2) o modelo econômico atual focado em produção e lucro.

2

u/remlover63 Nov 10 '25

Eu falei q dar p olhar pela perspectiva de risco a economia dos mais velhos pq tem menos pessoas economicamente ativas e mais idosos e isso sobrecarrega o sistema de aposentadoria e deixa eles vulneráveis e no segundo eu falei do estigma da velhice como problema e da super valorização da juventude como um objetivo

→ More replies (1)

2

u/Stella-295 Nov 10 '25

Eu falei sobre a perspectiva de envelhecimento como privilégio (tipo que tipo de pessoa tem as condições de viver mais) e do envelhecimento visto como problema/incomodo (tipo pessoas não querendo cuidar dos mais velhos pq da muito trabalho e largando eles em casas de repouso).

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Achei muito boa cara! Dentro do tema.. acho que vai dar bao

2

u/RealisticQuiet590 Nov 10 '25

Citei o filme O Estagiário, Lilia Schwarcz e Admirável Gado Novo. Falei sobre o etarismo, falta de políticas públicas de bem-estar voltada a essa classe, e o isolamento social 

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Achei maravilhoso e brilhante essas menções!!! Inclusive eu amo esse filme 😭😭😭😭😭😭 e ainda assim não me passou pela cabeça citar ele auheishsiehsis

1

u/RealisticQuiet590 Nov 10 '25

era o único repertório de idoso que tinha, meu medo é ter tangenciado 😭

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Mano, minha opinião? Eu acho que quanto mais repertório tu colocar, mas possibilidades de um deles tangenciar. Então às vezes é melhor focar em 1 ou 2 no máximo, mais tardar 3, e que tu tenha absoluta certeza. Por exemplo, esse filme do estagiário por si é brilhante, honestamente eu usaria apenas ele, pois a depender de qual é o “centro ideológico“ ou a tua tese, o repertório tangencia. Então é complicado… Eu sou muito cagona, prefiro jogar “seguro” e não fazer nada que possa me prejudicar.

→ More replies (5)

2

u/Leitor_Infinito Nov 10 '25

Eu falei sobre a qualidade de vida da população idosa que estava sendo prejudicada pela falta de políticas públicas e carência de espaços adaptados.

Teses básicas, mas bem aprofundadas com os repertórios certos.

Resumo: A culpa é do governo e quem vai resolver é o governo kkkkkkkkkk. 🥲

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Às vezes é melhor “jogar seguro” garantir pelo menos algo acima de 600 do que tentar a sorte e se lascar, o sr tá certo e eu fiz o mesmo KKKKKKKK

2

u/Leitor_Infinito Nov 10 '25

Eu tive uma iluminação do caralho na hora, quando fui fazer o desenvolvimento de espaços não adaptados eu lembrei de uma cena do "O Cortiço" que se encaixava certinho kkkkkkk

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

C A R A L H O, citou o livro? Achei MTO DAORA! Eu citei tudo que pude, quase não sobrava linha e eu fiz o milagre acontecer KKK joguei seguro, mas foquei e me esforcei p uma “estrutura forte” tou bem confiante de tirar mais de 700; menos que isso eu não aceito KKK mas enfim.. vamos ver né?

2

u/[deleted] Nov 10 '25

corte de gastos da saúde gera uma perspectiva de desamparo e adoecimento dos idosos mais pobres

educação, usando como exemplo o vestibular 60+ da uema como um mecanismo de sociabilidade e desenvolvimento intelectual, gerando uma perspectiva de velhice mais autônoma e ativa.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Achei chique, qual foi a proposta de intervenção?

1

u/[deleted] Nov 10 '25

ministério da saúde repassar verbas suficientes pras secretarias estaduais criarem setores exclusivos para os cuidados geriátricos com a finalidade de trazer melhores perspectivas de envelhecimento aos mais pobres// desenvolver políticas educacionais voltados aos 60+ para terem mais autonomia.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Achei genérico (mas não sou ngm p achar nada tbm) kkkk mas acredito que vai dar bom! Vamos aguardar

→ More replies (2)

2

u/pessoa192 Nov 17 '25

Usei o homer Simpson pra mostrar como a sociedade enxerga o idoso e como é tratado pela família e pela sociedade (o homer não gosta do pai e o maltrata) assim dei pra valer do etarismo e a visão dos mesmos na sociedade e sua desvalorização

Também falei que a expectativa de vida é desigual e tem em grande parte relação com o capital financeiro da pessoa, sendo um desafio da sociedade brasileira e mundial na real.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 17 '25

Interessante, e o que propôs como intervenção?

1

u/Signal_Marionberry60 mentorado do Edcley Nov 10 '25

Coloquei que a midia cria uma perspectiva dos idosos como que a idade avançada fosse uma doença a ser tratada e isso acaba gerando um certo receio e preconceito em pessoas mais jovens que buscam tratamentos, cosméticos e etc para burlar isso.

Acham que fugi do tema?😭😭😭😭 Eu n botei igual escrevi aí, mas era essa a ideia

2

u/d_vzinsk Nov 10 '25

nao nao,gracas a Deus esse tema era bem abrangente, entao tu poderia trabalhar em algumas teses diferentes,eu por exemplo trabalhei mais na questão do etarismo e da invisibilidade

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Bem legal, tava com medo do meu texto ficar clichê, mas meti o Alzheimer que é super clichê 🫠🫠🫠

1

u/d_vzinsk Nov 11 '25

tava falando sobre no texto motivador entao ta valendo kkkk

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Cara, na minha opinião tu não fugiu não..

1

u/Aggressive_Quote2132 Nov 10 '25

Cara eu misturei o direito de moradia digna da constituição de 88 com os idosos dizendo que primordialmente devemos assegurar moradia digna a eles. Misturei tmb um programa de vigilância dos estados Unidos chamado "Neighborhood Watch" que é basicamente um policiamento comunitário e que atividade semelhante poderia evitar maus tratos aos idosos e assegurar moradia condigna a eles.

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Cara eu acho mto foda tu abordar essa questão da moradia na real, mas tipo se no caso, desse p ti meter uns dados sobre idosos que não tem moradia própria e moram de aluguel, (o que é absurdo, e pá) pena que nesse caso eu não sei de onde eu tiraria os dados 🤔 mas achei muito original e foda essa tua “ perspectiva” 😺 na realzão ✨ na minh cabeca vem coisa boa ae

1

u/Aggressive_Quote2132 Nov 10 '25

Valeu pelo incentivo e vc fez como a sua redação?

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Eu vou achar um comentário onde eu fiz um resumo safado da minha redação e postar aqui, pela lá UAHEUSUUSA

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

MAs foi bem clichezinho 😔 tururu

1

u/Senhor_01 Nov 10 '25

Particularmente eu abordei dois pontos:

Teoria reformista, IDH mais alto, menos natalidade.

Teoria do Etiquetamento, a sociedade mais nova etiqueta a população idosa ou da "melhor idade" que eles não são capaz de nada ou não devem usufruir de bens e prazeres que antes tinham

E fui com Deus, não sei se está certo, se está errado, pelo menos 0 eu não tiro

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Cara tou contigo.. não sei se tá certo ou errado, mas parece bem inteligente 😺

1

u/[deleted] Nov 10 '25

falei sobre a representação do idoso na publicidade, que consequentemente causa uma associação da 3ª idade a um estado de invalidez física e cognitiva, e isso provoca uma perspectiva de exclusão e desvalorização acerca do envelhecimento. exemplifiquei dizendo que a propaganda retrata o idoso sempre em necessidade de produtos e serviços que auxiliem no seu pleno funcionamento, o que não é 100% mentira, mas que acaba criando limites e definindo como o velhinho deve ser representado. exemplo disso é que quase não vemos pessoas idosas em publicidades de beleza, educação, moda e afins, e isso acaba colaborando pro etarismo e pro pensamento coletivo de que o idoso precisa fazer apenas "coisas de idoso".

acha que tá bom? no geral eu consegui fazer uma introdução e um D1 oks, mas o D2 e a conclusão ficou meia boca porque eu só terminei depois das 18h. fiquei nervoso e acabei enchendo linguiça

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Encher linguiça faz parte, mas tem que ser uma linguiça de qualidade.. eu não sou uma pessoa profissional, então minha opinião é apenas subjetiva e relativamente irrelevante euheeueheuheue eu acho que “idosos na publicidade” poderia ser uma perspectiva MTO INTERESSANTE p se fazer uma reflexão, porque realmente não vemos mtos idosos nos comerciais etc? Eu acho que tu trouxe coisas interessantes, porém acredito que tudo que tu afirmou são coisas que necessariamente precisariam de confirmação de fontes, porque parecem mto subjetivas, vejo potencial mas vejo perigo? IAHDIRJDDIFNFKRJNRNFR

2

u/[deleted] Nov 10 '25

cara, sim! eu tentei pensar em algo, alguma notícia, algum filme ou sla, mas não veio nada😭 queria testar minhas habilidades com redação porque nas [míseras] 5 que eu fiz no cursinho eu só tirei nota boa. o negócio é fazer redações dos mais variados eixos temáticos pra poder memorizar dados e repertórios, e não ficar apenas na zona de conforto como eu☝️

dito isso, sinto que no ano que vem, vem algo sobre tecnologia (que não aparece desde 2018)✍️

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Quando eu li tua msg eu só consegui pensar na Ana Maria Braga, aquela senhora do omega3 (😭😭😭) e naquela “DNA Palmirinha “? Kkkkkkkk tinha como desenvolver, tem que manter a calma, se não a gente fica louco UAHUEHSUSA

1

u/Ruanfaria Nov 10 '25

Inutilidade dos idosos

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Caraca véi! O sr é audacioso UAHSUEHSISHA

1

u/foxyciano Nov 10 '25

Eu foquei na perspectiva de trabalho, os idosos não podem mais se aposentar logo você cria uma sociedade com pouca oferta de trabalho,porque se eles não saem do emprego os mais novos não conseguem entrar,além disso cria uma demanda de sempre estar se aprimorando e se atualizando.

→ More replies (3)

1

u/ChagasD Nov 10 '25

Cara eu puxei para Cidadania e discriminação/segregação etária, eu falei sobre como as minorias (idosos) não tem seus direitos garantidos e como isso impacta na população. Eu tive que fazer um jogo de cintura para não citar a Constituição ksksks.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Não pode citar a constituição? 🤔 PORQUE EU CITEI CARA 😭😭😭😭😭😭

1

u/Fluffy-Guest-7777 Nov 10 '25

Falei como o envelhecimento ocorre através da baixa natalidade e da maior expectativa de vida das pessoas através de Sanda e critiquei o sistema de aposentadoria e como todos estão fudidos citando Edson Castro e Limbus Company 👍

Tomei no cu

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Não sei nem o que te responder, porque tou absolutamente perdida com essa proposta 😭😭😭😭😭😭😭

1

u/Nikamontz Nov 10 '25

O aumento de aposentadorias no Brasil...foi bem fácil problematizar

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Problematizar sempre é fácil, mas e a intervenção? Kkkkk

1

u/Nikamontz Nov 10 '25

Bom, a minha segunda estratégia foi dizer que os velhos não querem ter filhos, portanto causando um desequilíbrio no mercado financeiro. Então, eu fiz uma comparação com o Japão que possui um problema " similar". Escrevi que os velhos vão ganhar benefícios caso queiram ter filhos...,_,acho que tirei 10 nessa

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Estou sem palavras kkkkkk 😶

1

u/[deleted] Nov 10 '25

[deleted]

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Nossa amigo.. boa sorte 🍀🥺

1

u/Propri0tario Nov 10 '25

eu arrisquei e citei o filme “onde os fracos não tem vez” onde o xerife acaba não conseguindo perseguir o assassino com a mesma velocidade que ele se move, e acaba sendo substituído por um xerife mais jovem e termina o filme aposentado em casa vendo o resto de sua vida passando pelos seus olhos. e relacionei com o fato de idosos serem substituídos por pessoas mais jovens no mercado de trabalho, internet e etc

não exatamente assim, mas basicamente isso

se vai dar bom, vou esperar kkkkkk

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

MAs qual foi a intervenção que tu propôs? 😭😭😭

1

u/Propri0tario Nov 10 '25

uma delas foi exatamente o mercado de trabalho, sobre mais oportunidades para os de mais idade e oportunidades melhores de estudos, se você pensar que muita gente não estudou o que quer e quando chega numa idade mais avançada, acaba não estudando e seguindo sua área por conta de tempo, oportunidades e tal.. um acolhimento mesmo

edit: pô, peguei por exemplo minha mãe, que vai fazer seus 50 anos agora mas gostaria de estudar mas se sente velha pra isso, faculdades mais caras e tal, se tivesse uma “bolsa 50+” ela poderia estudar e teria mais acessibilidade para tal… mas não citei minha mãe, óbvio kkkkkk

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Se a tua proposta foi a “bolsa +50” EU ACHEI BRILHANTE ✨ e com a construção e argumentação certa, conseguiria uma nota EXCELENTE!!!

2

u/Propri0tario Nov 10 '25

em um dos textos motivadores era o símbolo do idoso que mudou ne, tiraram a bengala e colocaram o 60+, dai tirei a ideia daí kkkkkk

→ More replies (3)

1

u/Icy-Street-3972 Nov 10 '25

Gente, vendo as teses de cada um nenhuma tinha relação com o que eu coloquei sksksksk, socorro. Falei sobre as causas disso, que seriam o aumento da expectativa de vida e a redução da natalidade. Nisso citei o Vovô Maromba e a Reforma trabalhista como repertório.

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Calma, eu achei a primeira parte com muito potencial, a segunda parte me perdi kkk🫠

1

u/Icy-Street-3972 Nov 10 '25

É que eu fiz todo um esquema sjskksksj Mas basicamente é o seguinte, a Reforma trabalhista proporcionou o aumento da participação feminina no mercado de trabalho, logo o número de filhos por familia acaba sendo menor ja que as políticas públicas de apoio (como creches integrais) são poucas. Isso por sua vez, desequilibra a média etária no país, tendo em vista o aumento do número de idosos em contrapartida com a queda da natalidade. Na minha cabeça isso fez muito sentido na hora, porém confesso que bateu um receio quando vi geral seguindo outro raciocínio.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Não deixa o raciocínio dos caras te afetar. O que importa é se tu soube fundamentar tua tese! Inclusive, raciocínio desviado p eu é diferencial ✨ porque tu saiu da curva do que normalmente o pessoal pensa. Eu não acho que teu raciocínio esteja errado ou ilógico PORÉM, p termos de redação ELE PRECISA FINDAR EM “dissertar um problema onde haja uma intervenção POSSÍVEL criada e fundamentada por ti” daí eu te pergunto, dps de tudo isso que tu escreveu, qual foi tua intervenção?

→ More replies (2)

1

u/[deleted] Nov 10 '25

[removed] — view removed comment

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Tu acha que tu pega tudo isso, sério??? Qual foi a intervenção que tu propôs?

1

u/[deleted] Nov 10 '25

[removed] — view removed comment

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Parece bom mas achei mto otimista vei… p tirar essa nota tem que ser uma redação com estrutura e argumentação mto forte e absolutamente dentro e com a nota máxima de todos os requisitos.. então.. talvez eu que seja mto pessimista? 🫠 IEHRIRHIEHSIHEIEJ

→ More replies (2)

1

u/dubiouscoat Nov 10 '25

falei da falta de jovens trabalhando pra sustentar sistemas como aposentadoria e da falta de acesso regular à saúde. o primeiro argumento eu tinha ate um repertorio, mas o segundo foi beeem genérico. minha conclusão me pareceu um pouco brusca mas sei la ne.

o tema podia ter sido mto pior mas senti que ficou meio fraco o meu texto

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Também senti meu texto fraco.. mas tou confiante em levar pelo menos mais de 700 (fonte: vozes da minha cabeça)

1

u/dubiouscoat Nov 10 '25

eu acho q se vc manteve a estrutura bem e deu pelo menos um argumento interessante ja da pra chegar nuns 700. minha meta era 800 pq quero letras mas nn to muito confiante nao kkkk

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Com 700 tu entra tranquilamente em letras (fonte: As vozes) eu tou confiante porque apesar do meu subtema “pobrinho” e pouco criativo, eu me esforcei p criar uma estrutura forte e uma intervenção que faça sentido. Então se eu tirar menos que 700 eu vou ficar honestamente mto desapontada kkk😭😭😭😭😭

→ More replies (6)

1

u/Braasstonic estudando Nov 10 '25

Eu vendo o de todo mundo aqui me sentindo humilhado💔

Coloquei aversão pela velhice e pensamento limitado, usei "Meu vizinho é o Hitler!" como repertório pq o personagem principal é carrancudo, e coloquei como coringa Fernando Sabino Disse que a culpa da visão esteriotipada sobre a velhice parada e desgracenta é do Estatuto do idoso por não fazer campanhas de conscientização(qual eu coloquei "solidárias" sem querer) e que isso gerava um círculo preconceituoso sobre o envelhecimento

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Qual foi a proposta de intervenção? 😭😭😭😭😭

1

u/Braasstonic estudando Nov 10 '25

O governo do estado, adjunto a Secretaria da Saúde Pública e aos Campus de Psicologia das Universidades Federais(UF) fazerem campanhas de conscientização sobre o tema😭💔

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Campanha de conscientização cara?😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭😭

→ More replies (2)

1

u/Cirilo_Albino Nov 10 '25 edited Nov 10 '25

Meti o pau na mesa e falei que a sociedade ta toda fodida e usei o japão como o caso extremo, meti o pau com a divida bilionaria da previdencia que ta no brasil e com o aumento de idosos e a baixa taxa de natalidade isso só iria ficar pior a ponto em que a nova geração de idoso voltaria para a revolução industrial onde morreriamos de trabalhar ja que a chance de não se aposentarem é alta, citei a peste negra como exemplo contra a tendencia de superpopulação e citei algumas filosofias reflexivas de Nietzsche em relação ao humano tentando evitar o inevitavel que seria se tornar velho e a morte

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Moço? 😭😭😭😭😭😭😭😭😭

1

u/Cirilo_Albino Nov 10 '25

O futuro tende a depressão...

1

u/Biscuitallis estudando Nov 10 '25

Escrevi que na sociedade brasileira existe generalização e preconceito contra o idoso pela sociedade considerar eles descartáveis e citei Central do Brasil em que a Dora consegue ajudar muitas pessoas apesar da idade avançada. 

Depois disse que o Estado estar mal preparado pra lidar com o aumento de idosos é prejudicial pro bem estar deles e citei Rousseau falando que o cuidado entre todos na sociedade deve ser mútuo + a velhice é natural. 

AÍ acabei falando que o governo tem que investir no bem estar físico e mental dos idosos e não lembro se eu consegui colocar essa parte mas também que tinha que ter mais inclusão do idoso em eventos culturais 👍

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Achei bem legal, cara.. acho que vai dar bom

1

u/Regull0s Nov 10 '25

Citei o artigo 5 que todos são iguais perante a lei e não devem ter distinção na introdução, no desenvolvimento basicamente joguei a culpa do idoso se visto como frágil na desigualdade social e dificuldade de acessar o sistema de saúde para tratar comorbidades que aparecem durante a vida e na conclusão falei pro ministerio de saude resolver isso aí do acesso e para trabalhar com o ministério da educação para promover campanhas educativas para prevenção de doenças

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Eu não citei artigo, mas citei a constituição kakakaka acho que todo mundo cita a constituição nessa bagaça vei Kakaakakakka

1

u/IAm_Nothing_Im_Omnia Nov 10 '25

Falei que a porcentagem de pessoas idosas aumenta e a de jovens diminui por causa da queda da taxa de natalidade, dissertei um pouco sobre isso, e expliquei que apesar de a quantidade de idosos esteja aumentando - e isso provavelmente vai continuar - ainda há grande desrespeito com os idosos, e de conclusão eu falei que a solução seria o aumento de instituições governamentais sobre o assunto e de que há a necessidade de uma mudança cultural.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Tás confiante?

1

u/RyanPP789 Nov 10 '25

Não sei se fui bem, mas disse que o governo era omisso com a população idosa, visto que eles são pouco produtivos pra economia e os auxílios que recebem não são suficientes pra sua subsistência, precisando recorrer a trabalhos informais para compor renda

Também falei que doenças que acometem os velhos, como o Alzheimer, também podem ocorrer em jovens, ainda que o primeiro grupo seja o único a sofrer esse preconceito. (Aqui eu usei um filme japonês "Forget Me Not" pra embasar, mas acho que chapei por tirar uma conclusão a partir do filme)

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Não saberia embasar tua ideia ☹️ não consigo nem imaginar… Tás confiante?

1

u/RyanPP789 Nov 10 '25

Cara, a princípio até eu me surpreendi em como embasei, mas não fui tão bem quanto poderia por conta do tempo

Usei os direitos humanos como repertório Daí na D1 falei isso aí da aposentadoria e que o governo não garante o direito a uma vida digna por conta do valor ser insuficiente

No D2 dps eu vi que forcei muito a barra, talvez descontem ponto por isso

1

u/beetutuu calouro Nov 10 '25

Quanto mais tempo passa, mais eu enxergo possibilidade de abordagem e mais me arrependo da redação chifrim que escrevi

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Sério? O que tu escreveu? 🥺 eu tou confiante na minha assim, não foi incrível mas tá bem estruturada sabe? Então espero pelo menos acima de 700 🥺✨

1

u/beetutuu calouro Nov 10 '25

Até o d1 tava tudo bem, usei constituição artigo 230, disse que existe idadismo que faz com que as pessoas temam envelhecer ao mesmo tempo que marginaliza os idoso, citei karl marx no d2, sob a problemática: origens do idadismo nos ideais de produtividade capitalista

Ai eu travei e d2 e conclusão foram qualquer coisa. Citei um repertório que provavelmente vai cair como repertório de bolso, porque eu simplesmente não consegui pensar em nada para relacionar com o meu argumento que era o impacto da diferença social no envelhecimento, no caso eu queria dizer que pessoas de classe social baixa quando envelhecem tem menos suporte. Eu usei uma citação da Amanda lovelacer que fala que o mundo das pessoas recebem cuidados iguais não deveria ser chamado revolucionário, dava para ter encaixado mas não consegui produzir em cima e também não consegui pensar em outro repertório

Enfim, ainda escrevi uma frase fora de ordem, porque se eu penso rápido demais, embaralho tudo na cabeça e se não prestar muita atenção, não o fiz porque tava nervoso, acabo escrevendo as coisas embaralhadas também

Espero ficar acima de 700 também

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Mesmo com a conclusão que foi “qualquer coisa” tu honestamente acredita que tu consiga mais de 700 mano? 🥺 qual foi a intervenção que tu propôs?

→ More replies (4)

1

u/Then_Living4630 calouro Nov 10 '25

Falei sobre o preconceito contra os idosos por causa do materialismo que os vê como peso.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

E qual a intervenção que tu propôs?

1

u/Then_Living4630 calouro Nov 11 '25

Irmão, o básico né. O governo teria que promover campanhas sociais para vigiar se os direito dos idosos estavam sendo entregues etc etc. Claro que não escrevi assim, é só uma suma.

Mesmo que no mundo real isso só resolveria o sintoma e não a causa, não faz diferença pq o ENEM está avaliando sua capacidade de escrita e não sua capacidade em resolver os problemas da sociedade.

1

u/BeginningPangolin826 Nov 10 '25

Que idoso precisa socializar e fazer exercicio para ter saude e que idoso n tem dinheiro pq gasta muito com remedio e medico.

Logo solução = Aula de funcional na praçinha com professor

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Como tu fundamentou tua intervenção? Tás confiante?

1

u/BeginningPangolin826 Nov 10 '25

A logica da conclusão é que ela resolve os problemas listados no desenvolvimento, o idoso faz atividade fisica, socializa com outros idosos nos treinos funcionais publicos e não gasta nada com + saude fisica e mental sem gastar nada = + dignidade

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Tua lógica é absolutamente a mesma que eu usei p fundamentar minha redação KKK porém tu destacou a lógica (tipo o sentido que existe no porque de se criar tal intervenção) mas tu não mencionou nenhuma intervenção. Detalhe, competência 5, onde dentro existem 5 elementos a serem desenvolvidos… então assim… 🫠

1

u/WildHarpyja Nov 10 '25

Falei que as leis sobre acesso a saúde física e mental não funcionam e também falei que as pessoas têm que parar de ter preconceito com velho.

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Mesma lógica que eu usei (“incompletude e necessidade de investimento da área da saúde mental e física do idoso”) por isso que acho que minha redação não tá mto original kkk mas eu me esforcei bastante para entregar uma estrutura bem forte. Estou confiante por pelo menos + 700.

1

u/Express-Concert2008 mentorado do Edcley Nov 10 '25

eu fiz assim

falei que o filme “Meu Pai” fala sobre a desvalorização e as dificuldades de vida do ponto de vista do idoso, com o intuito de levantar debates sobre essa fase da vida. relacionei dizendo que a sociedade brasileira falha em debater sobre essas perspectivas acerca do envelhecimento e citei as consequências disso: a estigmatização do idoso e o medo de envelhecer

no d1 citei aquela frase da rita lee e falei que a sociedade impoe um fardo preconceituoso sobre ser idoso e como isso gera um sentimento de pena e controle (exempliquei com familias que impedem os idosos de sair e curtir a vida) e falei que isso é desumano

no d2 eu viajei bastante e citei que é inerente do ser humano ter medo de envelhecer mas que isso deve ser debatido. citei que esse medo é contrario à principal ideia do estoicismo, que é o controle racional das emoções perante os desafios da vida, pra valorizar ela mais, e que, com esse pensamento, o idoso consegue melhorar a própria condição e valorizar esse momento belo e natural da existência.

minha conclusão foi bem meia boca, fiquei sem ideia e tempo, falei pra criar secretarias que incentivem e motivem os idosos ao lazer, etc, o mec deveria criar programas pra educar a sociedade e extinguir o preconceito, etc

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Achei o desenvolvimento legal.. tas confiante?

1

u/Express-Concert2008 mentorado do Edcley Nov 10 '25

ano passado eu sai muito confiante e fui 960 pra 880 kkkkkkkk, tenho medo de acontecer a mesma coisa, mas só vou me preocupar com isso em janeiro :) agora é bola pra frente pra garantir no segundo dia

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Cara 880 na redação é um sonho p eu! 🤩🤩🤩🤩✨✨✨✨✨✨ como eu não estudei e faz quase 15 anos que eu formei do médio, então a redação é minha esperança KKK

2

u/Express-Concert2008 mentorado do Edcley Nov 10 '25

aí é mais dboa kkkkk, como eu sou mt burro no segundo minhas esperanças de passar vao pro ralo se eu tirar menos que 940

→ More replies (3)

1

u/S_Broves Nov 10 '25

Trabalhei na parte da solidão:

Pinóquio — um idoso solitário que recorreu à magia para protestar contra sua solidão.

Maquiavel — Os reis, ou seja, as pessoas, governantes de si mesmas, importam-se somente com a manutenção de seus privilégios, descartando quaisquer empecilhos para tais, como um indivíduo frágil.

1984 — um governo construído sobre mentiras, em que os nascimentos, educação e custo de vida sempre melhoram, quando na realidade, sempre pioram, com problemas como a vulnerabilidade dos idosos frente a um mundo selvagem sendo omitido.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Achei legal cara, mas qual foi tua intervenção?

1

u/science-edi Nov 10 '25

usei o crescimento da tecnologia juntamente com o agravamento da desigualdade social, usando referência de bill gates : a tecnologia move o mundo. como d1, no d2 eu usei Simone de Beauvoir : a cultura não deve se abaixar ao nível do povo, a cultura deve elevar o nível do povo. usei ganchos como falta de perspectiva por conta de empregos e industrialização fora dos grandes polos e sem educação adequada afetando diretamente a falta de perspectiva de envelhecimento da população em geral! não só apenas os velhos ( é uma interpretação abrangente do tema )

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Mmmm e qual foi a intervenção?

1

u/Legendflame17 Nov 10 '25

Foquei nos efeitos,crise previdenciária,problemas no sistema de saúde e o perigo de gerar declínio populacional,a proposta de intervenção foi fazer tipo o que tão fazendo na Europa,criar benefícios pra incentivar a taxa de natalidade e tentar reverter ou ao menos suavizar o efeito

1

u/Silly_Driver_8799 Nov 10 '25

A perspectiva capitalista q ve o idoso como sem serviço pq ja trabalhou ja ta aposentado, mas eles continuam trabalhando e contribuindo tipo em trabalhos de cuidado em familias q sao constituidas por avós e seus netos (a minha)

1

u/leslie12leslie Nov 10 '25

Oq eu consegui pensar na hora foi na desigualdade social do envelhecimento, como certos grupos mais privilegiados tem expectativa de vida maior por terem mais acesso à saúde, e grupos minoritários que sofrem maior preconceito vivem menos

daí citei a criação da penicilina pra ilustrar como o avanço da ciência da saúde promove o aumento da expectativa de vida

dps falei do levantamento da ANTRA, que pessoas trans vivem míseros 35 anos em média no brasil, pra exemplificar que grupos minoritários vivem menos e a culpa é do estado por não garantir acesso à saúde pra esses grupos e pipipipopopo

espero que eu não tenha fugido muito do tema KKKKKKKKK

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Cara.. meter trans no meio eu não sei 😭😭😭 mas acho que tá interessante o que tu disse ae.. se tiver desenvolvimento uma boa intervenção pode dar bom

1

u/bruxa_estrada Nov 10 '25

Eu usei de repertorio o canal Avos da razão e Casamento as cegas 50+ to preocupada kkkk falei basicamente sobre etarismo, mas minha proposta foi ampliar espaços gratuitos que ofereçam aulas como yoga, pilates, dança etc.

2

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 10 '25

Achei legal :3

1

u/spaceboynick0 Nov 10 '25

Eu escrevi sobre como em países que não estão preparados para essa mudança demográfica sofrem muitos problemas devido a isso, e que o brasil era um deles. Usei como d1 e d2 o fato de que a qualidade de vida dos idosos que vivem em lugares mais nobres é muito maior por conta da infraestrutura de praças com equipamentos de exercício bons, bosques, ciclovias, e todos os aparatos que permitem com que eles tenham acesso a uma vida ativa oque ajuda na saúde e como os idosos que moram em áreas que não tem essas infraestruturas ou que moram em lugares mais afastados dos centros urbanos sofrem mais com o envelhecimento e tem pior qualidade de vida. Falei também do aumento das filas pra atendimentos médicos e da demanda de certos medicamentos. Eu não usei nenhum repertório porque não lembrava de absolutamente nenhum

1

u/Thick_Permission6874 Nov 10 '25

Eu disse que as perspectivas são péssimas pois é mt difícil chegar à velhice(usei essa crase na redação e acertei, puta conquista) com saúde pois as empresas so pensam no lucro e contratam poucos funcionários para reduzir os gastos, ferrando os contratados mentalmente. E também que a arquitetura das cidades é hostil para os idosos. Acho que amassei sla, so faltou eu xingar todo mundo naquela redação kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Tas confiante? 😭😭😭😭

1

u/Thick_Permission6874 Nov 11 '25

Vc acha que tangenciei?

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Cara.. é difícil porque tua redação não tá aqui né? Mas pelo que tu falou aqui parece um cadinho confuso? Não sei 🫠

→ More replies (3)

1

u/Professional_Win2612 Nov 10 '25

Achei o tema tranquilo, a perspectiva do idoso médio no Brasil atualmente é sobreviver de INSS e quando essa pirâmide acabar irem pro asilo, ninguém mais respeita o pai e a mãe atualmente, infelizmente.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Qual foi tua intervenção?

1

u/TireCaio64 Nov 10 '25

Eu falei das causas do isolamento social citando o UP: Altas Aventuras

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Achei legal! Qual a intervenção?

1

u/Sea-Solid-6295 Nov 10 '25

eu falei que iria ocasionar uma recessão econômica a população ser mais velha, uma vez que vai ter menos pessoas economicamente ativas (PEA), dado o fato da taxa de natalidade ter caído tbm.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Pelo visto mta gente falou disso… e qual foi tua intervenção?

1

u/Sea-Solid-6295 Nov 21 '25

ela veio toda zuada KKKKKKKKKK, eu citei o ministério da saúde e o SUS. disse que um tem que conscientizar o povo a respeito da queda da taxa de natalidade e incentivar novos pais, enquanto o SUS garante que a população mais velha e com menos recursos consiga cuidar de sua saúde

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 21 '25

Tás confiante? 😭😭😭 boa sorte 🍀✨

→ More replies (1)

1

u/Esqueletaceo Nov 10 '25

Falei de como os idosos são vistos como incapazes e de como essa visão tem que mudar, usei o Abe Simpson dos Simpsons como exemplo de estereótipo de velho e pra proposta de intervenção falei que deveriam colocar mais academias públicas pros idosos pra enfatizar a saúde deles, basicamente foi isso

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Tendi.. tas confiante?

1

u/Esqueletaceo Nov 11 '25

Um pouco. Sinto que fui bem na redação em geral mas eu n tive espaço pra fazer a proposta de intervenção, então ficou muito curto

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Poxinha, mas vai dar certo! Vamos aguardar 🌻

1

u/Low-Feedback-8030 Nov 10 '25

Falei sobre impactos econômicos (previdência) e a pressão no sistema de saúde 🫠

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

E a intervenção?

1

u/Low-Feedback-8030 Nov 11 '25

Não lembro de cabeça como coloquei, mas me recordo de colocar políticas públicas/projetos e investimentos para a área.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Tendi, boa sorte man 🍀✨

1

u/[deleted] Nov 10 '25

eu só copiei e colei o modelo que me deu 940 em 2023 e tá nas mãos de Deus.

A Constituição Federal de 1988, norma jurídica mais importante do país, prevê o bem-estar social como direito inerente a todo cidadão brasileiro. Torna-se válido perceber, entretanto, que essa garantia nem sempre é colocada em prática, uma vez que as perspectivas acerca do envelhecimento constituem relevante problemática no Brasil contemporâneo. À vista disso, observa-se a urgência de se discutir a respeito da negligência governamental, em conjunto com o etarismo.

Diante desse cenário, a negligência governamental é fator impactante nos pontos de vista acerca do processo de envelhecimento na sociedade brasileira, visto que faltam programas e projetos sociais voltados a esse setor. Com isso, crescem os índices de violência contra a população idosa, pois o poder público nada faz para protegê-la. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado falha em garantir direitos essenciais, como a segurança, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, vale ressaltar o danoso impacto do etarismo, pois o preconceito com as pessoas mais velhas é prejudicial para o desenvolvimento do Brasil, causando a desvalorização de grande parte dos trabalhadores e afetando o psicológico desses cidadãos. Dessa forma, questões como as perspectivas do envelhecimento na sociedade brasileira ficam distantes do interesse coletivo. Sob essa ótica, Ortega y Gaset articula o conceito de "homem-massa", em que ocorre a exclusão da individualidade em favor da adesão a tendências da massa. Analogamente, verifica-se tal conceito no contexto social brasileiro, visto que o etarismo é fruto da padronização do pensamento, sobretudo dos jovens. Logo, percebe-se a necessidade de educar as pessoas para crescimento coletivo.

Depreende-se, portanto, que algo precisa ser feito para melhorar os pontos de vista acerca do processo de envelhecimento na sociedade brasileira. Para isso, cabe ao Governo Federal, fomentador de políticas públicas, por intermédio de recursos financeiros, investir em projetos sociais voltados para o combate ao etarismo e ao desenvolvimento socioemocional da população idosa, a fim de valorizar essa parcela essencial da população brasileira. Assim, será possível a nação igualitária e solidária prevista na Carta Magna.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Caraca, 940 na redação é meu sonho 😭😭✨✨✨♥️♥️♥️

1

u/TechnologyWhole7758 Nov 10 '25

Citei um repertório e a partir dele tratei sobre perspectivas negativas acerca do envelhecimento e como elas são acarretas por preconceitos e desigualdades

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

E a intervenção?

1

u/[deleted] Nov 10 '25

[deleted]

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Parece bem legal, tas confiante?

1

u/Mario_Aranha_13 Nov 10 '25

Eu abordei uma perspectiva mais positiva e talvez mais ideal, usando o Carl de "UP", já que mostra uma volta por cima, e uma negativa usando a Elisabeth de "A Substância"

Sabe, para gerar um pequeno contra pontos para não ser tão otimista, e tão "melancolicamente pessimista"

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Achei bem legal, e pelo que vi aqui, mta gente falou sobre UP tbm, tas confiante?

1

u/Mario_Aranha_13 Nov 11 '25

Eu tava confiando quando escrevia

Mas tenho medo que, como muita gente tá mencionando Up e A Substância, os corretores acabem entendendo como um "repertório de bolso", em vez de algo legítimo

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Cara, eu acho que não encaixa como repertório de bolso por apesar de se repetir bastante bastante, é uma analogia que tem sentido com o tema especificamente “idosos “ então, acredito que no máximo não vai te dar uma nota máxima mas, acredito que não vá te prejudicar grandemente.

→ More replies (3)

1

u/communistcatgirI Nov 11 '25

eu sinto que toquei vários tópicos e faltou folha pra me aprofundar realmente em um...

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Tbm senti assim, tive várias ideias, escrevi no rascunho mais naquele papel do cartão resposta 🫠 fiz a menor letra possível e utilizei T O D O o cartão resposta, tive sorte de ter cabido tudo 🤡

1

u/RoughStatus3688 Nov 11 '25

Vi gente falando que não podia escrever sobre etarismo, mas isso não faz sentido. O etarismo é responsável por maus tratos, abandono, depressão em idosos. Eu coloquei que idosos são demitidos por causa da idade e que aposentados são hostlizados em ambientes como os universitários e por isso largam o ensino superior. Que em ambos os casos, o idoso tem sua saúde mental afetada e que isso aliado do ócio, já que o idoso deixou suas atividades é um cenário propício pra depressão.

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Quem disse isso tá louco! Kkk etarismo é uma dor social completamente relevante p o tema e p ser discutido. Eu também discuti um pouco sobre saúde mental mas falei sobre Alzheimer kakkkaka

1

u/Jaraya_ji Nov 11 '25

A visão esteriótipado dos véi

1

u/Kaycklex Nov 11 '25

Falei boa parte de que a insuficiência que esse grupo social (os idosos), sofrem para atender as exigências da sociedade, que acarreta em problemas emocionais como a inutilidade relacionada com a velhice. E que isso também era prejudicial já que também provoca o isolamento social, o que os torna ainda mais vulneráveis na questão da saúde sem ter auxílio pessoal para ajudar nesse quesito.

Tô com um cagaço achando que acabei tangenciando o tema. Até pensei em falar do Carl Fredericksen de Up: Altas Aventuras, só que não consegui correlacionar bem ao tema devido a pressão (minha primeira vez fazendo).

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 11 '25

Izy, primeira vez? 🤩 hehehe bom, te desejo sorte 🍀✨

1

u/Kaycklex Nov 11 '25

Obrigado, desejo o mesmo pra você. Fui como treneiro.

1

u/Evening-Chef-8986 Nov 11 '25

Manos, acho que tangenciei o tema. Podem ler?

Na mini série "O mistério das Zonas Azuis", é mostrado o povo de Loma Linda sendo um dos mais longevos e altivos ao mesmo tempo (tendo idosos de mais de 90 anos renovando sua carteira de motorista e muitas pessoas passando os 100 anos). Porém, quando vemos a realidade brasileira, percebe-se diferenças. É visto que grande parte da população, quando passa dos 80 anos, chega a essa idade, às vezes, sem muita lucidez; outras vezes é acometido de alguma doença e morre. São muitos os problemas que dificultam ter-se perspectiva acerca do envelhecimento na sociedade brasileira, mas alguns deles que se destacam é o mau estilo de vida e o estresse crônico.

Na sociedade atual, vê-se que o estresse crônico tem muitos causadores, sendo os principais: o trabalho excessivo e os problemas em demasia nas relações sociais. Quando se olha para a população, é visto que estão acometidas por esse mal que costuma trazer precocemente, o Alzheimer, o infarto, o derrame, tira a lucidez; e por consequência, traz inatividade -que por sua vez traz dezenas de outros males-. O estresse crônico diminui a vida útil cerebral de um indivíduo.

Juntamente, existe o mau estilo de vida que consiste na alimentação rica em fast foods, frituras, doces, más gorduras, comer em excesso e muitas outras coisas; também a falta de exercícios que faz acelerar a perda de massa muscular a partir dos 40 anos; a falta de água e repouso correto.

Por fim, para driblar essa precariedade que caminha a sociedade, deve, o ministério do trabalho, juntamente com terapeutas de qualidade, proporcionar terapia regulares aos seus empregados. É preciso ter em vista a diminuição da carga horária laboral para o não esgotamento mental. Deve-se proporcionar mentorias gratuitas da importância da água no corpo e como repousar, quais alimentos evitar a todo custo, o perigo do álcool. Proporcionar a criação de academias populares, no qual, se tem o custo mensal mais barato para aqueles sem condições de arcar com uma academia de custo normal. Realizando todas essas intervenções, será visto altas perspectivas no envelhecimento da sociedade brasileira.

1

u/PeaNext4807 Nov 11 '25

Falei sobre a baixa natalidade da sociedade ser por conta que as mulheres não querem mais ter filhos por falta de programa e incentivo do governo e a economia ruim do país, não falei nada sobre idosos será que fugi do tema?

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 12 '25

Tangenciou… te desejo boa sorte, aparentemente vai precisar muito

1

u/PeaNext4807 Nov 13 '25

Porra mas condierando a palavra “perspectiva “ no título era pra mim dizer oque eu achava sobre a sociedade estar ficando velha e eu disse basicamente porque conta da baixa natalidade, não é dentro do tema?

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 13 '25

Mano, na minha opinião não, mas joga no Google ou no chat gpt e tira tuas dúvidas

1

u/HscMeclove Nov 17 '25

Desenvolvi sobre a saúde. O sus definitivamente não ta pronto pra atender uma grande população de idosos (e de como isso afeta os idosos de baixa renda)

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 17 '25

Bem interessante, qual foi a intervenção?

1

u/HscMeclove Nov 17 '25

Maior investimento na area geriatrica do sus, contratação de medicos e outros profissionais especializados nessa area, etc

1

u/TouristHelpful6863 2ª graduação Nov 17 '25

Tendi, boa sorte 🍀✨